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[Resolvido] Dúvida com "Show_Menu"
2 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido] Dúvida com "Show_Menu"
Olá,
Estou com um problema em um código do "show_menu"... Coloquei esse código em um objeto:
Tudo funciona direitinho, o problema é o seguinte: quando eu clico no objeto, aparece a opção escrito "Relacionar-se". Mas se eu não desejar clicar ali e clicar fora do menu, é como se eu clicasse em "Relacionar-se" mesmo... Não há diferença se eu selecionar a opção do menu ou clicar em qualquer outro lugar da room.
Como posso fazer para que se eu não quiser selecionar a opção "Relacionar-se", possa clicar fora da opção para o menu desaparecer?
Agradeço desde já ;)
Abs,
Fernando Monteiro
Estou com um problema em um código do "show_menu"... Coloquei esse código em um objeto:
if mouse_check_button_pressed(mb_left)
{menu=show_menu("Relacionar-se",'')
{switch (menu)
{case 0:
global.relacionar_jogadores=show_message_ext("Deseja se relacionar com os seus companheiros de time e perder 4 níveis de energia?","Sim","","Não");
break;}
if global.relacionar_jogadores=1 //se clicar em sim
{ show_message("Relacionamento com jogadores +2
Energia -4")
global.energia-=4;
global.nvl_jogadores+=2}
break;
}
}
Tudo funciona direitinho, o problema é o seguinte: quando eu clico no objeto, aparece a opção escrito "Relacionar-se". Mas se eu não desejar clicar ali e clicar fora do menu, é como se eu clicasse em "Relacionar-se" mesmo... Não há diferença se eu selecionar a opção do menu ou clicar em qualquer outro lugar da room.
Como posso fazer para que se eu não quiser selecionar a opção "Relacionar-se", possa clicar fora da opção para o menu desaparecer?
Agradeço desde já ;)
Abs,
Fernando Monteiro
Última edição por Fernando Monteiro em Seg 16 maio 2011, 23:03, editado 1 vez(es)
Re: [Resolvido] Dúvida com "Show_Menu"
Vários programadores já tiveram esse problema, eu inclusive..
Você tem 2 maneiras de corrigir isso, a primeira é verificando a posição x e y do objeto que o jogador vai clicar da tela em relação ao objeto e fazer uma 'margem de erro' do mouse antes de executar a ação, por exemplo, a posição do objeto na tela é 310x400y e a sprite dele tem o tamanho de 32x32 pxls, nesse caso você usa uma margem de uns 30 pixels pra mais ou pra menos, ou seja, o jogador poderá clicar em qualquer ponto dentro de 290x370y e 340x430y, assim:
A outra maneira é colocando o código dentro do objeto que será clicado, mas usando o evento 'Mouse > Left pressed', ai vai executar somente se você clicar exatamente no objeto (como um botão), mas nesse caso você deve trabalhar somente com variáveis globais, pra não ter o problema de não identificar uma variávei e evitar usar atribuições locais pra puxar variáveis.
Editado: O código estava incompleto, já corrigi agora.
Você tem 2 maneiras de corrigir isso, a primeira é verificando a posição x e y do objeto que o jogador vai clicar da tela em relação ao objeto e fazer uma 'margem de erro' do mouse antes de executar a ação, por exemplo, a posição do objeto na tela é 310x400y e a sprite dele tem o tamanho de 32x32 pxls, nesse caso você usa uma margem de uns 30 pixels pra mais ou pra menos, ou seja, o jogador poderá clicar em qualquer ponto dentro de 290x370y e 340x430y, assim:
- Código:
if (mouse_x>obj_.x-30 or mouse_x<obj_.x+30) and (mouse_y>obj_.y-30 or mouse_y<obj_.x+30) {
//(seu código aqui)
}
A outra maneira é colocando o código dentro do objeto que será clicado, mas usando o evento 'Mouse > Left pressed', ai vai executar somente se você clicar exatamente no objeto (como um botão), mas nesse caso você deve trabalhar somente com variáveis globais, pra não ter o problema de não identificar uma variávei e evitar usar atribuições locais pra puxar variáveis.
Editado: O código estava incompleto, já corrigi agora.
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Re: [Resolvido] Dúvida com "Show_Menu"
fUzEnRaD escreveu:Vários programadores já tiveram esse problema, eu inclusive..
Você tem 2 maneiras de corrigir isso, a primeira é verificando a posição x e y do objeto que o jogador vai clicar da tela em relação ao objeto e fazer uma 'margem de erro' do mouse antes de executar a ação, por exemplo, a posição do objeto na tela é 310x400y e a sprite dele tem o tamanho de 32x32 pxls, nesse caso você usa uma margem de uns 30 pixels pra mais ou pra menos, ou seja, o jogador poderá clicar em qualquer ponto dentro de 290x370y e 340x430y, assim:
[...]
Isso fará com que o menu apareça quando eu clique no objeto né? Porque isso eu já consegi fazer usando a segunda maneira que você citou. O problema é que se o menu estiver aberto e eu clicar em qualquer lugar fora dele, a ação de clicar na opção é executada mesmo assim. =s
Abs,
Fernando Monteiro
Re: [Resolvido] Dúvida com "Show_Menu"
Ah sim.. Desculpa, entendi errado a dúvida.
Seguinte, é só modificar o 'default' do show_menu colocando um número de uma opção qualquer que não tenha ação, depois cria um 'case' pra essa função (mas que não executa nada).
Seguinte, é só modificar o 'default' do show_menu colocando um número de uma opção qualquer que não tenha ação, depois cria um 'case' pra essa função (mas que não executa nada).
- Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left) {
menu=show_menu("Relacionar-se",50)
switch (menu)
{
case 0:
global.relacionar_jogadores=show_message_ext("Deseja se relacionar com os seus companheiros de time e perder 4 níveis de energia?","Sim","","Não");
break;
if global.relacionar_jogadores=1 //se clicar em sim
{ show_message("Relacionamento com jogadores +2
Energia -4")
global.energia-=4;
global.nvl_jogadores+=2}
break;
case 50: break; //Ação padrão *nada*
}
}
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Re: [Resolvido] Dúvida com "Show_Menu"
Opa, agora sim... Obrigado! =) Deu certinho. Valeu mesmo, pode fechar o tópico ;)fUzEnRaD escreveu:Ah sim.. Desculpa, entendi errado a dúvida.
Seguinte, é só modificar o 'default' do show_menu colocando um número de uma opção qualquer que não tenha ação, depois cria um 'case' pra essa função (mas que não executa nada).
[...]
No caso eu usei 50 como default do show_menu, ai não interfere em nada nas outras opções do jogo (as que você adicionar futuramente). Beleza?
Abs,
Fernando Monteiro
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