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Usando Recursos Pro do GM na Versão Lite do GM
+3
Froidz
Young_Hero
Kevin
7 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Usando Recursos Pro do GM na Versão Lite do GM
postem aqui perguntas dos efeitos da versão pro!
responderei se posível! membros que tenham o GM PRO ajudem tbm
se quiser fazer um efeito da versão PRO para a Lite também postem aqui! verei que posso fazer, se consigo passar para a versão LITE!!!
OBS:. Geralmente passar um código da versão PRO para a versão LITE não sai (igual da versão PROmas fica muito parecido)! Geralmente você terá que mexer muito com sprites e também com efeitos grandes oO.
só que tudo se dá um jeito!...
Perguntem... Please...
_______________________________________________________________________
Cursor
Para Criar o cursor na versão Pro e bem simples!!! Só que como faz na versão LITE? Então é assim...
Sprite
1º Crie um sprite e coloque o nome dele como Cursor...
2º Crie a figura e o GIF do cursor!
3º Centralize o sprite na ponta do cursor que ele irá clicar!!!
Objecto
1º Crie um Objecto e o nomeie como cursor!
2º coloque o sprite dele com do cursor(o sprite aew de cima que você criou!)
3º no CREAT coloque o efeito JUMP TO POSITION e no x e y dele coloque assim:
X = mouse_x
Y = mouse_y
4º no STEP e no END STEP a mesma coisa!!!
5º va no GLOBAL GAME SETTINGS... vá no GRAPHICS... e desselecione a opção DISPLAY THE CURSOR
6º Crie uma Room e coloque o objecto Cursor lá... execute o Jogo e pronto!
OBS:. para efeito de clique põe do próprio mouse!!! Pois o mouse só não esta visivel no jogo mas ainda está ativo!!!
Dúvidas é só perguntar
________________________________________________________________________
Cursor 2
Para Criar o cursor na versão Pro e bem simples!!! Só que como faz na versão LITE? Então é assim...
Sprite
1º Crie um sprite e coloque o nome dele como Cursor...
2º Crie a figura e o GIF do cursor!
3º Centralize o sprite na ponta do cursor que ele irá clicar!!!
Objecto
1º Crie um Objecto e o nomeie como cursor!
2º Crie um DRAW e coloque o seguinte código:
draw_sprite(NOME DO SPRITE DO CURSOR,AQUI VOCÊ COLOCA 0(ZERO) SE CASO O SPRITE NÃO TIVER MOVIMENTAÇÃO/MAS SE O SPRITE TIVER MOVIMENTAÇÃO E VOCÊ QUISER POR COLOQUE -1,mouse_x,mouse_y)
3º va no GLOBAL GAME SETTINGS... vá no GRAPHICS... e desselecione a opção DISPLAY THE CURSOR
4º Crie uma Room e coloque o objecto Cursor lá... execute o Jogo e pronto!
OBS:. para efeito de clique põe do próprio mouse!!! Pois o mouse só não esta visivel no jogo mas ainda está ativo!!!
Dúvidas é só perguntar
este aqui é mais simples
responderei se posível! membros que tenham o GM PRO ajudem tbm
se quiser fazer um efeito da versão PRO para a Lite também postem aqui! verei que posso fazer, se consigo passar para a versão LITE!!!
OBS:. Geralmente passar um código da versão PRO para a versão LITE não sai (igual da versão PROmas fica muito parecido)! Geralmente você terá que mexer muito com sprites e também com efeitos grandes oO.
só que tudo se dá um jeito!...
Perguntem... Please...
_______________________________________________________________________
Cursor
Para Criar o cursor na versão Pro e bem simples!!! Só que como faz na versão LITE? Então é assim...
Sprite
1º Crie um sprite e coloque o nome dele como Cursor...
2º Crie a figura e o GIF do cursor!
3º Centralize o sprite na ponta do cursor que ele irá clicar!!!
Objecto
1º Crie um Objecto e o nomeie como cursor!
2º coloque o sprite dele com do cursor(o sprite aew de cima que você criou!)
3º no CREAT coloque o efeito JUMP TO POSITION e no x e y dele coloque assim:
X = mouse_x
Y = mouse_y
4º no STEP e no END STEP a mesma coisa!!!
5º va no GLOBAL GAME SETTINGS... vá no GRAPHICS... e desselecione a opção DISPLAY THE CURSOR
6º Crie uma Room e coloque o objecto Cursor lá... execute o Jogo e pronto!
OBS:. para efeito de clique põe do próprio mouse!!! Pois o mouse só não esta visivel no jogo mas ainda está ativo!!!
Dúvidas é só perguntar
________________________________________________________________________
Cursor 2
Para Criar o cursor na versão Pro e bem simples!!! Só que como faz na versão LITE? Então é assim...
Sprite
1º Crie um sprite e coloque o nome dele como Cursor...
2º Crie a figura e o GIF do cursor!
3º Centralize o sprite na ponta do cursor que ele irá clicar!!!
Objecto
1º Crie um Objecto e o nomeie como cursor!
2º Crie um DRAW e coloque o seguinte código:
draw_sprite(NOME DO SPRITE DO CURSOR,AQUI VOCÊ COLOCA 0(ZERO) SE CASO O SPRITE NÃO TIVER MOVIMENTAÇÃO/MAS SE O SPRITE TIVER MOVIMENTAÇÃO E VOCÊ QUISER POR COLOQUE -1,mouse_x,mouse_y)
3º va no GLOBAL GAME SETTINGS... vá no GRAPHICS... e desselecione a opção DISPLAY THE CURSOR
4º Crie uma Room e coloque o objecto Cursor lá... execute o Jogo e pronto!
OBS:. para efeito de clique põe do próprio mouse!!! Pois o mouse só não esta visivel no jogo mas ainda está ativo!!!
Dúvidas é só perguntar
este aqui é mais simples
Re: Usando Recursos Pro do GM na Versão Lite do GM
Tem como (por códigos ou não) fazer o seguinte:
Você tem o cursor do mouse normal lá, dai quando você bota uma opção no seu menu, o ponteiro do mouse muda, como se fosse uma magia para ser soltada com o mouse.
tem como?
Você tem o cursor do mouse normal lá, dai quando você bota uma opção no seu menu, o ponteiro do mouse muda, como se fosse uma magia para ser soltada com o mouse.
tem como?
Young_Hero- Data de inscrição : 30/01/2009
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Re: Usando Recursos Pro do GM na Versão Lite do GM
Young_Hero escreveu:Tem como (por códigos ou não) fazer o seguinte:
Você tem o cursor do mouse normal lá, dai quando você bota uma opção no seu menu, o ponteiro do mouse muda, como se fosse uma magia para ser soltada com o mouse.
tem como?
1º desculpe por demorar para responder...
e bem... tem como você explicar melhor?
Tipo tu que mais ou menos assim:
to com o mouse normal... dae eu vou em cima de alguma objeto, por o mouse ir por cima do objeto ele muda de cursor, e quando clicar no objeto troca para um outro cursor
Bem...
FLWs
Re: Usando Recursos Pro do GM na Versão Lite do GM
Imagina assim:
É um jogo de RPG, tem o personagem principal que é controlado pelo teclado, mas ele solta magias com o mouse...
Mas ai como saber se eu vou soltar a magia de fogo ou a de gelo?
Daí eu faço um seguinte menu:
_____
|Gelo|
|Fogo|
|____|
Quando eu clicar no "Gelo" a seta original do mouse sai e entra uma seta que seja um floco de neve (ou outra coisa qualquer) e quando eu clicar nos inimigos tem que congela-los.
E quando eu clicar no "Fogo", a seta vira uma chama e quando clicar nos inimigos tem que queima-los entende?
É um jogo de RPG, tem o personagem principal que é controlado pelo teclado, mas ele solta magias com o mouse...
Mas ai como saber se eu vou soltar a magia de fogo ou a de gelo?
Daí eu faço um seguinte menu:
_____
|Gelo|
|Fogo|
|____|
Quando eu clicar no "Gelo" a seta original do mouse sai e entra uma seta que seja um floco de neve (ou outra coisa qualquer) e quando eu clicar nos inimigos tem que congela-los.
E quando eu clicar no "Fogo", a seta vira uma chama e quando clicar nos inimigos tem que queima-los entende?
Young_Hero- Data de inscrição : 30/01/2009
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Re: Usando Recursos Pro do GM na Versão Lite do GM
Bem simples, crie uma variável em qualquer objeto para identificar o poder:
Agora, no evento step que você adiciona sprite ao mouse, faz assim:
Espero ter ajudado.
Valeu! o/
- Código:
global.poder=1 //Inicia com o poder do gelo
Agora, no evento step que você adiciona sprite ao mouse, faz assim:
- Código:
if global.poder=1
{
//Mudar a seta do mouse para o floco de neve
}
if global.poder=2
{
//Mudar a seta do mouse para uma chama
}
Espero ter ajudado.
Valeu! o/
Froidz- Data de inscrição : 03/08/2008
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Re: Usando Recursos Pro do GM na Versão Lite do GM
Como muda o Sprite em código?
Young_Hero- Data de inscrição : 30/01/2009
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Re: Usando Recursos Pro do GM na Versão Lite do GM
Young_Hero,
evite escrever a mensagem toda colorida, parece estar querendo chamar atençao.
Nao use outros topicos para fazer suas perguntas.
mudar o sprite usa:
sprite_index = nome_do_sprite
evite escrever a mensagem toda colorida, parece estar querendo chamar atençao.
Nao use outros topicos para fazer suas perguntas.
mudar o sprite usa:
sprite_index = nome_do_sprite
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Usando Recursos Pro do GM na Versão Lite do GM
Olha, tem que ter MUITO cuidado com as transições do Game Maker desse cursor aí. Se você usar o Fad-in do 7.0 mesmo, o cursor que deveria ficar por cima de tudo é "fad" também. Sem falar que você terá que colocar o objeto do cursor em todas as rooms.
Re: Usando Recursos Pro do GM na Versão Lite do GM
ai eu keria saber se ten como criar vida pro inimigos no Lite se der porfavor mandem um mp ou por aki mesmo o code tnkx
Hitsugaya26- Data de inscrição : 01/03/2009
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Re: Usando Recursos Pro do GM na Versão Lite do GM
Hitsugaya26,
https://gmbr.forumeiros.com/perguntas-respostas-f8/como-fazer-a-barra-de-vida-acompanhar-o-personagen-t2380.htm
axo q isso pode ajudar...
flws
https://gmbr.forumeiros.com/perguntas-respostas-f8/como-fazer-a-barra-de-vida-acompanhar-o-personagen-t2380.htm
axo q isso pode ajudar...
flws
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Usando Recursos Pro do GM na Versão Lite do GM
mt obrigado era o que eu tava precisando
doug_maker- Data de inscrição : 14/02/2009
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