Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
TUTORIAL: como fazer sombras em jogos de plataforma!
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
TUTORIAL: como fazer sombras em jogos de plataforma!
Nesse tutorial vou explicar como fazer uma sombra que segue o jogador e que sempre ficará no local "correto".
Como ex: se o personagem subir em uma plataforma a sobra ir para cima também.
Nível: Fácil
Requerimentos: GM7 LITE ou PRO
Vamos ao tutorial então?
1º Criando os objetos e sprites
Crie 2 objetos, e 3 sprites:
objetos:
chao
jogador
Sprites:
spr_sombra
spr_jogador
spr_chao
Para os objetos altere seus respectivos sprites (acredito que você saiba fazer isso!).
Marque o objeto chao como SOLID.
2º Iniciando o objeto jogador
No objeto jogador
Crie um evento CREATE e arraste um EXECUTE A PIECE OF CODE, escreva o seguinte código:
Explicando:
gravity = 0.6 Seta a gravidade para 0.6
gravity_direction = 270 Seta a direçao da gravidade para BAIXO
friction = 0.03 Adiciona um atrito para o personagem parar.
3º Colisão do Player
Crie um evento de colisão com o obstaculo e arraste o ícone:
move to contact
Deixe os valores:
direction
12
solid objects
Em seguida adicione: start moving in a direction selecione o quadrado do centro deixe speed em 0 e NÃO marque relative.
arraste o set gravity
e coloque la:
4º Movimentando o player
Adicione um evento de pressionar a tecla para esquerda arraste o ícone start moving in a direction, selecione a seta para a esquerda, deixe "speed" em 3 e NÃO marque relative.
Adicione um evento de pressionar a tecla para direita arraste o ícone start moving in a direction, selecione a seta para a direita, deixe speed em 3 e NÃO marque relative.
Para fazer o salto do personagem, adicione um evento de pressionar a tecla para cima arraste um execute a piece of code e escreva:
5º Fazendo o efeito da sombra!
Adicione um evento DRAW
Caso exista algum o loop para guardando a posição y do obstaculo na variável sombray.
Depois para fazer a nossa sombra adicionamos o código:
A se caso estiver tendo problemas quanto a sombra ficar na frente do personagem apenas faça a seguinte modificação:
No evento draw:
Apenas inverta a ordem de quais objetos são desenhados primeiro. Repare que coloquei para desenhar a sombra antes.
Agora crie uma room, adicione o player, e monte uma mini faze com o chao para testar!
FIM!
Espero que tenham gostado.
Engine:
http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/como-fazer-sombras-em-plataforma-t1079.htm
Donwload: http://www.zshare.net/download/19781177e43f6135/
VLW!!
Como ex: se o personagem subir em uma plataforma a sobra ir para cima também.
Nível: Fácil
Requerimentos: GM7 LITE ou PRO
Vamos ao tutorial então?
1º Criando os objetos e sprites
Crie 2 objetos, e 3 sprites:
objetos:
chao
jogador
Sprites:
spr_sombra
spr_jogador
spr_chao
Para os objetos altere seus respectivos sprites (acredito que você saiba fazer isso!).
Marque o objeto chao como SOLID.
2º Iniciando o objeto jogador
No objeto jogador
Crie um evento CREATE e arraste um EXECUTE A PIECE OF CODE, escreva o seguinte código:
- Código:
gravity = 0.6;
gravity_direction = 270;
friction = 0.03;
Explicando:
gravity = 0.6 Seta a gravidade para 0.6
gravity_direction = 270 Seta a direçao da gravidade para BAIXO
friction = 0.03 Adiciona um atrito para o personagem parar.
3º Colisão do Player
Crie um evento de colisão com o obstaculo e arraste o ícone:
move to contact
Deixe os valores:
direction
12
solid objects
Em seguida adicione: start moving in a direction selecione o quadrado do centro deixe speed em 0 e NÃO marque relative.
arraste o set gravity
e coloque la:
- Código:
270
0
4º Movimentando o player
Adicione um evento de pressionar a tecla para esquerda arraste o ícone start moving in a direction, selecione a seta para a esquerda, deixe "speed" em 3 e NÃO marque relative.
Adicione um evento de pressionar a tecla para direita arraste o ícone start moving in a direction, selecione a seta para a direita, deixe speed em 3 e NÃO marque relative.
Para fazer o salto do personagem, adicione um evento de pressionar a tecla para cima arraste um execute a piece of code e escreva:
- Código:
vspeed = -10;
gravity = 0.6;
5º Fazendo o efeito da sombra!
Adicione um evento DRAW
- Código:
//desenhar o jogador
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha); //Função apenas para o GM PRO, se quiser para o LITE, use a função draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y);
//Script para fazer sombra feito por Janx
var sombray;
sombray = y
while(place_free(x,sombray))
{
sombray += 1
if sombray > room_height+15 //Evitar um loop infinito
{break;}
}
draw_sprite_ext(spr_sombra,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha); //Função apenas para o GM PRO, se quiser para o LITE, use a função draw_sprite(spr_sombra,image_index,x,y);
- Código:
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)
- Código:
var sombray;
sombray = y
- Código:
while(place_free(x,sombray))
{
sombray += 1
if sombray > room_height+15 //Evitar loops infinitos... e que o jogo trave...
{break;}
}
Caso exista algum o loop para guardando a posição y do obstaculo na variável sombray.
Depois para fazer a nossa sombra adicionamos o código:
- Código:
draw_sprite_ext([b]spr_sombra[/b],image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,0.6)
A se caso estiver tendo problemas quanto a sombra ficar na frente do personagem apenas faça a seguinte modificação:
No evento draw:
- Código:
//Script para fazer sombra feito por Janx
var sombray;
sombray = y
while(place_free(x,sombray))
{
sombray += 1
if sombray > room_height+15 //Evitar loops infinitos
{break;}
}
draw_sprite_ext(spr_sombra,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)
//desenhar o jogador
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)
Apenas inverta a ordem de quais objetos são desenhados primeiro. Repare que coloquei para desenhar a sombra antes.
Agora crie uma room, adicione o player, e monte uma mini faze com o chao para testar!
FIM!
Espero que tenham gostado.
Engine:
http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/como-fazer-sombras-em-plataforma-t1079.htm
Donwload: http://www.zshare.net/download/19781177e43f6135/
VLW!!
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: TUTORIAL: como fazer sombras em jogos de plataforma!
Muito bom esse efeito!
Vou usá-los nos meus jogos, parabéns.
Editado por joton
-25% de warning por reviver tópico
Reviva tópicos apenas para fazer perguntas construtivas.
Vou usá-los nos meus jogos, parabéns.
Editado por joton
-25% de warning por reviver tópico
Reviva tópicos apenas para fazer perguntas construtivas.
Camin- Data de inscrição : 26/03/2011
Reputação : 9
Número de Mensagens : 101
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos