GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


TUTORIAL: como fazer sombras em jogos de plataforma!

2 participantes

Ir para baixo

TUTORIAL: como fazer sombras em jogos de plataforma! Empty TUTORIAL: como fazer sombras em jogos de plataforma!

Mensagem por Janx Seg 17 Nov 2008, 18:59

Nesse tutorial vou explicar como fazer uma sombra que segue o jogador e que sempre ficará no local "correto".
Como ex: se o personagem subir em uma plataforma a sobra ir para cima também.

Nível: Fácil
Requerimentos: GM7 LITE ou PRO

Vamos ao tutorial então?

Criando os objetos e sprites
Crie 2 objetos, e 3 sprites:
objetos:
chao
jogador

Sprites:

spr_sombra
spr_jogador
spr_chao

Para os objetos altere seus respectivos sprites (acredito que você saiba fazer isso!).
Marque o objeto chao como SOLID.

Iniciando o objeto jogador
No objeto jogador
Crie um evento CREATE e arraste um EXECUTE A PIECE OF CODE, escreva o seguinte código:
Código:
gravity = 0.6;
gravity_direction = 270;
friction = 0.03;

Explicando:
gravity = 0.6 Seta a gravidade para 0.6
gravity_direction = 270 Seta a direçao da gravidade para BAIXO
friction = 0.03 Adiciona um atrito para o personagem parar.

Colisão do Player
Crie um evento de colisão com o obstaculo e arraste o ícone:
move to contact
Deixe os valores:
direction
12
solid objects

Em seguida adicione: start moving in a direction selecione o quadrado do centro deixe speed em 0 e NÃO marque relative.

arraste o set gravity
e coloque la:
Código:
270
0
Para zerar a gravidade e evitar bugs.

Movimentando o player
Adicione um evento de pressionar a tecla para esquerda arraste o ícone start moving in a direction, selecione a seta para a esquerda, deixe "speed" em 3 e NÃO marque relative.

Adicione um evento de pressionar a tecla para direita arraste o ícone start moving in a direction, selecione a seta para a direita, deixe speed em 3 e NÃO marque relative.

Para fazer o salto do personagem, adicione um evento de pressionar a tecla para cima arraste um execute a piece of code e escreva:
Código:
vspeed = -10;
gravity = 0.6;
Altere o valor vspeed para um menor para um pulo maior (Lembre-se, são números negativos!).

Fazendo o efeito da sombra!
Adicione um evento DRAW
Código:

//desenhar o jogador
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha); //Função apenas para o GM PRO, se quiser para o LITE, use a função draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y);

//Script para fazer sombra feito por Janx
var sombray;
sombray = y

while(place_free(x,sombray))
{
sombray += 1
 if sombray > room_height+15 //Evitar um loop infinito
 {break;}
}
draw_sprite_ext(spr_sombra,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha); //Função apenas para o GM PRO, se quiser para o LITE, use a função draw_sprite(spr_sombra,image_index,x,y);
Explicando:
Código:
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)
Apenas para desenhar o personagem, não mude nada aqui a menos que você use o GM lite!

Código:
var sombray;
sombray = y
Cria uma variável temporária (sombray) e seta ela para o valor y do personagem (posiçao Y do personagem)

Código:

while(place_free(x,sombray))
{
sombray += 1
 if sombray > room_height+15 //Evitar loops infinitos... e que o jogo trave...
 {break;}
}
Esse é um loop para checar a partir da posição do personagem até a parte mais baixa da room se existe algum obstáculo.
Caso exista algum o loop para guardando a posição y do obstaculo na variável sombray.

Depois para fazer a nossa sombra adicionamos o código:
Código:
draw_sprite_ext([b]spr_sombra[/b],image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,0.6)
Esse aqui desenha a sombra na posição x do player e posição Y do objeto.

A se caso estiver tendo problemas quanto a sombra ficar na frente do personagem apenas faça a seguinte modificação:

No evento draw:

Código:

//Script para fazer sombra feito por Janx
var sombray;
sombray = y

while(place_free(x,sombray))
{
sombray += 1
 if sombray > room_height+15 //Evitar loops infinitos
 {break;}
}

draw_sprite_ext(spr_sombra,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)

//desenhar o jogador
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)

Apenas inverta a ordem de quais objetos são desenhados primeiro. Repare que coloquei para desenhar a sombra antes.

Agora crie uma room, adicione o player, e monte uma mini faze com o chao para testar!

FIM!

Espero que tenham gostado.

Engine:
http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/como-fazer-sombras-em-plataforma-t1079.htm

Donwload: http://www.zshare.net/download/19781177e43f6135/

VLW!!
Janx
Janx

Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios : TUTORIAL: como fazer sombras em jogos de plataforma! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL: como fazer sombras em jogos de plataforma! Empty Re: TUTORIAL: como fazer sombras em jogos de plataforma!

Mensagem por Camin Sáb 22 Out 2011, 14:57

Very Happy Muito bom esse efeito!
Vou usá-los nos meus jogos, parabéns.

Editado por joton
-25% de warning por reviver tópico
Reviva tópicos apenas para fazer perguntas construtivas.
Camin
Camin

Data de inscrição : 26/03/2011
Reputação : 9
Número de Mensagens : 101
Prêmios : TUTORIAL: como fazer sombras em jogos de plataforma! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos