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[Colisão] ajudem

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[Colisão] ajudem Empty [Colisão] ajudem

Mensagem por Convidad Ter 26 Abr 2011, 13:03

Bom estou fazendo um jogo Oo,e queria saber como eu fasso para quando o jogar relar apenas na parte de baixo de objeto ele morrer,quando relar encima e dos lados n acontecer nd (o objeto é solido,n e inimigo)

discurpa eu iscrive erado, mas sa cumé né Happy
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[Colisão] ajudem Empty Re: [Colisão] ajudem

Mensagem por Willy Ter 26 Abr 2011, 13:12

1- Você pode usar instance_place. Use dessa forma:
Código:
if instance_place(x,y-1,obj_nome){
//Ação
}
Esse código serve tanto para solidos quanto para não-sólidos. Use no step ou na colisão.

2- Se o outro objeto for solido e não tiver um sistema de colisão, isso é normal de se acontecer.
Use na colisão com o outro objeto:
Código:
if vspeed > 0 and not place_free(x,y + vspeed){
move_contact_all(direction,vspeed)
}
vspeed = 0
O código checa se esta sobre o objeto e ajusta a colisão com o outro. Se o outro objeto também tiver movimento (principalmente por hspeed/vspeed/speed) ainda poderá ter problemas...


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[Colisão] ajudem Empty Re: [Colisão] ajudem

Mensagem por Convidad Ter 26 Abr 2011, 13:29

no 2 o bjeto tem speed para os dois lados "Star moving in directions",e da um errinho,em vez de destruir o obj_inimigo,ele fica encima dele,o obj_inimigo buga e entra dentro dos blocos ao lado
e no 1 onde esta escrito acção e para por instance_destroy () certo?

e na verdade,eu estou fazendo a engine para o meu amigo,ele esta iniciando no game maker,e estou fazendo isso para ajudalo,com isso ele ira estudar,fiz metade D&D e metade GML
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[Colisão] ajudem Empty Re: [Colisão] ajudem

Mensagem por Willy Ter 26 Abr 2011, 13:51

Como você esta usando speed, vai ter que checar se esta livre pare ele andar.
Coloque assim no "andar" do inimigo:
Código:
if place_free(x+speed){
//Comandos
}else{
speed=0
}
Para fazer ele morrer, faça uma adpatção no código dessa forma:
Código:
if instance_place(x,y-1,obj_nome){
//Ação para o objeto que esta em cima
}else if instance_place(x,y+1,obj_nome){
//Ação para o objeto que esta em baixo
}else{
//Colisao com os lados
}

Tente isso e veja no que dá!
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[Colisão] ajudem Empty Re: [Colisão] ajudem

Mensagem por Convidad Ter 26 Abr 2011, 13:58

Willy,voce n entendeu,ele se move pelo D&D,ele se movimenta apartir daquele simbolo que tem flecha para todos os lado vermelhas,na categoria move e ta na speed 5
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[Colisão] ajudem Empty Re: [Colisão] ajudem

Mensagem por Willy Ter 26 Abr 2011, 14:02

Esse botão do D&D é o speed.
"direction" representa a setinha selecionada.

Eu não uso D&D, por isso não poderei te ajudar com D&D já que não tenho paciência pra arrastar, sem falar que GML é muito mais flexivel.
Mas nessa setinha, você poderia colocar ela no meio, usando o esquema do speed que eu disse acima.

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[Colisão] ajudem Empty Re: [Colisão] ajudem

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