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[Tutorial] Jogo de labirinto 3D em 15 passos sem script
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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[Tutorial] Jogo de labirinto 3D em 15 passos sem script
Quem nunca jogou eu jogo de fps(Tiro em primeira pessoa)?
Nesse tuto, eu vou ensinar a fazer um jogo de fps 3D no game maker.
OBS: e necessário Game maker pro.
1) Baixa uma extensão chamada simplesmente de 3D {Link abaixo}:
http://www.yoyogames.com/resources/181/download
2) Estale está extenção no seu game maker {Se não souber como é só procurar em um topico aqui no GameMakerBrasil.}
3)Crie uma sprite simples {Uma bolinha por exemplo}. Crie uma sprite de um retangulo na vertical e horizontal, do mesmo tamanho.
4)Crie um objeto com o nome {player} e coloque a sprite da bolinha, depois Crie um objeto com o nome wall_vertical e outra com o nome wall_horisontal.
5) no create do player coloque a ação 3D start e set friction {se encontra no move} e coloque 0.2 (se quiser colocar a opção "use light" ou "Frog" é só colocar no create para adicionar um efeito melhor no seu jogo)
6) No steep do player coloque o codigo
7) Adicione um evento "End Steep" e coloque o codigo:
Adiciona comandos de movimento {Para frente Para tras} é só colocar no evento "up" e "down" o comando que veio na extenção.
9) Marca os objetos wall_horisontal e vertical como solidos.
10) Crie um objeto chamado obj_wall_basic (importante).
11) no objeto player coloque colisao com o objeto obj_wall_basic e coloque o codigo
12) crie 4 background com o tamanho 128x128 com o nome para ser as testuras do seu jogo
13 no draw dos objetos {menos o obj_wall_simple} coloque um comando com o nome: give 32x8 para a parede horizontal e 8x32 para a vertical e coloque as testuras que serao as paredes
14) no player coloque no evento draw, o comando give thigs better look 128x128 com as texturas que serao o piso e o teto
15) coloque os objetos wall como parente do objeto obj_wall_simple
Agore é só criar uma room com os objetos de acordo com a sua fase, e apreciar o seu jogo.
Nesse tuto, eu vou ensinar a fazer um jogo de fps 3D no game maker.
OBS: e necessário Game maker pro.
1) Baixa uma extensão chamada simplesmente de 3D {Link abaixo}:
http://www.yoyogames.com/resources/181/download
2) Estale está extenção no seu game maker {Se não souber como é só procurar em um topico aqui no GameMakerBrasil.}
3)Crie uma sprite simples {Uma bolinha por exemplo}. Crie uma sprite de um retangulo na vertical e horizontal, do mesmo tamanho.
4)Crie um objeto com o nome {player} e coloque a sprite da bolinha, depois Crie um objeto com o nome wall_vertical e outra com o nome wall_horisontal.
5) no create do player coloque a ação 3D start e set friction {se encontra no move} e coloque 0.2 (se quiser colocar a opção "use light" ou "Frog" é só colocar no create para adicionar um efeito melhor no seu jogo)
6) No steep do player coloque o codigo
- Código:
direction -= (display_mouse_get_x() -display_get_width()/2)/10;
pitch += (display_mouse_get_y() -display_get_height()/2)/10;
pitch = max(min(pitch,100),-100);
display_mouse_set(display_get_width()/2,display_get_height()/2);
7) Adicione um evento "End Steep" e coloque o codigo:
- Código:
{
global.camsin = sin(direction*pi/180);
global.camcos = cos(direction*pi/180);
}
Adiciona comandos de movimento {Para frente Para tras} é só colocar no evento "up" e "down" o comando que veio na extenção.
9) Marca os objetos wall_horisontal e vertical como solidos.
10) Crie um objeto chamado obj_wall_basic (importante).
11) no objeto player coloque colisao com o objeto obj_wall_basic e coloque o codigo
- Código:
{
x = xprevious;
y = yprevious;
if (abs(hspeed) >= abs(vspeed) &&
not place_meeting(x+hspeed,y,obj_wall_basic))
{ x += hspeed; exit;}
if (abs(vspeed) >= abs(hspeed) &&
not place_meeting(x,y+vspeed,obj_wall_basic))
{ y += vspeed; exit;}
speed = 0;
}
12) crie 4 background com o tamanho 128x128 com o nome para ser as testuras do seu jogo
13 no draw dos objetos {menos o obj_wall_simple} coloque um comando com o nome: give 32x8 para a parede horizontal e 8x32 para a vertical e coloque as testuras que serao as paredes
14) no player coloque no evento draw, o comando give thigs better look 128x128 com as texturas que serao o piso e o teto
15) coloque os objetos wall como parente do objeto obj_wall_simple
Agore é só criar uma room com os objetos de acordo com a sua fase, e apreciar o seu jogo.
ViniciusAssis- Data de inscrição : 13/04/2011
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