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Acertar alvo com tiro parabolico
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Lauro
Thyago
luiz_eldorado
PedroX
8 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
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Acertar alvo com tiro parabolico
Nome: Atingir alvos com tiros que descrevem uma parábola.
Requerimentos
Descrição
É um conjunto de quatro exemplos, mostrando diferentes modos de atingir um alvo com tiros de trajetória parabólica. No entanto, somente o terceiro e o quarto exemplo mostra como atingir um alvo em movimento.
Nivel:
Envolve conceitos matemáticos, geralmente vistos no ensino médio.
Controles:
Enter: atirar
Setas: movem
Download: http://sdrv.ms/OnPuKU
Download: http://sdrv.ms/OnPz1e
Download: http://sdrv.ms/OnPEC3
Download: http://sdrv.ms/OnPJ8N
Até mais!
Requerimentos
Descrição
É um conjunto de quatro exemplos, mostrando diferentes modos de atingir um alvo com tiros de trajetória parabólica. No entanto, somente o terceiro e o quarto exemplo mostra como atingir um alvo em movimento.
Nivel:
Envolve conceitos matemáticos, geralmente vistos no ensino médio.
Controles:
Enter: atirar
Setas: movem
Exemplo 1
Descrição: Calcula o ângulo de disparo a partir da velocidade escolhida. Só acerta alvos fixos.Download: http://sdrv.ms/OnPuKU
Exemplo 2
Descrição: Calcula a velocidade de disparo a partir do ângulo escolhido.Download: http://sdrv.ms/OnPz1e
Exemplo 3
Descrição: Calcula a velocidade vertical de disparo a partir da velocidade horizontal escolhida. Atinge alvos em movimento.Download: http://sdrv.ms/OnPEC3
***Exemplo 4***
Descrição: Nesse exemplo, o alvo pode se mover horizontalmente, verticalmente, ou em qualquer direção, que será atingido.Download: http://sdrv.ms/OnPJ8N
Até mais!
Última edição por Pedrø em Seg 27 Ago 2012, 19:44, editado 5 vez(es)
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
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Re: Acertar alvo com tiro parabolico
Bem legal esta engine. Só que não sei pra que é que ela iria servir...
E porque algumas parte tão em ingles? :| Será que não foi você que fez a engine?
Mas foi bem calculado.
Até mais!
Sim, eu copiei isto de você
E porque algumas parte tão em ingles? :| Será que não foi você que fez a engine?
Mas foi bem calculado.
Até mais!
Sim, eu copiei isto de você
Re: Acertar alvo com tiro parabolico
@luiz_eldorado
.Os códigos gml são em ingles.
@pedro henrique
.Muito bem pedro,eu ja fiz algumas parecidas mas com um conceito um pouco diferente.
.Os códigos gml são em ingles.
@pedro henrique
.Muito bem pedro,eu ja fiz algumas parecidas mas com um conceito um pouco diferente.
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Re: Acertar alvo com tiro parabolico
Atualização dos exemplos.
Agora são três exemplos.
Recomendo baixarem.
Até mais!
Agora são três exemplos.
Recomendo baixarem.
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Re: Acertar alvo com tiro parabolico
Não entendi muito bem....
Sua intenção era criar uma engine como o estilo "tiro ao alvo" com função de parábola no arremesso da flecha....
Mas pelo que eu sei em jogos de tiro ao alvo você define qual o ângulo e a força que a flecha será lançada, e não é o alvo que determina onde a flecha deve atingir. Não vejo em que ocasião pode se aplicar um arremesso parabólico com um lugar determinado para atingir.
E outra... não deveria ser o player que deve se movimentar?
Só estou perguntando isso por que não entendi muito bem o enunciado e a engine. Caso esteja errado me corrija.
Estive precisando mesmo de uma ajuda com um tiro de flecha tal qual a flecha fizesse uma curva... mas não achei nada parecido na gmbr para ajudar.
Sua intenção era criar uma engine como o estilo "tiro ao alvo" com função de parábola no arremesso da flecha....
Mas pelo que eu sei em jogos de tiro ao alvo você define qual o ângulo e a força que a flecha será lançada, e não é o alvo que determina onde a flecha deve atingir. Não vejo em que ocasião pode se aplicar um arremesso parabólico com um lugar determinado para atingir.
E outra... não deveria ser o player que deve se movimentar?
Só estou perguntando isso por que não entendi muito bem o enunciado e a engine. Caso esteja errado me corrija.
Estive precisando mesmo de uma ajuda com um tiro de flecha tal qual a flecha fizesse uma curva... mas não achei nada parecido na gmbr para ajudar.
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Re: Acertar alvo com tiro parabolico
Isso não é um exemplo de tiro ao alvo. Isso é um exemplo de física, que pode ser aplicado até em inteligência artificial para o inimigo.Mas pelo que eu sei em jogos de tiro ao alvo você define qual o ângulo e a força que a flecha será lançada
Mais uma vez, não é um exemplo de jogo de tiro ao alvo. O alvo se movimenta para que você possa testar...E outra... não deveria ser o player que deve se movimentar?
Atualização
Saiu o quarto exemplo. Confiram.
Até mais!
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Re: Acertar alvo com tiro parabolico
Anh.... pra Inteligência Artificial. Agora sim faz mais sentido, rs.
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Re: Acertar alvo com tiro parabolico
Meus parabéns! Eu gostei muito da engine e pelo que eu vi, não aparenta ser tão difícil assim, mesmo para mim que falta 2 anos para eu entrar no 1º ano do ensino médio. Me chamou a atenção é que não importa aonde o alvo esteja, ele sempre será acertado. Confesso que foi uma estratégia inteligente.
Ah, você poderia montar um tutorial dessa engine? Eu entendi o motivo de certas, mas gostaria muito de entender para que serve cada ação. Pretende lançar mais exemplo? Belo trabalho!
Boa sorte!
Ah, você poderia montar um tutorial dessa engine? Eu entendi o motivo de certas, mas gostaria muito de entender para que serve cada ação. Pretende lançar mais exemplo? Belo trabalho!
Boa sorte!
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Re: Acertar alvo com tiro parabolico
A dificuldade varia conforme a pessoa. Eu nãp digo que é só para quem está no ensino médio porque tem muita gente que estuda antes, seja em casa ou na escola.Meus parabéns! Eu gostei muito da engine e pelo que eu vi, não aparenta ser tão difícil assim, mesmo para mim que falta 2 anos para eu entrar no 1º ano do ensino médio.
Essa estratégia levou um bom tempo. A parte que demorou mais foi a de obter o angulo atraves da velocidade. Outro dia num tópico do saim resolvi continuar e ai saiu a parte de obter a vspeed através da hspeed, acertando alvos em qualquer direção, parado ou andando.Me chamou a atenção é que não importa aonde o alvo esteja, ele sempre será acertado. Confesso que foi uma estratégia inteligente.
Estou sem ideias. Com o último exemplo, acho que acabou essa parte. A menos que tenha uma com resistência do ar.Ah, você poderia montar um tutorial dessa engine? Eu entendi o motivo de certas, mas gostaria muito de entender para que serve cada ação. Pretende lançar mais exemplo? Belo trabalho!
O tutorial vai sair sim.
Até mais!
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Re: Acertar alvo com tiro parabolico
Boa engine Pedro, realmente vai ser bem util, principalmente para programar IAs.
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Re: Acertar alvo com tiro parabolico
Valeu. Quem quiser usar, não precisa dar créditos.Boa engine Pedro, realmente vai ser bem util, principalmente para programar IAs.
Estou usando essa técnica em um dos meus jogos.
Está ficando interessante.
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Re: Acertar alvo com tiro parabolico
ola pedro, tem como fazer com que o tiro va por cima das montanhas do meu jogo?
EX:
e adicionar chances do tiro dar errado?
melhor perguntando, tem como você ensinar a manipular esse código, eu fiquei meio perdido nele, mesmo ele sendo pequeno... :/
EX:
e adicionar chances do tiro dar errado?
melhor perguntando, tem como você ensinar a manipular esse código, eu fiquei meio perdido nele, mesmo ele sendo pequeno... :/
Re: Acertar alvo com tiro parabolico
Caraca, já faz 3 anos... Como o tempo voa!
Qual dos exemplos você usou? Cada um tem um estilo diferente.
Qual dos exemplos você usou? Cada um tem um estilo diferente.
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Re: Acertar alvo com tiro parabolico
o ultimo exemplo, me pareceu mais conveniente para um jogo de plataforma que não e por 'rodadas'... a proposito, todas as engines estão ótimas...PedroX escreveu:Caraca, já faz 3 anos... Como o tempo voa!
Qual dos exemplos você usou? Cada um tem um estilo diferente.
Re: Acertar alvo com tiro parabolico
Uma forma irregular como essa requer bastante processamento. Se fosse um retângulo, um quadrado, um triângulo ou um círculo, seria fácil otimizar.
Matematicamente falando, para uma mesma velocidade, quando mais próximo de 45º for um ângulo, mais longe o projétil irá.
Assim sendo, 30º e 60º (ambos com diferença de 15º para 45º) lançam o projeto no mesmo lugar (usando a mesma velocidade).
Como a velocidade horizontal é constante no último exemplo, o que vai mudar é a vertical inicial. Assim, se o objeto estiver se aproximando ou ficando mais para baixo, essa será menor ou nula (a gravidade dá conta às vezes).
Então, se colidir com a montanha, você precisa diminuir a velocidade horizontal inicial, para que a fórmula aumente a vertical e o tiro tenha um ângulo mais próximo de 90º.
Bom, no caso seria assim:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/38888521/Exemplos/desvia_montanha.gmk
Matematicamente falando, para uma mesma velocidade, quando mais próximo de 45º for um ângulo, mais longe o projétil irá.
Assim sendo, 30º e 60º (ambos com diferença de 15º para 45º) lançam o projeto no mesmo lugar (usando a mesma velocidade).
Como a velocidade horizontal é constante no último exemplo, o que vai mudar é a vertical inicial. Assim, se o objeto estiver se aproximando ou ficando mais para baixo, essa será menor ou nula (a gravidade dá conta às vezes).
Então, se colidir com a montanha, você precisa diminuir a velocidade horizontal inicial, para que a fórmula aumente a vertical e o tiro tenha um ângulo mais próximo de 90º.
Bom, no caso seria assim:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/38888521/Exemplos/desvia_montanha.gmk
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Re: Acertar alvo com tiro parabolico
cara, tu e incrível... muito bom... parabéns mesmo...
obrigadão, e precisado tamo ai... (apesar de que eu acho que não né) kkk
obrigadão, e precisado tamo ai... (apesar de que eu acho que não né) kkk
Re: Acertar alvo com tiro parabolico
Na verdade, sua dúvida me fez pensar mais sobre o assunto, o que resultou numa IA que aprende.
Já que gostou, não deixe de terminar esse jogo.
Já que gostou, não deixe de terminar esse jogo.
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Re: Acertar alvo com tiro parabolico
gostei de mais...
mais no gms nao ta funcionando... vou tentar descobrir qual o problema, e se eu descobrir, posto aqui...
obrigado novamente!!!
[edit]
tentei modificar, mais nao deu certo, ai tentei fazer o meu, e quase deu... mas, tem alguns pequenos erros...
Os codigos que estao como comentario depois da primeira linha sao testes que nao deram muito certo...
mais no gms nao ta funcionando... vou tentar descobrir qual o problema, e se eu descobrir, posto aqui...
obrigado novamente!!!
[edit]
tentei modificar, mais nao deu certo, ai tentei fazer o meu, e quase deu... mas, tem alguns pequenos erros...
- Código:
//COMO USAR: scrAtira(objeto_que_atira.x,objeto_que_atira.y,alvo.x,alvo.y,diferença,objeto_bala)
___VAR___atirador_X=argument0
___VAR___atirador_Y=argument1
___VAR___alvo_X=argument2
___VAR___alvo_Y=argument3
//if(___VAR___alvo_X<___VAR___atirador_X){___SSSET=-1}else{___SSSET=1}
___VAR___xset_=((___VAR___alvo_X-___VAR___atirador_X)/32)//*___SSSET
___VAR___yset_=((___VAR___alvo_Y-___VAR___atirador_Y)/32)*-1
___VAR___set=argument4
___VAR___OobBala=argument5
___VAR___dir_=point_direction(___VAR___atirador_X,___VAR___atirador_Y,___VAR___alvo_X,___VAR___alvo_Y)//-spd
___VAR___dist_=point_distance(___VAR___atirador_X,___VAR___atirador_Y,___VAR___alvo_X,___VAR___alvo_Y)/2
___VAR___OBJ=instance_create(___VAR___atirador_X,___VAR___atirador_Y,___VAR___OobBala)
___VAR___OBJ.vspeed=(lengthdir_y(1,___VAR___dir_)-(___VAR___dist_+___VAR___yset_)/___VAR___set)
___VAR___OBJ.hspeed=(lengthdir_x((1*___VAR___set),___VAR___dir_))//+___VAR___xset_
Os codigos que estao como comentario depois da primeira linha sao testes que nao deram muito certo...
Re: Acertar alvo com tiro parabolico
Isaque, eu preciso te perguntar, que gambiarra é essa de usar ___VAR___ antes das variáveis? '-'
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- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Javascript
- Outros
Re: Acertar alvo com tiro parabolico
so pra nao bugar com outras variaveis do jogo...
ja passei bastante por isso...
ja passei bastante por isso...
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GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
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