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Dúvidas programando um jogo das 7 diferenças?
4 participantes
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Dúvidas programando um jogo das 7 diferenças?
Estou fazendo um jogo dos 7 erros, cada fase tem a figura 1 e figura 2 e quero adicionar aquele efeito com mouse onde, se voce bota o mouse no lado da figura 1, outro ponteiro de mouse aparece exatamente na mesma região só q no lado da figura 2, ae se vc passa o mouse sobre a figura 2, aparece um outro ponteiro do mouse exatamente na mesma área lá na figura 1. Esse efeito tem na maioria dos jogo dos 7 erros do 'clickjogos.com'.
Tbm quero adicionar que o cara possa errar 3 vezes, ou seja, tenha 3 vidas e se clicar no lugar errado(onde não haja erro na verdade), perde uma vida.
Como se faz essas duas coisas? procurei no forum e não encontrei.
Tbm quero adicionar que o cara possa errar 3 vezes, ou seja, tenha 3 vidas e se clicar no lugar errado(onde não haja erro na verdade), perde uma vida.
Como se faz essas duas coisas? procurei no forum e não encontrei.
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Re: Dúvidas programando um jogo das 7 diferenças?
Se voce dividiu a tela em partes iguais, é simples.
Cria um objeto chamado seguir_mouse.
Coloca um codigo assim no step dele:
FLW
Cria um objeto chamado seguir_mouse.
Coloca um codigo assim no step dele:
- Código:
if mouse_x<room_width/2
{
x=room_width/2+mouse_x;
y=mouse_y
}
else
{
x=mouse_x-room_width/2;
y=mouse_y
}
FLW
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Dúvidas programando um jogo das 7 diferenças?
Isso resolveu direitinho, era o q eu queria, obrigado. Mas como as figuras estão em cima e embaixo( e não esquerda e direita), eu alterei pra isso:
Ainda não consegui resolver o problema de ao clicar em lugar errado(onde não há erro) tirar uma vida.
Qual é o codigo que checa quando botão esquerdo do mouse é pressionado em qualquer lugar da tela? eu encontrei mouse_check_button(button), acho que é esse, mas ele requer q bote entre parenteses, no meu caso, o left button. se fosse as teclas proprias do teclado seria vk_ctrl, ou vk_right, etc. mas no caso do mouse eu nao sei qual o codigo certo.
- Código:
if mouse_y<room_height/2
{
y=room_height/2+mouse_y;
x=mouse_x
}
else
{
y=mouse_x-room_height/2;
x=mouse_x
}
Ainda não consegui resolver o problema de ao clicar em lugar errado(onde não há erro) tirar uma vida.
Qual é o codigo que checa quando botão esquerdo do mouse é pressionado em qualquer lugar da tela? eu encontrei mouse_check_button(button), acho que é esse, mas ele requer q bote entre parenteses, no meu caso, o left button. se fosse as teclas proprias do teclado seria vk_ctrl, ou vk_right, etc. mas no caso do mouse eu nao sei qual o codigo certo.
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Re: Dúvidas programando um jogo das 7 diferenças?
Use um Evento diretamente. Veja:
Mouse->Global Mouse->Global Left Buttom
Flws!
Mouse->Global Mouse->Global Left Buttom
Flws!
Re: Dúvidas programando um jogo das 7 diferenças?
vinians, isso resolveu, vlw.
Surgiu mais uma dúvida: como programar que o jogador, ao apertar espaço, receba uma dica de um erro(nº de dicas é limitado), e que um dos erros pisque, mas tendo que ser aleatoriamente um dos erros que ainda não foi revelado.
Dêem uma olhada no jogo como está ficando:
https://gmbr.forumeiros.com/t15312-megaman-x-seven-mistakes#115053
Surgiu mais uma dúvida: como programar que o jogador, ao apertar espaço, receba uma dica de um erro(nº de dicas é limitado), e que um dos erros pisque, mas tendo que ser aleatoriamente um dos erros que ainda não foi revelado.
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Re: Dúvidas programando um jogo das 7 diferenças?
Tem várias formas. Vou sugerir uma abordagem que requer que:
- os erros sejam objetos
- você tenha um objeto controlador.
Se os dois estiverem ok, armazene os erros numa array no controlador
Daí, a cada erro encontrado, elimine ele e diminua o número de erros restantes:
E o que isso tem a ver com piscar o erro? Simples, na hora de apertar espaço, escolhe um erro aleatório pra piscar
- os erros sejam objetos
- você tenha um objeto controlador.
Se os dois estiverem ok, armazene os erros numa array no controlador
- Código:
ar_erros[0]=obj_erro1
ar_erros[1]=obj_erro2
...
ar_erros[6]=obj_erro7
número_de_erros=6
Daí, a cada erro encontrado, elimine ele e diminua o número de erros restantes:
- Código:
var i;
for(i=erro_encontrado;i<número_de_erros;i+=1){ //note que o último erro fica de fora
ar_erros[i]=ar_erros[i+1]
}
número_de_erros-=1
E o que isso tem a ver com piscar o erro? Simples, na hora de apertar espaço, escolhe um erro aleatório pra piscar
- Código:
if keyboard_check_pressed(vk_space){
pisca=floor(random(números_de_erros+1))
número_de_dicas-=1
}
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