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Trocar sprites durante o pulo
3 participantes
Página 1 de 1
Trocar sprites durante o pulo
Eu estou com um probleminha. Vamos dizer que eu esteja andando para a direita. Se eu pular, ele troca o sprite para o de pulando para a direita. Mas eu quero fazer para que, se ele estiver no ar e a sprite for a de pulando para a direita, e se eu apertar esquerda, ele troca para a sprite de pulando para a esquerda. Aqui os códigos:
CREATE:
STEP:
COLISÃO COM O CHÃO:
CREATE:
- Código:
nochao=false
direita=true
STEP:
- Código:
//GRAVIDADE
if place_free(x,y+2){gravity=0.7} //Se estiver livre de colisões 2 pixels abaixo, a gravidade será 1
else //senão
gravity=0 //a gravidade será 0
//MOVIMENTAÇÃO
//DIREITA
{if keyboard_check(vk_right) //Se a tecla direita for pressionada
{if place_free(x+5,y) //e se estiver livre de colisões 5 pixels a frente, andará 5 pixels para frente.
{x+=5}
if nochao=true{{sprite_index=spr_andando_dir{direita=true}}}}} /*se estiver no chão e se estiver para esquerda,
o sprite mudará para spr_player_dir*/
//ESQUERDA
{if keyboard_check(vk_left) //Se a tecla esquerda for pressionada
{if place_free(x-5,y)
{x-=5} //e se estiver livre de colisões 5 pixels atras, voltará 5 pixels.
if nochao=true{{sprite_index=spr_andando_esq{direita=false}}}}} /*se estiver no chão e se estiver para direita,
o sprite mudará para spr_player_esq*/
//PULO
if keyboard_check_pressed(vk_up) //Se a tecla cima for pressionada
{if !place_free(x,y+2){vspeed=-12{if direita=true{sprite_index=spr_pulando_dir}if direita=false{sprite_index=spr_pulando_esq}nochao=false}}}
//e se não estiver livre de colisões 2 pixels abaixo, a velocidade vertical irá ser -12, ou seja, ele pulará.
if keyboard_check_released(vk_right)
{sprite_index=spr_player_dir}
if keyboard_check_released(vk_left)
{sprite_index=spr_player_esq}
COLISÃO COM O CHÃO:
- Código:
move_contact_solid(direction,12)
speed=0
nochao=true
if sprite_index=spr_pulando_dir
{
sprite_index=spr_player_dir}
if sprite_index=spr_pulando_esq
{
sprite_index=spr_player_esq}
Mr. Kaleb- Games Ranking :
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Re: Trocar sprites durante o pulo
//GRAVIDADE
if place_free(x,y+2){gravity=0.7;nochao=false} //Se estiver livre de colisões 2 pixels abaixo, a gravidade será 1
else //senão
{gravity=0;nochao=true} //a gravidade será 0
//MOVIMENTAÇÃO
//DIREITA
{if keyboard_check(vk_right) //Se a tecla direita for pressionada
{if place_free(x+5,y) //e se estiver livre de colisões 5 pixels a frente, andará 5 pixels para frente.
{x+=5; direita=true}
if nochao=true{{sprite_index=spr_andando_dir{direita=true}}}}} /*se estiver no chão e se estiver para esquerda,
o sprite mudará para spr_player_dir*/
//ESQUERDA
{if keyboard_check(vk_left) //Se a tecla esquerda for pressionada
{if place_free(x-5,y)
{x-=5; direita=false} //e se estiver livre de colisões 5 pixels atras, voltará 5 pixels.
if nochao=true{{sprite_index=spr_andando_esq{direita=false}}}}} /*se estiver no chão e se estiver para direita,
o sprite mudará para spr_player_esq*/
//PULO
if keyboard_check_pressed(vk_up) //Se a tecla cima for pressionada
{if !place_free(x,y+2){vspeed=-12;nochao=false{if direita=true and nochao=false{sprite_index=spr_pulando_dir}if direita=false and nochao=false{sprite_index=spr_pulando_esq}nochao=false}}}
//e se não estiver livre de colisões 2 pixels abaixo, a velocidade vertical irá ser -12, ou seja, ele pulará.
if keyboard_check_released(vk_right)
{sprite_index=spr_player_dir}
if keyboard_check_released(vk_left)
{sprite_index=spr_player_esq}
Veja se dá certo! Eu acrescentei as variáveis em alguns lugares, tem lugares q vc já tinha colocado, então não fará diferença, mas acho q isso resolverá, tente colocar pelo menos na gravidade! VLW
if place_free(x,y+2){gravity=0.7;nochao=false} //Se estiver livre de colisões 2 pixels abaixo, a gravidade será 1
else //senão
{gravity=0;nochao=true} //a gravidade será 0
//MOVIMENTAÇÃO
//DIREITA
{if keyboard_check(vk_right) //Se a tecla direita for pressionada
{if place_free(x+5,y) //e se estiver livre de colisões 5 pixels a frente, andará 5 pixels para frente.
{x+=5; direita=true}
if nochao=true{{sprite_index=spr_andando_dir{direita=true}}}}} /*se estiver no chão e se estiver para esquerda,
o sprite mudará para spr_player_dir*/
//ESQUERDA
{if keyboard_check(vk_left) //Se a tecla esquerda for pressionada
{if place_free(x-5,y)
{x-=5; direita=false} //e se estiver livre de colisões 5 pixels atras, voltará 5 pixels.
if nochao=true{{sprite_index=spr_andando_esq{direita=false}}}}} /*se estiver no chão e se estiver para direita,
o sprite mudará para spr_player_esq*/
//PULO
if keyboard_check_pressed(vk_up) //Se a tecla cima for pressionada
{if !place_free(x,y+2){vspeed=-12;nochao=false{if direita=true and nochao=false{sprite_index=spr_pulando_dir}if direita=false and nochao=false{sprite_index=spr_pulando_esq}nochao=false}}}
//e se não estiver livre de colisões 2 pixels abaixo, a velocidade vertical irá ser -12, ou seja, ele pulará.
if keyboard_check_released(vk_right)
{sprite_index=spr_player_dir}
if keyboard_check_released(vk_left)
{sprite_index=spr_player_esq}
Veja se dá certo! Eu acrescentei as variáveis em alguns lugares, tem lugares q vc já tinha colocado, então não fará diferença, mas acho q isso resolverá, tente colocar pelo menos na gravidade! VLW
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Re: Trocar sprites durante o pulo
Veja se isso AQUI pode te ajudar. É uma script de movimentação simples, e quase sem bugs. Tem duas versões, uma com fricção e outra sem, por favor se usar comenta lá, pois já vi vários jogos com ela, mas ninguém comentou
Viva os icones!!!
Viva os icones!!!
Re: Trocar sprites durante o pulo
Nenhum dos dois funcionou :/
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Re: Trocar sprites durante o pulo
Bom, tentei mexer no seu código mas não deu certo, então, se vc quiser, pode usar esse código aqui, q foi testado por mim e não tem erro:
No Create do player:
No Step do player:
Na colisão do player com o bloco:
Para mim deu certo, testa ae, só precisa trocar o nome dos sprites, eu criei uma mask para a colisão ficar melhor! Espero q vc entenda e te ajude!
No Create do player:
- Código:
pulo=0//Variável pulo
No Step do player:
- Código:
if keyboard_check(vk_right)//Acho q não preciso explicar isso né!?
{
if place_free(x+3,y){x+=5}
sprite_index=spr_dir
}
else
if keyboard_check(vk_left)
{
if place_free(x-3,y){x+=-5}
sprite_index=spr_esq
}
else
{hspeed=0
sprite_index=spr_parado
}
if place_free(x,y+5){gravity=1}//Condição da gravidade
else
{gravity=0 pulo=0}
if (keyboard_check_pressed(vk_up)and pulo <1)//Se seta para cima pressionada e pulo menor q um...
{vspeed=-12
pulo+=1}
if place_free(x,y+5)and pulo=0//Se ele estiver no ar a variável pulo vai ser igual a um
{pulo=1}
if keyboard_check(vk_right) and pulo=1//Agora o q vc quer, acho q vc entende isso né!?
{sprite_index=spr_pul_dir}
else
if keyboard_check(vk_left) and pulo=1
{sprite_index=spr_pul_esq}
Na colisão do player com o bloco:
- Código:
if vspeed > 0 && !place_free(x,y + vspeed){
move_contact_solid(direction,vspeed)
}
vspeed = 0
Para mim deu certo, testa ae, só precisa trocar o nome dos sprites, eu criei uma mask para a colisão ficar melhor! Espero q vc entenda e te ajude!
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