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[Resolvido] Ajuda com Variável de Texto

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[Resolvido] Ajuda com Variável de Texto Empty [Resolvido] Ajuda com Variável de Texto

Mensagem por Fernando Monteiro Dom 10 Abr 2011, 15:26

Olá,
Estou com um probleminha que não sei como resolver em um jogo que acabei de começar...
É um jogo em que você é um jogador de futebol e vive a vida e as dificuldades do mesmo. Para começar, o jogador tem que escolher o seu nome nesta tela abaixo:
[Resolvido] Ajuda com Variável de Texto Escolhadojogador

Quem não consegue visualizar a imagem, [url=https://2img.net/r/ihimizer/i/escolhadojogador.png/]clique aqui.

Aí, há um objeto no espaço para escrever o nome que tem os seguintes códigos que eu peguei de uma engine aqui do fórum:
CREATE
click = false
value = ""
pisca = "|"
vez_pisca = false
alarm[0] = 30

ALARM 0

if vez_pisca = false
{
vez_pisca = true
pisca = ""
alarm[0] = 10
}
else
{
vez_pisca = false
pisca = "|"
alarm[0] = 10
}

LEFT PRESSED

if click = false
{
click = true
}
else
{
click = false
value = keyboard_string
keyboard_string = ""
}

DRAW
draw_set_font(font1)
draw_set_color(c_black)
if click = true
draw_text(x+1,y+1,keyboard_string+pisca)
else
draw_text(x+1,y+1,value)

if string_length(keyboard_string) > 22
keyboard_string = string_delete(keyboard_string,23,1)
Esses são os comandos que fazem com que a caixa de texto funcione e com que eu possa escrever o meu nome para começar o jogo.

O meu problema é o seguinte: na próxima room, que já é a tela principal do jogo, eu quero que esse nome que o jogador escolheu esteja escrito após "Nome do jogador.....:", como na imagem:
[Resolvido] Ajuda com Variável de Texto Telacarreira

Quem não consegue visualizar a imagem, clique aqui.

Já procurei em todo o fórum e encontrei alguns códigos que falam como fazer isso, mas nada que funcionasse no meu caso...
Alguém pode me ajudar?

Agradeço desde já. ;)

Abs,
Fernando Monteiro


Última edição por Fernando Monteiro em Seg 11 Abr 2011, 16:48, editado 1 vez(es)
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[Resolvido] Ajuda com Variável de Texto Empty Re: [Resolvido] Ajuda com Variável de Texto

Mensagem por Supersonic933 Dom 10 Abr 2011, 15:32

Primeiro, tem que saber da lógica do X e Y.

Segundo, crie um objeto com draw e esse código:

Código:
draw_text(x,y+22,' ' + string(global.value))

No x,y+22 , defina a localização de onde será desenhado usando a lógica do X e Y. Eu não testei o code, então tente aí.

Edit: Mais uma coisa: Defina a var value como global.value (no left pressed).
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[Resolvido] Ajuda com Variável de Texto Empty Re: [Resolvido] Ajuda com Variável de Texto

Mensagem por Fernando Monteiro Dom 10 Abr 2011, 15:49

Supersonic933 escreveu:Primeiro, tem que saber da lógica do X e Y.

Segundo, crie um objeto com draw e esse código:

Código:
draw_text(x,y+22,' ' + string(global.value))

No x,y+22 , defina a localização de onde será desenhado usando a lógica do X e Y. Eu não testei o code, então tente aí.

Edit: Mais uma coisa: Defina a var value como global.value (no left pressed).

Sim, eu sei da lógica do X e Y, o problema era saber um código para que aparecesse o texto na próxima room...

Testei do seu jeito e à princípio não funcionou, mas depois descobri que o erro que cometi até com outros códigos que achei aqui no fórum estava naquela engine que eu usei.
Para que o texto apareça, é preciso "confirmar" o seu nome, clicando novamente na caixa de texto. Eu simplesmente não clicava antes, e o texto não aparecia na room seguinte. Mas isso é um problema, pois não quero ter que clicar novamente na caixa para que o texto salve. Esse problema está nos códigos que coloquei ali em cima, e gostaria que alguém me ajudasse a identificá-lo e arrumá-lo...

Abs,
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[Resolvido] Ajuda com Variável de Texto Empty Re: [Resolvido] Ajuda com Variável de Texto

Mensagem por Super Games Dom 10 Abr 2011, 16:04

Depois da linha que faz escrever o nome escreva (argument0) e após a frase Nome do Jogador, faz algo que executa a argument0, vou tentar fazer uma engine no caso de não funcionar, ok.

Espero ter ajudado...
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[Resolvido] Ajuda com Variável de Texto Empty Re: [Resolvido] Ajuda com Variável de Texto

Mensagem por Fernando Monteiro Dom 10 Abr 2011, 16:55

Super Games escreveu:Depois da linha que faz escrever o nome escreva (argument0) e após a frase Nome do Jogador, faz algo que executa a argument0, vou tentar fazer uma engine no caso de não funcionar, ok.

Espero ter ajudado...

Não entendi muito bem o que você quis dizer... Tentei colocar esse "(argument0)" em vários lugares mas sempre dava erro no código.
Pode explicar melhor? Obrigado ;)

Abs,
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[Resolvido] Ajuda com Variável de Texto Empty Re: [Resolvido] Ajuda com Variável de Texto

Mensagem por Super Games Seg 11 Abr 2011, 08:50

Sabe mecher com Aruguments caro amigo?Se não, pesquise no fórum, eu vou ver que consigo fazer uma engine para você, ok?
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[Resolvido] Ajuda com Variável de Texto Empty Re: [Resolvido] Ajuda com Variável de Texto

Mensagem por Mannoroth Seg 11 Abr 2011, 12:31

Voce vai fazer um jogo tipo simulaçao de carreira de jogador de futebol? Depois eu vou fazer um jogo simulaçao de carreria de um tecnico, nao de futebol, mas de basquete ou outro esporte com menos jogadores q futebol. O basquete é bom pq tem 3 intervalos durante o jogo, no fim dos quais jogadores cansados podem ser substituídos.
No momento estou fazendo jogo de simulaçao de carreira de um boxeador.
Se SuperGames fizer e postar essa engine ae vai ser útil pra mim tbm.
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[Resolvido] Ajuda com Variável de Texto Empty Re: [Resolvido] Ajuda com Variável de Texto

Mensagem por Fernando Monteiro Seg 11 Abr 2011, 13:42

Super Games escreveu:Sabe mecher com Aruguments caro amigo?Se não, pesquise no fórum, eu vou ver que consigo fazer uma engine para você, ok?
Vou dar uma pesquisada para entender, pois realmente não sei. Mas se você pudesse apenas me dizer aonde colocar aquele (argument0) que você citou já ajudaria...

Mannoroth escreveu:Voce vai fazer um jogo tipo simulaçao de carreira de jogador de futebol? Depois eu vou fazer um jogo simulaçao de carreria de um tecnico, nao de futebol, mas de basquete ou outro esporte com menos jogadores q futebol. O basquete é bom pq tem 3 intervalos durante o jogo, no fim dos quais jogadores cansados podem ser substituídos.
No momento estou fazendo jogo de simulaçao de carreira de um boxeador.
Se SuperGames fizer e postar essa engine ae vai ser útil pra mim tbm.
Sim, vou fazer, mas o jogador não irá jogar as partidas. Os únicos "movimentos" que você poderá fazer serão nos treinos... Aí sim você irá mexer no seu jogador. ;)

Abs,
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[Resolvido] Ajuda com Variável de Texto Empty Re: [Resolvido] Ajuda com Variável de Texto

Mensagem por vinians Seg 11 Abr 2011, 14:10

Amigo, fiz um tutorial completo sobre caixas texto, para acessá-lo, clique https://gmbr.forumeiros.com/t13191-xcreator-tutorial-caixa-de-texto-avancada?highlight=xcreator
qualquer dúvida, pergunte!
Flws!
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[Resolvido] Ajuda com Variável de Texto Empty Re: [Resolvido] Ajuda com Variável de Texto

Mensagem por Fernando Monteiro Seg 11 Abr 2011, 14:23

vinians escreveu:Amigo, fiz um tutorial completo sobre caixas texto, para acessá-lo, clique https://gmbr.forumeiros.com/t13191-xcreator-tutorial-caixa-de-texto-avancada?highlight=xcreator
qualquer dúvida, pergunte!
Flws!
Esse foi um dos primeiros tutoriais que segui, pois estava muito bem explicado. Porém, conforme eu ia digitando o texto, o cursor que ficava piscando se distanciava cada vez mais do texto digitado. Por isso não deu certo... =/

Abs,
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[Resolvido] Ajuda com Variável de Texto Empty Re: [Resolvido] Ajuda com Variável de Texto

Mensagem por vinians Seg 11 Abr 2011, 14:31

Fernando Monteiro escreveu:
vinians escreveu:Amigo, fiz um tutorial completo sobre caixas texto, para acessá-lo, clique https://gmbr.forumeiros.com/t13191-xcreator-tutorial-caixa-de-texto-avancada?highlight=xcreator
qualquer dúvida, pergunte!
Flws!
Esse foi um dos primeiros tutoriais que segui, pois estava muito bem explicado. Porém, conforme eu ia digitando o texto, o cursor que ficava piscando se distanciava cada vez mais do texto digitado. Por isso não deu certo... =/

Abs,
Fernando Monteiro
Estranho amigão, sempre usei esse scripts em alguns projetos e sempre deu certo. Será que você colocou tudo como está descrito? De qualquer modo no seu script, crie uma variavel global que recebera o valor digitado na tela anterior. Depois você use essa variavel que você definiu na tela anterior na outra tela. Tem que ser global pra poder manter os valores de uma tela para outra. Por exemplo:
Código:

globalvar nome_jogador;
nome_jogador = ""; // ainda esta vazio.
Use essa variavel no script de caixa de texto e depois use-a na outra tela. Deve funcionar.
Flws!
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[Resolvido] Ajuda com Variável de Texto Empty Re: [Resolvido] Ajuda com Variável de Texto

Mensagem por Fernando Monteiro Seg 11 Abr 2011, 14:36

Estranho amigão, sempre usei esse scripts em alguns projetos e sempre deu certo. Será que você colocou tudo como está descrito? De qualquer modo no seu script, crie uma variavel global que recebera o valor digitado na tela anterior. Depois você use essa variavel que você definiu na tela anterior na outra tela. Tem que ser global pra poder manter os valores de uma tela para outra. Por exemplo:
Código:

globalvar nome_jogador;
nome_jogador = ""; // ainda esta vazio.
Use essa variavel no script de caixa de texto e depois use-a na outra tela. Deve funcionar.
Flws!

Eu vou tentar seguir o seu tutorial de novo então...
Esse primeiro problema que eu tinha em fazer o nome aparecer na outra tela já foi solucionado, com a ajuda de um membro lá em cima. Agora o problema é que com o código que eu usei para fazer a caixa de texto, é preciso "confirmar" o texto escrito, clicando novamente na caixa. Só assim o texto aparece na próxima tela. Caso eu não "confirme", clicando novamente na caixa, o meu nome não aparece...

Esse é o problema, e o erro deve estar em um dos codigos que eu coloquei no primeiro post, lá em cima (acho que em "Left Pressed"). Por isso, gostaria que alguém me indicasse onde está o problema e como que eu posso consertá-lo...

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Mensagem por vinians Seg 11 Abr 2011, 15:39

Entendi amigão, faça o seguinte então, crie um Evento
Keyboard Pressed Tecla ENTER
Código:

value = keyboard_string
keyboard_string = ""
Nesse caso, quando você apertar ENTER ele vai limpar a caixa e colocar o valor em "value" deve funcionar agora.
Flws!
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Mensagem por Fernando Monteiro Seg 11 Abr 2011, 16:10

vinians escreveu:Entendi amigão, faça o seguinte então, crie um Evento
Keyboard Pressed Tecla ENTER
Código:

value = keyboard_string
keyboard_string = ""
Nesse caso, quando você apertar ENTER ele vai limpar a caixa e colocar o valor em "value" deve funcionar agora.
Flws!
Hm, não é bem o que eu quero... Tem como fazer isso acontecer quando eu clico em qualquer lugar fora da caixa? Tipo, ao invés de ser "Keyboard Pressed", pode ser algo que aconteça quando eu clicar fora da caixa?

Valeu! ;)

Abs,
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Mensagem por vinians Seg 11 Abr 2011, 16:17

Com certeza Troque essa parte :
Código:

LEFT PRESSED
if click = false
{
click = true
}
else
{
click = false
value = keyboard_string
keyboard_string = ""
}
Por:
Código:


LEFT PRESSED
click := not click;
value = keyboard_string
keyboard_string = ""
Flws!
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[Resolvido] Ajuda com Variável de Texto Empty Re: [Resolvido] Ajuda com Variável de Texto

Mensagem por Fernando Monteiro Seg 11 Abr 2011, 16:35

vinians escreveu:Com certeza Troque essa parte :
Código:

LEFT PRESSED
if click = false
{
click = true
}
else
{
click = false
value = keyboard_string
keyboard_string = ""
}
Por:
Código:


LEFT PRESSED
click := not click;
value = keyboard_string
keyboard_string = ""
Flws!

Estranho, mas não funcionou... De qualquer jeito, utilizei aquele seu código do Keyboard Pressed e consegui fazer funcionar de outro jeito... Valeu mesmo! Ajudou bastante! ;)
Obs.: li na sua assinatura que dá para "aumentar a sua reputação"... Como posso fazer isso? Gostaria de agradecer por todos que me ajudaram nesse tópico... =)

Podem fechar o tópico depois disso... (vou colocar como "resolvido" no título)

Valeu gente! ;)

Abs,
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Mensagem por vinians Seg 11 Abr 2011, 16:41

Que bom que deu certo de um jeito ou de outro Very Happy o importante é funcionar!
E sobre reputação, você pode apertar um sinalzim de "+" que fica do lado superior direito de cada usuário do fórum!
Flws!
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