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[tutorial]View que segue 2 objetos + limitações para players

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Mensagem por Shadow10 Sáb 09 Abr 2011, 15:39

Olá pessoal!
Esse é meu primeiro tuto onde vocês iram aprender de vez e de modo simples, como limitar a posição dos players na view
e uma view com código super simples que segue os players. Sei que ja encinaram muito isso aqui, mas acho que da forma que eu vou encinar não.

Agora chega de bla bla bla e mãos a obra!

Crie as sprites dos players, que podem ser de luta ou aventura daquelas que o heroi tem um ajudante.

Crie 3 objetos, sendo que 2 dos 3 seram os players e o terceiro vai controlar a view.

Nos seus players você edita todos os seus movimentos, animações, eventos etc...
E no step deles você edita o código que vai deixar eles sempre na view. Esse código funciona de um modo
que as laterais da view não permitem ser ultrapassadas pelos players.
É só adicionar esse simples código:
Código:
if x >= view_xview+370{//se o eixo X do mesmo for maior ou igual ao da view + 370 pixels
x=view_xview+370;//a posição X dele será a mesma que a parte direita da view e não passa disso
}
if x <= view_xview+30{//se o eixo X do mesmo for maior ou igual ao da view + 30 pixels
x=view_xview+30;//a posição X dele será a mesma que a parte esquerda da view e não passa disso
}
Exemplo: pra essa imagem abaixo eu pressionei os comandos pra que eles se movessem pra traz, tentando
sair do foco da view e claro, é impossível com os códigos.
2 players - [tutorial]View que segue 2 objetos + limitações para players 58048946

Agora vamos ao objeto que vai controlar a view. Você pode nomear ele como quizer, mas
esse código tem que estar no step dele:
Código:
x = obj_p1.x/2 + obj_p2.x/2;

Agora vamos as explicações pra tirar a dúvida de muitos que ainda se atrapalham pra elaborar esse tipo de código.

Digamos que eu criei um jogo de luta com uma view de 250 de altura e 300 de largura, até aí tudo bem, mas como fazer a view seguir dois objetos se a opção só nos deixa escolher um e o Shadow ainda quer colocar mais um?
É, eu quero colocar mais um sim só que esse terceiro vai pegar do eixo X de cada player, a posição exata e dividir por dois pra se posicionar no resultado.
Exemplo: Se o player 1 esta na posição 80 e o player 2 esta na posição 220 da view, o objeto que controla a view pega o 80, divide por 2 que vai ficar 40 e pega o 220, divide por 2 que vai ficar 110 e soma tudo resultando em 150 que é exatamente o centro da view que tem 300 de largura.

Imagen:
2 players - [tutorial]View que segue 2 objetos + limitações para players 49528052

Bem pessoal, espero que tenham gostado do tuto e percam essa dúvida de vez.
Até mais!
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Última edição por Shadow10 em Sáb 28 maio 2011, 23:40, editado 8 vez(es)
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Mensagem por sonic luan Sáb 09 Abr 2011, 17:35

muito bom seu tuto shadow 10, ainda não tinha encontrado um tutorial que esplicase isso Very Happy
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Mensagem por Shadow10 Sáb 09 Abr 2011, 19:25

Obrigado Sonic Luan e espero que ajude muitos que tem problemas com isso a pesar de ser simples de resolver.
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Mensagem por Machow8 Seg 23 maio 2011, 22:26

Que incrível, Shadow10! Cara, vc está de parabéns: um tutorial bem explicado, com imagens, inclusive com essa incrível que nunca para de se mexer. Nota? 10, é claro!
E aprendi muito com esse seu tutorial! mandei uma mp para vc e acredito que vc aceitará o que estará escrito nela! Happy
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Mensagem por Anderson3d Seg 23 maio 2011, 22:34

Tutorial mítico. Estava precisando disso e não tinha a mínima idéia de como fazer. Parabéns cara!
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Mensagem por Shadow10 Seg 23 maio 2011, 22:55

É bom ser elogiado por vocês.
Eu procuro sempre expressar pelo modo de funcionamento de uma engine.
Assim, todos entendem, até os novatos.
E Anderson3d?
Muito show o Suaper Policial. É ação do início ao fim.

Obrigado pelos elogios pessoal e até mais!
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Mensagem por PedroX Seg 23 maio 2011, 23:01

Muito bom.
Só acho que não precisa desse self.
O tutorial está muito bom, a view sempre ficará entre os dois objetos.
Parabens! Dei reputação.

Até mais!

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Mensagem por Shadow10 Seg 23 maio 2011, 23:06

Muitíssimo obrigado pela reputação e é verdade mesmo, não precisa do self, eu vou tirar.

****Editado****
Pronto!
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Mensagem por Machow8 Seg 23 maio 2011, 23:23

Que bela incrementada, Shadow10! E esqueci de dizer que vou adicionar +1 em sua reputação mais uma vez por vc ser tão legal!
Boa observação, Pedro Henrique! Assim o código ficou ainda melhor! Happy
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Mensagem por Mart10carado Dom 29 maio 2011, 08:53

mt bom....

....pena que o jogo que eu to fasendo e de tiro. ressaca
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Mensagem por Shadow10 Dom 29 maio 2011, 09:04

Mart10carado escreveu:mt bom....

....pena que o jogo que eu to fasendo e de tiro. ressaca
Ja viu Metal slug?
Ele é de tiro e é para um ou dois players.
Imagens:2 players - [tutorial]View que segue 2 objetos + limitações para players Metalslugx2 players - [tutorial]View que segue 2 objetos + limitações para players Metalslugx03aj4
Nesse jogo é usado um sistema de foco parecido com o deese tópico.
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Mensagem por Alex Piva Dom 29 maio 2011, 12:40

Opa ! Bom tutorial.
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Mensagem por Need_90 Dom 29 maio 2011, 19:09

Muito bom mesmo,me imprecionei,concerteza 10
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Mensagem por Shadow10 Seg 30 maio 2011, 07:19

Lembrando que eese tipo de foco é usado mais em jogos que suportam dois jogadores.
Obrigado pelos elogios!


Última edição por Shadow10 em Ter 14 Jun 2011, 19:05, editado 1 vez(es)
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Mensagem por PedroX Seg 30 maio 2011, 09:40

Podem fechar o tópico.
Não é necessário fechar tópicos de tutoriais.
Mas se você quiser, podemos fechar.

Parabens novamente pelo tutorial.
É bem útil, e eu acho melhor do que dividir em duas views.

Até mais!

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Mensagem por carotmaker Seg 30 maio 2011, 20:40

ótimo tutorial, apesar de eu ja conhecer, é mt importante de se saber, parabens denovo!
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