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[dica][geral] facilidades gm 4.3
+5
sonic luan
GameMakerTutoriais
Nicolas
vinians
Tedi Ripper
9 participantes
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[dica][geral] facilidades gm 4.3
Oi galera, depois do kevin ter ressucitado o meu topico de tutorial, ele começou a falar com o vinians sobre o game maker 4.3, ai eu resolvi baixar, eu baixei todas as versões do game maker, e a 4.3 foi a melhor até a 5, olha só:
-é totalmente livre
-Tem funçoes por exemplo: girar sprite
-É bem completinho (falta algumas coisas)
-É algo legal, pegar versões antigas e bater as limitações que eles achavam que existia.
bom galera, eu acho que é uma novidade criar um jogo com um programa mais antigo, vou tentar criar um jogo com ela, pq vc n tenta?
ta ai o download de todas as versões do gm: Versões antigas do gm
Ps.: os downloads estam no fim da pagina
Ps.: a verção 5 n é free
flw galera
-é totalmente livre
-Tem funçoes por exemplo: girar sprite
-É bem completinho (falta algumas coisas)
-É algo legal, pegar versões antigas e bater as limitações que eles achavam que existia.
bom galera, eu acho que é uma novidade criar um jogo com um programa mais antigo, vou tentar criar um jogo com ela, pq vc n tenta?
ta ai o download de todas as versões do gm: Versões antigas do gm
Ps.: os downloads estam no fim da pagina
Ps.: a verção 5 n é free
flw galera
Última edição por Tedi Ripper em Qui 07 Abr 2011, 23:54, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : port error)
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Re: [dica][geral] facilidades gm 4.3
Legal amigão, eu também gosto muito do GM 4.3 ele roda até no Wine no Linux eheeheh. Eu até fiz um jogo nele veja:
https://gmbr.forumeiros.com/t14045-letrox-10?highlight=Letrox
Flws!
https://gmbr.forumeiros.com/t14045-letrox-10?highlight=Letrox
Flws!
Re: [dica][geral] facilidades gm 4.3
Nossa o Gm 4.3 é bem massinha,como diz o de cima é bem completa,muito completa mesmo.mt mt bom.
Nicolas- Data de inscrição : 23/02/2010
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Re: [dica][geral] facilidades gm 4.3
Versão excelente! O GM 4.3 é imbatível em velocidade. Sem falar que roda em Windows mais antigos e no Linux como disse o vinians. Além disso, acredito que não haja decompilers pra ela.
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Re: [dica][geral] facilidades gm 4.3
ai galera, tava olhando os codigos do gm 4.3, olha só:
image_single: acho que é igual a image_angle
image_alpha: vcs sabem
são dois codigos muito bons, flw
image_single: acho que é igual a image_angle
image_alpha: vcs sabem
são dois codigos muito bons, flw
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Re: [dica][geral] facilidades gm 4.3
baichei o Game Maker 4.3 e bem legal,da para criar ate scripts, bem legal
Re: [dica][geral] facilidades gm 4.3
Tedi Ripper escreveu:ai galera, tava olhando os codigos do gm 4.3, olha só:
image_single: acho que é igual a image_angle
image_alpha: vcs sabem
são dois codigos muito bons, flw
A image_single determina qual quadro de animação será mostrado. Se você definí-la como 5 então somente o quadro 5 ficará ativo. Se o valor dela for (-1) aí todos os quadros serão mostrados normalmente.
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Re: [dica][geral] facilidades gm 4.3
ata, foi mal
to estudando o help do gm 4, é só fica clicando pro lado e ai aparecendo, depois vo ve se posto um tuto aki,
ps.: ainda tenho que posta o resto do tuto de I.A, kk, n sei mais o que posta.
flw
-------------EDIT----------------
ae galera, achei uma função que todo maker que usa o gm lite gostaria, o game maker 4.3 que é totalmente livre, tem funçoes MPLAY!!!!
vc n precisa de cracks, vc n precisa de outras coisas do tipo, é só o bom e velho codigo!
esse gm 4.3 ta me empressionando!!
to estudando o help do gm 4, é só fica clicando pro lado e ai aparecendo, depois vo ve se posto um tuto aki,
ps.: ainda tenho que posta o resto do tuto de I.A, kk, n sei mais o que posta.
flw
-------------EDIT----------------
ae galera, achei uma função que todo maker que usa o gm lite gostaria, o game maker 4.3 que é totalmente livre, tem funçoes MPLAY!!!!
vc n precisa de cracks, vc n precisa de outras coisas do tipo, é só o bom e velho codigo!
esse gm 4.3 ta me empressionando!!
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Re: [dica][geral] facilidades gm 4.3
É bom mesmo esse 4.3, mas como ele pode usar DLL's é melhor usar a 39DLL para rede, é bem melhor que o MPlay!Tedi Ripper escreveu:ata, foi mal
to estudando o help do gm 4, é só fica clicando pro lado e ai aparecendo, depois vo ve se posto um tuto aki,
ps.: ainda tenho que posta o resto do tuto de I.A, kk, n sei mais o que posta.
flw
-------------EDIT----------------
ae galera, achei uma função que todo maker que usa o gm lite gostaria, o game maker 4.3 que é totalmente livre, tem funçoes MPLAY!!!!
vc n precisa de cracks, vc n precisa de outras coisas do tipo, é só o bom e velho codigo!
esse gm 4.3 ta me empressionando!!
Flws!
Re: [dica][geral] facilidades gm 4.3
ai cara, eu n faço a menor ideia de como usar DLLs, tem algum tuto pra isso? se tem, passa pra mim. vlw
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Re: [dica][geral] facilidades gm 4.3
acho que não e possivel, acho que so apartir do 5 ou 6 que usa.
não sei
não sei
Re: [dica][geral] facilidades gm 4.3
Sim é possivel veja no snipet retirado do manual do GM 4.3C
external_define0(dll,name,restype);// Defines an external function without arguments. dll is the name of the dll file. name is the name of the functions. And restype is the type of the result. For this use either ty_real or ty_string.
external_define1(dll,name,arg1type,restype);// Defines an external function with one arguments. Same as above but now arg1type is the type of the first argument. For this again use either ty_real or ty_string.
external_define2(dll,name,arg1type,arg2type,restype); //Defines an external function with two arguments.
external_define3(dll,name,arg1type,arg2type,arg3type,restype); //Defines an external function with three arguments.
external_define4(dll,name,arg1type,arg2type,arg3type,arg4type,restype);// Defines an external function with four arguments.
external_define5(dll,name,restype);// Defines an external function with five real arguments. (Strings are not possible with more than 4 arguments).
external_define6(dll,name,restype);// Defines an external function with six real arguments. (Strings are not possible with more than 4 arguments).
external_define7(dll,name,restype);// Defines an external function with fseven real arguments. (Strings are not possible with more than 4 arguments).
external_define8(dll,name,restype);// Defines an external function with eight real arguments. (Strings are not possible with more than 4 arguments).
Pra quem conhece Delphi é bem simples criar uma DLL, mesmo porque o Gm4.3C foi criado em Delphi.
Depois que você usar um destes external_define você deve usar o external_call().
Observe que ha um external_call especifico para cada external_define, isso varia com o número de argumentos que a função da sua DLL contém.
external_call0(id) // Calls the external function with the given id, that has no arguments.
external_call1(id,arg1) // Calls the external function with the given id, that has one argument.
external_call2(id,arg1,arg2) // Calls the external function with the given id, that has two arguments.
external_call3(id,arg1,arg2,arg3) // Calls the external function with the given id, that has three arguments.
external_call4(id,arg1,arg2,arg3,arg4) // Calls the external function with the given id, that has four arguments.
external_call5(id,arg1,arg2,arg3,arg4,arg5) // Calls the external function with the given id, that has five arguments.
external_call6(id,arg1,arg2,arg3,arg4,arg5,arg6) // Calls the external function with the given id, that has six arguments.
external_call7(id,arg1,arg2,arg3,arg4,arg5,arg6,arg7) // Calls the external function with the given id, that has seven arguments.
external_call8(id,arg1,arg2,arg3,arg4,arg5,arg6,arg7,arg8) // Calls the external function with the given id, that has eight arguments.
Flws!
external_define0(dll,name,restype);// Defines an external function without arguments. dll is the name of the dll file. name is the name of the functions. And restype is the type of the result. For this use either ty_real or ty_string.
external_define1(dll,name,arg1type,restype);// Defines an external function with one arguments. Same as above but now arg1type is the type of the first argument. For this again use either ty_real or ty_string.
external_define2(dll,name,arg1type,arg2type,restype); //Defines an external function with two arguments.
external_define3(dll,name,arg1type,arg2type,arg3type,restype); //Defines an external function with three arguments.
external_define4(dll,name,arg1type,arg2type,arg3type,arg4type,restype);// Defines an external function with four arguments.
external_define5(dll,name,restype);// Defines an external function with five real arguments. (Strings are not possible with more than 4 arguments).
external_define6(dll,name,restype);// Defines an external function with six real arguments. (Strings are not possible with more than 4 arguments).
external_define7(dll,name,restype);// Defines an external function with fseven real arguments. (Strings are not possible with more than 4 arguments).
external_define8(dll,name,restype);// Defines an external function with eight real arguments. (Strings are not possible with more than 4 arguments).
Pra quem conhece Delphi é bem simples criar uma DLL, mesmo porque o Gm4.3C foi criado em Delphi.
Depois que você usar um destes external_define você deve usar o external_call().
Observe que ha um external_call especifico para cada external_define, isso varia com o número de argumentos que a função da sua DLL contém.
external_call0(id) // Calls the external function with the given id, that has no arguments.
external_call1(id,arg1) // Calls the external function with the given id, that has one argument.
external_call2(id,arg1,arg2) // Calls the external function with the given id, that has two arguments.
external_call3(id,arg1,arg2,arg3) // Calls the external function with the given id, that has three arguments.
external_call4(id,arg1,arg2,arg3,arg4) // Calls the external function with the given id, that has four arguments.
external_call5(id,arg1,arg2,arg3,arg4,arg5) // Calls the external function with the given id, that has five arguments.
external_call6(id,arg1,arg2,arg3,arg4,arg5,arg6) // Calls the external function with the given id, that has six arguments.
external_call7(id,arg1,arg2,arg3,arg4,arg5,arg6,arg7) // Calls the external function with the given id, that has seven arguments.
external_call8(id,arg1,arg2,arg3,arg4,arg5,arg6,arg7,arg8) // Calls the external function with the given id, that has eight arguments.
Flws!
Re: [dica][geral] facilidades gm 4.3
ai, nunguem tem um tuto de como usar dlls? please, eu quero muito aprender.
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Re: [dica][geral] facilidades gm 4.3
Tenho aqui no meu computador as versões do GM 6, 7 E 8(Somente a 6 e o 8 são Pro), todos são atualizações de meus GM, desde que iniciei a programar nele(2007, mas foi para valer em 2008), certamente já tinha experimentado o 4, e realmente, é muito bom, ele é bom para criar Mazes na minha opnião.
Até!
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- Game Maker Studio 2.0
- Java
- Godot
- Javascript
- C ou C++
Re: [dica][geral] facilidades gm 4.3
não presisa pedir pra nimguem e so pesquiser no forum, se não tiver ai sim voçe pede para faser umTedi Ripper escreveu:ai, nunguem tem um tuto de como usar dlls? please, eu quero muito aprender.
Re: [dica][geral] facilidades gm 4.3
asdsdds
Última edição por R.GG em Ter 12 Abr 2011, 02:05, editado 1 vez(es)
Re: [dica][geral] facilidades gm 4.3
GM 4.3 é ÓTIMO...
tem funções que essas novas versões do GM tem... e se naum tem... sempre há aquele Jeitinho Brasileito pra conseguir =D
e realmente... "NÃO EXISTE" Decompiler para a Versão 4.3
antes eu achava ele meio arcaico... até saber (pelo nosso amigo vivians) que ele suportava DLL... e isso é verdade...
então o GM 4.3 ele te permite fazer games que o GM8 por exemplo faz (exagerei um pouco... mais é em partes verdade)
pois usando scripts externos de DELPHI para os Mesmos parâmetros de Ação que o GM usa... é possivel fazer as mesmas coisas...
mais dae você teria que ter um grande conhecimento nas 2 linguagens...
só tem alguns Problemas Globais... para especificações mais detalhadas... mais segurança na hora da distribuição...
mais mexendo Direitinho (e usando funções externas/DLL's ) dah para deixar parecido com o GM8
Bem é isso ae pessoal...
Flws té+
tem funções que essas novas versões do GM tem... e se naum tem... sempre há aquele Jeitinho Brasileito pra conseguir =D
e realmente... "NÃO EXISTE" Decompiler para a Versão 4.3
antes eu achava ele meio arcaico... até saber (pelo nosso amigo vivians) que ele suportava DLL... e isso é verdade...
então o GM 4.3 ele te permite fazer games que o GM8 por exemplo faz (exagerei um pouco... mais é em partes verdade)
pois usando scripts externos de DELPHI para os Mesmos parâmetros de Ação que o GM usa... é possivel fazer as mesmas coisas...
mais dae você teria que ter um grande conhecimento nas 2 linguagens...
só tem alguns Problemas Globais... para especificações mais detalhadas... mais segurança na hora da distribuição...
mais mexendo Direitinho (e usando funções externas/DLL's ) dah para deixar parecido com o GM8
Bem é isso ae pessoal...
Flws té+
Re: [dica][geral] facilidades gm 4.3
GM4 é F*da! O problema é que a yoyo games só está se importando com a qualidade dos jogos. Mas a velocidade, a taxa de atualização tá Horrível no GM8 fazer um jogo com muitas partículas pode se tornar um transtorno.
Seria bom se a Yoyogames fizesse o GM identificar mais de uma língua no GM8, foi isso que eu entendi sobre o Delphi que o Kevin Falou.
Imagina poder usar um pouco de HTML no meio de GML
Seria ótimo e facilitaria o processo de várias coisas, como adicionar um vídeo do you tube, por exemplo.
Seria bom se a Yoyogames fizesse o GM identificar mais de uma língua no GM8, foi isso que eu entendi sobre o Delphi que o Kevin Falou.
Imagina poder usar um pouco de HTML no meio de GML
Seria ótimo e facilitaria o processo de várias coisas, como adicionar um vídeo do you tube, por exemplo.
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Re: [dica][geral] facilidades gm 4.3
bem... seria Interessante adicionar outras linguagens Dancity... mais HTML com Delphi... acho que naum daria muito certo...
sobre a Linguagem delphi que pronunciei para aumentar os recursos...
disse isso pois o GM foi feito no Delphi... e consequentemente... pode ser adicionado Códigos em DELPHI em DLL's para poder ampliar o Poder de força do GM...
a maioria das DLL's que vi pra GM foram feitas em Delphi... dizem que tem outras de outras linguagens... mais naum sei realmente afirmar isto...
jah que o GM 4.3 suporta jah DLL's.. comentei que.. pode ser feito Efeitos e Ações no seu game feito no GM4.3 que no GM8 tem... se caso vc souber BEM a linguagem DELPHI e a linguagem GML...
o único problema ae seria mesmo... ter que copiar e colar SEMPRE os Scripts das DLL's para esses efeitos toda vez que for criar um Game... Tirando isso... é boa a idéia...
é isso pessoal... FLWs
sobre a Linguagem delphi que pronunciei para aumentar os recursos...
disse isso pois o GM foi feito no Delphi... e consequentemente... pode ser adicionado Códigos em DELPHI em DLL's para poder ampliar o Poder de força do GM...
a maioria das DLL's que vi pra GM foram feitas em Delphi... dizem que tem outras de outras linguagens... mais naum sei realmente afirmar isto...
jah que o GM 4.3 suporta jah DLL's.. comentei que.. pode ser feito Efeitos e Ações no seu game feito no GM4.3 que no GM8 tem... se caso vc souber BEM a linguagem DELPHI e a linguagem GML...
o único problema ae seria mesmo... ter que copiar e colar SEMPRE os Scripts das DLL's para esses efeitos toda vez que for criar um Game... Tirando isso... é boa a idéia...
é isso pessoal... FLWs
Re: [dica][geral] facilidades gm 4.3
Amigos, DLL's podem ser criadas em Delphi, C++, C#( sim .NET também dá) porém esse não é o caso. O que é mais importante é que o GM4.3c embora antigo é um ótimo criador de jogos com capacidade para criar qualquer coisa, depende mesmo é de você. Como disse o Kelvin, com DLL's podemos fazer qualquer coisa, seja ela em Delphi ou qualquer outra linguagem que possa cria-las. Eu particularmente uso Delphi, mas a escolha é sua.
Um jogo depende muito do seu criador, não vamos dar mais valor ao martelo que ao carpinteiro não é mesmo?
Flws!
Um jogo depende muito do seu criador, não vamos dar mais valor ao martelo que ao carpinteiro não é mesmo?
Flws!
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