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IA do Inimigo Plataforma (com gravidade) e Top View

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inimigo - IA do Inimigo Plataforma (com gravidade) e Top View Empty IA do Inimigo Plataforma (com gravidade) e Top View

Mensagem por Lucas 5293 Qua 06 Abr 2011, 17:24

IA de plataforma e Top view



Plataforma:Game Maker 8

Experiência: Intermediário

Descrição:Irei explicar como fazer o inimigo seguir o player quando estiver perto

e atacar quando estiver muito perto


Plataforma:


No evento Step do inimigo clique na aba control e arraste o Execute Code para a coluna das Ações

Digite o seguinte codigo:


Código:

if player.x>x and distance_to_object(player)<250//se a distancia do inimigo com o player for menor que 250
{
x+=4//vai para a direita

}

if player.x<x and distance_to_object(player)<250//se a distancia do inimigo com o player for maior que 250
{
x-=4// vai para a esquerda

}

if player.x>x and distance_to_object(player)<10// se o nimigo estiver muito perto do player
{
sprite_index= spr_inimigo_atacando// ele ataca
}

if player.x<x and distance_to_object(player)<10// se o nimigo estiver muito perto do player
{
sprite_index= spr_inimigo_atacando// ele ataca
}
if place_free(x,y+1)// se estiver livre de colisões
gravity=0.5//a gravidade é 0.5
else//senao
gravity=0//é 0

Top View:


No evento Step do inimigo clique na aba control e arraste o Execute Code para a coluna das Ações

Digite o seguinte codigo:


Código:
action_potential_step(player.x,player.y,3.5,1)// segue o player desviando dos blocos

if player.x>x and distance_to_object(player)<10// se o nimigo estiver muito perto do player

sprite_index= spr_inimigo_atacando// ele ataca


if player.x<x and distance_to_object(player)<10// se o nimigo estiver muito perto do player

sprite_index= spr_inimigo_atacando// ele ataca


Última edição por Lucas 3952 em Sáb 04 Jun 2011, 08:37, editado 9 vez(es)
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Mensagem por Lucas 5293 Qui 07 Abr 2011, 11:52

...


Última edição por Lucas 3952 em Sex 08 Abr 2011, 13:36, editado 1 vez(es)
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Mensagem por LCS Qui 07 Abr 2011, 13:09

calma cara não é assim tem que esperar pra ver se os outros vão postar não é desistir direto assim tem muitos tutoriais phodoes aqui no forum e ficam sem comentarios

ao tutorial
ate pode ser funcional mas ta muito mal explicado, tu não disse pra que servem os codigos nao explicou nada apenas disse onde botar em que evento e pronto tem que melhorar esse tutorial ai um iniciante não entenderia nada

flws
não desista dos tutoriais xDD
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Mensagem por willam Qui 07 Abr 2011, 14:32

Nossa! ta muito bom! gostei bastante! expica todas as funções e me fez entender como fazer um jogo de plataforma e com fazer o inimigo atacar só quando tiver bem perto!

Muito obrigado! Esse tutorial pode ajudar muitas pessoas... Você é ótimo para fazer tutoriais, não pare de fazer por favor! eles sempre são bons What a Face


Flw!
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Mensagem por All-x Qui 07 Abr 2011, 19:40

Um conselho. Não deixe tudo verde e centralizado. Fica dificil entender as coisas. Dê destaque somente a títulos, subtítulos, listas, etc.

Use a tag GML:

Código:
<gml>SEU CÓDIGO AQUI</gml>

Seu código será auto-formatado:

//Se morrer finaliza o jogo
if morreu=true{game_end()}

Fica ai a dica.

FLWS!
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Mensagem por sonic luan Qui 07 Abr 2011, 22:11

muito bom para que quiser faser jogos de plataforma. Laughing
mas não presisa quebrar as regras, se quer que as pessoas comentem publique o topico na sua assinatura.
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Mensagem por Assassino Qui 07 Abr 2011, 22:42

Ótimo tutorial, mais ou menos explicado mas gostei da funçãozinha action_potential_step que eu não sabia direito pra que servia Smile


Última edição por weslleyvieira em Qui 28 Abr 2011, 13:59, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Lucas 5293 Sáb 09 Abr 2011, 14:20

Essa função naum eh muito conhecida
Quando vc digita ela no Execute Code naum aparece sugestoes
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Mensagem por Rod Qua 13 Abr 2011, 16:49

Ow, muito bom tutorial mesmo!!!
Me ajudou MUITO com meu MH!!!

vlw mesmo, tava tentando faze isso a meses!!!
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Mensagem por Nedotavio1807 Qui 21 Abr 2011, 12:46

vlws, tbem me ajudou bastante, continue assim com seus tutorials não creio que esteja mal explicado, você já colocou no início: experiência intermediário, tá muito bom continue assim!
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Mensagem por Sonic Qui 28 Abr 2011, 13:24

mas o inimigo so via para esquerda
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Mensagem por Lucas 5293 Qui 28 Abr 2011, 13:36

Sonic escreveu:mas o inimigo so via para esquerda

Talvez vc tenha colocado assim:
Código:
if player.x<x and distance_to_object(player)<250//se a distancia do inimigo com o player for menor que 250
{
x-=4//vai para a direita

}

if player.x<x and distance_to_object(player)<250//se a distancia do inimigo com o player for maior que 250
{
x-=4// vai para a esquerda

}

em vez de assim

Código:
if player.x>x and distance_to_object(player)<250//se a distancia do inimigo com o player for menor que 250
{
x+=4//vai para a direita

}

if player.x<x and distance_to_object(player)<250//se a distancia do inimigo com o player for maior que 250
{
x-=4// vai para a esquerda

}
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Mensagem por Sonic Qui 28 Abr 2011, 13:54

Agora sim Vlw mano ;D
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