Entrar
Últimos assuntos
» Colisões não funcionandopor RastaMaan Sex 26 Abr 2024, 19:49
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
Duvida sobre alarm
+2
Math Maker
recri
6 participantes
Página 1 de 1
Duvida sobre alarm
Pessoal ja baixei varias engines e ja vi quase todas com a funçao alarm, qual a sua real funçao, o que pode ser feito com ela ? Poder responder bem resumidamente apenas quero saber qual sua funçao e se possivel dar um exemplo, grato !
recri- Data de inscrição : 30/12/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 88
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Duvida sobre alarm
Função de um alarm? Contar um tempo, só isso.
Exemplo de uso de um alarm? Quero que você tenha um minuto para passar a fase, se não reinicia, no começo da fase ponho o alarm[0] como 30*60 (30 é um segundo). Então programo o alarm[0] para reiniciar a fase caso o player não a tenha terminado.
Entendeu? Qualquer coisa estamos ai.
Exemplo de uso de um alarm? Quero que você tenha um minuto para passar a fase, se não reinicia, no começo da fase ponho o alarm[0] como 30*60 (30 é um segundo). Então programo o alarm[0] para reiniciar a fase caso o player não a tenha terminado.
Entendeu? Qualquer coisa estamos ai.
Math Maker- Data de inscrição : 26/02/2011
Reputação : 6
Número de Mensagens : 107
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Duvida sobre alarm
Você atribui um númerio de STEPS à ele (tempo) e no evento do alarm escolhido coloca o que quer que aconteça no fim desse tempo. Um step dura mais ou menos entre 1 à 3 milésimos de segundo.
Última edição por Lucas Lunar em Sex 01 Abr 2011, 20:16, editado 1 vez(es)
Licht- Games Ranking :
Data de inscrição : 26/04/2010
Reputação : 34
Número de Mensagens : 1217
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Duvida sobre alarm
Os alarms são usados para executar um código depois de um tempo determinado.
Em GML, ficaria assim:
Um exemplo:
Nota: Um segundo equivale a 30 steps.
Agora, depois que disparado o alarme, ele precisa fazer os códigos desejados. Para isso, vá em Add Event>Alarm e escolha o alarme desejado. Depois, é só colocar o código desejado!
Vou dar um exemplo:
Abra um novo projeto e crie um objeto chamado obj_tempo.
No evento Create coloque:
Coloque-o em uma room, teste e fique atento na contagem dos segundos
Espero ter ajudado!
Em GML, ficaria assim:
- Código:
alarm[numero_do_alarme]=tempo
Um exemplo:
- Código:
alarm[2]=180
Nota: Um segundo equivale a 30 steps.
Agora, depois que disparado o alarme, ele precisa fazer os códigos desejados. Para isso, vá em Add Event>Alarm e escolha o alarme desejado. Depois, é só colocar o código desejado!
Vou dar um exemplo:
Abra um novo projeto e crie um objeto chamado obj_tempo.
No evento Create coloque:
- Código:
alarm[0]=60 //dispara o alarme 0 em 2 segundos
alarm[1]=150 //dispara o alarme 1 em 5 segundos
- Código:
draw_text(20,20,"Depois de 2 segundos foi disparado o alarme 0")
- Código:
draw_text(20,20,"Depois de 5 segundos foi disparado o alarme 1")
Coloque-o em uma room, teste e fique atento na contagem dos segundos
Espero ter ajudado!
JV Justino- Games Ranking :
Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 20
Número de Mensagens : 619
Prêmios :
x 0 x 13 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Duvida sobre alarm
Você usa eles com certas regrinhas e excecoes.
Exemplo:
Regra: Nunca use ele no evento Step ou Draw.
Excecao: Pode usar nesses eventos se por dentro de uma condicao.
É preferencial voce usar dentro de uma condicao que vai mudar. Exemplo:
if (vidas<1)
{
alarm[0]=30;
vidas=5; //mudou o valor de vidas, assim ele nao repete
}
Voce pode usar contadores com variaveis, é mais facil. Mas isso fica para outra ocasiao.
FLW
Exemplo:
Regra: Nunca use ele no evento Step ou Draw.
Excecao: Pode usar nesses eventos se por dentro de uma condicao.
É preferencial voce usar dentro de uma condicao que vai mudar. Exemplo:
if (vidas<1)
{
alarm[0]=30;
vidas=5; //mudou o valor de vidas, assim ele nao repete
}
Voce pode usar contadores com variaveis, é mais facil. Mas isso fica para outra ocasiao.
FLW
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Duvida sobre alarm
Ele serve para fazer que se passar certo tempo executar uma ação, como por exemplo mudar de tela ou de sprite.
Espero ter ajudado...
Espero ter ajudado...
Super Games- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2799
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Java
- C ou C++
Re: Duvida sobre alarm
joao vitor jv escreveu:Os alarms são usados para executar um código depois de um tempo determinado.
Em GML, ficaria assim:Isso iria disparar o alarme de número escolhido no tempo desejado.
- Código:
alarm[numero_do_alarme]=tempo
Um exemplo:Assim é disparado o alarme número 2 em um tempo de 180 steps
- Código:
alarm[2]=180
Nota: Um segundo equivale a 30 steps.
Agora, depois que disparado o alarme, ele precisa fazer os códigos desejados. Para isso, vá em Add Event>Alarm e escolha o alarme desejado. Depois, é só colocar o código desejado!
Vou dar um exemplo:
Abra um novo projeto e crie um objeto chamado obj_tempo.
No evento Create coloque:Agora no evento Alarm 0 coloque:
- Código:
alarm[0]=60 //dispara o alarme 0 em 2 segundos
alarm[1]=150 //dispara o alarme 1 em 5 segundosE no evento Alarme 1 coloque:
- Código:
draw_text(20,20,"Depois de 2 segundos foi disparado o alarme 0")
- Código:
draw_text(20,20,"Depois de 5 segundos foi disparado o alarme 1")
Coloque-o em uma room, teste e fique atento na contagem dos segundos
Espero ter ajudado!
Cara eu fiz esse exemplo que vc fez e n apareçeu nenhum texto na room, caso queira ver como eu fiz a engine esta aqui:
http://www.sendspace.com/file/eqs8jy
Eu ja entendi para que server a funçao alarm so n entendi direito o codigo
recri- Data de inscrição : 30/12/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 88
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Duvida sobre alarm
Perdão pelo meu erro ;)
Agora vou passar um outro exemplo:
No evento Create coloque:
Esse exemplo funciona
Agora vou passar um outro exemplo:
No evento Create coloque:
- Código:
alarm[0]=150 //dispara o alarme 0 em 5 segundos
- Código:
show_message("Depois de 5 segundos foi disparado o alarme 0")
Esse exemplo funciona
JV Justino- Games Ranking :
Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 20
Número de Mensagens : 619
Prêmios :
x 0 x 13 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Duvida sobre alarm
joao vitor jv escreveu:Perdão pelo meu erro ;)
Agora vou passar um outro exemplo:
No evento Create coloque:No evento Alarm 0 coloque:
- Código:
alarm[0]=150 //dispara o alarme 0 em 5 segundos
- Código:
show_message("Depois de 5 segundos foi disparado o alarme 0")
Esse exemplo funciona
A cara vlw mesmo agora entendi o codigo, vo usar sua fan-bar, vc ja me ajudeu mais de 3 vezes e vcs ai de cima tambem, assim que aprender bastante sobre gm tambem ajudarei os que precisarem
recri- Data de inscrição : 30/12/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 88
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» [Resolvido]Dúvida sobre o evento alarm
» Duvida: Criando movimento de senoide via alarm usando GML
» Como faço um alarm sem ser alarm?
» Alarm só com GML
» Ajuda com alarm :|
» Duvida: Criando movimento de senoide via alarm usando GML
» Como faço um alarm sem ser alarm?
» Alarm só com GML
» Ajuda com alarm :|
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|