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Ajuda com jogo

3 participantes

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Ajuda com jogo Empty Ajuda com jogo

Mensagem por Convidad Qua 30 Mar 2011, 14:51

Se algo desses for possivel me ajudem
Bom estou fazendo um jogo de labirinto e queria formar umas trapaças (não importa dificuldade se tiver que estudar o dobro do que o normal eu estudo .Nada e impossivel ! Apenas teoricamente improvavel)
Ex1 : Quando o player tocasse em algo mostrasse o mapa e onde ele esta
Ex2 : Quando encostar em certo objeto se teletransportar para tal lugar
Ex3 : Quando encostar em tal lugar a velocidade diminuir (ficar pelo menos 1 minuto)
Ex4 : Quando encostar em tal lugar a velocidade aumentar (ficar pelo menos 1 minuto)

Ex5 : Quando encostar em algo o tempo almentar em 300 segundos
Ex5 : Quando encostar em algo o tempo diminuir em 300 segundos


Outros
Ex1 : Sistema de cadastro,login
Ex2 : Sistema de score que funciona com o tempo (soma o tempo que demorou em cada fase da o score final)
Ex3 : Cada fase ter uma senha quando fosse logar tivesse como continuar (se a pessoa não fosse cadastrada o continuar seria por senha)


Duvidas
1ª : É possivel faser um jogo com a maioria dessas opçoes?

Comments
oque for possivel e que vocês saibam poste ae para todo mundo isso ajudara a muitos (não poste se for so para falar boa pergunta bla,bla,bla, so se for alguma duvida a alguma questão e aos tutorias (se você quiser add um comentario qualquer que seja junto com uma pergunta ou tuto era melhor se não o topico fica grande Very Happy)) quem quiser creditos so avisar.Oque eu mais preciso desses itens é o primeiro (Quando o player tocasse em algo mostrasse o mapa e onde ele esta)


Agradeço desde ja




Última edição por vdm842 em Qui 31 Mar 2011, 21:11, editado 3 vez(es)
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Ajuda com jogo Empty Re: Ajuda com jogo

Mensagem por Math Maker Qua 30 Mar 2011, 15:46

Cara, bom dia.

Todas as suas dúvidas são totalmente possíveis, sem menor dúvida. Pra fazer um mapa você pode fazer um estilo de escala considerando todos os objetos com uns pontos. Se usar blocos os definem como cinza suas localizações na escala (fácil se seus sprites foram 32x32), você pode criar uma view com um zoom (acho que a primeira opção fica mais legal).

A escala pode ser feita da seguinte forma:

- Define-se uma grade total, como 32x32 da qual se definam seus sprites.

- Divide a largura da tela pela grade.

- Cada objeto em seu create divide seu x por 32 (o obj tem que estar enquadrado) e definindo uma cor para seu quadradinho.

- Então usa-se o draw (grande problema, memória), com base nos dados adquiridos.

Outra forma bem fácil é desenhar o mapa em seu radical (coisas que não se locomovem), e então com uma base (grade) o seu player e tudo que se move cria um sprite dentro do mapinha.

O primeiro é mais complicado, mas dai é só criar a room e inserir o script que funciona.

O segundo deve de economizar memória, mas cada room um desenho, e erros podem acabar se mostrando pelo acaso.

É isso cara, tenta o que eu disse, se minhas ideias se mostrarem meio que complexas, basta perdir ajuda, vlw?
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Ajuda com jogo Empty Re: Ajuda com jogo

Mensagem por Convidad Qua 30 Mar 2011, 15:50

eu não entendi direito
achei melhor a do script mas como faria isso (eu não sei absolutamente nd de scripts :S)
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Ajuda com jogo Empty Re: Ajuda com jogo

Mensagem por biscoito Qua 30 Mar 2011, 16:41

Carinhaa isso é possivel fazer simm...
pra fazer ele tocar em algum obj e aumentar o tempo faça:
add event:
(colisao com o objque aumenta o tempo)
ai abre um execute code:
Código:
Tempo+=300//em "Tempo" coloca a variavel que vc usou pra fazer o tempo.
agora se for pra diminui o tempo:
add event:
(colisao com o objque diminui o tempo)
ai abre um execute code:
Código:
Tempo-=300//em "Tempo" coloca a variavel que vc usou pra fazer o tempo.
Certinho??? Vc ja fez o tempo ai nee?
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Ajuda com jogo Empty Re: Ajuda com jogo

Mensagem por Convidad Qua 30 Mar 2011, 16:45

sim biscoito ja fiz o tempo vou tentar aqui ja dou edit Very Happy (quer creditos?)
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Ajuda com jogo Empty Re: Ajuda com jogo

Mensagem por biscoito Qua 30 Mar 2011, 16:47

quero naoo,se der algum erro so me flar...
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Mensagem por Convidad Qua 30 Mar 2011, 16:50

deu esse erro
Código:
ERROR in
action number 1
of Collision Event with object obj_tempoaumenta
for object obj_player:

Error in code at line 1:
  Tempo+=300//em "Tempo" coloca a variavel que vc usou pra fazer o tempo.
  ^
at position 1: Unknown variable Tempo
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Ajuda com jogo Empty Re: Ajuda com jogo

Mensagem por biscoito Qua 30 Mar 2011, 16:55

ahh simm,qual a variavel q vc usou pra fazer o seu tempo aii???
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Mensagem por Convidad Qua 30 Mar 2011, 16:57

o nome?

obj_controle

seria este o problema?
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Mensagem por biscoito Qua 30 Mar 2011, 17:04

naao o codigo q vc coloco no creat do obj_controle
qual é?
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Ajuda com jogo Empty Re: Ajuda com jogo

Mensagem por Convidad Qua 30 Mar 2011, 17:09

alarm[0]=3
tempo=5000
assim
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Ajuda com jogo Empty Re: Ajuda com jogo

Mensagem por biscoito Qua 30 Mar 2011, 17:13

em vez de "Tempo" la no meu codigo coloca tempo com T minusculo
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Ajuda com jogo Empty Re: Ajuda com jogo

Mensagem por Convidad Qua 30 Mar 2011, 17:16

erro dnv

ERROR in
action number 1
of Collision Event with object object11
for object obj_player:

Error in code at line 1:
tempo-=300//em "tempo" coloca a variavel que vc usou pra fazer o tempo.
^
at position 1: Unknown variable tempo
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Ajuda com jogo Empty Re: Ajuda com jogo

Mensagem por biscoito Qua 30 Mar 2011, 17:21

ahh verdade esqueci do global...
em todo lugar aonde vc declarou a variavel tempo,vc coloca global.
tipo global.tempo = 5000
no meu codigo tambem coloque isso
biscoito
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Mensagem por Convidad Qua 30 Mar 2011, 17:25

dexa esse de tempo nao funfa de jeito nenhum
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Ajuda com jogo Empty Re: Ajuda com jogo

Mensagem por biscoito Qua 30 Mar 2011, 17:30

vixii cara... qualque coisa me manda a engine do seu progeto eu faço...
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Ajuda com jogo Empty Re: Ajuda com jogo

Mensagem por saim Qua 30 Mar 2011, 17:35

tempo é uma variável do obj_controle, então você deve alterá-la lá.
Para alterar variáveis de outro objeto, use o nome do objeto, um "." e o nome da variável. Tipo:
obj_controle.tempo-=300

Sugiro criar um tópico pra cada dúvida. Assim, você não corre o risco de ter uma pergunta esquecida no tempo.
E não desista assim, logo de cara. Você mesmo disse que vai estudar o quanto for preciso.
saim
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Mensagem por Convidad Qua 30 Mar 2011, 17:37

mas essa não funciono eu não tenho culpa
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Ajuda com jogo Empty Re: Ajuda com jogo

Mensagem por biscoito Qua 30 Mar 2011, 17:48

arrumei la pra vc...
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Ajuda com jogo Empty Re: Ajuda com jogo

Mensagem por saim Qui 31 Mar 2011, 08:55

vdm842 escreveu:mas essa não funciono eu não tenho culpa
Alguém falou em culpa? Bom se você se refere à culpa do código não ter funcionado, a "culpa" é mais sua que de qualquer outra pessoa. Mas não acho que a "culpa" seja a palavra certa. Talvez "erro" seja a palavra certa. O seu erro foi iniciar uma variável local num objeto e chamá-la em outro. Se você tivesse iniciado a variável no objeto que a usa, o código funcionaria. Se a variável fosse global, o código funcionaria. Se você explicasse ao programa que estava buscando uma variável de outro objeto, o código funcionaria.

3 soluções possíveis, cada uma com seus prós e contras. Um bocado de coisa pra você estudar, conforme disse que estava disposto a fazer, mas sua atitude foi "deixa pra lá, isso não funciona". Funciona, te garanto. Basta entender o escopo das variáveis (deve ter uma aula a respeito disso em algum lugar) e você não terá mais dificuldades nesse sentido. Pode até vir a cometer o mesmo erro, mas vai saber o que fazer, quando acontecer.

Não desista, vdm842. Não deixe as primeiras dificuldades te tirarem do páreo. Você está só começando, então comece com passos pequenos, mas certeiros. Aprenda o básico que, depois, o que for complexo terá maior facilidade pra ser entendido.
saim
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