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Re: Sonic World
tudo bem tudo bem!! vou temtar faser na proxima versão. nos jogos antigos de sonic, como sonic 2 ou 1 não sem save, tem que virar de uma ves só mas eu vou tentar faser.Supersonic933 escreveu:O jogo tá muito legal, mas tem alguns bugs que atrapalham o jogabilidade....
Pelamordedeus coloque um Sistema de save game! Se não colocar na prox versão eu te mato... Nem todo mundo consegue zerar um jogo em uma única jogada!
E também se o PC dar super aquecimento na última fase? O JOGADOR VAI ENTRAR EM PÂNICO!
outra coisa esse jogo não e imposivel de virar, eu ja comsigui virar ele de uma ves so.
mas como ja sabia pegar as esmeraldas virei super sonic e o jogo ficou bem mais fasil.
Re: Sonic World
não entendi voçe não esplicou muito bem, numca use .ini como faso para faser um save, esplique melhor.saim escreveu:Pra fazer um save, você pode usar um arquivo de texto ou .ini. Nele você coloca as seguintes informações:
- última fase que foi liberada
- número de vidas restantes (eu não contaria vidas, mas o jogo não é meu)
- número de esmeraldas conseguidas (e quais delas, se for importante)
- pontuação
- o que mais você julgar interessante gravar (posição do jogador, número de anéis, etc).
Sugiro colocar a opção de gravar entre uma fase e outra, pra evitar que o jogador pare para gravar a cada 2 minutos. Também pra não ter que gravar o último checkpoint liberado.
Depois, você carrega essas informações e o jogo já começa com os dados gravados e na fase gravada.
Re: Sonic World
sonic luan escreveu:
não entendi voçe não esplicou muito bem, numca use .ini como faso para faser um save, esplique melhor.
Bem, seu fazer um sistema de save bem simples pra vc.
Mas ele tens duas desvantagens:
- Ele salva a room por completo num arquivo sav, fazendo que seu save vai pra mais de 200 KB em fases grandes.
- Demora o jogo carregar o sav (e criar)
Então escolha sua opção.
Re: Sonic World
A explicação do manual é razoável, você sabe inglês?sonic luan escreveu:
não entendi voçe não esplicou muito bem, numca use .ini como faso para faser um save, esplique melhor.
Basicamente, você cria um arquivo de texto (com extensão .ini) e armazena, nele, as variáveis que valem a pena serem armazenadas. Quais são elas, depende de você. Sugeri algumas, mas fica a seu critério.
O game maker tem uma engine própria, só que, como ela não é customizada, ela armazena TODAS as variáveis. Se o jogador está no meio de um pulo e grava, usando a engine do game maker, ele voltará na exata situação em que estava antes. Uma engine customizada, ele pode não voltar exatamente como estava, mas voltará na mesma fase, com os mesmos pontos, no mesmo savepoint e tendo liberado as mesmas esmeraldas. O arquivo gerado será MUITO menor.
Arquivos .ini são divididos em seções e pares de valores. É nesses pares de valores que você vai armazenar as variáveis e é nas seções que você vai diferenciar um jogo de outro (pra engine poder guardar jogos de jogadores diferentes).
Pra dar nome às seções, use algum critério próprio. Você pode, por exemplo, usar:
- Código:
sect=get_string("Qual o seu nome?","") //get_string mostra uma mensagem pedindo uma string.
Outra forma é usar um nome qualquer e manter esse nome pro resto da vida, fazendo com que, naquela máquina, só um jogo venha a ser salvo e seja impossível começar do zero a não ser apagando esse arquivo (possível de ser feito a partir do jogo), como muitos jogos em flash fazem.
Outro método seria criar uma engine que mostrasse todos os jogos já salvos, talvez até com um print da tela (que precisaria de uma engine à parte pra ser gerado), uma sugestão de nome pro jogador e espaço pra ele alterar essa sugestão. Enfim, muitas possibilidades, voltemos aos arquivos .ini, que já está quase no fim.
Daí, pra gravar as variáveis, basta escrevê-las suando um ini_write_real ou ini_write_string pra cada variável que julgar necessária. Por exemplo:
- Código:
ini_write_real(sect, "fase", room_index);
ini_write_real(sect,"pontos", score);
ini_write_real(sect, "esmeraldas_pegas", numero_de_esmeraldas_pegas);
//e por aí vai
Mais simples do que você pensava, não é?
Pra carregar um jogo salvo, existem as ini_read_real e ini_read_string. Lembre-se de abrir o arquivo com ini_open e fechar com ini_close. Não me lembro de como GRAVAR o arquivo antes dele existir. Sei que uma dessas funções cria ele, caso ele não exista. Acho que é a ini_open.
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Re: Sonic World
saim escreveu:A explicação do manual é razoável, você sabe inglês?sonic luan escreveu:
não entendi voçe não esplicou muito bem, numca use .ini como faso para faser um save, esplique melhor.
Basicamente, você cria um arquivo de texto (com extensão .ini) e armazena, nele, as variáveis que valem a pena serem armazenadas. Quais são elas, depende de você. Sugeri algumas, mas fica a seu critério.
O game maker tem uma engine própria, só que, como ela não é customizada, ela armazena TODAS as variáveis. Se o jogador está no meio de um pulo e grava, usando a engine do game maker, ele voltará na exata situação em que estava antes. Uma engine customizada, ele pode não voltar exatamente como estava, mas voltará na mesma fase, com os mesmos pontos, no mesmo savepoint e tendo liberado as mesmas esmeraldas. O arquivo gerado será MUITO menor.
Arquivos .ini são divididos em seções e pares de valores. É nesses pares de valores que você vai armazenar as variáveis e é nas seções que você vai diferenciar um jogo de outro (pra engine poder guardar jogos de jogadores diferentes).
Pra dar nome às seções, use algum critério próprio. Você pode, por exemplo, usar:Esse é um método sofrível, porque o jogador tem que digitar um nome pra cada vez que for gravar (e, se não quiser gravar por cima, tem que digitar um nome diferente pra cada vez) e, depois, lembrar do nome que digitou (por isso a pergunta tão óbvia).
- Código:
sect=get_string("Qual o seu nome?","") //get_string mostra uma mensagem pedindo uma string.
Outra forma é usar um nome qualquer e manter esse nome pro resto da vida, fazendo com que, naquela máquina, só um jogo venha a ser salvo e seja impossível começar do zero a não ser apagando esse arquivo (possível de ser feito a partir do jogo), como muitos jogos em flash fazem.
Outro método seria criar uma engine que mostrasse todos os jogos já salvos, talvez até com um print da tela (que precisaria de uma engine à parte pra ser gerado), uma sugestão de nome pro jogador e espaço pra ele alterar essa sugestão. Enfim, muitas possibilidades, voltemos aos arquivos .ini, que já está quase no fim.
Daí, pra gravar as variáveis, basta escrevê-las suando um ini_write_real ou ini_write_string pra cada variável que julgar necessária. Por exemplo:
- Código:
ini_write_real(sect, "fase", room_index);
ini_write_real(sect,"pontos", score);
ini_write_real(sect, "esmeraldas_pegas", numero_de_esmeraldas_pegas);
//e por aí vai
Mais simples do que você pensava, não é?
Pra carregar um jogo salvo, existem as ini_read_real e ini_read_string. Lembre-se de abrir o arquivo com ini_open e fechar com ini_close. Não me lembro de como GRAVAR o arquivo antes dele existir. Sei que uma dessas funções cria ele, caso ele não exista. Acho que é a ini_open.
Tá meio incompleto. Achei o code na Yoyo Games:
saveobject (salvar ini)
- Código:
ini_open("Saved Game"+argument0+".ini"
);
ini_write_real(sect, "Fase", room_index);
ini_write_real(sect,"Pontos", score);
ini_write_real(sect, "Esmeraldas Pegas", numero_de_esmeraldas_pegas);
ini_close()
stringtoobject (retornar player para a fase)
- Código:
if(argument0 == "player")
{
return player;
}
loadlevel (carregar ini)
- Código:
if (!file_exists("Saved Game"+argument0+"
.ini")) return -1;
ini_open("Saved Game"+argument0+".ini"
);
for(column=0;column<room_height;column+=1)
{
for(width=0;width<room_width;width+=1)
{
if(ini_section_exists("X:"+string(width)+"
Y:"+string(column)+""))
{
instance_create(width,column,stringtoobject(ini_read_string("
X:"+string(width)+" Y:"+string(cloumn)+"","object"
,"")));
}
}
}
ini_close()
Depois basta criar 2 objects:
savegame = Coloque Create e o execute script com "saveobject".
loadgame = Coloque Create e os outrso dois scripts.
Vou testar agora se funciona.
EDIT: Não sei o que tá acontecendo:
- Código:
ERROR in
action number 1
of Create Event
for object savegame:
In script saveobject:
Error in code at line 1:
ini_open("Saved Game"+argument0+".ini"
^
at position 23: Wrong type of arguments to +.
Re: Sonic World
Tente entender o script antes de usá-lo. Nesse caso, você precisa usar um argument0 que seja texto (string).
Edit: Pelo visto, os scripts pre-supõem que, em algum momento, o jogador entre com seu nome (uma string) e ele seja armazenado na variável player.
Edit 2: o "load" é de um jogo completamente diferente daquele que será salvo. Assim que tiver um tempo, vou tentar arrumar esses scripts.
Edit 3: mudando de assunto... o script stringtoobject me parece bem útil. Se importa em enviá-lo pra mim (por MP, já que foge completamente do assunto desse tópico)?
Edit: Pelo visto, os scripts pre-supõem que, em algum momento, o jogador entre com seu nome (uma string) e ele seja armazenado na variável player.
Edit 2: o "load" é de um jogo completamente diferente daquele que será salvo. Assim que tiver um tempo, vou tentar arrumar esses scripts.
Edit 3: mudando de assunto... o script stringtoobject me parece bem útil. Se importa em enviá-lo pra mim (por MP, já que foge completamente do assunto desse tópico)?
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Re: Sonic World
sonic luan escreveu:
tudo bem tudo bem!! vou temtar faser na proxima versão. nos jogos antigos de sonic, como sonic 2 ou 1 não sem save, tem que virar de uma ves só mas eu vou tentar faser.
POR FAVOR não faça sistema de save, já divulguei seu jogo para alguns dos colegas meus, uns gostaram outros falaram que é só um remake, o que deixa o jogo do sonic + legal e
Re: Sonic World
[quote="weslleyvieira"]
Sugiro que o player escolha se irá salvar ou não. Esse negócio de dificuldade NÃO é simples de fazer.
sonic luan escreveu:
POR FAVOR não faça sistema de save, já divulguei seu jogo para alguns dos colegas meus, uns gostaram outros falaram que é só um remake, o que deixa o jogo do sonic + legal echatoé que não dá pra salvar, não é que estrague o jogo, é por que fica mais difícil e irado entende ? (sugestão: por que não fazer um sistema de dificuldades, na easy vc bota o save game, na normal sem save, hard deixa + difícil ?)
Sugiro que o player escolha se irá salvar ou não. Esse negócio de dificuldade NÃO é simples de fazer.
Re: Sonic World
legal gente vou tentar faser um save, mas não vai ser no Sonic World, va ser em outro jogo que estou fasendo.
Re: Sonic World
sonic luan escreveu:legal gente vou tentar faser um save, mas não vai ser no Sonic World, va ser em outro jogo que estou fasendo.
BUAAAA!
Editado por Alex FC: Usuário alertado por flood. Mais atenção ao postar.
Re: Sonic World
Supersonic933 se esta tão desesperado para ver as outras fases, eu vou te mandar uma MP com os codigos da seleção de fase.
outro dia eu publico ele para todos.
outro dia eu publico ele para todos.
Re: Sonic World
Supersonic933 escreveu:
Sugiro que o player escolha se irá salvar ou não. Esse negócio de dificuldade NÃO é simples de fazer.
Negativo, é que nem estudar para uma prova, quem estudou achará a prova fácil, quem NÃO estudou com certeza achará difícil , o que eu tentei falar foi tipo fazer um modo de jogo com save e outro sem save, só é uma sugestão se quiser descarta-la pode fazer essa escolha, mas que ficaria legal ficaria
Re: Sonic World
Mano arruma ae não to conseguindo baixar
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Re: Sonic World
testei o limk e ta funcionado perfeitamente.Sonic escreveu:Mano arruma ae não to conseguindo baixar
se for por causa do add fly quando voçe clicar no limk no camto da tela vai aperecer uma comtagem de 5 cegundos quando ela acabar voçe clica no botão laranja e vai para a pagina de download.
edit
vou ver se posto o Beta do Sonic World 2 ainda hoje.
Cuidado com o post duplo!
Avisado - Dancity
Avisado - Dancity
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