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Tuto c/ engine de Plataforma - Abaixar, morrer com animação...
5 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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Tuto c/ engine de Plataforma - Abaixar, morrer com animação...
Tutorial: fazendo um jogo de plataforma contendo pulo, abaixar-se, correr, pegando moedas até chegar em 100 formando uma vida, cair penhasco perdendo uma vida com animação(morrendo).
Tenha os seguintes sprites do personagem:
tenha tbm um sprite pro chao e outro pras moedas(spr_moeda). E um spr_morto, que é do personagem ao morrer mas será colocado em outro objeto neste tuto.
Crie um objeto para ser o player, chamarei de obj_player. No create dele coloque no code:
Agora some um evento keyboard RIGHT e coloque:
Agora vamos fazer o player acelerar no 'espaço' enquanto anda, até estar correndo.
Add um evento keyboard SPACE e bote o code:
No release SPACE bote esse code:
Num evento release LEFT bote isso:
Crie um objeto pra ser o chao(com o devido sprite); marque ele como 'solid' e bote depht:10. No obj_player crie um evento colisao com o objeto chao e bote:
Agora vamos botar moedas, de modo que ao colidir com uma você a pegue e se chegar a 100 moedas você ganha uma vida e o nº de moedas voltam a 0.
Crie um obj_moeda, com o spr_moeda e na colisão com obj_player bote:
Para ver o status da quantidade de moedas e vidas durante o jogo, crie um obj_status sem sprite, e bote no evento DRAW:
Para programar que o obj_player morra ao cair, voltando ao ponto inicial e perdendo uma vida, bote mais este code no step do obj_player:
o 490 aqui é o nivel que o player nao pode ultrapassar, pois se passar volta para o ponto x=96 y=280 que é o ponto inicial do obj_player no meu jogo. Esses 3 valores você pode alterar para os que quiserem. Quando o nº de vidas for menor q 0, o jogo todo reinicia nesse caso.
Por fim, vamos programar para o obj_player nao ultrapassar os limites x do cenário. Para isso, no mesmo code adicione estas linhas:
Links para Download da engine
http://www.4shared.com/file/4bFCQYII/EnginePlataf-correr_abaixar_mo.html
LEFT e RIGHT para mover, segure espaço enquanto anda para correr, aperte DOWN para se abaixar. Pegue 100 moedas para ganhar uma vida. Se cair vc vê animação morrendo e perde uma vida.
Se gostou do tutorial, aumente a reputação nesse post, vlw e bom uso.
Tenha os seguintes sprites do personagem:
- Spoiler:
- spr_par_dir ->personagem parado virado para direita
spr_par_esq ->personagem parado virado para esquerda
spr_and_dir -> person. andando virado para direita
spr_and_esq ->person. andando virado para esquerda
spr_aba_dir --> pers. abaixado vir. p/ direita
spr_aba_esq --> pers. abaixado vir. p/ esquerda
spr_cor_dir ->pers. correndo virado p/ direita
spr_cor_esq -> pers. correndo virado p/ esquerda
spr_pul_dir -> pers. pulando vir. p/ direita
spr_pul_esq ->pers. pulando vir. p/ esquerda
tenha tbm um sprite pro chao e outro pras moedas(spr_moeda). E um spr_morto, que é do personagem ao morrer mas será colocado em outro objeto neste tuto.
Crie um objeto para ser o player, chamarei de obj_player. No create dele coloque no code:
- Código:
direita=true
andando=false
abaixado=false
pe_no_chao=true
varvelocidade=0
correndo=false
velocidade=5
global.moedas=0
global.vidas=2
Agora some um evento keyboard RIGHT e coloque:
- Código:
direita=true
andando=true
x+=velocidade
- Código:
direita=false
andando=true
x-=velocidade
- Código:
if gravity=0 && !place_free(x,y+1) && place_free(x,y-13)
{
vspeed=-14;pe_no_chao=false
}
- Código:
if pe_no_chao=true abaixado=true
- Código:
abaixado=false
- Código:
if pe_no_chao=true {
if correndo=false {
if andando=true {if direita=true{sprite_index=spr_and_dir} else {sprite_index=spr_and_esq}}
else
{if abaixado=false {if direita=true{sprite_index=spr_par_dir} else {sprite_index=spr_par_esq} } else {if direita=true{sprite_index=spr_aba_dir} else {sprite_index=spr_aba_esq} }}
}
else
{if direita=true{sprite_index=spr_cor_dir} else {sprite_index=spr_cor_esq}}
}
else {if direita=true{sprite_index=spr_pul_dir} else {sprite_index=spr_pul_esq}}
Agora vamos fazer o player acelerar no 'espaço' enquanto anda, até estar correndo.
Add um evento keyboard SPACE e bote o code:
- Código:
if pe_no_chao=true and andando=true varvelocidade+=2
- Código:
if varvelocidade<20 velocidade=5
if varvelocidade>=20 and varvelocidade<50 velocidade=6.6
if varvelocidade>=50 velocidade=10
if varvelocidade>80 varvelocidade=80
if varvelocidade<0 varvelocidade=0
if varvelocidade>=50 correndo=true else correndo=false
No release SPACE bote esse code:
- Código:
varvelocidade=0
Num evento release LEFT bote isso:
- Código:
andando=false
varvelocidade=0
- Código:
andando=false
varvelocidade=0
Crie um objeto pra ser o chao(com o devido sprite); marque ele como 'solid' e bote depht:10. No obj_player crie um evento colisao com o objeto chao e bote:
- Código:
move_contact_solid(direction,10)
vspeed = 0
pe_no_chao = true
Agora vamos botar moedas, de modo que ao colidir com uma você a pegue e se chegar a 100 moedas você ganha uma vida e o nº de moedas voltam a 0.
Crie um obj_moeda, com o spr_moeda e na colisão com obj_player bote:
- Código:
with self instance_destroy()
if !global.moedas=99 global.moedas+=1 else {global.moedas=0;global.vidas+=1}
Para ver o status da quantidade de moedas e vidas durante o jogo, crie um obj_status sem sprite, e bote no evento DRAW:
- Código:
draw_text(x,y+20,global.moedas)
draw_text(x,y,global.vidas)
draw_sprite(spr_par_dir,image_index,x-16,y)
draw_sprite(spr_moeda,image_index,x-16,y+20)
- Código:
x=view_xview+40
y=view_yview+40
Para programar que o obj_player morra ao cair, voltando ao ponto inicial e perdendo uma vida, bote mais este code no step do obj_player:
- Código:
if y>490 {instance_change(obj_morto,1)}
- Código:
vspeed=-20
gravity=1
alarm[0]=40
- Código:
global.vidas-=1
if global.vidas=0 {game_restart()} else {x=280;y=280;instance_change(obj_player,1)}
o 490 aqui é o nivel que o player nao pode ultrapassar, pois se passar volta para o ponto x=96 y=280 que é o ponto inicial do obj_player no meu jogo. Esses 3 valores você pode alterar para os que quiserem. Quando o nº de vidas for menor q 0, o jogo todo reinicia nesse caso.
Por fim, vamos programar para o obj_player nao ultrapassar os limites x do cenário. Para isso, no mesmo code adicione estas linhas:
- Código:
if x<10 x=10
if x>2600 x=2600
Links para Download da engine
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LEFT e RIGHT para mover, segure espaço enquanto anda para correr, aperte DOWN para se abaixar. Pegue 100 moedas para ganhar uma vida. Se cair vc vê animação morrendo e perde uma vida.
Se gostou do tutorial, aumente a reputação nesse post, vlw e bom uso.
Última edição por Mannoroth em Seg 02 maio 2011, 21:29, editado 1 vez(es)
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Re: Tuto c/ engine de Plataforma - Abaixar, morrer com animação...
o download ta com erro mas o tutorial ta 10
Convidad- Convidado
Re: Tuto c/ engine de Plataforma - Abaixar, morrer com animação...
Manoroth, baixei a sua engine, muito boa^^
Acho que pra mim ela nao seria muito util, mais para os novatos, pois eu ja tenho uma ideia de GML.
Porém achei um bug na engine: ao pular,e colidir a parte de cima do player com a parte de baixo, ele gruda.
Tomei a liberdade e criei uma mask no player.
Por favor, em nome dos novatos peço que arrume a mask e refizesse o link de download.
Acho que pra mim ela nao seria muito util, mais para os novatos, pois eu ja tenho uma ideia de GML.
Porém achei um bug na engine: ao pular,e colidir a parte de cima do player com a parte de baixo, ele gruda.
Tomei a liberdade e criei uma mask no player.
Por favor, em nome dos novatos peço que arrume a mask e refizesse o link de download.
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Re: Tuto c/ engine de Plataforma - Abaixar, morrer com animação...
Lauro, me diz especificamente o que vc mudou que eu altero e boto no post. Ae aproveito e boto um link 4shared e outro megaupload.
Ae galera, pra quem gostou eu pedi pra aumentar a reputação no post(clicando no + q fica perto do meu avatar), merece né?
E se quiserem deem sugestoes pra acrescentar mais coisas q jogos de plataformas geralmente tem.
Ae galera, pra quem gostou eu pedi pra aumentar a reputação no post(clicando no + q fica perto do meu avatar), merece né?
E se quiserem deem sugestoes pra acrescentar mais coisas q jogos de plataformas geralmente tem.
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Re: Tuto c/ engine de Plataforma - Abaixar, morrer com animação...
tutorial daora, mas podia usar o image_xscale em vez de criar tantas sprites.
Re: Tuto c/ engine de Plataforma - Abaixar, morrer com animação...
Tem um bug quando o personagem colide com o bloco ele fica grudado nele.
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