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Tuto: quadro de recompensas (c/ engine)
4 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Tuto: quadro de recompensas (c/ engine)
O objetivo deste tópico é explicar como se faz um quadro de medalhas. De forma simples, até quem não tem o Pro poderá fazer.
Faça um obj_create e coloque no event create:
Crie duas rooms. A room0 será a do jogo.
A room1 será a do quadro de medalhas, repleto de objetos medalhas(quantos você quiser no seu jogo).
Faça duas sprites, uma da medalha(nesta explicação será medalhas, mas pode ser trofeu ou o que você quiser) ganha e de medalha não ganha.
Quando o objetivo que representa cada medalha estiver atingido a medalha mudará da sprite ainda não ganha para a sprite da medalha ganha.
spr_vaga=medalha não conquistada
spr_conq=medalha conquistada
Crie obj_medalhas(objeto sem sprite que fará aparecer as mensagens de cada medalha ganha e que deverá ser colocado na room0) e no event DRAW coloque:
Crie obj_medalha1 com spr_vaga e no step dele coloque:
Ou seja vai estar conquistada a partir do momento que matar um inimigo
Crie obj_medalha2 com spr_vaga e no step coloque:
Assim a medalha vai estar conquistada a partir do momento que matar 10 inimigos. E assim por diante...
Na engine eu criei um obj_medalha8 e coloquei no step:
Na engine eu criei um obj_medalha9 e coloquei no step:
Nota: os obj_medalha1, obj_medalha2, obj_medalha8 e obj_medalha9 do exemplo devem ser colocados na room1...e bem alocados, o que inicialmente é um organizado quadro de medalhas a ser conquistadas, até o final do seu jogo será um organizado quadro de medalhas ganhas(ou não).
Pra colocar na prática fiz um jogo de franco atirador.
http://www.4shared.com/file/g6r1DoXG/Franco_atirador.html
Nesta engine eu fiz 16 medalhas diferentes.
O objetivo é atirar nos soldados que estão em pé. E resgatar a vítima que está em amarelo, amarrada. Cada soldado morto dá 500 pontos. Não caprichei nestes gráficos nem animação, o objetivo aqui é a programação e o funcionamento do quadro de medalhas. Se atirar na vítima (na casa amarela à esquerda) vc perde o jogo na hora! Clique com o botão auxiliar(direito) do mouse pra resgatá-la. Assim ganhará a medalha de 1ª vítima salva. Aperte Enter pra acessar o quadro de medalhas e Enter pra voltar ao jogo. Nessa ae engine eu usei mira do mouse(pro edition).
Nota: É possível ter um quadro de medalhas, troféus, escudos, brasão, tudo ao mesmo tempo usando a imaginação.
eu coloquei também um obj_draw pra monitorar durante o jogo: os pontos, vítimas salvas, as balas restante no tambor(rifle). Tem tbm dinheiro arrecadado no jogo, que será util pra comprar munição(isso caso eu faça da engine um jogo). Nesta engine-base só 3 das medalhas poderão ser conquistadas(1ª fase-demonstração). O resto é com vocês. Quem pensar em usar em seu jogo, por favor coloque os devidos créditos.
Comentem, abraços a todos. VLW
Faça um obj_create e coloque no event create:
- Código:
global.mortes=0
global.pontos=0
Crie duas rooms. A room0 será a do jogo.
A room1 será a do quadro de medalhas, repleto de objetos medalhas(quantos você quiser no seu jogo).
Faça duas sprites, uma da medalha(nesta explicação será medalhas, mas pode ser trofeu ou o que você quiser) ganha e de medalha não ganha.
Quando o objetivo que representa cada medalha estiver atingido a medalha mudará da sprite ainda não ganha para a sprite da medalha ganha.
spr_vaga=medalha não conquistada
spr_conq=medalha conquistada
Crie obj_medalhas(objeto sem sprite que fará aparecer as mensagens de cada medalha ganha e que deverá ser colocado na room0) e no event DRAW coloque:
- Código:
if global.mortes=1
{
draw_text(0,0,"Você ganhou a medalha: Primeiro inimigo morto")
}
if global.pontos=3000
{
draw_text(0,0,"Você ganhou a medalha: 3000 pontos")
}
if global.pontos=6000
{draw_text(0,0,"Você ganhou a medalha: 6000 pontos")
if global.mortes=10
{
draw_text(0,0,"Você ganhou a medalha: 10 inimigos mortos")}
}
Crie obj_medalha1 com spr_vaga e no step dele coloque:
- Código:
if global.mortes>=1 sprite_index=spr_conq else sprite_index=spr_vaga
Ou seja vai estar conquistada a partir do momento que matar um inimigo
Crie obj_medalha2 com spr_vaga e no step coloque:
- Código:
if global.mortes>=10 sprite_index=spr_conq else sprite_index=spr_vaga
Assim a medalha vai estar conquistada a partir do momento que matar 10 inimigos. E assim por diante...
Na engine eu criei um obj_medalha8 e coloquei no step:
- Código:
if global.pontos>=3000 sprite_index=spr_conq else sprite_index=spr_vaga
Na engine eu criei um obj_medalha9 e coloquei no step:
- Código:
if global.pontos>=6000 sprite_index=spr_conq else sprite_index=spr_vaga
Nota: os obj_medalha1, obj_medalha2, obj_medalha8 e obj_medalha9 do exemplo devem ser colocados na room1...e bem alocados, o que inicialmente é um organizado quadro de medalhas a ser conquistadas, até o final do seu jogo será um organizado quadro de medalhas ganhas(ou não).
Pra colocar na prática fiz um jogo de franco atirador.
http://www.4shared.com/file/g6r1DoXG/Franco_atirador.html
Nesta engine eu fiz 16 medalhas diferentes.
O objetivo é atirar nos soldados que estão em pé. E resgatar a vítima que está em amarelo, amarrada. Cada soldado morto dá 500 pontos. Não caprichei nestes gráficos nem animação, o objetivo aqui é a programação e o funcionamento do quadro de medalhas. Se atirar na vítima (na casa amarela à esquerda) vc perde o jogo na hora! Clique com o botão auxiliar(direito) do mouse pra resgatá-la. Assim ganhará a medalha de 1ª vítima salva. Aperte Enter pra acessar o quadro de medalhas e Enter pra voltar ao jogo. Nessa ae engine eu usei mira do mouse(pro edition).
Nota: É possível ter um quadro de medalhas, troféus, escudos, brasão, tudo ao mesmo tempo usando a imaginação.
eu coloquei também um obj_draw pra monitorar durante o jogo: os pontos, vítimas salvas, as balas restante no tambor(rifle). Tem tbm dinheiro arrecadado no jogo, que será util pra comprar munição(isso caso eu faça da engine um jogo). Nesta engine-base só 3 das medalhas poderão ser conquistadas(1ª fase-demonstração). O resto é com vocês. Quem pensar em usar em seu jogo, por favor coloque os devidos créditos.
Comentem, abraços a todos. VLW
Última edição por Mannoroth em Seg 02 maio 2011, 21:19, editado 2 vez(es)
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Re: Tuto: quadro de recompensas (c/ engine)
desculpe nao comentar antes...
na verdade é um tutorial, com um exemplo e nao uma engine...
o tutorial ficou legal, teve gente perguntando sobre esse assunto num topico desses dias atras...
vai ajudar bastante essas pessoas que perguntaram e tbm aos que ainda nao perguntaram...
FLW
na verdade é um tutorial, com um exemplo e nao uma engine...
o tutorial ficou legal, teve gente perguntando sobre esse assunto num topico desses dias atras...
vai ajudar bastante essas pessoas que perguntaram e tbm aos que ainda nao perguntaram...
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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Tuto: quadro de recompensas (c/ engine)
hmm, legal.Pedro Henrique escreveu:desculpe nao comentar antes...
na verdade é um tutorial, com um exemplo e nao uma engine...
o tutorial ficou legal, teve gente perguntando sobre esse assunto num topico desses dias atras...
vai ajudar bastante essas pessoas que perguntaram e tbm aos que ainda nao perguntaram...
FLW
Duas perguntas:
Tem como editar o título do tópico pra retirar a palavra engine e colocar tutorial?
Já que (e se) não é um engine, esta é a seção certa pra este tópico?
vini¢ius escreveu:Parabens mais um ótimo tuto
VLW
------
Mais uma pergunta, eu tenho algum direito de pedir créditos se alguém usar a engine(ou as ideias do tutorial) no seu jogo?
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Re: Tuto: quadro de recompensas (c/ engine)
voce tem direito de creditos...
voce pode mudar o titulo do post, somente clique em editar e mude o titulo....
peca para um moderador mover o topico...
ultimamente acho que so o fonetico ta online como moderador...
FLW
voce pode mudar o titulo do post, somente clique em editar e mude o titulo....
peca para um moderador mover o topico...
ultimamente acho que so o fonetico ta online como moderador...
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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: Tuto: quadro de recompensas (c/ engine)
Algum moderador pode mover esse topico pra seção tutorial, ja q nao é engine(segundo o q disseram acima)?
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Re: Tuto: quadro de recompensas (c/ engine)
heuaheauehua era eu...e espero que isso me ajudePedro Henrique escreveu:
teve gente perguntando sobre esse assunto num topico desses dias atras...
vai ajudar bastante essas pessoas que perguntaram e tbm aos que ainda nao perguntaram...
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