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presiso de ajuda meu jogo esta ficando muinto pesado
+2
KaxoteGM
sonic luan
6 participantes
Página 1 de 1
presiso de ajuda meu jogo esta ficando muinto pesado
meu jogo esta ficando muinto pesado então eu queria saber como fas para ele carregar durante o jogo não so quando comesa por esemplo quando termina uma fase carrega para ir para a outra da para faser isso?
Re: presiso de ajuda meu jogo esta ficando muinto pesado
Cara eu não sei exatamente resolver seu problema, mas talvez se você reduzir o tamanho dos backgrounds talvez ajude.
Use o Picture Maneger do office talvaez ajude....Como??
Flw Man
Use o Picture Maneger do office talvaez ajude....Como??
- Código:
Vá onde se encontra a imagem original no seu pc e clique com o botão direito na foto / "Abrir com..." / "Microsoft Office Picture Maneger"/ "Menu imagem" / " Compactar Imagem"
Flw Man
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Re: presiso de ajuda meu jogo esta ficando muinto pesado
não no meu jogo não tem background eu uso draw para faser uma sprite como background que segue o player.
Re: presiso de ajuda meu jogo esta ficando muinto pesado
O evento Draw é o que mais pesa no GM.
Efeitos de particulas quando usados em exesso causam uma perda significativa no desempenho.
Veja também se não tem algum objeto fazendo um loop infinito de códigos, o que também faz o jogo ficar lento.
Muitos objetos executando um Step também causa lentidão. Eu ja passei por isso quando usei um script no obj_bloco. Tal objeto é o que mais tem na room, resultando na lentidão.
Você pode acompanhar o desempenho do seu game com esse código:
Draw:
Efeitos de particulas quando usados em exesso causam uma perda significativa no desempenho.
Veja também se não tem algum objeto fazendo um loop infinito de códigos, o que também faz o jogo ficar lento.
Muitos objetos executando um Step também causa lentidão. Eu ja passei por isso quando usei um script no obj_bloco. Tal objeto é o que mais tem na room, resultando na lentidão.
Você pode acompanhar o desempenho do seu game com esse código:
Draw:
- Código:
draw_text(view_xview+8,view_yview+8,"FPS: "+string(fps)+string("/")+string(room_speed))
Re: presiso de ajuda meu jogo esta ficando muinto pesado
Desative objetos que não estão sendo usados.
Use backgrounds (existem formas de fazer as backgrouds seguirem o player).
Limpe seus códigos.
Por outro lado, eu bem que gostaria de saber como carregar apenas a fase que será jogada. Jogos profissionais fazem isso. Se alguém souber como, estou acompanhado o tópico!
Use backgrounds (existem formas de fazer as backgrouds seguirem o player).
Limpe seus códigos.
Por outro lado, eu bem que gostaria de saber como carregar apenas a fase que será jogada. Jogos profissionais fazem isso. Se alguém souber como, estou acompanhado o tópico!
saim- Games Ranking :
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Re: presiso de ajuda meu jogo esta ficando muinto pesado
Saim, só é pensar no óbvio! Carrega-se um arquivo da pasta do jogo Vou ver se faço uns testes com isso...saim escreveu:Por outro lado, eu bem que gostaria de saber como carregar apenas a fase que será jogada. Jogos profissionais fazem isso. Se alguém souber como, estou acompanhado o tópico!
Sonic, como já disseram, muitos recursos desnecessários podem causar isso, principalmente músicas grandes, e de preferência .wav e .mp3. Para carregar imagens, tem que ter a versão Pro, mas para carregar arquivos para carregar as fases, por exemplo, pode ser feito com a Lite.
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Re: presiso de ajuda meu jogo esta ficando muinto pesado
Realmente a maioria dos jogos do Sonic precisam ter um load, até porque suas fases são muito extensas. Aviso que fazer um load é uma coisa um pouco avançada demais, mas clique no link abaixo, ele te levará a um tutorial do capitão commando que explica isso direitinho:
https://gmbr.forumeiros.com/t3814-fazendo-um-load-game?highlight=Fazendo
https://gmbr.forumeiros.com/t3814-fazendo-um-load-game?highlight=Fazendo
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Re: presiso de ajuda meu jogo esta ficando muinto pesado
[quote="Markituh"]
E esse arquivo conteria?... Sprites? Bakcgrounds? Músicas? Posições de objetos? Tudo isso e mais um pouco?
Eu até entendo que armazenar recursos externamente possa agilizar o carregamento do jogo, mas como programar as fases sem os recursos? Hm... fazendo tudo com sprites simples e alterando o sprite na hora do jogo, claro.
Sons também são mais-ou-menos simples de se carregar de fora.
Já a edição das fases, acho que não é interessante de se deixar de fora, é? Quer dizer, é possível criar um controller que gere um arquivo de texto com a posição de cada um dos objetos, para serem criados no início de cada fase, mas existe ganho nisso?
Aguardo seus testes. Fiquei curioso.
Edit: Woops, foi mal, fonetico, não tinha visto seu post. Vou olhar o link.
Saim, só é pensar no óbvio! Carrega-se um arquivo da pasta do jogo Vou ver se faço uns testes com isso...[quote]saim escreveu:Por outro lado, eu bem que gostaria de saber como carregar apenas a fase que será jogada. Jogos profissionais fazem isso. Se alguém souber como, estou acompanhado o tópico!
E esse arquivo conteria?... Sprites? Bakcgrounds? Músicas? Posições de objetos? Tudo isso e mais um pouco?
Eu até entendo que armazenar recursos externamente possa agilizar o carregamento do jogo, mas como programar as fases sem os recursos? Hm... fazendo tudo com sprites simples e alterando o sprite na hora do jogo, claro.
Sons também são mais-ou-menos simples de se carregar de fora.
Já a edição das fases, acho que não é interessante de se deixar de fora, é? Quer dizer, é possível criar um controller que gere um arquivo de texto com a posição de cada um dos objetos, para serem criados no início de cada fase, mas existe ganho nisso?
Aguardo seus testes. Fiquei curioso.
Edit: Woops, foi mal, fonetico, não tinha visto seu post. Vou olhar o link.
saim- Games Ranking :
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