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Como faz para a room ter uma especie de caixa nao deixando o personagem sair para fora da tela
2 participantes
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Como faz para a room ter uma especie de caixa nao deixando o personagem sair para fora da tela
eu queria saber como se faz para o personagem não sair para fora da tela da tela criando uma especie de "caixa invisível", onde o personagem não sai das bordas da tela
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Re: Como faz para a room ter uma especie de caixa nao deixando o personagem sair para fora da tela
No evento "Intersect Boundary" (esta em Other) do jogador, coloque x=xprevious. Se quiser para os cantos de cima e de baixo, é a mesma coisa, só que y=yprevious.
Porém, você não vai poder usar os dois ao mesmo tempo, pois o jogador vai travar nas bordas até que você solte o teclado.
Essa é uma forma que eu conheço, porem, se tiver buracos para o jogador sair da room, ele nao vai nem pra frente e nem pra tras. Então, tome cuidado com a forma que for usar isso.
Espero ter ajudado.
Porém, você não vai poder usar os dois ao mesmo tempo, pois o jogador vai travar nas bordas até que você solte o teclado.
Essa é uma forma que eu conheço, porem, se tiver buracos para o jogador sair da room, ele nao vai nem pra frente e nem pra tras. Então, tome cuidado com a forma que for usar isso.
Espero ter ajudado.
Última edição por Willy em Sáb 26 Fev 2011, 15:15, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Minha Marca! :vlw:)
Re: Como faz para a room ter uma especie de caixa nao deixando o personagem sair para fora da tela
cara, isso deu certo só para os cantos de cima e de baixo, é que eu estou criando um jogo no estilo R-Type, e precisava que a nave não saisse da tela nem pra tras, nem pra frente e nem para os lados intende? mesmo assim, valeu
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Re: Como faz para a room ter uma especie de caixa nao deixando o personagem sair para fora da tela
Então nesse caso, você pode criar um gigantesco sprite só com as bordas do tamanho da sua view. Pra fazer o sprite da borda, faça assim:
Por exemplo, no comando de mover a nave, coloque um comando para saber se esta livre a direção que a nave vai.
- Spoiler:
- Cria um sprite do tamanho da sua view (640 x 480, por exemplo), ai no edit sprite, use a ferramenta "buttonize" e coloeque 2 em trickness.
- Código:
//Fazer o objeto acompanhar a View.
x=view_xview
y=view_yview
Por exemplo, no comando de mover a nave, coloque um comando para saber se esta livre a direção que a nave vai.
- Código:
//Exemplo
if keyboard_check(vk_right) && place_free(x+4,y){
x+=4
}
Re: Como faz para a room ter uma especie de caixa nao deixando o personagem sair para fora da tela
valeu mano! deu certo akii
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Re: Como faz para a room ter uma especie de caixa nao deixando o personagem sair para fora da tela
De nada!
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