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Dúvida sobre início de batalhas

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Dúvida sobre início de batalhas Empty Dúvida sobre início de batalhas

Mensagem por rafarubim Qui 24 Fev 2011, 20:10

Bom, estou fazendo um jogo de pokemon e quero criar um "estilo de batalha". No jogo, você controla um pokemon que anda para cima, baixo, esquerda e direita, e o pokemon selvagem se move também para direções randomizadas. O meu objetivo é: assim que o player apertar a barra de espaço, ele começar a atacar para o lado que está virado, e para isso usei umas variáveis que uso sempre que crio um jogo:

Evento Create:

Código:
esquerda=0
direita=0
cima=0
baixo=1
movimento_travado=false
health=100
player_name=get_string("Qual seu nome?","")1

Apenas o que importa aqui são as variáveis cima,baixo,esquerda,direita, que uso para saber quando o objeto está virado para esses lados.

Então no evento space coloquei um script que criei:

Código:
if keyboard_check(vk_space)
{
if esquerda=1
{
sprite_index=argument0; movimento_travado=true; //o player vai mudar o sprite para "atacando para a esquerda"
}
if direita=1
{
sprite_index=argument1; movimento_travado=true; //o player vai mudar o sprite para "atacando para a direita"
}
if cima=1
{
sprite_index=argument2; movimento_travado=true; //o player vai mudar o sprite para "atacando para cima"
}
if baixo=1
{
sprite_index=argument3; movimento_travado=true; //o player vai mudar o sprite para "atacando para baixo"
}
//argument0=pokemon_atack_esquerda
//argument1=pokemon_atack_direita
//argument2=pokemon_atack_cima
//argument3=pokemon_atack_baixo
}

Então quero criar um "modo de batalha" para que sempre que mude o sprite "atacando para um lado" checar um espaço para frente e se houver algum outro pokemon na area de ataque ele se vire para o player e começe a ataca-lo ao mesmo tempo. Assim, os dois perderiam vida de pouco a pouco enquanto se atacam. Obrigado pela ajuda!

Exemplo: [um atacando o outro]

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Dúvida sobre início de batalhas Empty Re: Dúvida sobre início de batalhas

Mensagem por mrHarris Sex 25 Fev 2011, 05:29

Bom, não sei se é isso o que você quer, mas mesmo assim:
Código:
if esquerda=1
{
if distance_to_object(personagem)<10 then
{
//ação
}
}
Neste código, se a o valor da variavel esquerda for 1, ele checa se a distancia entre um inimigo é menor que 10, então você define o que quer que aconteça. Eu não testei, se algo der errado é só avisar

Código:
 if personagem.x>inimigo.x then inimigo.x+=3;
if personagem.x<inimigo.x then inimigo.x-=3;
Neste aqui ele simplesmente anda na direção do personagem

Não sei se é isso o que você quer. Mas basta pegar esses códigos e implementar
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Dúvida sobre início de batalhas Empty Re: Dúvida sobre início de batalhas

Mensagem por rafarubim Sex 25 Fev 2011, 13:29

Na verdade, quero apenas que se eu atacar para cima, checar se o inimigo está acima e se estiver, que vá tirando vida dele aos poucos, mas meu maior problema é: como crio um código para que ele se vire para baixo e começe a me atacar também?
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Dúvida sobre início de batalhas Empty Re: Dúvida sobre início de batalhas

Mensagem por saim Sex 25 Fev 2011, 13:53

Primeiro você precisa definir muito bem QUANDO ele deve virar pra baixo. Quanto a isso, ninguém pode te ajudar, porque diz respeito ao que você quer pro seu jogo (a menos que você precise de idéias, não de códigos). Uma vez definido isso, é fácil, basta virar pra posição do personagem (que certamente pode ser conseguida com um point_direction e, se o ângulo não for o ideal, dá pra mudar de ângulo pra outra variável através de uma declaração switch).

Você diz que o movimento dele é randomizado e, me parece que essa randomização se dá em 4 direções, mas não sei se ele pode mudar a cada step, se ao final de uma ação, se quando a posição está alinhada na grade, etc.
Pra fazer uma mudanção randômica para uma em quatro direções, você pode usar um "choose(0,1,2,3)" ou "floor(random(4))".
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Dúvida sobre início de batalhas Empty Re: Dúvida sobre início de batalhas

Mensagem por rafarubim Sex 25 Fev 2011, 14:40

Já fiz o movimento randomizado, e sim, ele anda em quatro direções, não alinhado com a grade, e se não ficou definido quando eu quero que ele se vire, é o seguinte: Ele fica andando por aí na direçao randomizada, e quando eu o ataco, eu quero que vire na minha direção, ou seja, só quero que ele me ataque no momento que eu começar a ataca-lo.

EDIT:

Tá aqui meu código de randomização, que coloco no begin step: [no alarm 0,change_direction=true]

Código:
if change_direction=true
{
if (random(100)<1 && place_free(x-4,y))
{ hspeed = -2; vspeed = 0; sprite_index=gastly_move_esquerda; change_direction=false; alarm[0]=10; esquerda=1; direita=0; cima=0; baixo=0;}
if (random(100)<1 && place_free(x+4,y))
{ hspeed =  2; vspeed = 0; sprite_index=gastly_move_direita; change_direction=false; alarm[0]=10; esquerda=0; direita=1; cima=0; baixo=0;}
if (random(100)<1 && place_free(x,y+4))
{ hspeed = 0; vspeed =  2; sprite_index=gastly_move_baixo; change_direction=false; alarm[0]=10; esquerda=0; direita=0; cima=0; baixo=1;}
if (random(100)<1 && place_free(x,y-4))
{ hspeed = 0; vspeed = -2; sprite_index=gastly_move_cima; change_direction=false; alarm[0]=10; esquerda=0; direita=0; cima=1; baixo=0;}
}

Também tenho um código que ele muda de direção ao colidir com um objeto, mas é grande e não vem ao caso xD.
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Dúvida sobre início de batalhas Empty Re: Dúvida sobre início de batalhas

Mensagem por saim Sex 25 Fev 2011, 16:54

E você sempre ataca ele por baixo?
Bom, você pode enfiar uma variável junto com o ataque. Aí ele percebe que está sendo atacado e vira pra baixo. Tipo assim:
Código:
if sendoatacado==true{
 //vira pra baixo e briga
 }
Colocando isso no final do step event, tudo relativo à direção do gastly (que está no mesmo step event, mas antes) passa a ser ignorado (reescrito, na verdade).

Claro que pra isso, você vai precisar declarar a variável no create (sendoatacado=false) e o personagem que o ataca deve ter certeza que está atacando alguém. Pra isso, ele pode checar se tem alguém numa posição e pedir a id da instância naquela posição.
Tipo assim, coloque esse código no player, no evento que faz ele atacar:
Código:
if place_meeting(x,y-distância_mínima_pro_ataque_pegar,obj_gastly)
 with instance_place(x,y-distância_mínima_pro_ataque_pegar,obj_gastly)
  sendoatacado=true

Edit: A briga toda fica naquele comentariozinho "//vira pra baixo e briga". Deixei pra você determinar como e quanto o personagem vai brigar e se é possível parar a briga sem nenhum dos dois morrer. Se precisar, posso ajudar com isso também, mas vou precisar de muito mais informações.
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Dúvida sobre início de batalhas Empty Re: Dúvida sobre início de batalhas

Mensagem por rafarubim Sex 25 Fev 2011, 17:45

Obrigado pela ajuda, mas você ainda não entendeu. Ele não ataca apenas para baixo, como coloquei no 1º post, por isso uso as variaveis esquerda,direita,cima e baixo. O meu problema é na verdade porque eu não vou fazer apenas 1 pokemon, talvez uns 150, por isso se eu fosse fazer um desses códigos

if place_meeting(x,y-distância_mínima_pro_ataque_pegar,obj_gastly)
with instance_place(x,y-distância_mínima_pro_ataque_pegar,obj_gastly)
sendoatacado=true


eu teria que fazer um para cada pokemon, o que daria muito trabalho, tudo bem que talvez isso fosse necessário, mas eu gostaria de usar uma espécie de "reconhecimento" que ao checar o objeto place_meeting ele reconhecesse se esse objeto é um pokemon ou não. Outra coisa é esse tal de "//vira pra baixo e briga" que é exatamente isso que quero fazer, mas virar para o lado em que o player está atacndo, não sempre para baixo. O hit e a vida a ser tirada eu sei fazer, minha dúvida é só nisso.
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Dúvida sobre início de batalhas Empty Re: Dúvida sobre início de batalhas

Mensagem por saim Sáb 26 Fev 2011, 17:59

Bom, se você substituir "obj_gastly" por "obj_pokemon_parent", fica um código genérico.
A parte de "//vira pra baixo e briga" também pode ser substituída por "//vira pra point_direction(x,y,obj_player.x,obj_player.y)" ou aredondar pra uma das 4 direções.
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