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Desenhando Sprites

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Desenhando Sprites Empty Desenhando Sprites

Mensagem por JV Justino Seg 21 Fev 2011, 14:16

Nome: Desenhando Sprites
Descrição: Ensina a usar funções relacionadas ao draw_sprite
Nível: Intermediário/Avançado
Requerimentos: GM6, GM7, GM8

Olá a todos da GMBR!
Neste tutorial irei ensina-los a usar funções relacionadas ao draw_sprite

Vamos Começar!

draw_sprite(sprite,subimg,x,y)
A função mais simples de todas. Em sprite coloque o nome da sprite. Em subimg coloque a subimagem desejada. Em x e y coloque a posição desejada. Estes argumentos estarão presentes em todas as funções.

draw_sprite_stretched(sprite,subimg,x,y,w,h)
Esta função desenha a sprite com uma escala desejada. No campo w coloque a escala horizontal desejada, e em h coloque a escala vertical desejada.

draw_sprite_tiled(sprite,subimg,x,y)
Esta função desenha a sprite repetidamente a partir das posições x e y preenchendo toda a room

draw_sprite_part(sprite,subimg,left,top,width,height,x,y)
Esta função desenha somente uma parte da sprite. Left e top indicam a partir de onde a sprite deverá ser desenhada. Height e width representam até onde deverá ser desenhada a sprite, levando em conta os valores iniciais.


As funções a seguir estão presentes somente na versão PRO

draw_sprite_ext(sprite,subimg,x,y,xscale,yscale,rot,color,alpha)
Versão extendida de draw_sprite. xscale representa a escala horizontal da sprite e yscal a escala vertical, rot representa a rotação da imagem em graus, color representa a cor de mistura da sprite (use c_white para nenhuma mistura) e alpha representa a transparencia da sprite.

draw_sprite_stretched_ext(sprite,subimg,x,y,w,h,color,alpha)
Versão estendida da função draw_sprite_stretched, podendo alterar mescla de cores e tranparencia.

draw_sprite_tiled_ext(sprite,subimg,x,y,xscale,yscale,color,alpha)
Versão estendida da função draw_sprite_tiled, podendo alterar escala, mescla de cores e tranparencia.

draw_sprite_part_ext(sprite,subimg,left,top,width,height,x,y,xscale,yscale,
color, alpha)

Versão estendida da função draw_sprite_part, podendo alterar escala, mescla de cores e tranparencia.

draw_sprite_general(sprite,subimg,left,top,width,height,x,y,xscale,yscale,rot,
c1,c2,c3,c4,alpha)

Esta função contém as caracteristicas das outras, como escolher qual parte desenhar, mudar escala, rotação, mesclar em um gradiente 4 cores e mudar transparencia.


Bom, o tutorial acaba aqui. Espero que tenham gostado!

さよぅなら!


Última edição por JV Justino em Dom 26 Fev 2012, 15:14, editado 4 vez(es)
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Desenhando Sprites Empty Re: Desenhando Sprites

Mensagem por Anderson3d Seg 21 Fev 2011, 15:23

não conhecia o general sprite. Bem interessante na hora de criar inimigos de cores diferentes.
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Desenhando Sprites Empty Re: Desenhando Sprites

Mensagem por JV Justino Ter 22 Fev 2011, 15:55

Anderson3d escreveu:não conhecia o general sprite. Bem interessante na hora de criar inimigos de cores diferentes.
Acho que você não entendeu...
General sprite mescla a sprite com um gradiente de 4 cores diferentes, como no exemplo:
Desenhando Sprites Gradientn
Eu dei uma editada pra ficar melhor de entender
Obrigado por comentar!
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Desenhando Sprites Empty Re: Desenhando Sprites

Mensagem por Salathiel Ter 22 Fev 2011, 16:16

Legal. Muito bom para quem quer aprender as funções das sprites.
Duvida:
draw_sprite_tiled(sprite,subimg,x,y)
Se eu colocar por exemplo x = 0 e y = 0, então a room vai ser preenchida completamente?
Você também pode colocar os códigos na auto formatação. Exemplo:

draw_sprite(sprite,subimg,x,y)

Para usar a auto formatação e só usar:
Código:
<gml class="brush: gml;">
// Seu script
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Desenhando Sprites Empty Re: Desenhando Sprites

Mensagem por FilipeJF Ter 22 Fev 2011, 16:22

Ei cara, legal, gostei do tutorial, ja tinha visto antes, estou postando agora Happy, continua assim cara, legal gostei, e alendo mas, da uma nota la no
"Alone Warrior", é o meu jogo ta em projetos completos. Valeu!
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Desenhando Sprites Empty Re: Desenhando Sprites

Mensagem por JV Justino Ter 22 Fev 2011, 19:31

Salathiel escreveu:Legal. Muito bom para quem quer aprender as funções das sprites.
Duvida:
draw_sprite_tiled(sprite,subimg,x,y)
Se eu colocar por exemplo x = 0 e y = 0, então a room vai ser preenchida completamente?
Você também pode colocar os códigos na auto formatação. Exemplo:

draw_sprite(sprite,subimg,x,y)

Para usar a auto formatação e só usar:
Código:
<gml class="brush: gml;">
// Seu script
</gml>
Sobre o draw_sprite_tiled, vai preencher a room toda, a partir da posição x e y, fazendo um loop.
Ah, e eu não gosto de usar a auto formatação prefiro o code mesmo, mas nesse caso não há tanta necessidade.
Obrigado por comentar!
FilipeJF escreveu: Ei cara, legal, gostei do tutorial, ja tinha visto antes, estou postando agora Happy, continua assim cara, legal gostei, e alendo mas, da uma nota la no
"Alone Warrior", é o meu jogo ta em projetos completos. Valeu!
Depois eu vou la comentar seu jogo, pois eu tenho baixado mais quase não deu tempo pra jogar Happy
Obrigado por comentar!
Obs: Por que sua warning ta assim O.O?
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