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[TCC] Desenvolvimento de Games. O que fazer?

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[TCC] Desenvolvimento de Games. O que fazer? Empty [TCC] Desenvolvimento de Games. O que fazer?

Mensagem por caiogs Qui 17 Fev 2011, 22:49

Primeiramente, boa noite a todos.
Esse é meu primeiro post no site e ja venho pedir uma ajuda pale
Acredito que muitos aqui saibam o que é um TCC na vida de um universitário, como é complicado e stressante. Então, estou nessa fase e meu TCC é sobre Desenvolvimento de Games e assim gostaria de uma ajuda para saber o que posso fazer? que tipo posso fazer no Game Maker para esse TCC. Alguma dica?

Obrigado a todos. Ate mais.
flw
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Mensagem por Gabreel Qui 17 Fev 2011, 22:55

Poderia fazer sobre os talentos escondidos em foruns pela internet.

É uma ideia.

Eu não saberia fazer um TCC.. >-<

TCC=Teste de conclusão de curso. Para os que não saibam, possam ajudar.
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Mensagem por Shadow10 Qui 17 Fev 2011, 23:32

Faz do tipo reportagem como ja fizeram muitas vezes na TV.

Esse link aqui pode te dar ideias de como fazer

https://gmbr.forumeiros.com/t11345-reportagem-do-jornal-da-globo-sobre-o-mercado-de-jogos-no-brasil?highlight=globo
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Mensagem por caiogs Sex 18 Fev 2011, 07:07

Obrigado pela resposta, mas acho que voces nao entenderam muito bem ou eu nao expliquei direito. Preciso de uma ideia de um jogo para ser feito no Game Maker, achei a linguagem do Game Maker mais tranquila, por isso estou aqui. Quem sabe um jogo infantil/educacional que tenha que colorir, colocar peças no lugar, FPS,plataforma...sei la, Valeu
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Mensagem por MatheusReis Sex 18 Fev 2011, 08:33

Apenas uma ideia:
-Que tal um jogo que se passe dentro do próprio ambiente onde estuda?
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Mensagem por caiogs Sex 18 Fev 2011, 13:26

Mathaeuz escreveu:Apenas uma ideia:
-Que tal um jogo que se passe dentro do próprio ambiente onde estuda?
]

Cara, ja ate pensei nisso tambem, o problema é saber como fazer e se o GM da conta disso entendeu?
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Mensagem por saim Sex 18 Fev 2011, 15:14

Idéias mirabolantes ou mais comuns? Eu tenho algumas. Depende do quanto você conhece de programação. Se está entrando nessa onda agora, acho melhor ficar com o básico. Só que seu TCC é SOBRE um jogo, então pode ser que você saiba tudo de programação e tenha escolhido o game maker só pela facilidade mesmo.
Qual é o caso?

PS: acho que seu post ficaria melhor no fórum sobre
idéias e enredos
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Mensagem por caiogs Sex 18 Fev 2011, 15:36

saim escreveu:Idéias mirabolantes ou mais comuns? Eu tenho algumas. Depende do quanto você conhece de programação. Se está entrando nessa onda agora, acho melhor ficar com o básico. Só que seu TCC é SOBRE um jogo, então pode ser que você saiba tudo de programação e tenha escolhido o game maker só pela facilidade mesmo.
Qual é o caso?

PS: acho que seu post ficaria melhor no fórum sobre
idéias e enredos

Ideias comuns saim, comuns...programação não é o meu forte, mas escolhi o tema desenvolvimento de games, porque preciso desenvolver algo, e nada melhor que alguma coisa que goste ne. e o GM foi pela simplicidade de codigo, pelo menos o que vi ate agora. Estou baixando tutoriais e explicações que encontro aqui pra estudar.

Valeu.

PS: caso queiram mover o topico...sem problemas.
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Mensagem por KevinBandicoot Sex 18 Fev 2011, 18:27

Cara, não estou em tempo de fazer um TCC ainda, mas estou meio que no mesmo barco que você
Eu faço técnico e preciso desenvolver um projeto para iniciação científica, um jogo também. Eu já tenho 25% dele completo.
No seu caso, dou uma idéia, faz um jogo pedagógico que nem eu. Pega uma área que você realmente gosta da sua faculdade e combina com um gênero(puzzle, plataforma).
Faz algo educativo mas para todas as idades(nem sempre o educativo é para crianças).
O resto mesmo é só depois que você escolher a área do seu curso, a partir daí é Game Maker.
Boa Sorte
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Mensagem por Janx Sex 18 Fev 2011, 18:34

Quanto tempo você tem para terminar o jogo? Precisa pensar em algumas coisas antes de inciar um jogo. Se for um jogo de aventura você provavelmente irá precisar de muitos sprites, músicas e sons. E isso não é coisa que se consegue da noite para o dia.
Você ja tem algum conhecimento sobre o desenvolvimento de jogos, correto? Então você já deve ganhar um tempo e só precisar aprender o funcionamento do GM. A linguagem é bem parecida com pascal, C,C++,C#.

Um jogo 3D é mais complicado de se fazer no GM. Ele não tem um suporte muito grande nativamente, talvez seja necessário usar dlls externas.

Bom, depende muito do que você quer fazer....
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Mensagem por caiogs Sex 18 Fev 2011, 21:05

Janx escreveu:Quanto tempo você tem para terminar o jogo? Precisa pensar em algumas coisas antes de inciar um jogo. Se for um jogo de aventura você provavelmente irá precisar de muitos sprites, músicas e sons. E isso não é coisa que se consegue da noite para o dia.
Você ja tem algum conhecimento sobre o desenvolvimento de jogos, correto? Então você já deve ganhar um tempo e só precisar aprender o funcionamento do GM. A linguagem é bem parecida com pascal, C,C++,C#.

Um jogo 3D é mais complicado de se fazer no GM. Ele não tem um suporte muito grande nativamente, talvez seja necessário usar dlls externas.

Bom, depende muito do que você quer fazer....

Bom, eu tenho ate julho para terminar. Na faculdade utilizo java, mas so o basico mesmo. Nao posso querer fazer uma coisa muito complexa pq se não nao conseguirei fazer ou o tempo nao sera o suficiente, ja que nao vou ter todos os dias para fazer isso e nem fazer uma coisa muito boba ne.
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Mensagem por Janx Sáb 19 Fev 2011, 00:21

Nesse caso acho que você pode descartar a ideia de um jogo 3D.

Mais simples para se fazer são educativos (puzzle?), plataforma ou um de nave tipo scroll shooter.

Agora você que deve decidir o que vai fazer, depois tente iniciar o projeto e onde você tiver duvida pode perguntar aqui na comunidade que muita gente deve responder.
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Mensagem por caiogs Sáb 19 Fev 2011, 07:17

Janx escreveu:Nesse caso acho que você pode descartar a ideia de um jogo 3D.

Mais simples para se fazer são educativos (puzzle?), plataforma ou um de nave tipo scroll shooter.

Agora você que deve decidir o que vai fazer, depois tente iniciar o projeto e onde você tiver duvida pode perguntar aqui na comunidade que muita gente deve responder.

Desde quando tive a ideia de fazer isso pensava no puzzle, o problema em si é criar a historia desse puzzle, pra que ele vai servir, o que ele faz, porque isso tem que estar no meu TCC tb
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Mensagem por caiogs Sáb 19 Fev 2011, 09:47

Estava pensando aqui em fazer um jogo referente a vida academica de uma pessoa...desde criança, ate a faculdade. Mais ou menos um jogo de coletar objetos.

ex: numa primeira fase, uma criança tendo que coletar varios lapis de cor espalhador pelo chao da sala enquanto tem outros aluno(ou professor) atras, perseguindo.

num outro momento, um personagem ja um pouco maior, tendo que catar moedas no ppatio sendo perseguido por um aluno maior querendo pegar seu dinheiro.

depois, ja quase um adolescente tem que pegar caderno de estudo ou livros.

em outra fase, um aluno adolescente querendo ir para faculdade, tendo que coletar logo das faculdade(nessa parte usarei a logo da minha faculdade ne)

e em um ultimo momento, um universitario tendo que coletar livros grandes e pesados ou entao o diploma.

Tudo isso com tempo determinado para ser feito.

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Mensagem por Assassino Sáb 19 Fev 2011, 10:34

caiogs escreveu:num outro momento, um personagem ja um pouco maior, tendo que catar moedas no patio sendo perseguido por um aluno maior querendo pegar seu dinheiro.

Aki ja se trata da questão do bulling, vc ganhará pontos por causa disso deixando o jogo meio crítico, acho que sua idéia é ótima Smile
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Mensagem por saim Sáb 19 Fev 2011, 13:16

Uma vez, fiz um jogo em que círculos apareciam aleatoriamente num labirinto e iam diminuindo de raio. O objetivo do jogador era colocar o persongem dentro do círculo e aumentá-lo até explodir (isso acontecia quando ele voltava ao raio original). Ficou até divertido (se tiver interesse, te mando um link) e tem a ver com sua idéia. A vista era top-down, que é mais simples de programar que plataforma e pra adaptar a sua idéia basta mudar os círculos por coletáveis e acrescentar uns inimigos.
Mantendo essa idéia, você pode dar uma nota no final da fase, dependendo do tempo que o jogador levou pra completar.

Outra idéia seria pesquisar alguma forma de ensinar crianças a mexerem no computador. Meu filho (2 anos) sabe todas as letras de um jogo que eu fiz (só não conhece o "ç", porque nenhuma palavra começa assim). Fiz outro pra ele aprender a mexer com o mouse, mas fracassei. Ele até se divertiu, mas abandonou o jogo rapidinho. Entretanto, acho que ambas ficam no campo das mirabolantes...

Uma mais comum, comunzona mesmo, é aquela velha história de colocar os materiais recicláveis nas lixeiras certas. Dá pra usar um personagem ou arrastar com o mouse. O tempo disponível pode diminuir, aumentando a dificuldade. Ou pegar uma lixeira dessa ou daquela cor e sair catando só os materiais daquele tipo, tendo que trocar de lixeira pra tocar nos outros materiais.

Ou você pode pegar um elemento de cada idéia e criar um jogo totalmente diferente disso tudo.

Precisando de ajuda pra implementar qualquer coisa, estamos aí!
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Mensagem por caiogs Sáb 19 Fev 2011, 22:23

saim escreveu:Uma vez, fiz um jogo em que círculos apareciam aleatoriamente num labirinto e iam diminuindo de raio. O objetivo do jogador era colocar o persongem dentro do círculo e aumentá-lo até explodir (isso acontecia quando ele voltava ao raio original). Ficou até divertido (se tiver interesse, te mando um link) e tem a ver com sua idéia. A vista era top-down, que é mais simples de programar que plataforma e pra adaptar a sua idéia basta mudar os círculos por coletáveis e acrescentar uns inimigos.
Mantendo essa idéia, você pode dar uma nota no final da fase, dependendo do tempo que o jogador levou pra completar.

Outra idéia seria pesquisar alguma forma de ensinar crianças a mexerem no computador. Meu filho (2 anos) sabe todas as letras de um jogo que eu fiz (só não conhece o "ç", porque nenhuma palavra começa assim). Fiz outro pra ele aprender a mexer com o mouse, mas fracassei. Ele até se divertiu, mas abandonou o jogo rapidinho. Entretanto, acho que ambas ficam no campo das mirabolantes...

Uma mais comum, comunzona mesmo, é aquela velha história de colocar os materiais recicláveis nas lixeiras certas. Dá pra usar um personagem ou arrastar com o mouse. O tempo disponível pode diminuir, aumentando a dificuldade. Ou pegar uma lixeira dessa ou daquela cor e sair catando só os materiais daquele tipo, tendo que trocar de lixeira pra tocar nos outros materiais.

Ou você pode pegar um elemento de cada idéia e criar um jogo totalmente diferente disso tudo.

Precisando de ajuda pra implementar qualquer coisa, estamos aí!

Gostei dessa ideia do material reciclado. Vou levar as 2 ideias(a vida academica e a coleta dos lixo reciclaveis) ao meu orientador pra ver o que ele acha. Valeu mesmo
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