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Colisão com parede - Ao invés de não grudar eu quero grudar e paralizar o obj

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Mensagem por Maker Qua 16 Fev 2011, 21:52

Colisão com parede - Ao invés de não grudar eu quero grudar e paralizar o obj.

Estou fazendo um jogo de tetris.
Então quando a peça colidir com o 'chão' do cenário, ele deverá parar de se movimentar e talz.

Estou bolando alguma coisa para os comandos do player só funcionarem enquanto a peça ainda não entrar em colisão.
Mas enquanto isso, gostaria de saber como fazer a peça paralizar ao tocar no chão, mesmo que seja apertado os botões de ação
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Mensagem por Gabreel Qua 16 Fev 2011, 21:57

Aí depende... Como você faz a descida das peças? Tradicionalmente (aumentando o y), ou por gravidade?
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Mensagem por Maker Qua 16 Fev 2011, 22:05

Aperta a seta para baixou o espaço para ir mais rapido.

Mas é descendo no Y mesmo.

Mas quando chega no chão, se e apertar a seta de ir para o lado, a peça vai para o lado..
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Mensagem por Markituh Qua 16 Fev 2011, 22:08

Crie um variável para controlar a colisão. Quando colidir com o objeto, coloque esta variável como true. Então no movimento do bloco, coloque para mover apenas se a variável estiver false, isolando numa condição.
Código:
if colodiu = false
{
// Movimentos aqui
}
Ou seja, já que quando colodir com um bloco ele vai ficar com a variável true, não irá mover de forma alguma.
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Mensagem por Gabreel Qua 16 Fev 2011, 22:09

Código:

CREATE da peça
Can_move=true

STEP
if place_free(x,y+2){y-=???;Can_move=false;}

EVENTOS de KEYBOARD
if(Can_move=true){move O_O}

Provavelmente dará certo.
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Mensagem por Maker Qua 16 Fev 2011, 22:26

Obrigado deu certo,
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