Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
PROFISSÃO - DESENVOLVEDOR DE JOGOS
+2
PedroX
SIGILOSO
6 participantes
Página 1 de 1
PROFISSÃO - DESENVOLVEDOR DE JOGOS
Fazendo uma pesquisa pra um trabalho da escola achei esse texto no GigaMundo, um site bem interessante que pretendo entrar mais vezes. Esse texto pode ser útil pra quem pretende trabalhar com jogos mesmo, como profissão. A página da matéria pode ser vista aqui: Profissão - Desenvolvedor de jogos
Boa leitura _o/
Mais uma boa tarde a todos!
Preocupados (como sempre somos ) em trazer um pouco mais de informações a todos a cada dia, hoje gostaria de falar sobre uma das profissões que ultimamente a mídia tem divulgado com ênfase e que, até alguns anos atrás, seria loucura um profissional brasileiro dizer que era este seu ramo de atuação: o desenvolvedor de jogos.
Como muitos aqui já sabem, eu atuo bastante nesta área e não me arrependo: é prazeroso saber que, no fim das contas, meu trabalho serve para entreter muitas outras pessoas. Parodiando uma célebre frase: “eu podia tá matando, eu podia tá roubando… mas tô aqui desenvolvendo jogos”.
Muitos ficam na dúvida sobre como essa área é: alguns acham que é tão fácil que nada mais é do que diversão esta profissão. Outros acham que é algo tão “do outro mundo” que preferem nem mesmo arriscar-se para conhecer um pouco. Acredito que ambos os extremos/opiniões não são muito condizentes com a nossa realidade.
Bem, antes de falar disso, deixe-me apresentar um pouco do que sou e faço na área para que possam deduzir se sei ou não do que estou falando.
Eu na indústria de jogos
Estudo a área de desenvolvimento de jogos (ou gamedev, como preferíamos chamar antigamente) desde 1999. Em 2001 entrei para o curso de graduação em Ciência da Computação e comecei a freqüentar a Programadores de Jogos (hoje, Programadores e Desenvolvedores de Jogos – PDJ).
Em 2003 tornei-me um dos administradores da PDJ e iniciei vários movimentos a fim de melhorar a mesma, trazendo mais conteúdo e oportunidades aos seus membros.
Em fins de 2004 começo a trabalhar na área de jogos em Flash como programador e game designer.
Em 2007, fundei o Instituto dos Jogos, um site focado em educação à distância na área de desenvolvimento de jogos. Nesse mesmo ano, graduei-me no curso de Computação.
Nesse período, já desenvolvi dezenas de jogos em flash, alguns poucos multiplayer, muitos envolvendo bons conhecimentos em matemática, física e estatística.
Bem, acredito que agora você já saiba um pouco mim, agora vamos falar sobre o que interessa: a indústria de jogos e as possibilidades que há para cada um.
Começando…
Em primeiro lugar, quero desmistificar a idéia de que o trabalho de um desenvolvedor de jogos é só diversão. Não é bem assim, se fosse, todo mundo estaria fazendo isso de graça.
No desenvolvimento de um jogo há várias empresas e profissionais envolvidos. Temos a empresa desenvolvedora, a empresa publicadora, a transportadora, a distribuidora, as vendedoras, etc. Se não fosse essa grande rede de companhias, seria muito difícil o desenvolvimento de tantos títulos de jogos excelentes que abordam as prateleiras das lojas diariamente.
Quanto aos profissionais envolvidos, dependerá de qual o seu papel na produção/desenvolvimento do jogo: se estiver relacionado à área de programação, será um programador, sem especialidades ou específico de uma das muitas áreas: programador de shaders, de inteligência artificial, de redes, e por aí vai.
Se a área for arte gráfica, teremos artistas gráficos 2D, onde encontramos os pixel artists (artistas que criam sua arte baseada na manipulação dos mapeamentos de bits que compõem uma imagem digitalizada), os ilustradores, os artistas conceituais e os texturizadores. Encontramos também os modeladores 3D, responsáveis pela criação de objetos e cenários (obviamente, podemos encontrar modeladores 3D especializados em cenários, em personagens, em objetos, etc).
Na parte sonora, geralmente encontramos os responsáveis pelas dublagens, os compositores de trilhas sonoras (muitas bandas hoje possuem suas músicas liberadas em jogos) e compositores de efeitos sonoros.
No projeto em si do jogo teremos os game designers (que significa literalmente “projetista de jogo”), responsáveis por criar uma ótima experiência para o jogador. Eles podem ser especializados em game writing (roteiros/narrativas para jogos), level design, game interface design, etc.
No gerenciamento do projeto e administração da produção, encontramos pessoas como o project leader, cargo esse ocupado geralmente por um dos líderes de uma das áreas supracitadas. Além dele, temos também o produtor, que é o profissional que fica entre a equipe desenvolvedora e o pessoal da empresa publicadora, intermediando o processo a fim de que cada lado saiba que seus anseios estão sendo atendidos e que vai auxiliando os desenvolvedores naquilo que for necessário.
E desenvolver jogos: É difícil? É divertido?
Acredito que a resposta mais sincera é: um pouco de ambos. Como já disse anteriormente, se fosse somente diversão, se fosse muito fácil, todo mundo criava seus próprios jogos e pronto.
Mas jogos envolvem muitas coisas. Como programador, por exemplo, posso lhe indicar que tenha uma excelente base em matemática e física, conhecimentos em estatística, domine bem lógica de programação e projeto de algoritmos, conhece bem as linguagens com que deseja trabalhar, etc.
Perceba que isso é o que eu indico para quem quiser seguir a área de programação! Se sua área for outra, arte gráfica, por exemplo, vou indicar-lhe o domínio de várias ferramentas que possa empregar em seu dia-a-dia (ilustração, pixel art, texturização, modelagem 3D, conversores de formatos de arquivos, renderizadores 3D, etc.), bem como um bom estudo em anatomia (humana, animal, etc) em projeto de ambientes, etc.
Veja bem: o que você precisa saber varia de acordo com a área, mas sempre será uma área vasta suficiente para exigir-lhe bastante estudo com dedicação e seriedade. Se você realmente se interessa por esta área, não se preocupe: se você levar a sério, com certeza você vai encontrar oportunidades, pois o mercado SEMPRE vai depender de bons profissionais.
Apesar de exigir muita atualização (isso é mais vantagem do que desvantagem, sob meu ponto de vista), é também uma área divertida, que envolve muita criatividade a fim de criar algo digital que pareça vivo, lúdico.
Você testará seu jogo e poderá sentir o mesmo prazer que eu tenho em dizer a cada projeto: hey, fui eu quem fez isso!
Além disso, você não precisa cair de cabeça nessa área já visando o desenvolvimento direto como profissional – sempre aconselho que você vá estudando e comece com ferramentas geralmente indicadas para quem faz disso um “hobby”.
Apesar de não poder comercializar os seus jogos, nela, o uso delas irá acelerar o seu aprendizado em algumas coisas, pois irá remover certos “empecilhos tecnológicos” para quem está começando e pouco conhece a área.
Bem, vou ficar por aqui agora. Em outra oportunidade continuarei e falarei mais sobre tantas outras coisas que devem estar borbulhando em sua mente.
Outro texto interessante é sobre como lucrar com jogos pra download, como é o nosso caso:
Como publicar o meu jogo e como conseguir dinheiro com isso – Parte 3
Até mais! _o/
Boa leitura _o/
Mais uma boa tarde a todos!
Preocupados (como sempre somos ) em trazer um pouco mais de informações a todos a cada dia, hoje gostaria de falar sobre uma das profissões que ultimamente a mídia tem divulgado com ênfase e que, até alguns anos atrás, seria loucura um profissional brasileiro dizer que era este seu ramo de atuação: o desenvolvedor de jogos.
Como muitos aqui já sabem, eu atuo bastante nesta área e não me arrependo: é prazeroso saber que, no fim das contas, meu trabalho serve para entreter muitas outras pessoas. Parodiando uma célebre frase: “eu podia tá matando, eu podia tá roubando… mas tô aqui desenvolvendo jogos”.
Muitos ficam na dúvida sobre como essa área é: alguns acham que é tão fácil que nada mais é do que diversão esta profissão. Outros acham que é algo tão “do outro mundo” que preferem nem mesmo arriscar-se para conhecer um pouco. Acredito que ambos os extremos/opiniões não são muito condizentes com a nossa realidade.
Bem, antes de falar disso, deixe-me apresentar um pouco do que sou e faço na área para que possam deduzir se sei ou não do que estou falando.
Eu na indústria de jogos
Estudo a área de desenvolvimento de jogos (ou gamedev, como preferíamos chamar antigamente) desde 1999. Em 2001 entrei para o curso de graduação em Ciência da Computação e comecei a freqüentar a Programadores de Jogos (hoje, Programadores e Desenvolvedores de Jogos – PDJ).
Em 2003 tornei-me um dos administradores da PDJ e iniciei vários movimentos a fim de melhorar a mesma, trazendo mais conteúdo e oportunidades aos seus membros.
Em fins de 2004 começo a trabalhar na área de jogos em Flash como programador e game designer.
Em 2007, fundei o Instituto dos Jogos, um site focado em educação à distância na área de desenvolvimento de jogos. Nesse mesmo ano, graduei-me no curso de Computação.
Nesse período, já desenvolvi dezenas de jogos em flash, alguns poucos multiplayer, muitos envolvendo bons conhecimentos em matemática, física e estatística.
Bem, acredito que agora você já saiba um pouco mim, agora vamos falar sobre o que interessa: a indústria de jogos e as possibilidades que há para cada um.
Começando…
Em primeiro lugar, quero desmistificar a idéia de que o trabalho de um desenvolvedor de jogos é só diversão. Não é bem assim, se fosse, todo mundo estaria fazendo isso de graça.
No desenvolvimento de um jogo há várias empresas e profissionais envolvidos. Temos a empresa desenvolvedora, a empresa publicadora, a transportadora, a distribuidora, as vendedoras, etc. Se não fosse essa grande rede de companhias, seria muito difícil o desenvolvimento de tantos títulos de jogos excelentes que abordam as prateleiras das lojas diariamente.
Quanto aos profissionais envolvidos, dependerá de qual o seu papel na produção/desenvolvimento do jogo: se estiver relacionado à área de programação, será um programador, sem especialidades ou específico de uma das muitas áreas: programador de shaders, de inteligência artificial, de redes, e por aí vai.
Se a área for arte gráfica, teremos artistas gráficos 2D, onde encontramos os pixel artists (artistas que criam sua arte baseada na manipulação dos mapeamentos de bits que compõem uma imagem digitalizada), os ilustradores, os artistas conceituais e os texturizadores. Encontramos também os modeladores 3D, responsáveis pela criação de objetos e cenários (obviamente, podemos encontrar modeladores 3D especializados em cenários, em personagens, em objetos, etc).
Na parte sonora, geralmente encontramos os responsáveis pelas dublagens, os compositores de trilhas sonoras (muitas bandas hoje possuem suas músicas liberadas em jogos) e compositores de efeitos sonoros.
No projeto em si do jogo teremos os game designers (que significa literalmente “projetista de jogo”), responsáveis por criar uma ótima experiência para o jogador. Eles podem ser especializados em game writing (roteiros/narrativas para jogos), level design, game interface design, etc.
No gerenciamento do projeto e administração da produção, encontramos pessoas como o project leader, cargo esse ocupado geralmente por um dos líderes de uma das áreas supracitadas. Além dele, temos também o produtor, que é o profissional que fica entre a equipe desenvolvedora e o pessoal da empresa publicadora, intermediando o processo a fim de que cada lado saiba que seus anseios estão sendo atendidos e que vai auxiliando os desenvolvedores naquilo que for necessário.
E desenvolver jogos: É difícil? É divertido?
Acredito que a resposta mais sincera é: um pouco de ambos. Como já disse anteriormente, se fosse somente diversão, se fosse muito fácil, todo mundo criava seus próprios jogos e pronto.
Mas jogos envolvem muitas coisas. Como programador, por exemplo, posso lhe indicar que tenha uma excelente base em matemática e física, conhecimentos em estatística, domine bem lógica de programação e projeto de algoritmos, conhece bem as linguagens com que deseja trabalhar, etc.
Perceba que isso é o que eu indico para quem quiser seguir a área de programação! Se sua área for outra, arte gráfica, por exemplo, vou indicar-lhe o domínio de várias ferramentas que possa empregar em seu dia-a-dia (ilustração, pixel art, texturização, modelagem 3D, conversores de formatos de arquivos, renderizadores 3D, etc.), bem como um bom estudo em anatomia (humana, animal, etc) em projeto de ambientes, etc.
Veja bem: o que você precisa saber varia de acordo com a área, mas sempre será uma área vasta suficiente para exigir-lhe bastante estudo com dedicação e seriedade. Se você realmente se interessa por esta área, não se preocupe: se você levar a sério, com certeza você vai encontrar oportunidades, pois o mercado SEMPRE vai depender de bons profissionais.
Apesar de exigir muita atualização (isso é mais vantagem do que desvantagem, sob meu ponto de vista), é também uma área divertida, que envolve muita criatividade a fim de criar algo digital que pareça vivo, lúdico.
Você testará seu jogo e poderá sentir o mesmo prazer que eu tenho em dizer a cada projeto: hey, fui eu quem fez isso!
Além disso, você não precisa cair de cabeça nessa área já visando o desenvolvimento direto como profissional – sempre aconselho que você vá estudando e comece com ferramentas geralmente indicadas para quem faz disso um “hobby”.
Apesar de não poder comercializar os seus jogos, nela, o uso delas irá acelerar o seu aprendizado em algumas coisas, pois irá remover certos “empecilhos tecnológicos” para quem está começando e pouco conhece a área.
Bem, vou ficar por aqui agora. Em outra oportunidade continuarei e falarei mais sobre tantas outras coisas que devem estar borbulhando em sua mente.
Outro texto interessante é sobre como lucrar com jogos pra download, como é o nosso caso:
Como publicar o meu jogo e como conseguir dinheiro com isso – Parte 3
Até mais! _o/
SIGILOSO- Games Ranking :
Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Data de inscrição : 06/06/2009
Reputação : 39
Número de Mensagens : 2267
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 4 x 2 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: PROFISSÃO - DESENVOLVEDOR DE JOGOS
Realmente, é bem legal ser programador.
As outras pessoas acham que voce é louco ou um nerd.
Eu acho que vou comecar a me especializar em graficos e, talvez, musicas.
Ai vou poder fazer meus jogos bem originais e legais...
É isso ai...Valeu sigi!
FLW
As outras pessoas acham que voce é louco ou um nerd.
Essa ferramenta geralmente é o GM para nós.Além disso, você não precisa cair de cabeça nessa área já visando o desenvolvimento direto como profissional – sempre aconselho que você vá estudando e comece com ferramentas geralmente indicadas para quem faz disso um “hobby”.
Eu acho que vou comecar a me especializar em graficos e, talvez, musicas.
Ai vou poder fazer meus jogos bem originais e legais...
É isso ai...Valeu sigi!
FLW
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: PROFISSÃO - DESENVOLVEDOR DE JOGOS
Nossa! Muito bom SIGILOSO! Muito mesmo! Valeu por compartilhar com a gente! Era o que eu tava precisando! Li até o fim! Depois vou dar uma lida nesse outro que você passou.
Licht- Games Ranking :
Data de inscrição : 26/04/2010
Reputação : 34
Número de Mensagens : 1217
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: PROFISSÃO - DESENVOLVEDOR DE JOGOS
Texto de leitura obrigatória.
Gostei dele ter citado o game maker com respeito ,coisa que poucos programadores mais experientes fazem.
exemplo: Hideo Kojima
Gostei dele ter citado o game maker com respeito ,coisa que poucos programadores mais experientes fazem.
E somos loucos , XD E quanto mais louco o programador/designer,diretor,etc for melhor.Pedro Henrique escreveu:Realmente, é bem legal ser programador.
As outras pessoas acham que voce é louco ou um nerd.
exemplo: Hideo Kojima
Vikintor- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 28/03/2010
Reputação : 17
Número de Mensagens : 901
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: PROFISSÃO - DESENVOLVEDOR DE JOGOS
Esse Texto me passou o como é difícil se criar um jogo que faça sucesso, até mesmo pela dificuldade de cada trabalho que cada profissional exerce, até agora a profissão que mais se encaixa no meu perfil é programação (até mesmo por que tenho bastante conhecimento em física e matemática, estudo bem as estatísticas e eu acho que tenho um pouco de lógica de programação, agora as linguagens vai depender do que eu irei aprender.)
Muito bom esse texto, valew aew sigiloso vc é 10!
Muito bom esse texto, valew aew sigiloso vc é 10!
Re: PROFISSÃO - DESENVOLVEDOR DE JOGOS
[SIGILOSO] Muito bom!
Realmente, programar não é tão fácil, mas é muito divertido pra quem gosta do que faz:)
O que faz um jogo e futuro com o mesmo é muito mais do que informação, engines e experiência. O que faz ir pra frente é o gosto pelo trabalho e o incentivo dos outros.
Uma área que está crescendo cada vez mais e conquista seu extenso espaço.
Realmente, programar não é tão fácil, mas é muito divertido pra quem gosta do que faz:)
O que faz um jogo e futuro com o mesmo é muito mais do que informação, engines e experiência. O que faz ir pra frente é o gosto pelo trabalho e o incentivo dos outros.
Uma área que está crescendo cada vez mais e conquista seu extenso espaço.
Tópicos semelhantes
» que profissao vc pretende seguir?
» DoubleJump - O podcast do desenvolvedor de games!
» Dicas de um bom desenvolvedor
» preciso de desenvolvedor
» Regras de um desenvolvedor Indie
» DoubleJump - O podcast do desenvolvedor de games!
» Dicas de um bom desenvolvedor
» preciso de desenvolvedor
» Regras de um desenvolvedor Indie
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos