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[Resolvido]Rotacionar sprite com Game Maker Lite
2 participantes
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[Resolvido]Rotacionar sprite com Game Maker Lite
Olá a todos. Recentemente aprendi a como usar as funções lengthdir_x e lengthdir_y, e consegui usar elas para o propósito de desenhar a sprite ao redor do player, para fazer um indicador de direção. Só que a sprite fica parada, eu queria que ela rotacionasse, mas isso só seria possível usando draw_sprite_ext, que é pra versão Pro. Sim, eu tenho a versão Pro, mas eu quero tentar fazer a rotação na Lite, pois sei que de alguma forma é possível. Pensei em talvez usando lengthdir, mas isso não ia adiantar. Tentei desenhar um triângulo com lengthdir, que é a forma desenhada na sprite, mas não deu muito certo.
Eu tenho um player de 64x64, uma esfera azul. Uma seta triangular de 32x32. Minha dúvida é: Eu posso rotacionar com o Lite, ou apenas com a função draw_sprite_ext? Obrigado.
Eu tenho um player de 64x64, uma esfera azul. Uma seta triangular de 32x32. Minha dúvida é: Eu posso rotacionar com o Lite, ou apenas com a função draw_sprite_ext? Obrigado.
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Re: [Resolvido]Rotacionar sprite com Game Maker Lite
Não querendo te desanimar, mas é realmente impossível usar algum recurso DirectDraw pra rotacionar se estiver programando na versão Lite. Mas há uma forma sim, você provavelmente já sabe.
O jeito é criar sprites com as todas (ou parcial) as direções. Lá no editor de sprites, vá no menu Animation -> Rotation Sequence -> Clockwise. Crie subimagens para as direções que vai precisar.
Um exemplo, assimilando o sprite à direção (360 subimagens):
Com 180 subimagens, seria:
Com 90...
E assim por diante...
No Game Maker 4, que eu já usava, rotação só podia ser feita dessa forma, não há recurso para rotacionar por função nele. O resultado é legal. Lembre-se de que jogos antigos como Diablo e Diablo 2 usavam muito esse recurso de ter um sprite para cada direção. E os jogos são fodas.
O jeito é criar sprites com as todas (ou parcial) as direções. Lá no editor de sprites, vá no menu Animation -> Rotation Sequence -> Clockwise. Crie subimagens para as direções que vai precisar.
Um exemplo, assimilando o sprite à direção (360 subimagens):
- Código:
image_index := direction
Com 180 subimagens, seria:
- Código:
image_index := direction/2
Com 90...
- Código:
image_index := direction/4
E assim por diante...
No Game Maker 4, que eu já usava, rotação só podia ser feita dessa forma, não há recurso para rotacionar por função nele. O resultado é legal. Lembre-se de que jogos antigos como Diablo e Diablo 2 usavam muito esse recurso de ter um sprite para cada direção. E os jogos são fodas.
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Re: [Resolvido]Rotacionar sprite com Game Maker Lite
Sim, eu pensei nesse meio, mas o problema é que deixa o projeto lento e um pouco pesado...(Aqui quase que travava o programa) Obrigado pela resposta.
Ah e, o correto seria Counter-Clockwise, já que a positividade dos ângulos começa para a esquerda. Para comprovar, faça um teste com a função point_direction e dá pra perceber. Novamente obrigado pela resposta, foi só uma questão de conhecimento Tópico resolvido.
Ah e, o correto seria Counter-Clockwise, já que a positividade dos ângulos começa para a esquerda. Para comprovar, faça um teste com a função point_direction e dá pra perceber. Novamente obrigado pela resposta, foi só uma questão de conhecimento Tópico resolvido.
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