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[RESOLVIDO] Dinâmica de água

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[RESOLVIDO] Dinâmica de água Empty [RESOLVIDO] Dinâmica de água

Mensagem por Grotle Dom 30 Jan 2011, 00:29

Gente eu quero fazer um pedido.
Eu estou querendo aprender a fazer uma dinâmica de fluidos no Game Maker.
Eu já pesquisei em vários sites, mas não achei o que eu queria.
A única que me chamou a atenção foi essa:

É realmente impressionante que isso tenha sido feito no GM.
O problema é que isso faz parte de uma DLL, que envolve várias funções e muitas coisas realmente muito complicadas.
Eu já até fiz uns testes e consegui fazer meio que uma falsa física simples, mas que não vai servir para o que eu estou querendo.
Ei sei que simular uma dinâmica de fluidos não é uma coisa fácil de se fazer, mas eu queria um tutorial ou engine (prefiro tutorial) que mostrasse como fazer isso de uma forma mais fácil do que usar essa tal DLL do vídeo acima.
Eu agradeceria muito se alguma alma caridosa pudesse me ajudar.
Desde já agradeço qualquer ajuda!


Última edição por Grotle em Qua 02 Fev 2011, 16:49, editado 1 vez(es)
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[RESOLVIDO] Dinâmica de água Empty Re: [RESOLVIDO] Dinâmica de água

Mensagem por Mystery_boy_maker Dom 30 Jan 2011, 17:03

O mais perto de ser um sistema com simulação de água que eu encontrei no fórum foi essa engine do nosso amigo Jiraya Click aqui para ir ao tópico
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Mensagem por Grotle Dom 30 Jan 2011, 17:45

Vlw cara, mas não é bem isso que eu quero.
Mas obrigado por tentar ajudar.
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Mensagem por Super Games Dom 30 Jan 2011, 17:53

Olha isto:
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Mensagem por Henrique_GJ Dom 30 Jan 2011, 18:13

fazer ela cair e deslizar é facil d+

o dificil seria fazer ela nivelar em caso de um tunel em forma de

U

isso seria dificil



mas mesmo assim, pelo video (quer só assiti um pouquinho pq a net ta f***) eu acho que compensaria mais estudar essa dll, pois esse efito ninguem vai conseguir fazer no GM [RESOLVIDO] Dinâmica de água 414722
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Mensagem por Grotle Dom 30 Jan 2011, 18:21

É talvez eu vá estudar essa DLL mesmo.
Obrigado pela opinião pessoal!
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Mensagem por GameMakerTutoriais Qua 02 Fev 2011, 13:40

Grotle escreveu:Ei sei que simular uma dinâmica de fluidos não é uma coisa fácil de se fazer, mas eu queria um tutorial ou engine (prefiro tutorial) que mostrasse como fazer isso de uma forma mais fácil do que usar essa tal DLL do vídeo acima.

Henrique_GJ escreveu:fazer ela cair e deslizar é facil d+
o dificil seria fazer ela nivelar em caso de um tunel em forma de

A dinâmica vai depender da técnica que você vai empregar para simular a água. Eu conheço duas formas de fazer isso em programação. A primeira é mais fácil e mais lenta, faz-se usar um sistema de partículas, isso você provavelmente já sabe pois o GM tem um sistema interno.

Basicamente, isso vai te exigir mais conhecimento em física de matéria condensada, o que eu não sei senão explicaria. XP

A segunda é usar uma técnica chamada "grade de vetor", também pode ser feita no GM usando formas primitivas. A diferença é que, com partículas você pode simular água em recipientes, com a grade você faz a simulação apenas da superfície.

Você quer dinâmica real? Isso daria um trabalho desnecessário, a menos que queira aprender. Mas para usar em jogos, você poderia simular uma dinâmica mais simples.


Última edição por Ninja8086 em Qua 02 Fev 2011, 13:59, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Henrique_GJ Qua 02 Fev 2011, 13:44

se fosse prum jogo meu eu num ia querer REAL a ponto de estudar fisica de materia condensada, desde que ela caisse e talz ja tava bom.....

mas como vc sabe num é pra mim, então o dono do topico ai ele ve o que quer mas acho que sera melhor ele estudar a dll
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Mensagem por Markituh Qua 02 Fev 2011, 13:59

Pelo que vi no vídeo, o cara usa mais de mil instâncias para a dinâmica da água. É um sistema bastante complexo, seria necessário um bom conhecimento sobre a física, visto o nível que demonstra o vídeo. Talvez com um move contact solid, um bounce, mas não sei, é algo muito mais complexo. Mas a coisa que você tem que colocar em mente é que são MUITAS instâncias.
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Mensagem por Henrique_GJ Qua 02 Fev 2011, 14:01

não markituh, são 40.000 "pontinhos" se tudo isso fosse instancia seria necessario um pc bem potente pra rodar (acho)

no titulo do topico fala de particulas Happy
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Mensagem por guilhermemig17 Qua 02 Fev 2011, 14:04

Ninja8086 escreveu:
Grotle escreveu:Ei sei que simular uma dinâmica de fluidos não é uma coisa fácil de se fazer, mas eu queria um tutorial ou engine (prefiro tutorial) que mostrasse como fazer isso de uma forma mais fácil do que usar essa tal DLL do vídeo acima.

Henrique_GJ escreveu:fazer ela cair e deslizar é facil d+
o dificil seria fazer ela nivelar em caso de um tunel em forma de

A dinâmica vai depender da técnica que você vai empregar para simular a água. Eu conheço duas formas de fazer isso em programação. A primeira é mais fácil e mais lenta, faz-se usar um sistema de partículas, isso você provavelmente já sabe pois o GM tem um sistema interno.

Basicamente, isso vai te exigir mais conhecimento em física de matéria condensada, o que eu não sei senão explicaria. XP

A segunda é usar uma técnica chamada "grade de vetor", também pode ser feita no GM usando formas primitivas. A diferença é que, com partículas você pode simular água em recipientes, com a grade você faz a simulação apenas da superfície.

Você quer dinâmica real? Isso daria um trabalho desnecessário, a menos que queira aprender. Mas para usar em jogos, você poderia simular uma dinâmica mais simples.


GM com sistema de particula, tu ta falando do GM Pró né?
Cara sistema de particula é uma coisa dificil mas também não é assim
cara se tu quer fazer dinamica de fluidos use alguma engine física e não GM
GM não foi feito pra fazer algo tão avançado
use a engine da Nvidia, ele é perfeita pra isso!
espero ter ajudado!
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Mensagem por Henrique_GJ Qua 02 Fev 2011, 14:09

mas gente, pra que um negocio tão avançado?

não bastaria fazer a agua cair/escorrer, ganhar velocidade, e quando se chocar com a parede de frente kikar pruma direção aleatoria?

tudo bem que não ia ficar perfeito, mas prum jogo 2d pra que mais que isso?
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Mensagem por Markituh Qua 02 Fev 2011, 14:14

Pelo nome do vídeo, é um sistema de física/partículas chamado ExtremePhysics. Talvez se você der uma procurada lá na GMC...
http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=448115&hl=extremephysics&st=0
É de fato uma DLL que auxilia em tudo, só é você baixar e estudar. É claro, não deixe de ler as informações contidas no tópico.
não bastaria fazer a agua cair/escorrer, ganhar velocidade, e quando se chocar com a parede de frente kikar pruma direção aleatoria?

tudo bem que não ia ficar perfeito, mas prum jogo 2d pra que mais que isso?
Concordo com você nesse quesito, mas é que as pessoas querem que o jogo seja perfeito e que todo mundo adore ele. Mas não precisa ser tão perfeito, desde que fique similiar ou parecido com a realidade, já é o bastante. Já viu jogos 2D com água desse jeito, avançado? Não, mas pelo menos os criadores programaram de forma que fosse considerado uma água.
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Mensagem por guilhermemig17 Qua 02 Fev 2011, 14:51

cara eu nunca vi um jogo 2D com simulação de fluidos, quando eu digo isso é simulação não um deseinho pra isso(obvio)
então se o cara quer uma simulação mesmo(e oq ele quer) então tem que ter essa parte fisica
se so quer fazer uma imagem de agua, então deveria ter falado desde o principio
no caso, é obvio que engines físicas são bons caminhos pra vocÊ aprender á fazer jogos profissionalmentes...
Sugiro que de uma olhada, não sobre essa matéria, mas so pra voce ver a qualidade mesmo
boa sorte!
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Mensagem por Grotle Qua 02 Fev 2011, 16:48

Considerando os comentários de vocês e os meus objetivos, eu vou fazer uma coisa mais simples mesmo, com a gravidade agindo sobre a água e fazndo outras coisinhas que deixem a dinâmica mais legal.
Obrigado por darem suas opiniões!
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