Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
duvidas com 3d
4 participantes
Página 1 de 1
duvidas com 3d
vou pedir ajuda aki com minhas duvidas em 3d, quem souber responder a uma pergunta ae eu fico grato
1° como eu faço pra desenhar uma sprite num determinado ponto x,y,z? tipo o draw_sprite() só que eu possa definir o eixo z tbm e a sprite fique virada pra tela
2° como eu faço uma hud em um jogo 3d?
3° qual a melhor extensão, e como usar uma extensão pra fazer colisão em 3d? eu ate baixei uma dll mas não sei como usar tem um monte de script e tbm não sei ao certo pra que ela serve, qul a melhor extensão pra fazer colisão e como usa?
4° existe algum programa pra mim fazer room em 3d? tipo um programa onde eu possa colocar os objetos na room e depois ele me devolve um codigo pra mim colocar? seria extremamente muito util =D
é só isso mesmo se alguem souber bem 3d ai responde minha duvida pois eu pra fazer o bloco to fazendo um monte de bloco igual mas com o z diferente e pra piorar to duplicando 4 vezes pra conseguir fazer a colisão perfeitamente, se alguem souber ai fico grato e tbm a parada a hud pois eu não sei, e jogo sem hud é tenso ¬¬ e tbm queria saber como desenhar um sprite para não ter que modelar cisas que as vezes uma sprite só ja resolve, se alguem souber as resposta fico grato se reponderem
1° como eu faço pra desenhar uma sprite num determinado ponto x,y,z? tipo o draw_sprite() só que eu possa definir o eixo z tbm e a sprite fique virada pra tela
3° qual a melhor extensão, e como usar uma extensão pra fazer colisão em 3d? eu ate baixei uma dll mas não sei como usar tem um monte de script e tbm não sei ao certo pra que ela serve, qul a melhor extensão pra fazer colisão e como usa?
4° existe algum programa pra mim fazer room em 3d? tipo um programa onde eu possa colocar os objetos na room e depois ele me devolve um codigo pra mim colocar? seria extremamente muito util =D
é só isso mesmo se alguem souber bem 3d ai responde minha duvida pois eu pra fazer o bloco to fazendo um monte de bloco igual mas com o z diferente e pra piorar to duplicando 4 vezes pra conseguir fazer a colisão perfeitamente, se alguem souber ai fico grato e tbm a parada a hud pois eu não sei, e jogo sem hud é tenso ¬¬ e tbm queria saber como desenhar um sprite para não ter que modelar cisas que as vezes uma sprite só ja resolve, se alguem souber as resposta fico grato se reponderem
Re: duvidas com 3d
1º = Não acho que dê pra desenhar sprites no 3D, use as funções d3d_draw_vertex, pra desenhar vertices até criar uma forma.
2º = Igual a de um jogo normal
3º = Me parece que tem uma GEX sobre isso no site gmtoolbox.com
4º = Não entendi
2º = Igual a de um jogo normal
3º = Me parece que tem uma GEX sobre isso no site gmtoolbox.com
4º = Não entendi
Mr. Kaleb- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Reputação : 21
Número de Mensagens : 1400
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
1° tem como sim cara, eu ja vi fazerem isso, em alguns jogos como megaman 3d, ou project zeit por exemplo
2° igual a um jogo normal? eu normalmente uso a função draw_sprite e draw_text pra fazer hud, como fazer isso em um jogo 3d? impossivel, nem tem logica
3° vou dar uma olhada lah eu ja fui lah uma vez tinha trocentas dlls e eu não sabia qual baixava baixei uma lah e não sei como usa tanto script, eles deviam ensinar a usar ¬¬
4° eu exeplico: eu queria saber se existe um soft onde vc possa ir colocando os objetos na room em 3d, e depois ele lhe dava um codigo pra criar todos os objetos nos pontos x, y e z correspondentes, pois no GM é tudo em 2d o que é muito ruim, alem do mais seria necessario fazer varios objetos iguais mas com o z diferente pra colocar os objetos nas rooms
então se tivesse uma forma ou um soft que me devolvesse um codigo pra criar os objetos seria bom, pra mim não ter que fazer a room 3d de cabeça, nem fazer varios objetos pra definir o z
2° igual a um jogo normal? eu normalmente uso a função draw_sprite e draw_text pra fazer hud, como fazer isso em um jogo 3d? impossivel, nem tem logica
3° vou dar uma olhada lah eu ja fui lah uma vez tinha trocentas dlls e eu não sabia qual baixava baixei uma lah e não sei como usa tanto script, eles deviam ensinar a usar ¬¬
4° eu exeplico: eu queria saber se existe um soft onde vc possa ir colocando os objetos na room em 3d, e depois ele lhe dava um codigo pra criar todos os objetos nos pontos x, y e z correspondentes, pois no GM é tudo em 2d o que é muito ruim, alem do mais seria necessario fazer varios objetos iguais mas com o z diferente pra colocar os objetos nas rooms
então se tivesse uma forma ou um soft que me devolvesse um codigo pra criar os objetos seria bom, pra mim não ter que fazer a room 3d de cabeça, nem fazer varios objetos pra definir o z
use
- Código:
d3d_transform_set_identity();
d3d_transform_add_rotation_y(90);//gire isso até apontar para a camera.
d3d_transform_add_rotation_z(90);//gire isso até apontar para a camera.
d3d_transform_add_translation(x,y,z )//add um eixo a identidade
draw_sprite(sprite,0,0,0 );
d3d_transform_set_identity();
- Código:
d3d_set_hidden(false);//faz com que as identidades a seguir n sejam alterada pelo depth 3d
d3d_set_lighting(0 );//desativa a luz para que os desenhos n sejam afetados pelo shader do directX
d3d_set_projection_ortho(0,0,view_wview,view_hview,0);//inicia uma projeção ortografica/2d
draw_text(10,10,"HUD");//desenha o texto
d3d_set_hidden(true);//reativa o depth 3d
eu uso o p3dc.dll mas o gmnewton tbm é realmente ótimo
use um editor 3d como o blender/max/lightwave/maya, entao crie seu mapa 3d exporte em wavefront(.obj ) e carrega no gm com o script "CreateFromObject"
;]
pow jiraya vlw mesmu ai
pergunta: eu tenho um objeto chamado camera que tem o segunite codigo:
d3d_set_projection(x,y,320,global.x,global.y,0,0,-1,0)
ele serve pra criar a camera
se eu colocar o codigo
d3d_set_projection_ortho(0,0,view_wview,view_hview,0);//inicia uma projeção ortografica/2d
como vc mandou, isso vai afetar alguma coisa?
e tbm quanto a dll acho que foi esse mesma que eu baixei, vc sabe onde tenha um tuto pra mim saber como se usa?
e tbm quanto a usar o blender pra fazer a room, e se eu precisar colocar um objeto na room que execute uma ação como por exemplo colocar inimigos isso não vai dar certo òó sera que não existe mesmo uma forma de fazer isso?
pergunta: eu tenho um objeto chamado camera que tem o segunite codigo:
d3d_set_projection(x,y,320,global.x,global.y,0,0,-1,0)
ele serve pra criar a camera
se eu colocar o codigo
como vc mandou, isso vai afetar alguma coisa?
e tbm quanto a dll acho que foi esse mesma que eu baixei, vc sabe onde tenha um tuto pra mim saber como se usa?
e tbm quanto a usar o blender pra fazer a room, e se eu precisar colocar um objeto na room que execute uma ação como por exemplo colocar inimigos isso não vai dar certo òó sera que não existe mesmo uma forma de fazer isso?
usando o d3d_set_projection_ortho provavelmente tera conflito com a projeção 3d por causa do depth, entao eu recomendo que vc cria um objeto com depth alterado apenas para usar a projeção ortografica.
creio que vem alguns exemplos junto com a dll p3dc.dll, enquanto a tutoriais, vao vi relatos sobre o mesmo.
eu recomendei o blender para criar modelos estáticos, ou seja vc monta apenas o mapa no blender e depois quando quiser add objetos dinamicos como inimigos, vc usa a propria room do gm.
creio que vem alguns exemplos junto com a dll p3dc.dll, enquanto a tutoriais, vao vi relatos sobre o mesmo.
eu recomendei o blender para criar modelos estáticos, ou seja vc monta apenas o mapa no blender e depois quando quiser add objetos dinamicos como inimigos, vc usa a propria room do gm.
mas cara isso não vai dar certo, quando eu for fazer a room eu não vou ver o mapa na room, como colocar inimigos portas carros pontos e etc, isso é impossivel D:
i eu não entendi os exemplos da dll, ela possui muitos script, é cheio de pasta e cheio de script ¬¬
e quanto ao projeção ortografica, se eu tirar a que eu to usando e colocar essa ai vai aparecer diferente? a resolução fica a mesma? o que muda?
i eu não entendi os exemplos da dll, ela possui muitos script, é cheio de pasta e cheio de script ¬¬
e quanto ao projeção ortografica, se eu tirar a que eu to usando e colocar essa ai vai aparecer diferente? a resolução fica a mesma? o que muda?
1º Se a sprite não tiver eixo Z então é só colocar ela num surface e desenhar ela chapada1° como eu faço pra desenhar uma sprite num determinado ponto x,y,z? tipo o draw_sprite() só que eu possa definir o eixo z tbm e a sprite fique virada pra tela
2º Usa surfaces!
3º Nao sei D:
4º Acredito que a room 3D seja feita com thumbnails 2D dai elas são convertidas ingame!!!
Té
Minun- Data de inscrição : 26/01/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 15
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
.... isso não ajudou muito mas.....
só pra eu poder parar de encher o saco.....
essa tal de p3dc.dll eu ja sei como adicionar ela ao jogo, como eu faço pra usar as funções dela? quais funções servem para o que?
eu não entendi muito bem, o cra adicionou scripts e dentro de cada script tem uns comentarios explicando a funçao, porem eu não entendi nada mesmo ele tendo deixado os detalhes
resumindo ninguem conhece a p3dc ou qualquer otura que possa servir pra fazer colisão?
só pra eu poder parar de encher o saco.....
essa tal de p3dc.dll eu ja sei como adicionar ela ao jogo, como eu faço pra usar as funções dela? quais funções servem para o que?
eu não entendi muito bem, o cra adicionou scripts e dentro de cada script tem uns comentarios explicando a funçao, porem eu não entendi nada mesmo ele tendo deixado os detalhes
resumindo ninguem conhece a p3dc ou qualquer otura que possa servir pra fazer colisão?