Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
COLISÃO-ajudaaaa
5 participantes
Página 1 de 1
COLISÃO-ajudaaaa
seguinte galera,e tenho esse codna colisão do player com o obj colisão
mas eu quero q quando o player saia de cima do obj botão, o botão teja o sprite como sprite7
mas ainda n descobri como faz :/
poderiam me ajudar
- Código:
sprite_index=sprite6
mas eu quero q quando o player saia de cima do obj botão, o botão teja o sprite como sprite7
mas ainda n descobri como faz :/
poderiam me ajudar
Furious God- Data de inscrição : 10/05/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 62
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: COLISÃO-ajudaaaa
Dá pra explicar melhor?
Mas uma coisa: não faz sentido colocar image_index=sprite6, por que o image_index tem a ver com as imagens da sprite, não com a sprite.
O certo seria por exemplo: image_index=6 que seria a sétima imagem de uma sprite.
Mas uma coisa: não faz sentido colocar image_index=sprite6, por que o image_index tem a ver com as imagens da sprite, não com a sprite.
O certo seria por exemplo: image_index=6 que seria a sétima imagem de uma sprite.
Licht- Games Ranking :
Data de inscrição : 26/04/2010
Reputação : 34
Número de Mensagens : 1217
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: COLISÃO-ajudaaaa
@lucas - lucas vc não entendeu nadam sprite6 é o nome da sprite (óbvio, subimagens não podem se chamar sprite ¬¬)
@topic
coloque no step
if ! variable_local_exists("tocou") {tocou = false}
if place_meeting(x,y,chao)
{
sprite_index = sprite6
tocou = true
}
else
{
if tocou = true
{
sprite_index = sprite7
tocou = false
}
}
ps.: fiz de cabeça. se falhar me avisa, mas acredito que num falha naum pois é um codigo muito simples
ps.: tira o codigo que colocou do evento colision
pps.: um nome de objeto não pode ter nem espaço, nem acento, nem tiu, nem ç, ou vai falhar, ainda mais em gml
@topic
coloque no step
if ! variable_local_exists("tocou") {tocou = false}
if place_meeting(x,y,chao)
{
sprite_index = sprite6
tocou = true
}
else
{
if tocou = true
{
sprite_index = sprite7
tocou = false
}
}
ps.: fiz de cabeça. se falhar me avisa, mas acredito que num falha naum pois é um codigo muito simples
ps.: tira o codigo que colocou do evento colision
pps.: um nome de objeto não pode ter nem espaço, nem acento, nem tiu, nem ç, ou vai falhar, ainda mais em gml
Re: COLISÃO-ajudaaaa
@lucas - lucas vc não entendeu nadam sprite6 é o nome da sprite (óbvio, subimagens não podem se chamar sprite ¬¬)
???
Não entendi, image_index não serve para as imagens da sprite? como o valor pode ser "sprite6"??
Licht- Games Ranking :
Data de inscrição : 26/04/2010
Reputação : 34
Número de Mensagens : 1217
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: COLISÃO-ajudaaaa
O Que está acontecendo na hora da troca de sprite? O Sprite6 entra dentro de um objeto?Organiza o nome das sprites como spr_jogador, spr_inimigo etc.
Super Games- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2800
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Java
- Godot
- Javascript
- C ou C++
Re: COLISÃO-ajudaaaa
@lucas lunar
mas de onde vc tirou que mele quer mudar a imagem da sprite?
ele quer trocar de sprite
sprite_index serve pra trocar de sprite
e sprite6 é o nome da sprite (lógico ¬¬)
@topic eu ja postei a resposta lah em cima
mas de onde vc tirou que mele quer mudar a imagem da sprite?
ele quer trocar de sprite
sprite_index serve pra trocar de sprite
e sprite6 é o nome da sprite (lógico ¬¬)
@topic eu ja postei a resposta lah em cima
Re: COLISÃO-ajudaaaa
obrigado Henrique_GJ, vc é demais, deu certo =D
podem trancar o topico
podem trancar o topico
Furious God- Data de inscrição : 10/05/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 62
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: COLISÃO-ajudaaaa
Ah, desculpe todo mundo, eu li errado, eu pensei que tinha image_index, mas é sprite_index.
Foi mal. já que ele já resolveu, podem trancar mesmo.
Foi mal. já que ele já resolveu, podem trancar mesmo.
Licht- Games Ranking :
Data de inscrição : 26/04/2010
Reputação : 34
Número de Mensagens : 1217
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: COLISÃO-ajudaaaa
Se é que eu entendi, aqui está:
Insira no Collision do player com o obj_botao:
Tradução do código:
Se o Y do player não for menor do que o do obj_botao, ou seja, se o player não estiver acima do obj_botao, a sprite do obj_botao trocará para sprite7.
Insira no Collision do player com o obj_botao:
- Código:
if!y<obj_botao.y {with(obj_botao){sprite_index=sprite7}}
Tradução do código:
Se o Y do player não for menor do que o do obj_botao, ou seja, se o player não estiver acima do obj_botao, a sprite do obj_botao trocará para sprite7.
Tópicos semelhantes
» Menu...me ajudaaaa
» colisão de queda após outra colisão dando problema
» [ajuda]colisao reinicia a room e sobre o ojb colisao
» Dúvida sobre alternar entre sprite parado antes da colisão e sprite movendo depois que colidir, mas quando acabar a colisão, voltar a ficar parado!
» Colisão
» colisão de queda após outra colisão dando problema
» [ajuda]colisao reinicia a room e sobre o ojb colisao
» Dúvida sobre alternar entre sprite parado antes da colisão e sprite movendo depois que colidir, mas quando acabar a colisão, voltar a ficar parado!
» Colisão
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos