Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
As causas do Unexpected Error
3 participantes
Página 1 de 1
As causas do Unexpected Error
Olá! Vejo que certas pessoas vêem esse erro no jogo, e estou trazendo aqui o documento traduzido da GMC sobre tal.
--------------
Documento original: https://docs.google.com/document/edit?id=1esBKgdgVo6_DpHKejyatprxS2nen9f6QwyVBu6qqNI8&hl=en_GB&pli=1#
Conteúdo retirado da Game Maker Community.
--------------
- Spoiler:
- Um erro inesperado é um erro que o Game Maker não pode antecipar, ele não foi programado para checar tal erro. Portanto, ali não há razão simples para o que pode estar causando o erro e ele pode ser as vezes difícil de encontrar.
A primeira coisa que você deve fazer é sempre verificar a última coisa que você adicionou / codou, o problema também ocorre para outras razões entretanto. Causas comuns do problema são:
- Um problema na RAM
Muitas vezes esse erro é causado por um recurso que você apenas adiconou, se este recurso é realmente grande seu hardware não vai ser capaz de segurá-lo. Muitas vezes recursor que causam isso são mp3's ou sprites/background largos. Você deve também ter certeza que você não está usando demais a bandeira pre-load nas propriedades da imagem pois isso pode machucar seu uso de memória
Outra coisa a fazer é ter certeza de que você não tem nenhum vazamento massivo de memória no código, tenha certeza que você está chamando funções de livramento da memória quando deve.
- Choque de recursos
Verifique se você não tem nenhum choque de recursos no seu jogo (com isso eu quero dizer 2 recursos como sprites,objetos etc tendo o mesmo nome), ali tem uma opção para fazer isso abaixo da etiqueta scripts.
- Item externo
Se você está usando bibliotecas de terceiros tente removê-las pois elas podem estar causando o problema. DLL's são também especialmente inclinadas para causar erros. Verifique sobre qualquer chamada de DLL que você fez para ter certeza de que não há erros, você pode querer tentar remover todas as suas chamadas de DLL para ver se são elas que estão causando o problema.
- Erro geral de código
Algumas vezes você pode codar alguma coisa que o Game Maker apenas não gosta e não foi programado para detectar. Tenha certeza que você verificou os parâmetros especialmente para a função que você adicionou recentemente. Também tenha certeza a você ou não estão causando nenhum transbordamente de pilha como fazer um script chamar sobre ele mesmo ou usando um loop sem fim ou qualquer tipo. Você pode também apenas estar fazendo algo estranho que o Game Maker não está esperando. Para testar isto tente comentar qualquer código que parece especialmente complicado e veja o erro vai embora.
- Erro do Game Maker
Alguns bugs do Game Maker podem causar este erro. Você deve checar o tópico de bugs conhecidos(na GMC) e ter certeza de que nenhum deles se aplica a você.
Se vocês ainda não parecem encontrar o problema uma opção é sempre usar um arquivo de backup que você faz (se você não protege("backupeia") seus arquivos corretamente então esta é uma boa lição por que você deve fazer muito). Portanto o problema pode também mentir com o seu computador, o GM ou o arquivo do jogo. Tente fazer uma room vazia e veja se o problema ocorre... o erro agora de repente está ocorrendo com outros jogos do GM também? Se sim estas são causas comuns:
- Problema no Hardware
Verifique por atualizações de driver e tenha certeza que você tem a última versão do DirectX, seu cartão gráfico/sonoro pode também apenas não ser bom o bastante para segurar o jogo.
- Erro do Windows
O próprio Windows pode também estar causando o problema, como faltas em bibliotecas chamadas pelo GM. Tente reiniciar o Game Maker / seu computador para ver se isso resolve o problema.
- Corrupção do Game Maker
Algumas vezes o programa do Game Maker pode apenas ir mal; talvez um arquivo ficou corrompido ou você acidentalmente deletou um arquivo no diretório. Nesse caso reinstsalando o Game Maker pode resolver o problema. Pense bem que isto deve ser feito como apenas um último refúgio e todas as outras avenidas devem ser exploradas primeiro, eu aviso também postar o problema no fórum explicando claramente tudo o que você tentou antes de reinstalar.
Documento original: https://docs.google.com/document/edit?id=1esBKgdgVo6_DpHKejyatprxS2nen9f6QwyVBu6qqNI8&hl=en_GB&pli=1#
Conteúdo retirado da Game Maker Community.
Markituh- Games Ranking :
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: As causas do Unexpected Error
o extranho é que todo mundo fala desse erro e eu não me lembro de ter visto ele nunca òó
Já peguei esse erro duas vezes, uma quando eu usava o GM5 no notebook da minha mãe, outra aqui no meu note; e nesta eu não lembro direito a razão
Mas as causas do erro está aí, se der este erro, paim. Acho que este tópico devia até ser fixado.
Mas as causas do erro está aí, se der este erro, paim. Acho que este tópico devia até ser fixado.
Markituh- Games Ranking :
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Um modo de saber onde está o erro, ao meu ver, seria desfazer as ultimas ações no projeto, até o momento que foi testado sem tais erros!
O difícil é quando esses erros nao são detectados no proprio pc onde se criou o projeto, ou antes de termina-lo.
Como já citado, no caso do erro ocorrer em outro pc, pode ser por causa do sistema(compatibilidade) como aconteceu comigo com o "anti-life"(avisa o dono do projeto que quero ver esse)
O difícil é quando esses erros nao são detectados no proprio pc onde se criou o projeto, ou antes de termina-lo.
Como já citado, no caso do erro ocorrer em outro pc, pode ser por causa do sistema(compatibilidade) como aconteceu comigo com o "anti-life"(avisa o dono do projeto que quero ver esse)