Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Entrevista com 1º e 2º do concurso GMBR
4 participantes
GMBR :: Outros assuntos :: Concursos
Página 1 de 1
Entrevista com 1º e 2º do concurso GMBR
Abaixo vocês podem ler as entrevistas feitas pelo AlexFC com o Anderson3D e Sigiloso, 1º e 2º lugar, respectivamente, do concurso GMBR 2010!
(Clique no spoiler para ler!)
Anderson3d - 1º Lugar:
SIGILOSO - 2º Lugar:
Parabéns mais uma vez aos vencedores!
(Clique no spoiler para ler!)
Anderson3d - 1º Lugar:
- Spoiler:
- Nome: Anderson de Araújo Rocha
Idade: 27 anos
Cidade: Natal-RN
Especialidade: Criação de roteiros, programação e desenvolvimento de gráficos.
1- Quando você soube que era o campeão do campeonato GMBR 2010? E qual foi sua reação?
Sinceramente
eu fiquei emocionado. Eu desde pequeno queria desenvolver jogos, mesmo
que bestas, e hoje isso é uma realidade graças a GMBR. Nunca pensei que
ficaria na frente de grandes nomes como o Sigiloso e por isso também
fiquei surpreso. No geral foi uma sensação de ter conseguido superar
grandes obstáculos e de ter vencido.
2- Michael volta para casa é um excelente jogo, mas você ficou totalmente satisfeito com o resultado final?
O que você melhoraria nele?
Michael
volta pra casa saiu da forma que saiu porque ele foi programado para
sair assim. Tive somente 3 meses para desenvolver o jogo e recorri a
vários outros sites sobre roteiro de jogos e desenvolvimento. Todos batiam na mesma tecla: tempo.
Se o programador não tiver tempo ele não pode tentar fazer milagres. De
posse dessa realidade fiz somente 3 fases e o modo sobrevivência. Porém
caprichei nos gráficos, efeitos visuais e nos sons.
Por isso posso
falar que fiquei sim satisfeito com o resultado do jogo. Agora, isso não
significa que ele é a versão final. Pretendo lançar mais uma versão
(1.2) que terá a opção de línguas português e inglês.
3- De onde saiu a ideia de criar esse jogo?
Sempre
fui fã de filmes trash de terror. Meu personagem preferido é o Michael
Myers pq ele sempre foi humano, diferente do Jason, da Samara Morgan e
do Freddy Krueger. Atrelado a isso também sempre tive o sonho de cursar
cinema, e ser um diretor, porém essa carreira é meio impossível de se
conseguir nesse país. Sempre fui um crítico de cinema e achei o roteiro
do filme Jason versus Freddy fraco. Pensei, porque não juntar todos os
personagens de terror num filme só, (no nosso caso num jogo de pc)?
Quando vi o tema do torneio o roteiro já estava na cabeça e só tive o
trabalho de criar os gráficos e programar.
4- Quais são seus filmes de terror favoritos?/b]
Halloween, Sexta feira 13, A hora do Pesadelo, O chamado, Hellraizer, Uma noite alucinante.
5- Há previsão de uma continuação para o jogo em 2011?
Quem
zerou o jogo sabe que a história abre porta para novos personagens bem
mais poderosos que os inimigos enfrentados por Michael neste jogo.
Garanto a versão 1.2 do jogo em 2011 como já falei, mas uma continuação
acho difícil. Dependerá do andamento do meu novo projeto que estimo um
ano de produção. Mas um dia sairá a continuação e com um novo engine
com todas as alterações surgidas de dicas vindas de quem jogou. Já
imagino uma possível aliança entre Michael e Jason.
6- Até agora esse foi seu melhor projeto, segundo você. Então qual é o próximo desafio?
Sempre
gostei de enfrentar grandes desafios desde pequeno. Qual a graça de
vencer um inimigo fraco? Essa sempre foi minha mentalidade. Esse ano
quando estava na produção do MVPC eu busquei no Google a frase "melhor
jogo indie" e achei referências ao jogo IJI. Baixei o
jogo e fui ver o que ele tem de bom e me espantei com a qualidade do
mesmo (feito por uma só pessoa). Então esse é meu novo desafio, criar um
jogo tão bom quanto o IJI. Para isso bolei um roteiro um pouco mais
complexo que uma invasão alienígena (pois acho clichê demais) e numa só
tacada falarei do problema da falta d'agua no mundo como valorizar a
cultura brasileira. O jogo Super Policial está sendo criado em HD na
resolução 1024x768 pixels, gráficos feitos em Flash 5, história contada
como mangá e músicas originais. A produção irá durar cerca de um ano e
acredito que ficarei de fora de todos os torneio de jogos da GMBR esse
ano.
7- Você é um ótimo designer gráfico, mas como foi fazer todos esses desenhos e ainda programar e montar todo o jogo?
Foi
uma tarefa árdua e cansativa. Sei que para criar um jogo profissional é
preciso se formar uma equipe, e esta tem que ter o mesmo nível de
conhecimento para que o projeto siga em harmonia. No meu caso eu
consegui porque já venho com um longo caminho nas artes gráficas. Fiz o
curso técnico de edificações no antigo CEFET-RN agora chamado IFRN, e lá
aprendi a desenhar em Auto-Cad por tabela a ler plantas baixas. Depois
fui auto-didata e aprendi Sketchup para criar prédios em 3D. Mais a
frente aprendi 3D MAX e me especializei em maquetes eletrônicas. Comprei
um livro de Flash e aprendi a desenhar e animar, efeitos de blur, glow e
outras coisinhas. Como eu já amava cinema criar roteiros nunca foi um
problema. Entrei na GMBR a dois anos atrás e comecei a estudar GML, mas
não sou me considero um bom programador, ainda existem muitas coisas que
não sei fazer (partículas por exemplo, arrays etc). Então, juntando
toda essa jornada de vida surgiu o Anderson3D, um carinha que sabe um
pouquinho disso tudo que falei e consegue fazer milagres com um notebook
Celeron de 2ghz.
8- Têm algum projeto para 2011?
Como falei são 3 apenas.
1º Lançar a versão 1.2 do MVPC, que será a versão final creio eu.
2º Criar o jogo Super Policial com o mesmo nível do IJI.
3º participar dos torneios de artes gráficas da GMBR.
9- O que você achou da avaliação da bancada de juris?
Sempre
fui bom em aceitar críticas construtivas. Anotei todas de todos os
jurados, pois eu concordei com quase todas e anotei para que nos meus
próximos jogos elas não se repetirem. Porém algumas coisas me deixaram
um pouco triste. O quesito som para mim deveria ter
cido nota máxima, pois é uma parte que eu clamo por perfeição. O jogo
tem sons em tudo que se processa, desde os passos dos personagens,
gritos, pulos, danos, colisões, explosões, jarro quebrando etc. As
músicas são originais e editadas em sua parte mais profunda. No modo
sobrevivência que é um modo de diversão foi usada uma música animada que
instiga o player a matar mais e mais monstros. Toda a parte sonora do
jogo foi rigorosamente programada, não há bugs de sons e ainda me
preocupei em coletar sons complexos e edita-los para que não bugassem
quando se repetissem (a cachoeira por exemplo).
Então, quando li
todas as críticas de todos os jogos vi outros jogos que tinham vários
bugs no som serem mais elogiados nesse quesito fiquei triste, muito
triste.
10- Para terminar, deixe um conselho para todos que estão lendo essa entrevista
para o ano de 2011.
Tenho vários conselhos para deixar por pessoal.
1º
Leiam todas as matérias que puderem sobre game designer, elaboração de
roteiros, artes gráficas, photoshop e edição de sons. Fiquem por dentro
de tudo novo que surge no mundo dos jogos;
2º Quando forem criar um
jogo não comecem desenhando um player, jogando em uma room e depois
disso criando uma história que encaixe um monte de coisas sem lógica que
você colocou lá. Um jogo segue uma linha, assim como um filme. primeiro
surge o roteiro, dele surge o concept dos personagens onde vc desenha e
põe a prova para o pessoal avaliar e ver se está bom ou não. Em seguida
começa o estudo das rooms, o designer das fases propriamente dito. E
assim o jogo prossegue.
3º Não criem projetos exagerados como MORPGs. Saiba lidar com sua limitação e com a limitação dos Game Maker;
4º Nunca deixem de sonhar e acreditem em seus potenciais!
SIGILOSO - 2º Lugar:
- Spoiler:
- Nome: Felipe Henri
Idade: 17
Cidade/Estado: Rio de janeiro/ RJ
Especialidade: spriter e programador
1- Você se inspirou em algo para fazer o Mirfo?
Me inspirei no game fantasy zone, da SEGA. É um shooter um pouco parecido com o Mirfo, lançado pra arcade. Recomendo!
2- Você acha que o Mirfo merecia ser o grande campeão do Campeonato GMBR 2010?
Na verdade não, eu não aproveitei o tempo que tive. Muitas vezes fazia alguma outra coisa e não mexia no projeto. Claro que eu não ficaria pendurado 24 horas na frente do PC, mas era uma responsabilidade que eu não levei a sério. Por isso o jogo saiu tão incompleto =/
3- O que achou da avaliação dos jurados?
Bem completa e justificada, mais uma vez as críticas me ajudaram nos meus trabalhos. Agradeço aos jurados e a todos os que ajudaram com as críticas, elas serão todas aproveitadas.
4- Mirfo com certeza é um jogo muito divertido e com belos gráficos, mas tem o problema de ocupar muita memóri RAM. Na próxima isso já estará amenizado? Ter feito tantos desenhos tomou muito do seu tempo?
Os desenhos foram muito trabalhosos.... Misture isso com a preguiça, e o resultado será um jogo incompleto! _o/ Tanto que vários inimigos do jogo foram feitos as pressas, o chefe da quinta fase foi feito em 40 minutos. O cenário da segunda não foi finalizado, pois foi algo que esqueci de fazer... Quanto ao desempenho, irei dar um jeito de poupar memória, pois foi um dos piores pontos do jogo.
5- Quais são as novidades que o jogador poderá contar na próxima versão?
Novos powerups, cenários, desafios e um jogo que não faça você desistir dele tão fácil XD
6- Muitos dizem que o tempo dado para fazer o jogo foi pouco. Qual é sua opinião?
O tempo foi suficiente sim, o que contou foi a dedicação de quem participou. Mycheal saiu um excelente jogo e foi lançado bem antes do dia final para as entregas.
7- Todos os seus projetos criam muita expectativa. Tem mais algum projeto alem do Mirfo para 2011?
Com certeza, os concursos do ano passado abriram um leque de jogos pra refazer. Mega Pong, As crônicas de Meg, Gun block... E é claro, Super Velty.
8- Muitos já devem ter perguntado, mas porque o apelido de SIGILOSO?
Porque quando me cadastrei na GMBR eu era uma criança iludida tinha um grande projeto em mente, e como pensava alto achei que seria melhor eu não falar muito sobre ele. Então, ficou no sigilo. SIGILOSO!
9- Porque você acha que não venceu o campeonato?
Pela falta de desempenho, eu sei que poderia ter feito muito mais, mas não me dediquei como deveria -__-“
10- Para terminar, deixe um conselho para todos que estão lendo essa entrevista para o ano de 2011.
Empenhem-se de verdade, o trabalho é a chave do sucesso;
não joguem Bubble Bobble enquanto deveriam estar trabalhando;
maturidade e respeito são fundamentais para uma boa convivência;
e vamos curtir! Pois a vida não é só computador XD
Parabéns mais uma vez aos vencedores!
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Entrevista com 1º e 2º do concurso GMBR
Excelentes jogos e receberam merecidamente o primeiro e segundo lugar. Espero que possamos contar com a presença de vocês sempre no fórum pois seus jogos podem ser usado como medidores de qualidade dos demais, mais uma vez parabéns aos 2.
Re: Entrevista com 1º e 2º do concurso GMBR
Certamente foi um ótimo desafio para a história da GMBR, dois participantes de grande experiencia em busca de desenvolver algo grande!
Sou muito fã dos dois, mas o resultado foi extremamente um suxto para eles, para os participar e os que não participaram.
Certamente Michael Myers volta pra casa foi um jogo ótimo e muito bem feito, um dos melhores jogos de nosso fórum, e Mirfo foi um bom projeto, mas SIGILOSO como ele disse na entrevista, não teve um bom desepenho, se tivesse esforçado mais teria melhorado o resultado do seu jogo.
Os dois jogos foram ótimos! E Os dos outros ficaram tanbem legais(Incruindo o A Vingança de Faicy que quase foi CaçaJasom xD).
Espero que nos próximos concursos os dois participem, pois são grandes progamadores, e um bom futuro os esperam...
Até!
Sou muito fã dos dois, mas o resultado foi extremamente um suxto para eles, para os participar e os que não participaram.
Certamente Michael Myers volta pra casa foi um jogo ótimo e muito bem feito, um dos melhores jogos de nosso fórum, e Mirfo foi um bom projeto, mas SIGILOSO como ele disse na entrevista, não teve um bom desepenho, se tivesse esforçado mais teria melhorado o resultado do seu jogo.
Os dois jogos foram ótimos! E Os dos outros ficaram tanbem legais(Incruindo o A Vingança de Faicy que quase foi CaçaJasom xD).
Espero que nos próximos concursos os dois participem, pois são grandes progamadores, e um bom futuro os esperam...
Até!
Super Games- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2800
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Java
- Godot
- Javascript
- C ou C++
Re: Entrevista com 1º e 2º do concurso GMBR
- rialto:
Os desenhos foram muito trabalhosos.... Misture isso com a preguiça, e o resultado será um jogo incompleto!
donte- Data de inscrição : 22/12/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1165
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
- Unity
Tópicos semelhantes
» Entrevista com ganhador do concurso GMBR 2009
» [Entrevista] Tanker GT
» GMBR Extension v1.3 - Extensão GMBR para Google Chrome
» [GMBR JAM #01] TNT
» GMBR JAM #02
» [Entrevista] Tanker GT
» GMBR Extension v1.3 - Extensão GMBR para Google Chrome
» [GMBR JAM #01] TNT
» GMBR JAM #02
GMBR :: Outros assuntos :: Concursos
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos