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Photoshop - Aula 01 - Modo de trabalho e Workspace
3 participantes
GMBR :: Projetos :: Assets & Recursos
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Photoshop - Aula 01 - Modo de trabalho e Workspace
E aí galera!
Bom, esse é o nosso Primeiro tutorial de Photoshop aqui no fórum. Espero que tenha ficado bom à altura do GMBr!
Antes de começarmos, é importante uma observação: aqui (como nos outros tutoriais) estou usando o Photoshop 7. Porque? Por que além de ser considerado pela maioria dos usuários o Photoshop "padrão", todas as suas janelas e atalhos também estão presente em todas as versões CS. Portanto, todas as dicas que darei aqui também valem para as versões Cs e, sempre que houver diferenças entre elas, eu vou especificar cada uma, Ok?
Como primeira aula, vamos conhecer um pouco da interface do Photoshop e como ele trabalha, ou seja, a sua "cara". Assim, podemos pouco a pouco ir nos acostumando com ele e quando tivermos alguma dúvida, consultaremos aqui.
Então vamos lá!
Você conhece o modo de edição em camadas? È um método de trabalho criado pela Adobe (empresa que criou o Photoshop) que revolucionou o mercado de softwares voltados para criação e edição. Antigamente, softwares de edição de imagens eram bem parecidos com o "Paint do Windows". Você trabalhava em cima de uma tela de pintura e qualquer alteração que fizesse se fixava à ela e o máximo que se consequia eram alguns filtros de efeitos visuais.
Dessa forma era muito trabalhoso, pois, uma alteração errada e era borracha prá lá... borracha prá cá... pra lá e pra cá de novo! A menos que você tivesse seu trabalho salvo, teria que refazê-lo ou consertá-lo para que ficasse igual ao de antes.
O que acontece no modo de edição em camadas é que: cada alteração que fizer, pode ser desfeita ou refeita de outra forma sem alterar as outras composições que formam a imagem. Deixe-me explicar melhor com um exemplo:
Aqui temos uma imagem composta por uma menina e uma paisagem:
Tratando essa imagem no Photoshop, poderemos dividí-la em duas camadas distintas: uma com o fundo e outra com a menina. A ordem em que essas camadas estão dispostas também é a ordem de como a veremos. Veja:
À característica de perceber a transparência da imagem, damos o nome de Alpha (pronuncia-se alfa), ou seja, o alpha da imagem quer dizer "a transparência da imagem". Em muitos casos, o alpha pode ser representado por um canal distinto ou uma cor, mas como isso é um pouco mais técnico, vamos falar disso mais adiante, ok?
Esses quadrados que estão no fundo da imagem, são usados pelo Photoshop para nos dizer que ali há transparência. Eles se chamam Gamut (pronuncia-se gamõãã - eu não consigo pronunciar porque eu rio toda vez). Resumindo: podemos preencher esses "pixels transparentes" com qualquer imagem.
Assim, poderemos também, alterar uma sem que a outra seja afetada:
Glossário:
Workspace - Workspace quer dizer "espaço de trabalho". É uma configuração de muitos programas (característica comum nos programas da Adobe) em que se define a posição de janelas e ferramentas para que se ajuste às necessidades do usuário. No menu "Janela -> Espaço de trabalho" (Window -> Workspace) você pode: salvar ou excluir um workspace, relembrar o workspace padrão do Photoshop ou relembrar o seu workspace.
Antes de prosseguir, vá até o menu "Janela -> Espaço de trabalho" (Window -> Workspace) e carregue o espaço de trabalho padrão do Photoshop em "Redefinir locais de Paleta". Ative também a "Barra de Status".
Seu espaço de trabalho ficará assim:
Com o tempo, você mesmo definirá o que acha importante e o que não será necessário no seu próprio workspace.
Agora vá até o menu "Editar -> Preferências -> Geral" (atalho: Ctrl+K). Vamos ajustar as configurações do Photoshop para usar todo o seu potencial. Na primeira janela de configurações há uma opção chamada "Estados de Histórico", ajuste-a para que trabalhe de acordo com sua memória RAM. Para isso há uma técnica bem simples: basta dividir o total de sua memória RAM por (5,12), assim seu histórico trabalhará de forma equilibrada.
Por exemplo, se meu pc tiver 128 MB de memória RAM, dividirei 128/5,12 = 25. Portanto meu histórico deverá ter 25 estados para que não trabalhe muito "pesado".
Além desta, há outras opções que já vêm configuradas e eu recomendo não alterá-las, mas caso tenha alguma dúvida, poste-a aqui no fórum.
Clique no botão "Próximo" e estaremos na janela "Controle de Arquivo". Há uma opção para se definir a quantidade de itens na lista de arquivos recentes do Photoshop. Se você usa o Game Maker e portanto trabalha com muitas imagens, recomendo que ajuste esse valor para um mínimo de 30.
Continue clicando em próximo até chegar à "Módulos Complementares e Discos de Trabalho". Essa opção define onde o Photoshop criará seus arquivos temporários. Como esse arquivos costumam ser grandes, escolha a unidade de disco onde possua mais espaço disponível como "Primeiro", e se optar, pode definir outras três unidades alternativas.
Pronto! Já configuramos tudo. É um pouco chato mas ainda bem que é só uma vez!
Menu Arquivo
Vamos conhecer as opções do menu Arquivo. Ela é importante e compõe o nosso workspace. As outras opções do menu principal são relativas á edição, portanto falarei delas quando for conveniente.
Atalhos do Menu Arquivo
Crtl+N = Nova tela de pintura
Ctrl+O = Abrir
Ctrl+Alt+O = Abrir como (somente para arquivos do Photoshop - *.psd, *.pdd)
Ctrl+W = Fechar arquivo
Ctrl+Shift+W = Fechar todas as telas de pintura (Photoshop 7)
Ctrl+Alt+W = Fechar todas as telas de pintura (Todas as versões CS)
Ctrl+S = Salvar
Ctrl+Alt+S = Salvar uma cópia e continuar trabalhando na original.
Ctrl+Shift+S = Salvar como uma cópia e trabalhar nela.
Ctrl+Alt+Shift+S = Salvar para a Web.
Ctrl+P = Imprimir e visualizar impressão
Ctrl+Alt+P = Imprimir
Ctrl+Shift+P = Configurar tamanho do papel
Ctrl+Alt+Shift+P = Imprimir como uma cópia
Aqui, como em qualquer programa, estão as opções básicas para gerenciar o seu trabalho, como por exemplo, abrir, novo, salvar, etc. Mas vamos ver o que mais temos de interessante.
Quando abrimos o workspace padrão do Photoshop, carregamos junto à ele o "Localizador de Arquivo" que é uma espécie de gerenciador de imagens para agilizar nosso trabalho (teclas de atalho: Ctrl+Shift+O). Como ele fica um pouco "escondido" tente acessá-lo por aqui pela primeira vez para que você possa encontrá-lo com facilidade. A opção é "Procurar". Você também pode acessar o "Localizador de Arquivo" no menu "Janela".
A opção "Abrir recente" também é importante. Como você já deve estar acostumado, essa opção abre uma lista dos últimos arquivos trabalhados no Photoshop. Isso é útil quando você esquecer o caminho de determinada imagem ou simplesmente para agilizar uma edição.
As opções "Salvar" e "Salvar como..." têm uma diferença importante: a primeira salvará as alterações que tiver feito na própria imagem, já a segunda salvará as mesmas alterações em uma cópia (dessa forma você pode preservar o arquivo original).
Galera, a opção "Salvar para a Web" é essencial que eu explique junto com o ImageReady para um melhor entendimento pois os dois vão trabalhar em conjunto. A diferença é que um salva uma imagem sozinha e o outro uma animação completa.
Se você gosta de modelar em 3D, a opção "Exportar" te deixará feliz. Você pode exportar qualquer arquivo ou formas trabalhados no Photoshop para o Adobe Illustrator e consequentemente importá-los em um programa de modelagem que dê suporte a arquivos ".ai" como por exemplo, o 3D Studio Max.
"Grupo de trabalho" é uma função realmente inteligente! Pra quem usa redes e Photoshop em vários pcs, aqui podemos definir um servidor de trabalho com uma configuração padrão para todos os pcs da rede, como filtros, paletas, gerenciamento de arquivos, workspace, ações, etc!
Galera, a função "Automatizar" é tão importante, que estou fazendo um tutorial só pra ela. Para adiantar essa função serve basicamente para executar uma ação automaticamente em vários arquivos ao mesmo tempo. Por exemplo: suponhamos que eu tenha 100 imagens que irão compor uma sprite no Game Maker e eu tenha que editar as 100 com um filtro especial. Com a função "Automatizar", bastaria que eu editasse uma delas e o Photoshop faria o mesmo com todas as outras sem nem mesmo precisar que eu as abrisse!
Há uma opção importante aqui: "Saltar para -> ImageReady" (atalho: Ctrl+Shift+M). O ImageReady é um módulo complementar do Photoshop (como eu já disse) onde sua principal característica é compor animações voltadas para a Web. Pra nós que usamos o Game Maker, o ImageReady será tão importante quanto o Photoshop (em alguns casos, até mais). Quando chegar a hora, vou falar mais sobre ele, Ok?
A partir daqui têm algumas opções para impressão como: "Configurar página", "Imprimir com visualização", etc.
Obs.: Nas versões Cs mais recentes, a opção "Saltar para" inclui outros programas do pacote Adobe. Como ela priorizou a interação dos mesmos, lá você vai encontrar mais opções como "Adobe Premiere", "Adobe Flash", etc.
Barra de Ferramentas principal:
Galera, essa barra é o "coração" do Photoshop. Dêem uma estudada nela e decorem os atalhos:
No próximo tutorial, falaremos das janelas que compõem o workspace. Até mais!!!
Bom, esse é o nosso Primeiro tutorial de Photoshop aqui no fórum. Espero que tenha ficado bom à altura do GMBr!
Antes de começarmos, é importante uma observação: aqui (como nos outros tutoriais) estou usando o Photoshop 7. Porque? Por que além de ser considerado pela maioria dos usuários o Photoshop "padrão", todas as suas janelas e atalhos também estão presente em todas as versões CS. Portanto, todas as dicas que darei aqui também valem para as versões Cs e, sempre que houver diferenças entre elas, eu vou especificar cada uma, Ok?
Como primeira aula, vamos conhecer um pouco da interface do Photoshop e como ele trabalha, ou seja, a sua "cara". Assim, podemos pouco a pouco ir nos acostumando com ele e quando tivermos alguma dúvida, consultaremos aqui.
Então vamos lá!
Photoshop - Aula 01
Modo de Trabalho e Interface
Você conhece o modo de edição em camadas? È um método de trabalho criado pela Adobe (empresa que criou o Photoshop) que revolucionou o mercado de softwares voltados para criação e edição. Antigamente, softwares de edição de imagens eram bem parecidos com o "Paint do Windows". Você trabalhava em cima de uma tela de pintura e qualquer alteração que fizesse se fixava à ela e o máximo que se consequia eram alguns filtros de efeitos visuais.
Dessa forma era muito trabalhoso, pois, uma alteração errada e era borracha prá lá... borracha prá cá... pra lá e pra cá de novo! A menos que você tivesse seu trabalho salvo, teria que refazê-lo ou consertá-lo para que ficasse igual ao de antes.
O que acontece no modo de edição em camadas é que: cada alteração que fizer, pode ser desfeita ou refeita de outra forma sem alterar as outras composições que formam a imagem. Deixe-me explicar melhor com um exemplo:
Aqui temos uma imagem composta por uma menina e uma paisagem:
Tratando essa imagem no Photoshop, poderemos dividí-la em duas camadas distintas: uma com o fundo e outra com a menina. A ordem em que essas camadas estão dispostas também é a ordem de como a veremos. Veja:
À característica de perceber a transparência da imagem, damos o nome de Alpha (pronuncia-se alfa), ou seja, o alpha da imagem quer dizer "a transparência da imagem". Em muitos casos, o alpha pode ser representado por um canal distinto ou uma cor, mas como isso é um pouco mais técnico, vamos falar disso mais adiante, ok?
Esses quadrados que estão no fundo da imagem, são usados pelo Photoshop para nos dizer que ali há transparência. Eles se chamam Gamut (pronuncia-se gamõãã - eu não consigo pronunciar porque eu rio toda vez). Resumindo: podemos preencher esses "pixels transparentes" com qualquer imagem.
Assim, poderemos também, alterar uma sem que a outra seja afetada:
Glossário:
Workspace - Workspace quer dizer "espaço de trabalho". É uma configuração de muitos programas (característica comum nos programas da Adobe) em que se define a posição de janelas e ferramentas para que se ajuste às necessidades do usuário. No menu "Janela -> Espaço de trabalho" (Window -> Workspace) você pode: salvar ou excluir um workspace, relembrar o workspace padrão do Photoshop ou relembrar o seu workspace.
Antes de prosseguir, vá até o menu "Janela -> Espaço de trabalho" (Window -> Workspace) e carregue o espaço de trabalho padrão do Photoshop em "Redefinir locais de Paleta". Ative também a "Barra de Status".
Seu espaço de trabalho ficará assim:
Com o tempo, você mesmo definirá o que acha importante e o que não será necessário no seu próprio workspace.
Agora vá até o menu "Editar -> Preferências -> Geral" (atalho: Ctrl+K). Vamos ajustar as configurações do Photoshop para usar todo o seu potencial. Na primeira janela de configurações há uma opção chamada "Estados de Histórico", ajuste-a para que trabalhe de acordo com sua memória RAM. Para isso há uma técnica bem simples: basta dividir o total de sua memória RAM por (5,12), assim seu histórico trabalhará de forma equilibrada.
Por exemplo, se meu pc tiver 128 MB de memória RAM, dividirei 128/5,12 = 25. Portanto meu histórico deverá ter 25 estados para que não trabalhe muito "pesado".
Além desta, há outras opções que já vêm configuradas e eu recomendo não alterá-las, mas caso tenha alguma dúvida, poste-a aqui no fórum.
Clique no botão "Próximo" e estaremos na janela "Controle de Arquivo". Há uma opção para se definir a quantidade de itens na lista de arquivos recentes do Photoshop. Se você usa o Game Maker e portanto trabalha com muitas imagens, recomendo que ajuste esse valor para um mínimo de 30.
Continue clicando em próximo até chegar à "Módulos Complementares e Discos de Trabalho". Essa opção define onde o Photoshop criará seus arquivos temporários. Como esse arquivos costumam ser grandes, escolha a unidade de disco onde possua mais espaço disponível como "Primeiro", e se optar, pode definir outras três unidades alternativas.
Pronto! Já configuramos tudo. É um pouco chato mas ainda bem que é só uma vez!
Menu Arquivo
Vamos conhecer as opções do menu Arquivo. Ela é importante e compõe o nosso workspace. As outras opções do menu principal são relativas á edição, portanto falarei delas quando for conveniente.
Atalhos do Menu Arquivo
Crtl+N = Nova tela de pintura
Ctrl+O = Abrir
Ctrl+Alt+O = Abrir como (somente para arquivos do Photoshop - *.psd, *.pdd)
Ctrl+W = Fechar arquivo
Ctrl+Shift+W = Fechar todas as telas de pintura (Photoshop 7)
Ctrl+Alt+W = Fechar todas as telas de pintura (Todas as versões CS)
Ctrl+S = Salvar
Ctrl+Alt+S = Salvar uma cópia e continuar trabalhando na original.
Ctrl+Shift+S = Salvar como uma cópia e trabalhar nela.
Ctrl+Alt+Shift+S = Salvar para a Web.
Ctrl+P = Imprimir e visualizar impressão
Ctrl+Alt+P = Imprimir
Ctrl+Shift+P = Configurar tamanho do papel
Ctrl+Alt+Shift+P = Imprimir como uma cópia
Aqui, como em qualquer programa, estão as opções básicas para gerenciar o seu trabalho, como por exemplo, abrir, novo, salvar, etc. Mas vamos ver o que mais temos de interessante.
Quando abrimos o workspace padrão do Photoshop, carregamos junto à ele o "Localizador de Arquivo" que é uma espécie de gerenciador de imagens para agilizar nosso trabalho (teclas de atalho: Ctrl+Shift+O). Como ele fica um pouco "escondido" tente acessá-lo por aqui pela primeira vez para que você possa encontrá-lo com facilidade. A opção é "Procurar". Você também pode acessar o "Localizador de Arquivo" no menu "Janela".
A opção "Abrir recente" também é importante. Como você já deve estar acostumado, essa opção abre uma lista dos últimos arquivos trabalhados no Photoshop. Isso é útil quando você esquecer o caminho de determinada imagem ou simplesmente para agilizar uma edição.
As opções "Salvar" e "Salvar como..." têm uma diferença importante: a primeira salvará as alterações que tiver feito na própria imagem, já a segunda salvará as mesmas alterações em uma cópia (dessa forma você pode preservar o arquivo original).
Galera, a opção "Salvar para a Web" é essencial que eu explique junto com o ImageReady para um melhor entendimento pois os dois vão trabalhar em conjunto. A diferença é que um salva uma imagem sozinha e o outro uma animação completa.
Se você gosta de modelar em 3D, a opção "Exportar" te deixará feliz. Você pode exportar qualquer arquivo ou formas trabalhados no Photoshop para o Adobe Illustrator e consequentemente importá-los em um programa de modelagem que dê suporte a arquivos ".ai" como por exemplo, o 3D Studio Max.
"Grupo de trabalho" é uma função realmente inteligente! Pra quem usa redes e Photoshop em vários pcs, aqui podemos definir um servidor de trabalho com uma configuração padrão para todos os pcs da rede, como filtros, paletas, gerenciamento de arquivos, workspace, ações, etc!
Galera, a função "Automatizar" é tão importante, que estou fazendo um tutorial só pra ela. Para adiantar essa função serve basicamente para executar uma ação automaticamente em vários arquivos ao mesmo tempo. Por exemplo: suponhamos que eu tenha 100 imagens que irão compor uma sprite no Game Maker e eu tenha que editar as 100 com um filtro especial. Com a função "Automatizar", bastaria que eu editasse uma delas e o Photoshop faria o mesmo com todas as outras sem nem mesmo precisar que eu as abrisse!
Há uma opção importante aqui: "Saltar para -> ImageReady" (atalho: Ctrl+Shift+M). O ImageReady é um módulo complementar do Photoshop (como eu já disse) onde sua principal característica é compor animações voltadas para a Web. Pra nós que usamos o Game Maker, o ImageReady será tão importante quanto o Photoshop (em alguns casos, até mais). Quando chegar a hora, vou falar mais sobre ele, Ok?
A partir daqui têm algumas opções para impressão como: "Configurar página", "Imprimir com visualização", etc.
Obs.: Nas versões Cs mais recentes, a opção "Saltar para" inclui outros programas do pacote Adobe. Como ela priorizou a interação dos mesmos, lá você vai encontrar mais opções como "Adobe Premiere", "Adobe Flash", etc.
Barra de Ferramentas principal:
Galera, essa barra é o "coração" do Photoshop. Dêem uma estudada nela e decorem os atalhos:
No próximo tutorial, falaremos das janelas que compõem o workspace. Até mais!!!
Convidad- Convidado
Re: Photoshop - Aula 01 - Modo de trabalho e Workspace
PERFEITO!
Muuuito boa a idéia brendan, ótimo tutorial, é isso ai que é espirito de colaborador!
VLW... a galera do design vai gostar.
Muuuito boa a idéia brendan, ótimo tutorial, é isso ai que é espirito de colaborador!
VLW... a galera do design vai gostar.
Re: Photoshop - Aula 01 - Modo de trabalho e Workspace
Otimo Tuto brendan!Eu tava precisando,não entendo nada de Photoshop mas eu tenho.
mpc94- Data de inscrição : 11/05/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 27
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Re: Photoshop - Aula 01 - Modo de trabalho e Workspace
E aí galera! Valeu!!!
Como eu havia dito antes, pretendo fazer uma série deles para tirar as dúvidas do pessoal aqui do fórum. Lembrando que as dúvidas são igualmente importante para que um tutorial saia "recheado".
Como eu prometi, estou finalizando um tutorial sobre "efeito metálico", e em breve estarei postando-o.
Até mais!!!
Como eu havia dito antes, pretendo fazer uma série deles para tirar as dúvidas do pessoal aqui do fórum. Lembrando que as dúvidas são igualmente importante para que um tutorial saia "recheado".
Como eu prometi, estou finalizando um tutorial sobre "efeito metálico", e em breve estarei postando-o.
Até mais!!!
Convidad- Convidado
Re: Photoshop - Aula 01 - Modo de trabalho e Workspace
oO
Muito bom!Agora saberei como fazer meus banners!
Muito bom!Agora saberei como fazer meus banners!
Sefirot- Data de inscrição : 30/04/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 5
Prêmios :
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