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Como uso Alarm?
+3
Janx
Igor KinGamer
dani
7 participantes
Página 1 de 1
Como uso Alarm?
Queria saber como usar um alarm e explicar mais ou menos pra que serve.. pois não sei se realmente é isso que quero usar pro meu jogo.
Bom, em um determinado tempo do jogo queria que fossem criados certos objetos inimigos, como posso fazer?
Bom, em um determinado tempo do jogo queria que fossem criados certos objetos inimigos, como posso fazer?
dani- Data de inscrição : 03/10/2008
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Re: Como uso Alarm?
Existem 8 alarms (eu acho). Usa-se assim: alarm[0 a 7] = quantidade.
Essa quantidade é contada em steps, e abaixa um a cada step. Para realizar uma ação ao ele chegar em zero, é só escolher o evento alarm e o número (0 a 7).
Mas se você quer em uma hora exata do jogo, contando do início, é melhor usar time line, o alarm conta o tempo a partir da hora que você ativou ele e realiza as ações, já o time line, depois de começar, realiza uma série de ações definidas por você. No lugar em que nos objetos você escolhe os eventos, nos timelines você coloca os steps (Ex.: Step 300 - Cria objeto; Step 3000 - Explode o computador do jogador (lol )).
Os time lines estão na lista de resources. (ctrl+alt+T para criar um novo)
Essa quantidade é contada em steps, e abaixa um a cada step. Para realizar uma ação ao ele chegar em zero, é só escolher o evento alarm e o número (0 a 7).
Mas se você quer em uma hora exata do jogo, contando do início, é melhor usar time line, o alarm conta o tempo a partir da hora que você ativou ele e realiza as ações, já o time line, depois de começar, realiza uma série de ações definidas por você. No lugar em que nos objetos você escolhe os eventos, nos timelines você coloca os steps (Ex.: Step 300 - Cria objeto; Step 3000 - Explode o computador do jogador (lol )).
Os time lines estão na lista de resources. (ctrl+alt+T para criar um novo)
Última edição por Igor KinGamer em Qui 23 Out 2008, 22:15, editado 3 vez(es)
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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Re: Como uso Alarm?
tipo o alarm é como uma bomba relogio O.o
vc seta ele em um valor ex:
alarm[0] = 5*room_speed //aki daria 5segundos...
dai quando o tempo acabar
ele vai correr o evento alarm 0.
digamos que vc queira que depois de 15seg que o jogo começa aparece um bixo na tela:
room_start:
alarm[0] = 15*room_speed
evento alarm 0:
instance_create(200,200,bixo) //cria um objeto 'bixo' em x 200 e y 200
vc seta ele em um valor ex:
alarm[0] = 5*room_speed //aki daria 5segundos...
dai quando o tempo acabar
ele vai correr o evento alarm 0.
digamos que vc queira que depois de 15seg que o jogo começa aparece um bixo na tela:
room_start:
alarm[0] = 15*room_speed
evento alarm 0:
instance_create(200,200,bixo) //cria um objeto 'bixo' em x 200 e y 200
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Como uso Alarm?
nao aconselho colocar 2*room_speed, se a sua room esta com velocidade 30 por exemplo bote alarm[0] = 30, por o tepo da room varia e vai da errado tua conta
Re: Como uso Alarm?
Gusba escreveu:nao aconselho colocar 2*room_speed, se a sua room esta com velocidade 30 por exemplo bote alarm[0] = 30, por o tepo da room varia e vai da errado tua conta
Mas é melhor mesmo colocar Nº*room_speed. A variável room_speed não vê automaticamente a variável da room atual?
Assim, alarm[0] = 30, se a velocidade for diferente daí sim vai dar erro ;)
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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Re: Como uso Alarm?
pois é, eu tambem pensava isso, mas analisando com um cronometro, aki em casa o tempo só sai certo se bota 60 e nao 2*room_speed
Re: Como uso Alarm?
Então você fez uma contagem errada pois se room_speed é igual a 30 então 2*room_speed=60, ou seja, da no mesmo.Gusba escreveu:pois é, eu tambem pensava isso, mas analisando com um cronometro, aki em casa o tempo só sai certo se bota 60 e nao 2*room_speed
room_speed não fica variando, o que pode variar é o fps.
Mas eu uso sempre n°*room_speed pois se eu mudar o speed da room não vou precisar de voltar no código procurando é mudando isso.
Re: Como uso Alarm?
Dani, como disse o Igor KinGamer, vc até pode usar os alarmes para criação de objetos em um determinado tempo, mais sugiro que vc utilize Time Lines pra isso, pois são ilimitadas e se encaixam mais noque vc quer. Vc pode criar quantas "Time Lines" vc precisar e dentro de cada uma vc coloca os eventos que vc quer que aconteça. De uma olhada lá vc vai gostar de usa-las ;)
Re: Como uso Alarm?
nao caraGusba escreveu:intaum fps = frames por seconds = room speed
room speed é a FPS MAXIMO que pode xegar ele nao varia. o FPS pode variar pq nao da para fikar constante. por exemplo em jogos pesados o fps nao fica sempre no maximo se o seu pc for ruim + ele ainda assim tem um maximo, se o seu pc for bom ele roda com fps maximo (normalmente 60...)!
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Como uso Alarm?
É o lag gráfico, quando o fps é menor que a velocidade da room fica travando.janx escreveu:por exemplo em jogos pesados o fps nao fica sempre no maximo se o seu pc for ruim + ele ainda assim tem um maximo
As vezes no game maker nem é por causa de um pc ruim mais sim códigos desnecessários e complexos.
Re: Como uso Alarm?
ambos time line e alarms setam em milesegundos....
a diferença que os alarmes são limitados a 8 ou mais dependendo da versão do gm e os time lines são ilimitados....
um exempo:
a cada 4 segundos um objeto deve ir para uma direção diferente
seria melhor usar time lines...
outro caso:
se fosse fazer um contador de tempo poderia usar um alarme
que a cada 30 milisegundos equivale a um segundo em tempo real
exemplo:
alarm:0
a diferença que os alarmes são limitados a 8 ou mais dependendo da versão do gm e os time lines são ilimitados....
um exempo:
a cada 4 segundos um objeto deve ir para uma direção diferente
seria melhor usar time lines...
outro caso:
se fosse fazer um contador de tempo poderia usar um alarme
que a cada 30 milisegundos equivale a um segundo em tempo real
exemplo:
alarm:0
segundo+=1; alarm[0]:=30; |
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