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Como colocar Sprites em jogos em 3D?
5 participantes
Página 1 de 1
Como colocar Sprites em jogos em 3D?
Eu aprendi a criar um jogo em 3D mas ele so ensinou a colocar um cubo, mas ai eu tento colocar sprites no logar do cubo ai o sprite do personagem se multiplica em cubo e fica 1 em cada lado do cubo!
Se puderem me ensinar a por sprites e a colocar objetos numa room em 3D ou me mandar uma engine (de preferência com o link direto pois o GMBR não ta funcionando bem aqui no meu PC!).
Agradeço!
Se puderem me ensinar a por sprites e a colocar objetos numa room em 3D ou me mandar uma engine (de preferência com o link direto pois o GMBR não ta funcionando bem aqui no meu PC!).
Agradeço!
M.F-Sasuke- Data de inscrição : 20/08/2010
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Re: Como colocar Sprites em jogos em 3D?
caso esteja usando d3d_draw_block
vc pode modificar as vezes que a textura se repete nos ultimos 2 argumentos
a sprite age como uma textura nos modelos 3d
por tanto um modelo "bloco" tem seus devidos 6 lados cada lado com uma cordenada de textura semelhante ao do floor/wall
entao se vc quer aplicar uma textura uniforme no modelo voce precisar criar seu proprio modelo com suas proprias coordenadas
vc pode usar
voce tbm pode optar por usar modelos externos
como os do wavefront/x/md2/3ds
procure por scripts que carregam esses tipos de modelos para o game maker, pois assim vc pode criar seu modelo num editor 3d e fazer o uvmap dele e carregar no game maker.
;]
vc pode modificar as vezes que a textura se repete nos ultimos 2 argumentos
a sprite age como uma textura nos modelos 3d
por tanto um modelo "bloco" tem seus devidos 6 lados cada lado com uma cordenada de textura semelhante ao do floor/wall
entao se vc quer aplicar uma textura uniforme no modelo voce precisar criar seu proprio modelo com suas proprias coordenadas
vc pode usar
- Código:
d3d_model_primitive_begin(ind,tex);
voce tbm pode optar por usar modelos externos
como os do wavefront/x/md2/3ds
procure por scripts que carregam esses tipos de modelos para o game maker, pois assim vc pode criar seu modelo num editor 3d e fazer o uvmap dele e carregar no game maker.
;]
Última edição por Jiraya em Qui 23 Dez 2010, 14:06, editado 1 vez(es)
Re: Como colocar Sprites em jogos em 3D?
não entendi?
M.F-Sasuke- Data de inscrição : 20/08/2010
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Re: Como colocar Sprites em jogos em 3D?
Me ajudem por favoooorrrr!!!!!!!!!!
M.F-Sasuke- Data de inscrição : 20/08/2010
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Re: Como colocar Sprites em jogos em 3D?
ps.: ó o flood e post duplo desnecessario (OO)
se eu entendi o jiraya não entendeu. seu o jiraya entendeu eu é que não entendi
o jiraya pensou que vc simplesmente quer usar a sprite como textura, ou seja, vc tem um quadrado e ele pensa que vc quer colocar a sprite como imagem dos lados desse quadrado
mas na verdade acho que vc quer colocar um obj 3d que vc criou em outro soft pra dentro do gm certo?
existe um script, postado no forum de scripts e extensões, é o utilizado pra isso, mas eu tentei e não consegui pois o script que ta la ele ta errado, falta algumas coisas e talz intão eu to precisando da resposta tbm
a terceira dimensão do gm é muito limitada '--
se eu entendi o jiraya não entendeu. seu o jiraya entendeu eu é que não entendi
o jiraya pensou que vc simplesmente quer usar a sprite como textura, ou seja, vc tem um quadrado e ele pensa que vc quer colocar a sprite como imagem dos lados desse quadrado
mas na verdade acho que vc quer colocar um obj 3d que vc criou em outro soft pra dentro do gm certo?
existe um script, postado no forum de scripts e extensões, é o utilizado pra isso, mas eu tentei e não consegui pois o script que ta la ele ta errado, falta algumas coisas e talz intão eu to precisando da resposta tbm
a terceira dimensão do gm é muito limitada '--
Re: Como colocar Sprites em jogos em 3D?
é isso msm.ps.: ó o flood e post duplo desnecessario (OO)
se eu entendi o jiraya não entendeu. seu o jiraya entendeu eu é que não entendi anh!
o jiraya pensou que vc simplesmente quer usar a sprite como textura, ou seja, vc tem um quadrado e ele pensa que vc quer colocar a sprite como imagem dos lados desse quadrado
mas na verdade acho que vc quer colocar um obj 3d que vc criou em outro soft pra dentro do gm certo?
existe um script, postado no forum de scripts e extensões, é o utilizado pra isso, mas eu tentei e não consegui pois o script que ta la ele ta errado, falta algumas coisas e talz intão eu to precisando da resposta tbm
a terceira dimensão do gm é muito limitada '--
M.F-Sasuke- Data de inscrição : 20/08/2010
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Re: Como colocar Sprites em jogos em 3D?
1° vc cria um script e nomeia ele de "createFromObj" ai vc coloca o seguinte script:
depois cria um objeto e coloca no create
agora quando vc quizer desenhar o objeto vc digita no draw:
pronto, mas não deu certo aqui em casa '--
esse script é de claudio bruno e foi postado por TKNF1995
- Código:
filename=argument0;
flipnormals = 1;
if (argument1>0) flipnormals=-1;
vertex_list1=ds_list_create();ds_list_clear(vertex_list1);ds_list_add(vertex_list1,0);
vertex_list2=ds_list_create();ds_list_clear(vertex_list2);ds_list_add(vertex_list2,0);
vertex_list3=ds_list_create();ds_list_clear(vertex_list3);ds_list_add(vertex_list3,0);
normal_list1=ds_list_create();ds_list_clear(normal_list1);ds_list_add(normal_list1,0);
normal_list2=ds_list_create();ds_list_clear(normal_list2);ds_list_add(normal_list2,0);
normal_list3=ds_list_create();ds_list_clear(normal_list3);ds_list_add(normal_list3,0);
texture_list1=ds_list_create();ds_list_clear(texture_list1);ds_list_add(texture_list1,0);
texture_list2=ds_list_create();ds_list_clear(texture_list2);ds_list_add(texture_list2,0);
faces_list=ds_list_create();ds_list_clear(faces_list);
fp=file_text_open_read(filename);
for (i=0;file_text_eof(fp)==false;i+=1) {
row=file_text_read_string(fp);row=string_replace_all(row," "," ");
if (string_char_at(row,1)=="v" && string_char_at(row,2)==" ") {
row=string_delete(row,1,string_pos(" ",row));
vx=real(string_copy(row,1,string_pos(" ",row)));
row=string_delete(row,1,string_pos(" ",row));
vy=real(string_copy(row,1,string_pos(" ",row)));
row=string_delete(row,1,string_pos(" ",row));
vz=real(string_copy(row,1,string_length(row)));
ds_list_add(vertex_list1,vx);
ds_list_add(vertex_list2,vy);
ds_list_add(vertex_list3,vz);
}
if (string_char_at(row,1)=="v" && string_char_at(row,2)=="n") {
row=string_delete(row,1,string_pos(" ",row));
nx=real(string_copy(row,1,string_pos(" ",row)));
row=string_delete(row,1,string_pos(" ",row));
ny=real(string_copy(row,1,string_pos(" ",row)));
row=string_delete(row,1,string_pos(" ",row));
nz=real(string_copy(row,1,string_length(row)));
ds_list_add(normal_list1,nx);
ds_list_add(normal_list2,ny);
ds_list_add(normal_list3,nz);
}
if (string_char_at(row,1)=="v" && string_char_at(row,2)=="t") {
row=string_delete(row,1,string_pos(" ",row));
tx=real(string_copy(row,1,string_pos(" ",row)));
row=string_delete(row,1,string_pos(" ",row));
ty=real(string_copy(row,1,string_length(row)));
ds_list_add(texture_list1,tx);
ds_list_add(texture_list2,ty);
}
if (string_char_at(row,1)=="f" && string_char_at(row,2)==" ") {
row=string_replace_all(row," "," ");
row=string_delete(row,1,string_pos(" ",row));
if (string_char_at(row,string_length(row))==" ") row=string_copy(row,0,string_length(row)-1);
face_num=string_count(" ",row);
face_division=1;
temp_faces[0]=0;
for (fc=0;fc
f=string_copy(row,1,string_pos(" ",row));
row=string_delete(row,1,string_pos(" ",row));
temp_faces[face_division]=f;
face_division+=1;
}
f=string_copy(row,1,string_length(row));temp_faces[face_division]=f;
if (face_division==3) {
f1=temp_faces[2];
f2=temp_faces[3];
f3=temp_faces[1];
ds_list_add(faces_list,f1);
ds_list_add(faces_list,f2);
ds_list_add(faces_list,f3);
} else {
f1=temp_faces[2];
f2=temp_faces[3];
f3=temp_faces[1];
ds_list_add(faces_list,f1);
ds_list_add(faces_list,f2);
ds_list_add(faces_list,f3);
for (t=0;t
f1=temp_faces[4+t];
f2=temp_faces[1];
f3=temp_faces[3+t];
ds_list_add(faces_list,f1);
ds_list_add(faces_list,f2);
ds_list_add(faces_list,f3);
}
}
}
file_text_readln(fp);
}
file_text_close(fp);
tm=d3d_model_create();
tsn=0;
d3d_model_primitive_begin(tm,pr_trianglelist);
for (fc=0;fc
sub_face=ds_list_find_value(faces_list,fc);
if (string_count("/",sub_face)==0) {
f_index=sub_face;
t_index=-1;
n_index=-1;
}
if (string_count("/",sub_face)==1) {
f_index=string_copy(sub_face,1,string_pos("/",sub_face)-1);
sub_face=string_delete(sub_face,1,string_pos("/",sub_face));
t_index=string_copy(sub_face,1,string_length(sub_face));
n_index=-1;
}
if (string_count("/",sub_face)==2 && string_count("//",sub_face)==0) {
f_index=string_copy(sub_face,1,string_pos("/",sub_face)-1);
sub_face= string_delete(sub_face,1,string_pos("/",sub_face));
t_index=string_copy(sub_face,1,string_pos("/",sub_face)-1);
sub_face= string_delete(sub_face,1,string_pos("/",sub_face));
n_index=string_copy(sub_face,1,string_length(sub_face));
}
if (string_count("/",sub_face)==2 && string_count("//",sub_face)==1) {
sub_face=string_replace(sub_face,"//","/");
f_index=string_copy(sub_face,1,string_pos("/",sub_face)-1);
sub_face= string_delete(sub_face,1,string_pos("/",sub_face));
t_index=-1;
n_index=string_copy(sub_face,1,string_length(sub_face));
}
vx=ds_list_find_value(vertex_list1,floor(real(f_index)));
vy=ds_list_find_value(vertex_list2,floor(real(f_index)));
vz=ds_list_find_value(vertex_list3,floor(real(f_index)));
if (floor(real(n_index))!=-1 && ds_list_size(normal_list1)>=1) {
nx=flipnormals*ds_list_find_value(normal_list1,floor(real(n_index)));
ny=flipnormals*ds_list_find_value(normal_list2,floor(real(n_index)));
nz=flipnormals*ds_list_find_value(normal_list3,floor(real(n_index)));
} else {
nx=0;
ny=0;
nz=0;
}
if (floor(real(t_index))!=-1 && ds_list_size(texture_list1)>=1) {
tx=ds_list_find_value(texture_list1,floor(real(t_index)));
ty=ds_list_find_value(texture_list2,floor(real(t_index)));
} else {
tx=0;
ty=0;
}
d3d_model_vertex_normal_texture(tm,vx,vy,vz,nx,ny,nz,tx,ty);
tsn+=1;
if (tsn==999) {
tsn=0;
d3d_model_primitive_end(tm);
d3d_model_primitive_begin(tm,pr_trianglelist);
}
}
d3d_model_primitive_end(tm);
return tm;
depois cria um objeto e coloca no create
- Código:
modelo = createFromObj("nomedoobjeto.obj"); //Seleciona um modelo do seu computador
textura = background_get_texture(back_textura); //Adiciona uma textura ao seu modelo
agora quando vc quizer desenhar o objeto vc digita no draw:
- Código:
d3d_model_draw(modelo,x,y,z,textura); //Desenha o modelo na room
pronto, mas não deu certo aqui em casa '--
esse script é de claudio bruno e foi postado por TKNF1995
Re: Como colocar Sprites em jogos em 3D?
É de Claudio Bruno? Sei não hein, vi esse script na GMC, é chamado Mosaic Light. Mas há uma possibilidade de ele ter postado lá
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Re: Como colocar Sprites em jogos em 3D?
Se vocês querem fazer bonito,
Estudem isso aqui:
UV mapping
Só assim se aprende a fazer sprites no tamanho e formato ideal pra um modelo 3D.[spoiler][center
Estudem isso aqui:
UV mapping
Só assim se aprende a fazer sprites no tamanho e formato ideal pra um modelo 3D.[spoiler][center
Última edição por Shadow10 em Qui 14 Abr 2011, 18:54, editado 1 vez(es)
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Re: Como colocar Sprites em jogos em 3D?
Po cara isso ñ funcionou aki tb!
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