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» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
varias perguntas...
3 participantes
Página 1 de 1
varias perguntas...
como carregar sprite tipo durante o jogo igual a makers de jogos?
como fazer para checar a colisao de objetos mas em outro objeto?(tipo eu to no obj1,ai eu queria checar no 1 se o 2 eo 3 estao colisionando...)
como fazer para fazer uma caixa de opção(sabe aquelas que vc clica e marca e clica e desmarca?)
alguem tem um codigo para checar se o obj esta dentro de uma area na room?
essas sao algumas de minhas duvidas...
se alguem souber... agradeço...
como fazer para checar a colisao de objetos mas em outro objeto?(tipo eu to no obj1,ai eu queria checar no 1 se o 2 eo 3 estao colisionando...)
como fazer para fazer uma caixa de opção(sabe aquelas que vc clica e marca e clica e desmarca?)
alguem tem um codigo para checar se o obj esta dentro de uma area na room?
essas sao algumas de minhas duvidas...
se alguem souber... agradeço...
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: varias perguntas...
1) Usar a função sprite_add()
2)
3) Fazer um objecto com um sprite que tenha duas subimages uma "checkada" outra sem estar "checkada" e alterar o seu estado no evento de mouse press
4) Que área? Um rectângulo ou uma área mais "complicada"?
2)
- Código:
with(objecto1) {
if place_meeting(x,y,objecto2) {
//código aqui
}
}
3) Fazer um objecto com um sprite que tenha duas subimages uma "checkada" outra sem estar "checkada" e alterar o seu estado no evento de mouse press
4) Que área? Um rectângulo ou uma área mais "complicada"?
Re: varias perguntas...
tipo dentro de uma parte, por ex:
na distancia entre x 49 e x 60... etc
na distancia entre x 49 e x 60... etc
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Re: varias perguntas...
Sim, para fazer a checagem da área onde um certo objeto se localiza, você irá ter que checar o x1,y1,x2 e y2, pois assim você localiza uma certa área, se fosse apenas checar x e y, iria fazer a checagem da posição do objeto.
O que você deveria fazer é:
Ou seja:
Se o objeto estiver dentro de uma área de 30 pixels localizada nos eixos X=60 e Y=60, executar algum código.
O que você deveria fazer é:
- Código:
if obj.x<60 and obj.x>30 and obj.y<60 and obj.y>30
{
//código
}
Ou seja:
Se o objeto estiver dentro de uma área de 30 pixels localizada nos eixos X=60 e Y=60, executar algum código.
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Re: varias perguntas...
vlw aos doiss....obrigado...
depois eu vou postar mais algumas perguntas(essas eu entendi), mas agora nao tenho tempo...
depois eu vou postar mais algumas perguntas(essas eu entendi), mas agora nao tenho tempo...
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