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[Hedgeaulas de Blender] Aula 1.1: Modelando uma espada / Lâmina

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Mensagem por Hedgehog Dom 12 Dez 2010, 10:49

Iai pessoal! Passeando pelo forum vi que muitas pessoas querem investir no 3D, então vou dar aulas! Serei agora o humilde Tutor em 3D do forum, qualquer dúvida pode passar que eu tento resolver na medida do possível!

Agora, sem mais delongas vamos a aula 1.1: Modelando uma espada / Lâmina

1º Passo: Abra o Blender que você verá o cubo de exemplo na janela que nós chamamos de 3D View, ou visão 3D, que começa ali por padrão do programa, e abaixo a janela de botões.

[Hedgeaulas de Blender] Aula 1.1: Modelando uma espada / Lâmina Tuto1

Não mexa em nada se não sabe o que aquilo faz! O Blender já vem configurado por padrão! Não tenha medo de todas essas funções, você vai descobrir o que elas fazem ao longo do tuto.

2º Passo: Delete o cubo, pressionando delete e confirmando.

3º Passo: Aperte barra de espaço na 3D View que irá abrir o menu de formas, navegue em Add > Mesh > Circle, e coloque vertices em 8.

[Hedgeaulas de Blender] Aula 1.1: Modelando uma espada / Lâmina Tuto2

E o que que eu fiz? Você adicionou uma mecha em forma de circulo! Uma mecha é um pedaço de vertices, arestas e (não necessariamente) faces que usamos para dar formas a o que queremos!

[Hedgeaulas de Blender] Aula 1.1: Modelando uma espada / Lâmina Tuto3

4º Passo: Veja logo acima da janela de botões que ainda estamos no Object mode, para mudar a forma de uma mecha temos que entrar no Edit mode, então pressione Tab e seremos transportados ao Edit mode

[Hedgeaulas de Blender] Aula 1.1: Modelando uma espada / Lâmina Tuto4

Essa é a janela do Edit Mode, todo o circulo está selecionado, então pra modificar certos pontos dele, temos de desceleciná-lo, apertando a letra A

5º Passo: Utilize o botão direito do mouse e selecione o vértice mais alto, então, clique na seta verde que surgiu acima dele e arraste-a pra baixo.
No ponto mais baixo, arraste a seta verde para cima.
Na extrema direita, arraste a seta vermelha mais para direita.
Na extrema esquerda, arraste a seta mais para a esquerda.

No final, seu modelo deve estar assim:

[Hedgeaulas de Blender] Aula 1.1: Modelando uma espada / Lâmina Tuto5

6º Passo: Aperte Numpad 1 e a camera virá para o lado do seu modelo

[Hedgeaulas de Blender] Aula 1.1: Modelando uma espada / Lâmina Tuto6

7º Passo: Aperte a letra A e selecione tudo, de um Zoom Out com a rolagem do mouse e aperte a letra E para abri a ferramenta Extrusão, confirme com Only Vertices, agora levante a lâmina da sua espada no Eixo Z (azul) se você quiser pode apertar a letra Z e arrastar o mouse para cima.

No final disso tudo, sua imagem, deve estar assim:

[Hedgeaulas de Blender] Aula 1.1: Modelando uma espada / Lâmina Tuto7

8º Passo: Descelecione tudo apertando a letra A e, depois, aperte a letra B para abrir a seleção em caixa. Clique e arraste sobre os vértices de cima, e só os de cima, depois de selecionados, repita o Passo 7 em uma escala menor, de modo que fique como a imagem abaixo:

[Hedgeaulas de Blender] Aula 1.1: Modelando uma espada / Lâmina Tuto8

9º Passo: Descelecione apertando a letra A e aperte a letra B para abrir a seleção em caixa. Clique e arraste sobre os novos vértices de cima.

[Hedgeaulas de Blender] Aula 1.1: Modelando uma espada / Lâmina Tuto9

10º Passo: Aperte S para abris a ferramenta escala, e aperte 0 (zero) para fazer a ponta da espada.

[Hedgeaulas de Blender] Aula 1.1: Modelando uma espada / Lâmina Tuto10

11º Passo: Selecione todo o modelo e aperte W, abrirá a janela de efeitos, selecione Remove Doubles e confirme.

[Hedgeaulas de Blender] Aula 1.1: Modelando uma espada / Lâmina Tuto11

Pra que isso? Para a espada ter 1 ponta, e não 8. =D

12º Passo: A espada tá gigante! Com tudo selecionado ainda, aperte a letra S e arraste o mouse levemente para o centro do modelo, fazendo diminuir, e em seguida, use a seta verde para aproximá-lo do centro

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13º Passo: Utilize Alt + Botão Direito para rotacionar o espaço e apreciar sua criação de vários angulos!

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E isso ai, duvidas nesse tópico! Até a aula 2!!
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Mensagem por Henrique_GJ Dom 12 Dez 2010, 15:56

é um bom tutorial, entendi como se usa o basico do blender (embora aquela barra la em baixo e também la em cima parece coisa de louco pra mim DX)

mas... eu não consegui visualizar o desenho, veja a print depois de apertar ALT + botão botão direito

[Hedgeaulas de Blender] Aula 1.1: Modelando uma espada / Lâmina Nementendi

eu salvei e abri com outro editor de imagens 3d mas quando eu abri.... NÃO TINHA NADA Dx


helpppp continuo na ignoranciaaaaa ñintendooooooo
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Mensagem por Hedgehog Dom 12 Dez 2010, 16:44

Henrique, é clicar e arrastar, e arquivos .blend só abre no blender, não da pra abrir em outros editores.
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Mensagem por Super Games Sex 21 Jan 2011, 17:54

Desculpe reviver o tópico, mas meu Blende é diferente deste, e não consigo usar o tutorial nele.
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Mensagem por Alexandre Dias Sex 21 Jan 2011, 18:12

Super Games, você baixou a versão 2.5x do Blender.Me diz qual é a dúvida que eu posso te ajudar. Mas praticamente tudo do 2.49b funciona na versão 2.5x.

Enfim, fala a dúvida aí.
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Mensagem por Henrique_GJ Sex 21 Jan 2011, 18:24

aproveitando que tem gente aqui que entende de blender

eu preciso importar um .obj no blender e exportar denovo pra .obj

parece doideira mas é isso mesmo, o editor que eu uso por algum motivo da um bug quando eu importo o modelo no gm, mas se eu passar pro blender e exportar denovo da certo, só que o modelo fica extremamente pequeno deposi d eeu exportar

alguem me ensina por favor como importar e exportar o meu modelo no blender sem a imagem ficar pequena?
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Mensagem por Super Games Sex 21 Jan 2011, 18:28

Nazkrolevy escreveu:Super Games, você baixou a versão 2.5x do Blender.Me diz qual é a dúvida que eu posso te ajudar. Mas praticamente tudo do 2.49b funciona na versão 2.5x.

Enfim, fala a dúvida aí.

Bem Naxkrolevy, o probema é que o modelo de modelagem é diferente.
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Mensagem por Alexandre Dias Sex 21 Jan 2011, 18:32

Modelo de modelagem? De onde você tirou isso? =o
A maioria dos usuários que usavam o Blender 2.49b estão se adaptando a 2.5x numa boa. Me fala o que você tá tendo dificuldade na 2.5x.Me diga se foi algum atalho que falhou,alguma função que você não achou. Caso esteja interessado,é claro. Se não, voltarei pra construção da minha casa .
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Mensagem por Henrique_GJ Sex 21 Jan 2011, 18:34

enquanto ele não responde, please, vc sabe fazer isso que perguntei ali em cima neh?

Henrique_GJ escreveu:aproveitando que tem gente aqui que entende de blender

eu preciso importar um .obj no blender e exportar denovo pra .obj

parece doideira mas é isso mesmo, o editor que eu uso por algum motivo da um bug quando eu importo o modelo no gm, mas se eu passar pro blender e exportar denovo da certo, só que o modelo fica extremamente pequeno deposi d eeu exportar

alguem me ensina por favor como importar e exportar o meu modelo no blender sem a imagem ficar pequena?

HELP
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Mensagem por Alexandre Dias Sex 21 Jan 2011, 18:37

Não sei como resolver seu problema Henrique. É recomendável que quando você importe algo no Blender você volte com o objeto pro centro.

Clica em Object > Transform > Geometry to Origin
Essa opção está na header da 3dview. Enfim, tente fazer isso, mas creio que não resolverá seu problema.
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Mensagem por Markituh Sex 21 Jan 2011, 18:37

Hmmm... Eu uso a 2.52 numa boa aqui, a versão em que foi feita a Sintel. Tipo, a única coisa que percebi até agora que mudou é para dividir a tela e por o UV Mapping, pra fazer isso você faz o seguinte:

Lá em cima, ao lado do menu, tem duas caixas de seleção: uma chamada Default e outra Scene. Clique na Default e depois em UV Editing, pronto, a tela se dividirá e você poderá usar o UV. Mas você também pode usar outras coisas nessa divisão, só é clicar no ícone do UV na parte de baixo e selecionar o que você quer.

Ah, o termo "modelo de modelagem", poderia ser substituído por área de tabalho.
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Mensagem por Henrique_GJ Sex 21 Jan 2011, 18:44

Nazkrolevy escreveu:Não sei como resolver seu problema Henrique. É recomendável que quando você importe algo no Blender você volte com o objeto pro centro.

Clica em Object > Transform > Geometry to Origin
Essa opção está na header da 3dview. Enfim, tente fazer isso, mas creio que não resolverá seu problema.

sei que parece tosco, mas na verdade é isso mesmo

eu não achei esse botão object ps.: eu não sei usar blender então eu nem sei o que é 3d view :oops:

mas eu vou tentar usar um outro editor de imagens 3d ou sei lah o que eu vou arrumar
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Mensagem por Super Games Sex 21 Jan 2011, 18:46

Uma imagem para entenderem melhor meu probema:
[Hedgeaulas de Blender] Aula 1.1: Modelando uma espada / Lâmina Probema1
Você não estam entendendo, o meu Blender tem uma aparência diferente do Blender do Hedgehog. Entenderam?


Até!
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Mensagem por Alexandre Dias Sex 21 Jan 2011, 18:48

Super Games,eu já disse. Você tá com dúvidas quanto a interface? Se sim, fale o que é. Eu uso a versão 2.5x. É difícil pra você tentar acompanhar por uma versão diferente? Todo mundo que eu conheço pega tutoriais da 2.49b e consegue fazer na 2.5x sem a menor dificuldade o.o

Mas o que eu to dizendo é que se você tiver alguma dúvida, pergunta. Você nem começou a fazer o modelo e já ta com dúvida. E eu andei dando uma lida no tutorial e os atalhos ainda funcionam nessa versão .__.
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Mensagem por Markituh Sex 21 Jan 2011, 18:52

Sim meu brother, mas as funções são as mesmas... Não há nada no tutorial que se diferencie aí, só o detalhe que falei anteriormente. Como o Naskrolevy falou, você nem fez a bagaça
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Mensagem por Super Games Sex 21 Jan 2011, 18:56

Bem gente, o probema é o a versão do Blender, onde consigo uma versão entam mais antiga?
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Mensagem por Alexandre Dias Sex 21 Jan 2011, 18:59

Não tem problema. E isso é verdade. Cara, tenta seguir o tutorial, aproveita que eu to online e pergunta se não funcionar alguma tecla de atalho ou não achar onde faz alguma coisa.

Enfim, se quiser pegar a versão antiga é só ir no site oficial do Blender. Se você aprender a usar uma versão antiga depois vai ter que acostumar com a versão nova. Então escuta o que eu e o Markituh falamos, pelo menos TENTA fazer a espada. Se não conseguir, posta sua dúvida.
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Mensagem por Super Games Sex 21 Jan 2011, 19:02

Ok, olha está parte:
3º Passo: Aperte barra de espaço na 3D View que irá abrir o menu de formas, navegue em Add > Mesh > Circle, e coloque vertices em 8.
Onde fica 3D View?
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Mensagem por Hedgehog Sex 21 Jan 2011, 19:03

3D View é a parte em que seu modelo fica =D
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Mensagem por Alexandre Dias Sex 21 Jan 2011, 19:04

Shift + A > Add > Mesh > Circle > F6 e configura o número de vértices
3D view é por onde você vê seu modelo.
Alexandre Dias
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