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Criando explosões com sprites!
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Criando explosões com sprites!
Nome: Criando explosões com sprites!
Descrição: Aprenda a criar um simples efeito de explosão com sprites
Nível de dificuldade: avançado
Requerimentos: GM6 Lite ou Pro
olá pessoal da GMBR, sou Paulo Henrique e venho aqui para ensinar e aprender algo a mais sobre o Game Maker.
portanto venho trazendo algo que eu uso muito em alguns jogos meus e que podem ser úteis quando se quer um efeito mais personalizado:
efeitos smples de explosão com sprites.
para começar, serão necessários:
* 1 sprite com várias sub-imagens de no máximo 32x32 que represente partículas da explosão (eu recomendo usar 2 sprites, para diferenciar o efeito melhor);
* 1 objeto para criar a explosão (no caso qualquer nome a sua disposição);
* 2 ou mais objetos para o efeito funcionar
Agora crie um objeto e chame-o de obj_explosao1 e no evento create dele adicione:
Depois de adicionado o create, adicione um Animation End com o seguinte código:
*os PHP[0...7] são as partículas que vão ser criadas e os PHP[0...7].direction são as direções onde cada partícula vai se mover.
"Instance_destroy()" é para destruir cada partícula ou simplesmente destroi todos os objetos, evitando bugs que ocorriam (no meu caso, o computador travava com a quantidade excessiva de objetos).
Voltando, lembra que ao início do Tutorial eu disse que seriam neccesários 2 ou mais objetos para o effeito funcionar?
Duplique o obj_explosao1 e chame-o de obj_explosao2, mas note que no Animation End cada PHP criava um objeto novo já com uma direção pré-definida, então neste segundo objeto (que é a cópia) no código do Animation End apague tudo e depois digite:
Mas aí vem a pergunta: Como eu sei que não é o mesmo objeto que está sendo criado?
No começo do TUTO, entre parenteses eu havia dito "(eu recomendo usar 2 sprites, para diferenciar o efeito melhor)", então! no obj_explosao2, use o segundo sprite que você adicionou para diferenciar!
Mas agora, que tal testar?
Crie mais um objeto com sprite (centralizando ele clicando em center nas propriedades do sprite) e no evento Create adicione um alarm[0] com valor 90,
e no evento Alarm[0] adicione:
instance_create(x,y,obj_explosao1) como sabemos serve para criar instancias na tela, que no caso é o obj_explosao1;
alarm[0]=90 serve para criar esse mesmo objeto a cada 3 segundos repetidamente;
Depois de tanto falar, chegou a hora de testar!
coloque o objeto com sprite (que vai criar a explosão) na room e teste!
Explicando tudo:
Este efeito bem simples, mas com códigos avançados, funciona assim:
Vou citar o exemplo de um jogo que eu estou criando ainda que se chama "Ninja: o inesperado", que ao chegar em um esgoto, o "Ninja" encontra várias bombas espalhadas em toda parte, que ao se aproximar, ela explode, criando este efeito que eu citei neste Tutorial.
Mas voltando ao assunto, o efeito é bem simples:
o objeto que cria a explosão (no caso as bombas), irá criar primeiramente o obj_explosao1.
assim, no fim da primeira explosão, a segunda (no caso obj_explosao2) é criada, dando o efeito de que a explosão foi se espalhando na tela!
OU SEJA:
objeto que cria a explosão> explosão1> explosão2!
você também pode mudar a velocidade que a explosão passa pela tela através da variável speed no create de cada explosão.
Se quiser mais explosões, duplique a segunda (a que você criou por ultimo, como no início deste tuto) e no Animation End, no final dos PHP[0...7] e não nos PHP[0...7].direction, o nome dos outros objetos que você criou!
ESPERO TER AJUDADO!
PHProductions!
Descrição: Aprenda a criar um simples efeito de explosão com sprites
Nível de dificuldade: avançado
Requerimentos: GM6 Lite ou Pro
olá pessoal da GMBR, sou Paulo Henrique e venho aqui para ensinar e aprender algo a mais sobre o Game Maker.
portanto venho trazendo algo que eu uso muito em alguns jogos meus e que podem ser úteis quando se quer um efeito mais personalizado:
efeitos smples de explosão com sprites.
para começar, serão necessários:
* 1 sprite com várias sub-imagens de no máximo 32x32 que represente partículas da explosão (eu recomendo usar 2 sprites, para diferenciar o efeito melhor);
* 1 objeto para criar a explosão (no caso qualquer nome a sua disposição);
* 2 ou mais objetos para o efeito funcionar
Agora crie um objeto e chame-o de obj_explosao1 e no evento create dele adicione:
- Código:
speed=3;
Depois de adicionado o create, adicione um Animation End com o seguinte código:
- Código:
php[0]=instance_create(x-15,y,obj_explosao2);
php[1]=instance_create(x,y-15,obj_explosao2);
php[2]=instance_create(x+15,y,obj_explosao2);
php[3]=instance_create(x,y+15,obj_explosao2);
php[4]=instance_create(x-15,y-15,obj_explosao2);
php[5]=instance_create(x+15,y-15,obj_explosao2);
php[6]=instance_create(x-15,y+15,obj_explosao2);
php[7]=instance_create(x+15,y+15,obj_explosao2);
//movimento de cada particula
php[0].direction=point_direction(x,y,x-15,y);
php[1].direction=point_direction(x,y,x,y-15);
php[2].direction=point_direction(x,y,x+15,y);
php[3].direction=point_direction(x,y,x,y+15);
php[4].direction=point_direction(x,y,x-15,y-15);
php[5].direction=point_direction(x,y,x+15,y-15);
php[6].direction=point_direction(x,y,x-15,y+15);
php[7].direction=point_direction(x,y,x+15,y+15);
instance_destroy();
*os PHP[0...7] são as partículas que vão ser criadas e os PHP[0...7].direction são as direções onde cada partícula vai se mover.
"Instance_destroy()" é para destruir cada partícula ou simplesmente destroi todos os objetos, evitando bugs que ocorriam (no meu caso, o computador travava com a quantidade excessiva de objetos).
Voltando, lembra que ao início do Tutorial eu disse que seriam neccesários 2 ou mais objetos para o effeito funcionar?
Duplique o obj_explosao1 e chame-o de obj_explosao2, mas note que no Animation End cada PHP criava um objeto novo já com uma direção pré-definida, então neste segundo objeto (que é a cópia) no código do Animation End apague tudo e depois digite:
- Código:
instance_destroy();
Mas aí vem a pergunta: Como eu sei que não é o mesmo objeto que está sendo criado?
No começo do TUTO, entre parenteses eu havia dito "(eu recomendo usar 2 sprites, para diferenciar o efeito melhor)", então! no obj_explosao2, use o segundo sprite que você adicionou para diferenciar!
Mas agora, que tal testar?
Crie mais um objeto com sprite (centralizando ele clicando em center nas propriedades do sprite) e no evento Create adicione um alarm[0] com valor 90,
e no evento Alarm[0] adicione:
- Código:
instance_create(x,y,obj_explosao1);
alarm[0]=90;
instance_create(x,y,obj_explosao1) como sabemos serve para criar instancias na tela, que no caso é o obj_explosao1;
alarm[0]=90 serve para criar esse mesmo objeto a cada 3 segundos repetidamente;
Depois de tanto falar, chegou a hora de testar!
coloque o objeto com sprite (que vai criar a explosão) na room e teste!
Explicando tudo:
Este efeito bem simples, mas com códigos avançados, funciona assim:
Vou citar o exemplo de um jogo que eu estou criando ainda que se chama "Ninja: o inesperado", que ao chegar em um esgoto, o "Ninja" encontra várias bombas espalhadas em toda parte, que ao se aproximar, ela explode, criando este efeito que eu citei neste Tutorial.
Mas voltando ao assunto, o efeito é bem simples:
o objeto que cria a explosão (no caso as bombas), irá criar primeiramente o obj_explosao1.
assim, no fim da primeira explosão, a segunda (no caso obj_explosao2) é criada, dando o efeito de que a explosão foi se espalhando na tela!
OU SEJA:
objeto que cria a explosão> explosão1> explosão2!
você também pode mudar a velocidade que a explosão passa pela tela através da variável speed no create de cada explosão.
Se quiser mais explosões, duplique a segunda (a que você criou por ultimo, como no início deste tuto) e no Animation End, no final dos PHP[0...7] e não nos PHP[0...7].direction, o nome dos outros objetos que você criou!
ESPERO TER AJUDADO!
PHProductions!
NPH- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 28/11/2010
Reputação : 58
Número de Mensagens : 504
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
Re: Criando explosões com sprites!
Valeu cara, Já precisei muito de uma explosão e não sabia por onde começar
Já desistie até de fazer tal jogo, por isso!.
Muito obrigado
Já desistie até de fazer tal jogo, por isso!.
Muito obrigado
MickaelFDS- Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 10
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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