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FAQ Sobre Música em Jogos
GMBR :: Projetos :: Assets & Recursos
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FAQ Sobre Música em Jogos
Olá Pessoal! Este é o meu primeiro post nesse fórum. Sou formado em Engenharia Eletrônica e músico, e por isso estudo mais a parte relacionada a áudio e produção musical. Faço musicas em MP3, WAV, MIDI e até .MOD. Gostaria de ajudar os programadores daqui e trocar idéias, principalmente na área de sonoplastia e produção musical.
Infelizmente não tenho muito tempo livre e por isso não posso fazer musica de forma gratuita (tempo é dinheiro né), mas meu interesse central aqui não é vender e sim contribuir com idéias e demais coisas que por ventura acontecerem.
Dessa forma, vou postar aqui uma um FAQ que fiz baseado em um FAQ que vi no site gringo do game maker, na qual direciono os créditos. Acho que será de grande utilidade pra quem pretende fazer do oficio de criar jogos, uma coisa séria e futuramente rentável.
1. É legal pegar MIDIs do vgmusic.com ou outro site e usar no meu jogo? Ou até mesmo ripar musicas de alguns cds, ou pegar musicas originais de jogos como mario e usa-los, mesmo eu não vendendo meu jogo?
Não é! Apesar de não ser uma grande infração e das chances de você ser processado serem mínimas, isso é ilegal de acordo com leis de copyrights internacionais de usar musicas feitas por outras pessoas sem permissão no seu jogo. A permissão deve ser obtida em forma de contrato. Se você vai vender ou não seu jogo é irrelevante, embora as chances de você se meter em problemas cresçam exponencialmente se você vender seu jogo se usar musicas de outros sem permissão.
2. Como converter MP3 e WAV para MIDI?
A única maneira infálivel de fazer isso é você mesmo escrever a música em um programa de criar midis, ouvindo a música e tirando nota a nota (se você não é músico fica dificil =/). MP3 e MIDI são dois formatos completamente diferentes. MP3 e WAV são formas de áudio quantizado e comprimido - no caso do MP3 - enquanto MIDI é um formato composto de uma notação escrita do código de uma música na qual a placa de som do computador reproduz os sinais de áudio. Não sei de nenhum programa para fazer essa conversão decentemente, ainda.
3. Minhas músicas vão obter mais qualidade se eu converter de MIDI pra WAV ou de MP3 para WAV?
Não. Converter qualquer formato de áudio para WAV simplesmente não altera a qualidade, sendo isso inútil.
4. Posso usar a versão MIDI de algum artista tipo Metallica se o autor da MIDI permitir? Se eu puder, pra quem eu tenho que dar o crédito?
Não. Mesmo um terceiro tendo feito uma MIDI do Metallica, a música ainda é do Metallica, neste caso.
5 E sobre usar o formato .MP3? É legal?
Mais ou menos. Tudo tranqüilo até seu jogo começar a gerar muito dinheiro (algo como milhares de dólares). Antes disso, você não tem muito que se preocupar.
6 Qual o melhor programa para fazer música?
Obviamente, não há melhor. Profissionais de alto nível usam Pro Tools, mas temos também o Nuendo, Logic. Soundforge, Cubase SX, Reason, FLStudio, Cakewalk Sonar. Se você não é músico, recomendo deixar esses programas para os sonoplastas da sua equipe.
7 O que é um tracker? O que são músicas MOD e arquivos .MOD? Eu deveria usá-los?
Os trackers são velhas formas de músicas feitas por softwares usando samples. As notas são entradas num teclado normal. Esses formatos de música foram usados por muitos anos nos games de console e ainda são usados em jogos de GBA e Nintendo DS. Arquivos . MOD são é um formato comum de música feita em um tracker. É um híbrido de música em formato de áudio com MIDI. A diferença é que no MIDI, os sons são reproduzidos pela placa de som (o que pode variar muito de PC pra PC). Nos MODs os arquivos de som já fazendo parte do arquivo da música. Por serem bem menores que o MP3 alguns programadores o preferem.
8 Como eu aprendo a fazer músicas?
Infelizmente não é facil se você não sabe o mínimo de teoria musical. Uma dica é aprender a tocar um instrumento, violão ou piano, para assim pegar o feeling de fazer e entender as músicas. Caso contrário pode se gerar uma dor de cabeça (não que seja impossível, mas pra quem já toca algum instrumento é mais fácil).
9 Que tipo de música é melhor pro meu jogo? MP3? WAV? MIDI? MOD?
Isso é subjetivo MP3 e OGG são formatos comprimidos interessantes, já os WAV são grandes e desnecessariamente de alta qualidade (diferença essa até imperceptível para o usuário comum). MIDIs ainda são usados, porem a qualidade é muito inferior em relação aos outros formatos, uma vez que os sons são reproduzidos pelo PC pelo código digital da MIDI. Entretanto, a escolha é sua.
10 Então onde eu consigo música pra usar? Eu deveria fazer as minhas próprias músicas?
Também é subjetivo, embora seja nada profissional ripar musicas de outros jogos e colocar no seu jogo. Se você pretende fazer algo sério e comercial, pense em usar músicas originais para seu jogo. Existe um pessoal que faz musicas MIDI de graça, ou você pode contratar um músico oferecendo participação nos lucros, por exemplo. Isso tudo é claro, se você pretende fazer um trabalho sério. Em geral, se você não tem experiência musical ou nenhum conhecimento em teoria musical, não recomendo tentar fazer as suas próprias musicas, uma vez que você pode perder muito tempo, tempo este que você aplicaria bem melhor fazendo a sua especialidade não é mesmo?
11 E sobre efeitos e barulhos em geral? Onde eu consigo?
Eles podem vir de várias fontes. Geralmente sons como passos, espadas, fogo, água são gravados mesmo e não sintetizados. Entretanto sons eletrônicos como bips, cliques e etc podem ser criados com um sintetizador. Não é facil de fazer a menos que você esteja a fim de gravar você mesmo ou criar com os softwares certos.
Você também pode comprar pacotes de Sons e efeitos e tem de vários preços. Gastando você pode obter uma tonelada deles.
Até mais galera!
Qualquer dúvida ou correção, podem me mandar por email para df_sf@hotmail.com.
Postem ai mais dicas e coisas que achem interessante!
Abraço!
Infelizmente não tenho muito tempo livre e por isso não posso fazer musica de forma gratuita (tempo é dinheiro né), mas meu interesse central aqui não é vender e sim contribuir com idéias e demais coisas que por ventura acontecerem.
Dessa forma, vou postar aqui uma um FAQ que fiz baseado em um FAQ que vi no site gringo do game maker, na qual direciono os créditos. Acho que será de grande utilidade pra quem pretende fazer do oficio de criar jogos, uma coisa séria e futuramente rentável.
1. É legal pegar MIDIs do vgmusic.com ou outro site e usar no meu jogo? Ou até mesmo ripar musicas de alguns cds, ou pegar musicas originais de jogos como mario e usa-los, mesmo eu não vendendo meu jogo?
Não é! Apesar de não ser uma grande infração e das chances de você ser processado serem mínimas, isso é ilegal de acordo com leis de copyrights internacionais de usar musicas feitas por outras pessoas sem permissão no seu jogo. A permissão deve ser obtida em forma de contrato. Se você vai vender ou não seu jogo é irrelevante, embora as chances de você se meter em problemas cresçam exponencialmente se você vender seu jogo se usar musicas de outros sem permissão.
2. Como converter MP3 e WAV para MIDI?
A única maneira infálivel de fazer isso é você mesmo escrever a música em um programa de criar midis, ouvindo a música e tirando nota a nota (se você não é músico fica dificil =/). MP3 e MIDI são dois formatos completamente diferentes. MP3 e WAV são formas de áudio quantizado e comprimido - no caso do MP3 - enquanto MIDI é um formato composto de uma notação escrita do código de uma música na qual a placa de som do computador reproduz os sinais de áudio. Não sei de nenhum programa para fazer essa conversão decentemente, ainda.
3. Minhas músicas vão obter mais qualidade se eu converter de MIDI pra WAV ou de MP3 para WAV?
Não. Converter qualquer formato de áudio para WAV simplesmente não altera a qualidade, sendo isso inútil.
4. Posso usar a versão MIDI de algum artista tipo Metallica se o autor da MIDI permitir? Se eu puder, pra quem eu tenho que dar o crédito?
Não. Mesmo um terceiro tendo feito uma MIDI do Metallica, a música ainda é do Metallica, neste caso.
5 E sobre usar o formato .MP3? É legal?
Mais ou menos. Tudo tranqüilo até seu jogo começar a gerar muito dinheiro (algo como milhares de dólares). Antes disso, você não tem muito que se preocupar.
6 Qual o melhor programa para fazer música?
Obviamente, não há melhor. Profissionais de alto nível usam Pro Tools, mas temos também o Nuendo, Logic. Soundforge, Cubase SX, Reason, FLStudio, Cakewalk Sonar. Se você não é músico, recomendo deixar esses programas para os sonoplastas da sua equipe.
7 O que é um tracker? O que são músicas MOD e arquivos .MOD? Eu deveria usá-los?
Os trackers são velhas formas de músicas feitas por softwares usando samples. As notas são entradas num teclado normal. Esses formatos de música foram usados por muitos anos nos games de console e ainda são usados em jogos de GBA e Nintendo DS. Arquivos . MOD são é um formato comum de música feita em um tracker. É um híbrido de música em formato de áudio com MIDI. A diferença é que no MIDI, os sons são reproduzidos pela placa de som (o que pode variar muito de PC pra PC). Nos MODs os arquivos de som já fazendo parte do arquivo da música. Por serem bem menores que o MP3 alguns programadores o preferem.
8 Como eu aprendo a fazer músicas?
Infelizmente não é facil se você não sabe o mínimo de teoria musical. Uma dica é aprender a tocar um instrumento, violão ou piano, para assim pegar o feeling de fazer e entender as músicas. Caso contrário pode se gerar uma dor de cabeça (não que seja impossível, mas pra quem já toca algum instrumento é mais fácil).
9 Que tipo de música é melhor pro meu jogo? MP3? WAV? MIDI? MOD?
Isso é subjetivo MP3 e OGG são formatos comprimidos interessantes, já os WAV são grandes e desnecessariamente de alta qualidade (diferença essa até imperceptível para o usuário comum). MIDIs ainda são usados, porem a qualidade é muito inferior em relação aos outros formatos, uma vez que os sons são reproduzidos pelo PC pelo código digital da MIDI. Entretanto, a escolha é sua.
10 Então onde eu consigo música pra usar? Eu deveria fazer as minhas próprias músicas?
Também é subjetivo, embora seja nada profissional ripar musicas de outros jogos e colocar no seu jogo. Se você pretende fazer algo sério e comercial, pense em usar músicas originais para seu jogo. Existe um pessoal que faz musicas MIDI de graça, ou você pode contratar um músico oferecendo participação nos lucros, por exemplo. Isso tudo é claro, se você pretende fazer um trabalho sério. Em geral, se você não tem experiência musical ou nenhum conhecimento em teoria musical, não recomendo tentar fazer as suas próprias musicas, uma vez que você pode perder muito tempo, tempo este que você aplicaria bem melhor fazendo a sua especialidade não é mesmo?
11 E sobre efeitos e barulhos em geral? Onde eu consigo?
Eles podem vir de várias fontes. Geralmente sons como passos, espadas, fogo, água são gravados mesmo e não sintetizados. Entretanto sons eletrônicos como bips, cliques e etc podem ser criados com um sintetizador. Não é facil de fazer a menos que você esteja a fim de gravar você mesmo ou criar com os softwares certos.
Você também pode comprar pacotes de Sons e efeitos e tem de vários preços. Gastando você pode obter uma tonelada deles.
Até mais galera!
Qualquer dúvida ou correção, podem me mandar por email para df_sf@hotmail.com.
Postem ai mais dicas e coisas que achem interessante!
Abraço!
-Dan- Data de inscrição : 22/11/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 2
Prêmios :
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