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Problema com o menu

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Problema com o menu Empty Problema com o menu

Mensagem por Aldrighi Seg 22 Nov 2010, 22:12

No meu jogo do GM, o meu menu tem as opções de JOGAR, AJUDA e CARREGAR. Quando eu aperto em "JOGAR" ele abre a primeira fase do jogo. Nas fases do jogo, tem um MENU, o número de VIDAS e a PONTUAÇÃO.Quando aperta em MENU, abre uma janela onde tem as opções de VOLTAR, SALVAR e SAIR. Só que nessa mesma janela, aparece no canto esquerdo da parte de cima a palavra "MENU", as "VIDAS" e a "PONTUAÇÃO" (o que não deveria aparecer) e quando aperto em "SAIR" ele vai pro menu principalmente, onde também acaba aparecendo a palavra menu, pontuação e vidas. Que eu saiba isso acontece por causa da persistent, mas se eu tirar das vidas, do menu e da pontuação, elas não vão aparecer na outra fase. E aí, tem solução?
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Mensagem por Super Games Seg 22 Nov 2010, 22:32

Não entendi sua pergunta, posta uma imagem ou um video para eu entender sua pergunta.


Última edição por Super Games em Seg 22 Nov 2010, 22:33, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Alguns erros)
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Mensagem por Markituh Seg 22 Nov 2010, 22:51

Aê sangue bom, acho que saquei o trampo da parada aí Razz

Você tem um objeto de menu, que é mais como um pause, certo? Só que você quer que quando este menu estiver na tela, que a HUD desapareça, não é? Olha, existem certos códigos que mudam as propriedades do objeto, para fazer ele desaparecer, basta desmarcar a caixa Visible das propriedes em tempo de execução, desta forma:
Código:
object_set_visible(obj_vidas,false)
object_set_visible(obj_pontuacao,false)
A função object_set_visible é nada mais e nada menos que uma forma de manipular a propriedade de visibilidade em tempo de execução, que pode ser definida nas propriedades do objeto na edição do projeto.
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Mensagem por Aldrighi Ter 23 Nov 2010, 09:44

Não funciono... mas é isso mesmo que eu quero fazer.
http://yfrog.com/camenusjp
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Mensagem por Markituh Ter 23 Nov 2010, 12:13

Aldrighi escreveu:Não funciono... mas é isso mesmo que eu quero fazer.
http://yfrog.com/camenusjp
Não funcionou? Bom, tenho uma suposição, mas não creio que esta seja exata. tonto Olha, você pode tentar o seguinte:

Crie uma variável global, global.menu. Nela vai ficar armazenado se o menu está na tela ou não. Aí, quando a instância do menu for criada, ativa a var:
Código:
global.menu = true
Se for destruída, desativa:
Código:
global.menu = false
Nos objetos da HUD, pontuação, vidas etc e tal, cheque se a variável está desativada, se estiver, desenha livremente:
Código:
if global.menu = false
draw_text(0,0,score)
draw_text(0,20,ouro)
E assim vai... No caso das vidas, vou fazer um D&D aqui, já que não sei o código GML que executa a função. Em Drag and Drop, o código ficaria assim:
Problema com o menu 89304984

Se a variável for igual a false, desenha as vidas e desenha a pontuação.

Abraços!
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Mensagem por Aldrighi Ter 23 Nov 2010, 18:05

Eu sou nova no GM, então desculpa, mas não entendi. :oops:
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Mensagem por Markituh Ter 23 Nov 2010, 20:22

Que peninha... Mas não fique triste minha flor Razz

Bom, quando eu posto algo, às vezes eu mesmo não entendo o que escrevi Laughing Vou fazer uma explicação bastante detalhada para você, viu?

Você vai criar uma variável global, global.menu. As variáveis sempre ficam no Create dos objetos, viu, não é tão complicado! Nela vai ficar armazenado se o menu está na tela ou não. Aí, quando a instância do menu for criada, ativa a variável, mudando o atributo dela para true, que significa verdadeiro em inglês Smile
Código:
global.menu = true
Se o objeto for destruído, que é o evento Destroy, desativa a variável, mudando o atributo dela para false, que significa falso em inglês Smile
Código:
global.menu = false
Nos objetos da HUD, estrutura onde fica dados sobre o jogador, e até sobre o inimigo, no caso da vida do inimigo,como barra de vida, pontuação, etc. Continuando, nos objetos da HUD, cheque se a variável está desativada, usando a condição if, que quer dizer se em inglês. Se a variável estiver desativada, pode desenhar as barras de vida, pontuação, magia e tudo mais! Agora, se não estiver, não pode desenhar, então quando abrir o menu elas vão desaparecer.

Qualquer problema, diga! É sempre bom ajudar um iniciante no Game Maker Very Happy
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Mensagem por Aldrighi Qua 24 Nov 2010, 12:47

Uma coisa que eu nao entendi. Como que nela vai ficar armazenado se o menu esta na tela ou nao?
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Mensagem por Super Games Qua 24 Nov 2010, 12:48

Aldrighi escreveu:Uma coisa que eu nao entendi. Como que nela vai ficar armazenado se o menu esta na tela ou nao?

Eu não sou ele, mais creio que seja pela parte global.
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Mensagem por Markituh Qua 24 Nov 2010, 21:10

Super Games escreveu:
Aldrighi escreveu:Uma coisa que eu nao entendi. Como que nela vai ficar armazenado se o menu esta na tela ou nao?

Eu não sou ele, mais creio que seja pela parte global.
Exato! É a variável que global que checa se está na tela ou não. Lembrando que, não esqueça de definir como está nos eventos Create e Destroy do menu, confira meu post com a explicação. Uma coisa para auxiliar você, se você não souber bem do que estou falando:
Problema com o menu 26406133
Markituh escreveu:Você vai criar uma variável global, global.menu. As variáveis sempre ficam no Create dos objetos, viu, não é tão complicado! Nela vai ficar armazenado se o menu está na tela ou não. Aí, quando a instância do menu for criada, ativa a variável, mudando o atributo dela para true, que significa verdadeiro em inglês Smile
Código:
global.menu = true
Se o objeto for destruído, que é o evento Destroy, desativa a variável, mudando o atributo dela para false, que significa falso em inglês Smile
Código:
global.menu = false
Nos objetos da HUD, estrutura onde fica dados sobre o jogador, e até sobre o inimigo, no caso da vida do inimigo,como barra de vida, pontuação, etc. Continuando, nos objetos da HUD, cheque se a variável está desativada, usando a condição if, que quer dizer se em inglês. Se a variável estiver desativada, pode desenhar as barras de vida, pontuação, magia e tudo mais! Agora, se não estiver, não pode desenhar, então quando abrir o menu elas vão desaparecer.
Os códigos são escritos com o quadradinho Piece of Code:
Problema com o menu Imagemdo

1 - Vá até a aba Control;
2 - Pegue o quadradinho com a folhinha sem o ícone de play.
3 - Coloque o código!

Abraços,
~Markituh.
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Mensagem por Aldrighi Qua 24 Nov 2010, 21:44

Fiz assim:
obj_menu:
-no create: eu criei a variavel global.menu e coloquei o código global.menu = true.
-no destroy: coloquei o código global.menu = false

obj_vida ( onde esta a HUD vidas, pontuaçao):
-no create: coloquei o código global.menu = false
-no draw: coloquei o código global.menu = true

era assim?

Markituh não tenho nem palavras pela tua paciência comigo!! Muiiiiitooo obrigada mesmo!

Super Games também, muito obrigada pela atenção!
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Mensagem por Markituh Qua 24 Nov 2010, 21:50

Aldrighi escreveu:Fiz assim:
obj_menu:
-no create: eu criei a variavel global.menu e coloquei o código global.menu = true.
-no destroy: coloquei o código global.menu = false

obj_vida ( onde esta a HUD vidas, pontuaçao):
-no create: coloquei o código global.menu = false
-no draw: coloquei o código global.menu = true

era assim?

Markituh não tenho nem palavras pela tua paciência comigo!! Muiiiiitooo obrigada mesmo!

Super Games também, muito obrigada pela atenção!
Oras, denada. O código era mais ou menos assim, no draw do obj_vida, tem que colocar uma condição, que é o if:
Código:
 if global.menu = false
{
desenhar pontuação vidas e etc
}
O código que cria a variável tem que estar num objeto, que contém todas as variáveis do seu jogo, é um objeto muito comum em jogos, o obj_controle. Ai lá você cria a variável, e é claro, não se esqueça de colocar o obj_controle na room. O create do obj_menu apenas é o global.menu = false, já que a variável já foi definida no obj_controle.

Abraços e bons estudos!
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Mensagem por Aldrighi Qui 25 Nov 2010, 13:07

Na HUD, não aceita o if.
Criei o obj_controle, criei a variavel e coloqui no menu e na HUD. No código da HUD aparece que tem erro, que é o if. Mas tentei mesmo assim.
Botei pra rodar o jogo e aparece isso:
FATAL ERROR in
action number 4
of Create Event
for object obj_vidas:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 2:

^
at position 1: Unexpected end of code reached.
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Mensagem por Markituh Qui 25 Nov 2010, 13:12

Aldrighi escreveu:Na HUD, não aceita o if.
Criei o obj_controle, criei a variavel e coloqui no menu e na HUD. No código da HUD aparece que tem erro, que é o if. Mas tentei mesmo assim.
Botei pra rodar o jogo e aparece isso:
FATAL ERROR in
action number 4
of Create Event
for object obj_vidas:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 2:

^
at position 1: Unexpected end of code reached.
"Fim do código alcançado inesperado". Essa função é bastante comum, geralmente acontece porque você se esqueceu de colocar alguma chave para terminar o código(})
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Mensagem por Aldrighi Qui 25 Nov 2010, 13:17

Se eu coloco isso:
if global.menu = false
{
desenhar pontuação vidas e etc <- aqui problema
}

diz que tem problema na 3 linha
o que pode ser?
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Mensagem por Markituh Qui 25 Nov 2010, 13:41

O que código você colocou na parte que desenha vidas, pontuação e etc? E não vá me dizer que, você colocou o texto "desenhar pontuação vidas e etc" no código, vai?
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Mensagem por Aldrighi Qui 25 Nov 2010, 13:46

não, não..
é que eu colei o código errado aqui no post.
eu coloquei esse código if global.menu = false
mas ele nao funciona por causa do IF
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Mensagem por Markituh Qui 25 Nov 2010, 13:48

Olha, estou indo pro colégio... Mas, eu tenho outra suposição:

Você só colocou o if global.menu = false no código? Ou colocou o que fazer se for? Olha, manda o código completo do seu jogo, se possível, mande o arquivo(.gmk). Quando eu chegar eu responde, certo? Tchau!
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Mensagem por dharrison Qui 25 Nov 2010, 17:38

ja tentou usar switch?
me passa os codigos ou sua engine, que eu tento te ajudar Happy
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