GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)

+4
SuperHacker
Markituh
itallo
guilhermemig17
8 participantes

Ir para baixo

aula 1:conhecendo o  Python(linguagem de programação otima) Empty aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)

Mensagem por guilhermemig17 Qui 18 Nov 2010, 23:58

bom gente eu venho divulgar a minha primeira série de tutoriais de:
Python, Panda3D e Unity...
esse tutorial é de Python, Depois vou fazer de Java script na Unity... e depois vou mostrar o poder do panda...
vamos conhecer o python?
python é uma linguagem de programação otima, dinamica e é conhecida por fazer tudo(sites, jogos, softawares, e tudo em geral...).
ela é uma das melhores linguagens de programação para jogos. E é enssencial você aprende-la se quiser fazer um curso, ou criar jogos profissionalmente.
Python é uma linguagem de origem do ABC e é usado até pela NASA.
ela é muito usada em jogos 3D, 2D. aqui vai engines que usam python:
Pygame
Panda3D
PYOpengl
cocos2d
soya3D
entre outras...

vamos começar
a primeira parte para entender qualquer linguagem de programação

a primeira coisa para se aprender python, e qualquer outra linguagem é entender que toda linguagem é uma calculadora.
que pode fazer qualquer conta, e é mais que uma calculadora até...
bom a primeira parte é baixar o python. Baixe no site:
www.python.org
ou o PyPy(editor de python) no baixaki.
bom abra o programa.
depois digite:
Código:
2+2
clique enter...
a resposta será 4.
acontece que python(diferente de GML) é uma linguagem que mostra o resultado de uma vez(isso so inverte em alguma engine que não use esse modelo de resposta rápida).
quando você digita 2+2
ele mostra a resposta na outra linha. No GML a respota do script não é de uma vez... correto?
não aparece na linha de baixo se tá errado, ou a resposta...

depois que entendemos que python mostra o resultado de uma vez, vamos entender seus 'tags' e significados de simbolos.
1# o que é >>>
esse é o simbolo que significa que o python está pronto para receber seu comando. O famoso prompt de comando.
ou seja, você vai colocar o seu comando.
Código:
>>> 2+2
e ele responde na outra linha:
Código:
>>>2+2
>>> 4
ou seja:
>>> quer dizer que python está pronto pra receber o seu comando... um comando como o simples 2+2.

2# o que é #?
se digitarmos no python:
Código:
2+2 #2+2= 4 isso é verdade
o simbolo ''#'' é a barra de comentário... é o ''// '' do GML.
é um comentário... ou seja... o python não vai rodar/indentificar depois do #.
que nem o GML...

quais as contas que python suporta?


ele suporta soma('+'), multiplacação('*'), subtração('-') e divisão('/')

com isso você pode criar inumeros calculos. Experimente seus calculos como:
2+2
4+3
4*2
5/2
3/1
3-1
100-2
equanções:
2+2-3
(2+2)*6
(3-2)/1
5-5*2+(2+2)
e assim vai...

veja como é a interface e o que ocorrerrá quando abrir o PyPe:
aula 1:conhecendo o  Python(linguagem de programação otima) Pype



tente todos tipos de conta, menos com X ou objeto desconhecido.

#2 denominando objetos...

podemos fazer um banco de dados no python. Assim como no GML podemos colocar informação númerica ou escrita de uma palavra.
quer ver?
digite isso:

Código:
>>> ola = 1
>>> oi = 'ola mundo'

correto, quando você digitou 'ola' definiu que ola = 1.
ou seja, ola é igual áo numero 1.
imagine se digitarmos:
ola +2
o que vai acontecer?
vai aparecer
3
por que ola = 1, e 1+2 = 3.
correto?
então entendemos como podemos nomiar um objeto no python numericamente.

e no caso do 'oi'
no caso do 'oi' da para entender por:
Código:
oi = "ola mundo"
isso define que oi será igual á essa frase.
o python irá ligar a essa frase sem entendimento matematico.

o que acontece se digitarmos:
ola e apertar enter?
oi e apertar enter?


vai acontecer isso:
aula 1:conhecendo o  Python(linguagem de programação otima) Pype2



apredemos agora como colocar valores...

3#apredendo a verificar True e False

bom digite agora:
Código:
>>> 2>1
bom a resposta do python:
Código:
>>> True

e se digitarmos:
Código:
>>>1>4

resposta do python:
Código:
>>> False

entenda que a maioria das linguagens de programação são em ingles, e tentam usar alguns comandos em latim, para ficar mais 'globalizado'.
no caso do python, True = verdadeiro e False = Falso.
ou seja, quando digitamos algum desses sinais:
==(verifica se é igual)
>(verifica se é maior)
<(verifica se é menor)
=!(verifica se é diferente)
>=(verifica se é maior ou igual)
<=(verifica se é menor ou igual)

e apertamos enter. O python diz se é:
True("verdadeiro")
False("falso")

tradução se não entendeu:

Código:
[color=black]eu[/color]: 2>1?
[color=red]python[/color]: True(sim)
[color=black]eu[/color]:2<1?
[color=red]python[/color]: False(não)

bom agora entedemos.

4#erros, não se preocupe

não se preocupe se errou os codigos, na sua vida irá ver isso quase toda hora.
mas erros que ajudam á gente a perceber e melhorar...
isso inclue na programação...

obrigado!

proxima aula: IF, Else, Elif e criando funções com Def
data: dia 19/11/2010 ou 20/11/2010
obrigado!
PYTHON!

obs: o uso indevido do ''>>>'' é para que usuários não copiem os codigos e aprendam.
no codigo, o python vai indentificar o erro se colocar >>> antes dos comandos...
ou seja, se colocar:
>>> >>>2+2
vai aparecer isso:

File "", line 1
>>>2+2
^
SyntaxError: invalid syntax

ok?
ok!
guilhermemig17
guilhermemig17

Data de inscrição : 03/06/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 252
Prêmios : aula 1:conhecendo o  Python(linguagem de programação otima) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

aula 1:conhecendo o  Python(linguagem de programação otima) Empty Re: aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)

Mensagem por itallo Sex 19 Nov 2010, 07:05

foi bom o tuto. vlws!
continue postando tutos de python, quero ver se aprendo essa linguagem.
itallo
itallo

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B - D
Data de inscrição : 26/08/2009
Reputação : 12
Número de Mensagens : 970
Prêmios : aula 1:conhecendo o  Python(linguagem de programação otima) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

aula 1:conhecendo o  Python(linguagem de programação otima) Empty Re: aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)

Mensagem por Markituh Sex 19 Nov 2010, 10:39

Gostei... Já tinha ouvido falar de Python, é uma linguagem bastante simples, porém gera resultados. Lembro desse def no Ruby, linguagem usada no RPG Maker, que servia para criar funções, da mesma forma que o Python faz.

Mas, logicamente a sintaxe é diferente do Python e do Ruby, porque os códigos do Python são uma coisa:
Código:
>>> oi = 1
>>> ola = "ola mundo"
#Um outro código que num sei...
E no Ruby, outra:
Código:
oi = 1
ola = "Olá mundo!"
print ola
Bem, bastante parecido... Isso nesse código, mas se fosse um outro tipo de código, aí sim ia ter diferença nas duas linguagens.

Abraços,
~Markituh.
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : aula 1:conhecendo o  Python(linguagem de programação otima) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

aula 1:conhecendo o  Python(linguagem de programação otima) Empty Re: aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)

Mensagem por SuperHacker Sex 19 Nov 2010, 20:57

aula muito boa, adorei msmo, guilhereme. vlw pela super aula!!
não vai ajudar somente a mim, mas a muita gente!!
:C:
SuperHacker
SuperHacker

Data de inscrição : 19/05/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 63
Prêmios : aula 1:conhecendo o  Python(linguagem de programação otima) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

aula 1:conhecendo o  Python(linguagem de programação otima) Empty Re: aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)

Mensagem por simogf Sex 19 Nov 2010, 21:20

Achei essa linguagem interessante, vou explora-la um pouco.
Brigado pelo grande tuto e mesmo muito bom seu tuto, python parece ser bem fixe Very Happy
simogf
simogf

Data de inscrição : 30/07/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 76
Prêmios : aula 1:conhecendo o  Python(linguagem de programação otima) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

aula 1:conhecendo o  Python(linguagem de programação otima) Empty Re: aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)

Mensagem por Super Games Sex 19 Nov 2010, 21:54

Olha, é um tutorial útil, eu estava pensando em parar de mecher no GML ou seja, parar de mecher no GameMaker, pois quero aprender outras linguagens como c++, está etc. Achei bem útil baixe o progaminha e gostei, espero a parte 2.


Até!
Super Games
Super Games

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2800
Prêmios : aula 1:conhecendo o  Python(linguagem de programação otima) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Java
  • Godot
  • Javascript
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

aula 1:conhecendo o  Python(linguagem de programação otima) Empty Re: aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)

Mensagem por Luca$ Sex 19 Nov 2010, 22:17

Eu gostei dessa... mas nao posso começar essa sem terminar o GML

Mas tipo, seu tuto ta mtu bom
eu nao entendi mtu bem pq so burro :s
Luca$
Luca$

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D-C
Data de inscrição : 10/10/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 582
Prêmios : aula 1:conhecendo o  Python(linguagem de programação otima) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

aula 1:conhecendo o  Python(linguagem de programação otima) Empty Re: aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)

Mensagem por Konnor Ter 23 Nov 2010, 16:33

E uma ótima linguagem,o unico problema é que não cria executaveis.
Eu tentei seguir o tuto mas não foi possivel realizar o download =/
Konnor
Konnor

Data de inscrição : 07/11/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 153
Prêmios : aula 1:conhecendo o  Python(linguagem de programação otima) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://socialbook.grouply.com/

Ir para o topo Ir para baixo

aula 1:conhecendo o  Python(linguagem de programação otima) Empty Re: aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)

Mensagem por guilhermemig17 Ter 23 Nov 2010, 21:32

Konnor escreveu:E uma ótima linguagem,o unico problema é que não cria executaveis.
Eu tentei seguir o tuto mas não foi possivel realizar o download =/

cria executaveis?
guilhermemig17
guilhermemig17

Data de inscrição : 03/06/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 252
Prêmios : aula 1:conhecendo o  Python(linguagem de programação otima) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

aula 1:conhecendo o  Python(linguagem de programação otima) Empty Re: aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)

Mensagem por Konnor Ter 23 Nov 2010, 23:08

Ele faz arquivos .py oque nem todos tem.
Eu li sobre essa linguagem e achei isso.
Konnor
Konnor

Data de inscrição : 07/11/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 153
Prêmios : aula 1:conhecendo o  Python(linguagem de programação otima) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://socialbook.grouply.com/

Ir para o topo Ir para baixo

aula 1:conhecendo o  Python(linguagem de programação otima) Empty Re: aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos