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Aula 2 - Variáveis

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Mensagem por Konnor Qui 18 Nov 2010, 21:58

Se você já usou alguma outra linguagem,sabe que as variáveis são onde armazenamos dados e para simplificar,damos os NOMES que quisermos.Você já deve ter aprendido na sexta/sétima série que váriavel é uma letra/palavra que é igual a algum número (Ex: x=5,y=3) mas na programação você pode armazenar tanto textos quanto números numa variável.
Para criar uma variável no blitz é muito facil:

Código:

nome$="Konnor"
idade%="13"
peso#="53,5"

Agora você me pergunta o por que de ter os simbolos $,% e #.
Você sempre vai usar "$" quando for armazenar algo que não seja número,como seu nome por exemplo.
O % é usado para números inteiros!
O # é usado para números com virgula (no caso do inglês usa-se o ponto).

Agora que você já entendeu oque é variável e como usa-las,vamos aprender a fazer contas (somar,diminuir,multiplicar,dividir)

Código:

conta = 10+20

Print "Resultado: " + conta

WaitKey
End


Você também pode fazer o seguinte:

Código:

conta=10
conta=conta + 20

Print "Resultado: " + conta

WaitKey
End


E também:

Código:

conta=10
conta2=20

conta=conta+conta2

Print "Resultado: " + conta

WaitKey
End

Subtração:

Código:

conta = 50 - 20

Print "Resultado: " + conta

WaitKey
End

Divisão:

Código:

conta = 60/2

Print "Resultado: " + conta

WaitKey
End

Multiplicação:

Código:

conta = 2 * 15

Print "Resultado: " + conta

WaitKey
End

Simples né?Você viu no começo que da de somar variável com variável,variável com número além de somar normalmente (soma=10+20).Pois bem,vocês também podem utilizar esses metodos com a divisão,multiplicação e subtração!

Vamos lá,abra o blitz3d e escreva isso:

Código:

; O simbolo ";" é usado com o mesmo objetivo de "//" do GM,para explicar.
; Tudo que estiver depois desse simbolo não sera lido pelo blitz3d
mensagem="Vamos multiplicar!" ;Mostra a nossa mensagem na tela
numero=Input("Primeiro número: ") ;Pega a variável do player
numero2=Input("Segundo número: ") ;Pega a segunda variável do player

Print "O resultado é: " + numero * numero2 ;Soma o primeiro número com o segundo

WaitKey ;Espera alguma tecla ser apertada
End ;Termina o jogo

Fizemos com que o player defina duas variáveis e o programa multiplique...mas perai!Oque é aquele input ali?
Você notou que o player DEFINE a variável (falei acima),o input faz isso.O input é como o get_string do game maker,o player escreve e salva numa variável que eu definir.
No caso precisa sempre ter uma variável para que oque for digitado no Input não se perca.

______

Bom pessoal,nessa aula é só isso,vou estudar mais e criar mais tutoriais e espero comentários e que critiquem.Não esqueça de avisar se tiver algúm erro no tuto!
Flw!

Konnor
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Mensagem por Isaias Qui 18 Nov 2010, 22:19

cara, ficou muito bom o tutorial, apesar de que eu não vou aprender blitz 3d, vou estar lendo seus tutoriais =)

uma duvida, não é necessario usar $,% e # para definir que tipo de variavel vai ser né?
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Mensagem por Konnor Qui 18 Nov 2010, 22:21

É necessário para variáveis que possuam texto e também quando o caso é números que NÃO são inteiros.
Já usando um número inteiro sem o % eu não vi nenhuma diferença.
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Mensagem por guilhermemig17 Qui 18 Nov 2010, 22:24

legal...
primeira pessoa que eu vi ensinando engine...
o ruim da blitz é que é em directX... dai so roda em windows...
mas é facil...
eu também vou fazer tutoriais de panda3D e Unity agora então...
valeu!
guilhermemig17
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Mensagem por Konnor Qui 18 Nov 2010, 22:25

guilhermemig17 escreveu:legal...
primeira pessoa que eu vi ensinando engine...
o ruim da blitz é que é em directX... dai so roda em windows...
mas é facil...
eu também vou fazer tutoriais de panda3D e Unity agora então...
valeu!

Obrigado por comentar!
Como todo programa,o blitz tem seus pros e contras!

Sobre os seus tutoriais,eu estou baixando o Unity e claro,como todo iniciante eu precisarei de alguns tutoriais e concerteza eu irei ler os seus.
Estou no aguardo!Boa sorte ;)
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Mensagem por Kyuubi Sex 19 Nov 2010, 06:38

Legal cara eu não sabia esse esquema de $#%
ate mais
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