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Aula 1 - Iniciando no Blitz3D
+2
guilhermemig17
Konnor
6 participantes
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Oque achou da aula?
Aula 1 - Iniciando no Blitz3D
Estou começando no blitz3D e já sei várias coisas,criei esse tutorial para ajudar quem quer começar mas não consegue achar um tutorial simples.
Vou tentar explicar o melhor possivel,e vou postar outros tutoriais enquanto aprendo novos recursos.
Blitz3D
Se você está aqui,você sabe pra que o blitz serve e do que ele é capaz,não é mesmo?
Se você pensa que ele é um editor de "imagens",concerteza está no programa errado.
Abra o blitz3D e crie um novo projeto,você vai ver um vazio azul,muito diferente do nosso amigo Game Maker.Se você já sabe usar o gml do game maker,vera que o blitz basic tem alguns comandos muito parecidos com o do gml.
Depois de criar o projeto,vá em Programs e veja se "Debug Enabled?" está ativado.Se estiver,não clique em nada,se não estiver ativada,ative-o.
Finalmente,escreva isso:
Oque fizemos?Com o Print reproduzimos a mensagem que está entre aspas ("...").
O comando Print apenas faz um simples texto e é muito limitado!Caso você queira algo mais complexo,use o código Text + cordenadas x e y + texto entre aspas ou variavels.
Ex:
Explicarei nas proximas aulas o por que da váriavel fala ter o sinal $.
Vocês devem ter notado o WaitKey e o End nos códigos,mas pra que eles servem?O waitkey,traduzido significa "esperar tecla",ou seja,ele espera até que uma tecla seja apertada para finalizar o nosso jogo.O end serve para finalizar o jogo e usamos ele depois do waitkey para não dar uma mensagem de "Jogo finalizado" (teste tirando o end).
Viu como é facil escrever algo na tela?Agora vamos por um título,acrescente o seguinte código em qualquer lugar desde que não esteja depois dos códigos finais (waitkey e end) que usamos:
O nosso código deve estar assim:
Ótimo para um código de 4 linhas,não?Vamos fazer algo diferente agora!
Inicie um novo projeto e escreva:
Opa,não se assuste,é um código super simples!Vou explicar:
Graphics3D 800,600 cria uma janela com 800 de largura e 600 de altura e define como jogo 3D.
camera=CreateCamera() cria uma camera para o jogo.
cubo=CreateCube() cria um cubo
EntityColor cubo ,0,255,0 define a cor do cubo
PositionEntity cubo,0,0,5 define a posição do cubo na tela (x,y,z)
While Not KeyHit(1) = Enquanto a tecla ESC não for pressionada...
TurnEntity cubo,0,1,1 ...o cubo girará nas cordenadas 0,1,1 (x,y,z)
O resto serve para finalizar o jogo e quase sempre serão usados!
Agora,para terminar,vamos acrescentar os códigos de AppTitle e Text:
Nada mal para 13 linhas de códigos né?(linhas escritas)
Usei text ao invez de Print para ter mais liberdade ao definer as propriedades e para ele não "cair" na tela.
Agora salve o nosso projeto clicando no ícone de salvar pois podemos voltar a utilizar esse exemplo.
Viu como é facil programar no blitz?Isso ainda está bem básico e não mostra todo o potencial do blitz,mas eu pretendo mostrar muito mais coisas nos proximos tutoriais!
Espero que tenham gostado,demorei algumas horinhas para fazer!Na proxima aula pretendo ensinar váriaveis.
OBS: Se alguém ver algum erro,me avisem no tópico.
_____
Ainda tá com dúvida?Baixe a engine [url=http://www.4shared.com/file/eDibDchH/aula1.html ]clicando aqui![/url].
1 kb!Isso mesmo,comparado ao oque o gm faz com 16 linhas,o blitz3d faz arquivos ridiculamente pequenos.
Vou tentar explicar o melhor possivel,e vou postar outros tutoriais enquanto aprendo novos recursos.
Blitz3D
Se você está aqui,você sabe pra que o blitz serve e do que ele é capaz,não é mesmo?
Se você pensa que ele é um editor de "imagens",concerteza está no programa errado.
Abra o blitz3D e crie um novo projeto,você vai ver um vazio azul,muito diferente do nosso amigo Game Maker.Se você já sabe usar o gml do game maker,vera que o blitz basic tem alguns comandos muito parecidos com o do gml.
Depois de criar o projeto,vá em Programs e veja se "Debug Enabled?" está ativado.Se estiver,não clique em nada,se não estiver ativada,ative-o.
Finalmente,escreva isso:
- Código:
Print "Esse é meu primeiro jogo"
Waitkey
End
Oque fizemos?Com o Print reproduzimos a mensagem que está entre aspas ("...").
O comando Print apenas faz um simples texto e é muito limitado!Caso você queira algo mais complexo,use o código Text + cordenadas x e y + texto entre aspas ou variavels.
Ex:
- Código:
fala$="Esse é meu primeiro jogo"
Text 10,10,fala$
WaitKey
End
Explicarei nas proximas aulas o por que da váriavel fala ter o sinal $.
Vocês devem ter notado o WaitKey e o End nos códigos,mas pra que eles servem?O waitkey,traduzido significa "esperar tecla",ou seja,ele espera até que uma tecla seja apertada para finalizar o nosso jogo.O end serve para finalizar o jogo e usamos ele depois do waitkey para não dar uma mensagem de "Jogo finalizado" (teste tirando o end).
Viu como é facil escrever algo na tela?Agora vamos por um título,acrescente o seguinte código em qualquer lugar desde que não esteja depois dos códigos finais (waitkey e end) que usamos:
- Código:
AppTitle "Meu primeiro jogo"
O nosso código deve estar assim:
- Código:
AppTitle "Meu primeiro jogo"
Print "Esse é meu primeiro jogo"
Waitkey
End
Ótimo para um código de 4 linhas,não?Vamos fazer algo diferente agora!
Inicie um novo projeto e escreva:
- Código:
Graphics3D 800,600
camera=CreateCamera()
cubo=CreateCube()
EntityColor cubo,0,255,0
PositionEntity cubo,0,0,5
While Not Keyhit(1)
TurnEntity cubo,0,1,1
RenderWorld
Flip
Wend
End
Opa,não se assuste,é um código super simples!Vou explicar:
Graphics3D 800,600 cria uma janela com 800 de largura e 600 de altura e define como jogo 3D.
camera=CreateCamera() cria uma camera para o jogo.
cubo=CreateCube() cria um cubo
EntityColor cubo ,0,255,0 define a cor do cubo
PositionEntity cubo,0,0,5 define a posição do cubo na tela (x,y,z)
While Not KeyHit(1) = Enquanto a tecla ESC não for pressionada...
TurnEntity cubo,0,1,1 ...o cubo girará nas cordenadas 0,1,1 (x,y,z)
O resto serve para finalizar o jogo e quase sempre serão usados!
Agora,para terminar,vamos acrescentar os códigos de AppTitle e Text:
- Código:
Graphics3D 800,600
camera=CreateCamera()
cubo=CreateCube()
EntityColor cubo ,0,255,0
PositionEntity cubo,0,0,5
While Not KeyHit(1)
TurnEntity cubo,0,1,1
RenderWorld
AppTitle "Meu primeiro jogo"
Text 1,1,"Esse é o meu primeiro jogo no Blitz3D"
Flip
Wend
End
Nada mal para 13 linhas de códigos né?(linhas escritas)
Usei text ao invez de Print para ter mais liberdade ao definer as propriedades e para ele não "cair" na tela.
Agora salve o nosso projeto clicando no ícone de salvar pois podemos voltar a utilizar esse exemplo.
Viu como é facil programar no blitz?Isso ainda está bem básico e não mostra todo o potencial do blitz,mas eu pretendo mostrar muito mais coisas nos proximos tutoriais!
Espero que tenham gostado,demorei algumas horinhas para fazer!Na proxima aula pretendo ensinar váriaveis.
OBS: Se alguém ver algum erro,me avisem no tópico.
_____
Ainda tá com dúvida?Baixe a engine [url=http://www.4shared.com/file/eDibDchH/aula1.html ]clicando aqui![/url].
1 kb!Isso mesmo,comparado ao oque o gm faz com 16 linhas,o blitz3d faz arquivos ridiculamente pequenos.
Re: Aula 1 - Iniciando no Blitz3D
muito bom!
de parabens!
vlaeu mesmo!
de parabens!
vlaeu mesmo!
guilhermemig17- Data de inscrição : 03/06/2010
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Número de Mensagens : 252
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Re: Aula 1 - Iniciando no Blitz3D
Muito bom esse tutorial, vou explorar essa língua parece ser divertida. Esse tutorial vai me ajudar muito.
obs: você comprou ou baixou a versão trial?
obs: você comprou ou baixou a versão trial?
simogf- Data de inscrição : 30/07/2010
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Re: Aula 1 - Iniciando no Blitz3D
Estou com a versão trial,pretendo arranjar a PRO apenas quando eu necessitar ;)
Boa sorte!
Boa sorte!
Re: Aula 1 - Iniciando no Blitz3D
Apenas li as informações, verei depois mas deve ser bom!
Obrigado!!!
Obrigado!!!
Thescomoura- Data de inscrição : 27/12/2011
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Re: Aula 1 - Iniciando no Blitz3D
o Tutorial ficou Bem Feito e de Fácil Compreensão, eu que nunca tinha ouvido falar neste programa Entendi Como se faz.
Mas Não o Usarei, pelo fato de Não Saber se ele é um programa bom, quero me Aprofundar nos Mais Usados, Como o Unity, quero fazer jogos neles.
Mas Muito Boa a Aula.
Mas Não o Usarei, pelo fato de Não Saber se ele é um programa bom, quero me Aprofundar nos Mais Usados, Como o Unity, quero fazer jogos neles.
Mas Muito Boa a Aula.
Re: Aula 1 - Iniciando no Blitz3D
Parabéns! bem simples o tutorial. Continue com as aulas e aprofunde mais nos temas que você escolher, procure desenvolver mais o assunto. Mas para começar está muito bom!
Nedotavio1807- Games Ranking :
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