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Carregar objecto externos ao Game Maker

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Mensagem por afonso_silva Seg 18 Out 2010, 13:23

Olá gmbr.
Eu queria saber se dá para carregar objectos externamente no Game Maker. Por exemplo, sei que dá para carregar sprites, sons, backgrounds e scripts,mas então e objectos? Sei o que estão a pensar, que não dá para guardar os objectos do Game Maker, ao contrário dos sprites ou sons que são ficheiros de imagem e de som, mas dá para exportar os recursos. Por isso, imaginemos que o jogo tem 1 objecto, se fizermos export resources e escolhermos apenas "object" o game maker criará um arquivo game.gmres. O que eu quero saber é se dá para carregar esse arquivo para o nosso jogo.

Já vi estes tutos, mas não falam em objectos
http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f9/tutorial-recursos-externos-t10243.htm?highlight=externos
http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f9/fazendo-um-load-game-t3814.htm
http://www.gamemakerbrasil.com/perguntas-respostas-f10/usar-scripts-externos-t3988.htm?highlight=externos

Edit: Alguém pode ajudar?


Última edição por afonso_silva em Seg 18 Out 2010, 14:28, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Ninguem respondia)
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Mensagem por vinians Seg 18 Out 2010, 14:50

afonso_silva escreveu:Olá gmbr.
Eu queria saber se dá para carregar objectos externamente no Game Maker. Por exemplo, sei que dá para carregar sprites, sons, backgrounds e scripts,mas então e objectos? Sei o que estão a pensar, que não dá para guardar os objectos do Game Maker, ao contrário dos sprites ou sons que são ficheiros de imagem e de som, mas dá para exportar os recursos. Por isso, imaginemos que o jogo tem 1 objecto, se fizermos export resources e escolhermos apenas "object" o game maker criará um arquivo game.gmres. O que eu quero saber é se dá para carregar esse arquivo para o nosso jogo.

Já vi estes tutos, mas não falam em objectos
http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f9/tutorial-recursos-externos-t10243.htm?highlight=externos
http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f9/fazendo-um-load-game-t3814.htm
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Edit: Alguém pode ajudar?
Sim é possivel. Isso é conhecido como serialização. Na verdade o que é feito é gravar todas as propriedades dos objetos que se quer exportar. Para ler o objeto, basta criar um novo e ler as propriedades de volta. Você pode gravar em um formato próprio ou usar as funções de "ini" do GM. Caso opte por criar um formato proprio, voce pode excolher em criar um formato binário (que protege o seu conteudo de terceiros) ou formato texto (que é mais facil de criar), você deve analisar qual é a melhor maneira para o seu projeto.
Na verdade os "editores de roms" fazem exatamente isso.
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Mensagem por afonso_silva Seg 18 Out 2010, 14:56

E como se faz isso exactamente?
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Mensagem por Luca$ Seg 18 Out 2010, 14:58

é mesmo aushaushuas, falo oq tem q fazer mais nao como asuhaushaus
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Mensagem por afonso_silva Seg 18 Out 2010, 15:03

GMLucas escreveu:é mesmo aushaushuas, falo oq tem q fazer mais nao como asuhaushaus

O que foi que você disse que eu não percebi? O que são aushaushuas?
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Mensagem por vinians Seg 18 Out 2010, 15:04

afonso_silva escreveu:E como se faz isso exactamente?
Isso depende do escopo da sua aplicação e o que você está precisando realmente. Por exemplo, se você quer gravar todas as instâncias atuais ativas no seu game você pode criar um script que faça isso simplesmente "girando" em todas elas e gravando suas propriedades em um arquivo.
Ou você pode estar querendo gravar os objetos de fato, então você teria que gravar todas as "caracteristicas" de cada obejto, sendo que nesse caso você deveria usar as funções que retornam este tipo de informação e gerar um arquivo. São aquelas funções object_get_* e depois para restaurar você poderia usar as funções object_set**.
Diga exatamente o que você precisa para que possamos te ajudar melhor.
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Mensagem por afonso_silva Seg 18 Out 2010, 15:15

Então é assim:

Eu estou criando um browser. Esse browser inclui um criador de extensões que não passam de objectos que depois se colocam na tela. Eu queria que o criador de extensões tivesse algo como "Guardar extensão", que guardasse esse objecto numa pasta chamada "extensões". Depois o browser deveria ter uma opção para carregar essas extensões e utiliza-las externamente. A ideia de abrir a extensão externamente era que se pudessem divulgar as extensões online e que cada utilizador escolhesse as suas extensões, tal como acontece em outros navegadores, como o Google Chrome e o Firefox. AH! E queria também que o browser fosse buscar todas as extensões a um directório
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