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[Aula - 03] Arte gráfica e efeitos especiais para Game Maker
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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[Aula - 03] Arte gráfica e efeitos especiais para Game Maker
Extremamente rápido e funcional, ds_grid é um dos melhores e mais potentes recursos do GM pois sua utilização pode ter propósitos infinitos desde funcionar como uma simples array, se transformar em um banco de dados ou ser usado para criar efeitos especiais diversos.
Considerações iniciais
Não só a ds_grid como todas as outras datas estruturadas presentes no GM tem uma performance bastante rápida, ou seja, suas funções não pesaram na velocidade de execução do jogo e somado a alta capacidade de controle que você tem, na maioria das vezes elas se mostram muito mais eficientes do que uma array.
Nessa aulas aprenderemos a utilizar ds_grid como um banco de informações para efeitos especiais.
Esse tutorial é de nível avançado, ou seja, e para aqueles bem acostumados com o GM e questões matemáticas simples.
DS_GRID
Assim como uma array 2D ou uma "grade" ds_grid funciona como se fosse um plano cartesiano guardando informações baseado em posições, por exemplo:
- Código:
ds_grid_set(ds,8,8,10);
ds_grid_set(ds,8,20,20);
ds_grid_set(ds,30,54,30);
Sabendo isso vamos começar.
Abra o GM, crie um objeto chamado objControle.
Nessa parte da aula vamos desenhar uma grade de círculos e colori-los com o mouse.
No evento Create vamos definir um fator para se trabalhar com as posições.
- Código:
fator = 20;
Agora criamos a ds_grid:
- Código:
data = ds_grid_create(view_wview/fator,view_hview/fator);
Vamos então definir todas as posições com uma cor e podemos fazer isso com uma única função:
- Código:
ds_grid_set_region(data,0,0,(view_wview/fator)-1,(view_wview/fator)-1,c_white);
Essa função defini toda a região entre x1,y1,x2,y2 com o valor especificado.
Agora todas as posição da ds_grid tem o valor de c_white.
Note que diminuo 1 nos tamanhos pois, o primeiro ponto da grid começa em 0x0.
Com a lista criada e seus valores padrões definidos vamos desenha-la!
Crie um script com o nome de "draw_ds_grid":
- Código:
// draw_ds_grid(id,x,y)
var i,ii;
for (i = 0; i < ds_grid_width(argument0); i += 1) // Loop para a linha
{
for (ii = 0; ii < ds_grid_height(argument0); ii += 1) // Loop para a coluna
{
// definir cor
draw_set_color(real(ds_grid_get(argument0,i,ii)));
// se cor for branca, desenhar sem preenchimento
if ds_grid_get(argument0,i,ii) = c_white
{
draw_circle(argument1+i*fator,argument2+ii*fator,10,true);
}
else
{
// se cor não for branca, desenhar com preenchimento
draw_circle(argument1+i*fator,argument2+ii*fator,10,false);
}
}
}
Usando esse loop duplo i retornará o valor para x e ii o valor para y, multiplicando por 20 eu tenho as posição exatas dos círculos.
Coloque isso no evento Draw do objControle, mude a cor do background da cor se quiser para ver melhor (eu coloquei um verde meio escuro) e execute o jogo para ver o resultado.
Agora vem a parte interessante.
Quando clicarmos os círculos vão mudar de cor.
No evento Draw:
- Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left)
{
cor = random(c_white);
}
if mouse_check_button(mb_left)
{
ds_grid_set_disk(data,mouse_x/fator,mouse_y/fator,3,cor);
}
A função ds_grid_set_disk(id,xm,ym,r,val) defini todos os pontos de forma circular a partir de uma posição e um raio.
Até aqui temos já temos algo interessante mas vamos incrementar um pouco mais.
Não há uma função para se definir os valores em forma de circulo sem preencher a parte de dentro (só as extremidades) mas podemos faze-la.
Crie um script com o nome "ds_grid_set_disk_outline" e coloque:
- Código:
// ds_grid_set_disk_outline(id,x,y,distancia,valor)
for (i = 0; i < 360; i += 1)
{
ds_grid_set(argument0,argument1+cos(degtorad(i))*argument3,argument2-sin(degtorad(i))*argument3,argument4);
}
Volte no evento Draw e adicione essa função ao código.
- Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left)
{
cor = random(c_white);
}
if mouse_check_button(mb_left)
{
ds_grid_set_disk(data,mouse_x/fator,mouse_y/fator,3,cor);
ds_grid_set_disk_outline(data,mouse_x/fator,mouse_y/fator,3,cor*cor mod c_white);
}
draw_ds_grid(data,fator/2,fator/2);
Datas estruturas tem outro ponto forte, é muito fácil salvar e carregar com as funções ds_grid_write(id) que retorna uma string com todos as informações e ds_grid_read(id,str) que as defini a partir dessa string.
No evento Draw mesmo:
- Código:
if keyboard_check_pressed(vk_enter)
{
switch (show_message_ext('O que deseja fazer?','Salvar','Carregar','Cancelar'))
{
case 1:
// Salvar
var f;
f = file_text_open_write(get_open_filename('Todos os Arquivos|*.*',''));
file_text_write_string(f,ds_grid_write(data)); // copiar a data
file_text_close(f);
break;
case 2:
// Carregar
var f,str;
f = file_text_open_read(get_open_filename('Todos os Arquivos|*.*',''));
// Salvar todo o arquivo em uma string
str = '';
do
{
str += file_text_read_string(f);
file_text_readln(f);
}
until file_text_eof(f);
ds_grid_read(data,str); // passar a data
file_text_close(f);
break;
}
}
Baixe meu resultado aqui:
- Código:
http://www.mediafire.com/?gi4ya818u9udx3u
Observações
ds_grid_add e ds_grid_set são diferentes!
As função com add obviamente adicionam um valor somando ao atual, ou seja, se o valor atual for 2 e você adiciona 1, então o ponto valerá 3 mas as função set definem exatamente o valor especificado. Há também as funções multiply que multiplicam o valor dado ao atual.
Lembre-se que quando você cria uma grid, altura e largura devem ser números inteiros e positivos.
Números negativos causaram erro e números fracionados são arredondados.
Na hora de trabalhar com as posições lembre-se que elas começam pelo ponto 0x0.
As grid nunca ultrapassam seu tamanho definido e qualquer função para setar ou retornar pontos que não existem não terão efeito.
Você pode usar ds_grid_resize(id,w,h) para redefinir o tamanho.
A lina do exemplo pratico onde definimos toda grid com a cor branca "ds_grid_set_region(data,0,0,(view_wview/fator)-1,(view_wview/fator)-1,c_white);" pode ser substituída por:
- Código:
ds_grid_clear(data,c_white);
draw_circle é uma função razoavelmente rápida, mas você sabe não é? Não pode exagerar então é provável que o que fizemos aqui possa ser um pouco lento com FPS acima de 30 em alguns computadores.
Tem um jogo criado no Game Maker que se chama Grid Defender e serve como um ótimo exemplo da utilização das grids em efeitos especias.
https://www.youtube.com/watch?gl=BR&v=M9J4SwbfhSM
- Código:
Download do jogo
http://www.yoyogames.com/games/108971-grid-defender-2
Re: [Aula - 03] Arte gráfica e efeitos especiais para Game Maker
Muito bem explicado, dá pra aproveitar muito desse tutorial, basta ler e seguir, eu mesmo aprendi uma coisa nova com o ds_grid, dá pra fazer muito com ele, guardar dados, efeitos especiais etc. Gostei bastante.
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Re: [Aula - 03] Arte gráfica e efeitos especiais para Game Maker
Bem interessante.
Eu achava que essas coisa eram mais complicadas de lidar.
Não a muitos tutoriais de brasileiros sobre os assuntos que vem mostrando nas suas aulas.
Essa iniciativa é muito boa!
Eu achava que essas coisa eram mais complicadas de lidar.
Não a muitos tutoriais de brasileiros sobre os assuntos que vem mostrando nas suas aulas.
Essa iniciativa é muito boa!
DS Santos- Data de inscrição : 19/05/2010
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