GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


[AJUDA] Sistema de Login

2 participantes

Ir para baixo

[AJUDA] Sistema de Login  Empty [AJUDA] Sistema de Login

Mensagem por .:Allison:. Sex 15 Out 2010, 17:54

Queria um sistema de login e cadastro, mas o jogo não será online, queria que quando ele digitasse o seu login e senha começe de onde parou, da última vez que ele jogou, um sitema de login para RPG.
.:Allison:.
.:Allison:.

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 25/07/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 630
Prêmios : [AJUDA] Sistema de Login  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 14 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://clubmaker.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Sistema de Login  Empty Re: [AJUDA] Sistema de Login

Mensagem por y_Tiago Sex 15 Out 2010, 18:18

Use isto como base:
Tutorial e Tutorial
Na hora de montar conexão com o database, substitua o script que conecta por um que lê um arquivo ou qualquer coisa assim.
PS.: Não precisa importar os scripts do GMsql.
EDIT: O link estava errado, mas já arrumei.

Você seguiria o tutorial assim:
joaoneto escreveu:Na lição passada eu mostrei um pedacinho de como será o uso de banco de dados em nosso projeto de jogo online. Muito ainda está por vir e, para aqueles que se interessarem, eu tentarei responder a todas as dúvidas.
Nesta lição eu vou mostrar como construir uma tela básica de Login, usando alguns scripts e Objetos e validando se o usuário digitou mesmo o usuário e a senha. Vamos lá.

Se quiser montar este exemplo a parte, faça isso, ou agregue ao projeto da Aula 4. Tanto faz já que ainda não haverá comunicação com o banco.
Antes de mais nada baixe Este Script.
Após importá-lo para seu projeto, ele deve mostrar os seguintes Scripts:
[AJUDA] Sistema de Login  41873067nq1

Vou Explicar: O GM por padrão não possui controles de formulário, como campos de texto e botões. Há várias engines, Dlls e outros complementos que adicionam estes controles ao GM. Eu optei pelos scripts, que já possuem uma modificação feita por mim, por serem mais leves e não dispensar mais Dlls para o projeto Online.
Como metade do que precisa ser feito já foi, vamos agora construir os Objetos. Crie 3 objetos com os nomes abaixo:
[AJUDA] Sistema de Login  76908660zq0

No objLogin e no ObjSenha, Adicione um evento Draw, um Execute Code e nele coloque os scripts abaixo:

objLogin:
Código:

draw_text(x,y+5,"Login:");
global.login=input_box(x+60,y,256,"",true,false);

ObjSenha:
Código:

draw_text(x,y+5,"Senha:");
global.senha=input_box(x+60,y,256,"",false,true);

Observe que estamos usando variáveis globais.
Essas Globais serão instanciadas na criação do próximo objeto.

No ObjButton, adicione um evento Create e um Draw. Nos Dois um Execute Code e em cada um os scripts Abaixo:

ObjButton - Evento Create:
Código:

global.login = "";
global.senha = "";

ObjButton - Evento Draw:
Código:

if(button(x,y,"Login")){
    if global.login == "" {
        show_message("Preencha seu Login.");
        exit;
    }
    if global.senha == "" {
        show_message("Preencha sua Senha.");
        exit;
    }
    show_message("Logou !");
}
Observando os código acima, fica bem fácil entender o que ele faz.
Nos objetos de Login e senha, declaramos o script de inputBox(Caixa de texto) e passamos o valor retornado para as variáveis globais. No objeto Botão, declaramos o botão e validamos se ele foi clicado. Se sim, validamos se as variáveis globais possuem valor e caso não, abortamos o processo e devolvemos uma mensagem, caso sim apenas devolvemos uma mensagem de "Logou.".

De início, apenas a construção dos campos e uma forma de validação do preenchimento dos mesmos. Bem simples. Agora, crie uma room, e adicione os objetos, como na imagem abaixo:
[AJUDA] Sistema de Login  41662939fv3

E sua tela ao rodar o projeto ficará assim:
[AJUDA] Sistema de Login  69029910im9

A construção da tela de Login foi bem simples. Agora teste. Tente Clicar em login sem escrever nada em algum dos campos. foi bem fácil.

Na próxima lição, faremos a inclusão do GMSQL, conectaremos ao banco e validaremos o usuário.

Até lá.
joaoneto escreveu:Começo esta terceira Parte com uma boa notícia. Encontrei uma versão de patch estável para o Game Maker 7. Com isso, poderei dar continuidade ao curso online usando ele, para aqueles que o tem, com certeza será maravilhoso, para aqueles que usam o 6, não se desanimem, pois a programação será a mesma para os dois.

Na lição passada, fizemos uma tela de login, usando scripts e uma validação se os campos foram preenchidos.
Hoje, faremos a parte mais interessante e com certeza a mais esperada por todos.

[...]

O que faremos agora será executar os seguintes passos:

  • Ao Clicar no botão de login validar se Login e senha foram preenchidos
  • Se sim, Instaciaremos a GMSQL.
  • Faremos conexão com a mesma.
  • Passaremos a Query(Linha SQL) para o banco executaremos.
  • Checaremos o arquivo que guarda os logins e senhas.
  • Se o retorno for verdadeiro
  • Daremos uma mensagem de seja bem vindo ao usuário
  • Se o retorno for falso
  • Daremos uma mensagem de Login ou senha inválidos
  • Se não, Daremos uma mensagem de Falha de Conexão autenticação.

Vamos começar. Crie um script de nome scr_login. Nele, adicione o seguinte Código:
Aqui fica por sua parte, crie um script que checa se o login e senha estão certos e existem.

[...]

Agora, iremos aplicar o script. Abra o objButton, construído na lição passada. Se você se lembra bem, ele possui o seguinte script no evento Draw:
Código:

if(button(x,y,"Login")){
    if global.login == "" {
        show_message("Preencha seu Login.")
        exit;
    }
    if global.senha == "" {
        show_message("Preencha sua Senha.")
        exit;
    }
   
}
Iremos complementá-lo, de forma a executar nosso scr_login. Com certeza, você já sabem como fazer o mesmo. Aqui vai o script completo:
Código:

if(button(x,y,"Login")){
    if global.login == "" {
        show_message("Preencha seu Login.")
        exit;
    }
    if global.senha == "" {
        show_message("Preencha sua Senha.")
        exit;
    }
    if scr_login(global.login,global.senha){
        show_message("Seja bem vindo.")
    }
    else{
        show_message("Usuário ou senha inválidos.")
    }
   
}
y_Tiago
y_Tiago

Data de inscrição : 13/10/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 149
Prêmios : [AJUDA] Sistema de Login  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Sistema de Login  Empty Re: [AJUDA] Sistema de Login

Mensagem por .:Allison:. Sáb 16 Out 2010, 15:32

Vou Testar se der certo eu dou um Edit!
.:Allison:.
.:Allison:.

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 25/07/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 630
Prêmios : [AJUDA] Sistema de Login  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 14 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://clubmaker.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Sistema de Login  Empty Re: [AJUDA] Sistema de Login

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos