Entrar
Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por elapor aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
[AJUDA] Sistema de Login
2 participantes
Página 1 de 1
[AJUDA] Sistema de Login
Queria um sistema de login e cadastro, mas o jogo não será online, queria que quando ele digitasse o seu login e senha começe de onde parou, da última vez que ele jogou, um sitema de login para RPG.
Re: [AJUDA] Sistema de Login
Use isto como base:
Tutorial e Tutorial
Na hora de montar conexão com o database, substitua o script que conecta por um que lê um arquivo ou qualquer coisa assim.
PS.: Não precisa importar os scripts do GMsql.
EDIT: O link estava errado, mas já arrumei.
Você seguiria o tutorial assim:
Tutorial e Tutorial
Na hora de montar conexão com o database, substitua o script que conecta por um que lê um arquivo ou qualquer coisa assim.
PS.: Não precisa importar os scripts do GMsql.
EDIT: O link estava errado, mas já arrumei.
Você seguiria o tutorial assim:
joaoneto escreveu:Na lição passada eu mostrei um pedacinho de como será o uso de banco de dados em nosso projeto de jogo online. Muito ainda está por vir e, para aqueles que se interessarem, eu tentarei responder a todas as dúvidas.
Nesta lição eu vou mostrar como construir uma tela básica de Login, usando alguns scripts e Objetos e validando se o usuário digitou mesmo o usuário e a senha. Vamos lá.
Se quiser montar este exemplo a parte, faça isso, ou agregue ao projeto da Aula 4. Tanto faz já que ainda não haverá comunicação com o banco.
Antes de mais nada baixe Este Script.
Após importá-lo para seu projeto, ele deve mostrar os seguintes Scripts:
Vou Explicar: O GM por padrão não possui controles de formulário, como campos de texto e botões. Há várias engines, Dlls e outros complementos que adicionam estes controles ao GM. Eu optei pelos scripts, que já possuem uma modificação feita por mim, por serem mais leves e não dispensar mais Dlls para o projeto Online.
Como metade do que precisa ser feito já foi, vamos agora construir os Objetos. Crie 3 objetos com os nomes abaixo:
No objLogin e no ObjSenha, Adicione um evento Draw, um Execute Code e nele coloque os scripts abaixo:
objLogin:
- Código:
draw_text(x,y+5,"Login:");
global.login=input_box(x+60,y,256,"",true,false);
ObjSenha:
- Código:
draw_text(x,y+5,"Senha:");
global.senha=input_box(x+60,y,256,"",false,true);
Observe que estamos usando variáveis globais.
Essas Globais serão instanciadas na criação do próximo objeto.
No ObjButton, adicione um evento Create e um Draw. Nos Dois um Execute Code e em cada um os scripts Abaixo:
ObjButton - Evento Create:
- Código:
global.login = "";
global.senha = "";
ObjButton - Evento Draw:Observando os código acima, fica bem fácil entender o que ele faz.
- Código:
if(button(x,y,"Login")){
if global.login == "" {
show_message("Preencha seu Login.");
exit;
}
if global.senha == "" {
show_message("Preencha sua Senha.");
exit;
}
show_message("Logou !");
}
Nos objetos de Login e senha, declaramos o script de inputBox(Caixa de texto) e passamos o valor retornado para as variáveis globais. No objeto Botão, declaramos o botão e validamos se ele foi clicado. Se sim, validamos se as variáveis globais possuem valor e caso não, abortamos o processo e devolvemos uma mensagem, caso sim apenas devolvemos uma mensagem de "Logou.".
De início, apenas a construção dos campos e uma forma de validação do preenchimento dos mesmos. Bem simples. Agora, crie uma room, e adicione os objetos, como na imagem abaixo:
E sua tela ao rodar o projeto ficará assim:
A construção da tela de Login foi bem simples. Agora teste. Tente Clicar em login sem escrever nada em algum dos campos. foi bem fácil.
Na próxima lição, faremos a inclusão do GMSQL, conectaremos ao banco e validaremos o usuário.
Até lá.
joaoneto escreveu:Começo esta terceira Parte com uma boa notícia. Encontrei uma versão de patch estável para o Game Maker 7. Com isso, poderei dar continuidade ao curso online usando ele, para aqueles que o tem, com certeza será maravilhoso, para aqueles que usam o 6, não se desanimem, pois a programação será a mesma para os dois.
Na lição passada, fizemos uma tela de login, usando scripts e uma validação se os campos foram preenchidos.
Hoje, faremos a parte mais interessante e com certeza a mais esperada por todos.
[...]
O que faremos agora será executar os seguintes passos:
- Ao Clicar no botão de login validar se Login e senha foram preenchidos
- Se
sim, Instaciaremos a GMSQL.Faremos conexão com a mesma.Passaremos a Query(Linha SQL) para o banco executaremos.- Checaremos o arquivo que guarda os logins e senhas.
- Se o retorno for verdadeiro
- Daremos uma mensagem de seja bem vindo ao usuário
- Se o retorno for falso
- Daremos uma mensagem de Login ou senha inválidos
- Se não, Daremos uma mensagem de Falha de
Conexãoautenticação.
Vamos começar. Crie um script de nome scr_login. Nele, adicione o seguinte Código:
Aqui fica por sua parte, crie um script que checa se o login e senha estão certos e existem.
[...]
Agora, iremos aplicar o script. Abra o objButton, construído na lição passada. Se você se lembra bem, ele possui o seguinte script no evento Draw:Iremos complementá-lo, de forma a executar nosso scr_login. Com certeza, você já sabem como fazer o mesmo. Aqui vai o script completo:
- Código:
if(button(x,y,"Login")){
if global.login == "" {
show_message("Preencha seu Login.")
exit;
}
if global.senha == "" {
show_message("Preencha sua Senha.")
exit;
}
}
- Código:
if(button(x,y,"Login")){
if global.login == "" {
show_message("Preencha seu Login.")
exit;
}
if global.senha == "" {
show_message("Preencha sua Senha.")
exit;
}
if scr_login(global.login,global.senha){
show_message("Seja bem vindo.")
}
else{
show_message("Usuário ou senha inválidos.")
}
}
y_Tiago- Data de inscrição : 13/10/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 149
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» [AJUDA] Sistema de login!!!
» [Ajuda] Sistema de login.
» sistema de login (.ini)
» sistema de cadastro,login
» Sistema de Login(ou registro)
» [Ajuda] Sistema de login.
» sistema de login (.ini)
» sistema de cadastro,login
» Sistema de Login(ou registro)
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos