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Como fazer minha nave atirar?

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Como fazer minha nave atirar? Empty Como fazer minha nave atirar?

Mensagem por TriniBoi Sex 15 Out 2010, 13:24

Não me do bem com esses códigos( num sei onde botar, como fazer)... confused
Eu já sei fazer a nave se mexer
Já sei botar background
Já sei fazer o meteoro tirar vida...( mesmo ficando meio ruim)...
Já sei fazer ele colidir com a parede e ficar batendo, que nem aquelas bolinhas que batem e voltam...
NOSSA QUANTA COISA! ( tbm só tenho 12 anos).
Bom, a dúvida é com o tiro, como faço, gostaria de imagens...
obrigado Happy
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Como fazer minha nave atirar? Empty Re: Como fazer minha nave atirar?

Mensagem por Carlos L. Sex 15 Out 2010, 13:31

Centralize a sprite da bala e a sprite da nave e
faça assim.


Create


atirando=true;//variavel do tiro


Alarm[0]

atirando=true;//Calcula o tempo do tiro


Step

if (keyboard_check_pressed(vk_space))
{
instance_create(obj_player.x,obj_player.y,obj_bala);
alarm[0]=15;//A nave ira atirar a cada meio segundo.
}


Qualquer dúvida e só perguntar.
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Mensagem por y_Tiago Sex 15 Out 2010, 13:33

Se quiser mais ajuda pode dar uma lida nesse tutorial (tem uma parte que fala das balas):
http://www.gamemakerbrasil.com/game-maker-f36/aula-5-apertem-os-cintos-senhores-passageiros-t2175.htm
Se não entender alguma coisa, pode perguntar aqui ou lá no topico do tutorial mesmo.
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Mensagem por TriniBoi Sáb 16 Out 2010, 15:42

Carlos, como assim centraliza?
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Mensagem por KAIQUE_ Sáb 16 Out 2010, 15:53

TriniBoi escreveu:Carlos, como assim centraliza?
deixa o tiro no meio da nave ou esquece o q o cara falou e faz o seguinte:
coloca no key_pressed da nave,clica em space(para quando precionar espaço)
e no evento de prssionar espaço:
instance_creat(nave.x,nave.y,(coloca o nome do objeto da bala))
e no creat da bala coloca um script e escreve:
alarm[0]=20
e no evento do alarm zero coloca um spript:
y-=10
pronto e so testar quando apertar espaço a nave cria a bala e a bala corre para cima!!!
NÃO USE ENGINE,ESCREVA CÓDIGOS, É FACIL , SE TIVER DUVIDAS PERGUNTE PARA A GENTE ! VC TEM CAPACIDADE DE APRENDER!!!!! Cool


Última edição por KAIQUE_ em Sáb 16 Out 2010, 16:11, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Mr. Kaleb Sáb 16 Out 2010, 15:57

Em x e em y desse codigo você coloca por onde quer q a bala saia.
Se a nave tiver 200 pixels de comprimento e 100 pixels de altura e você quer que ela atire da ponta você coloca assim:

Código:
//acho que e assim que se faz.
if (keyboard_check_pressed(vk_space))
{
instance_create(obj_player.200,obj_player.50,obj_bala);
alarm[0]=15;//A nave ira atirar a cada meio segundo.
}
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Mensagem por Romano Sáb 16 Out 2010, 16:09

Como você é novato em GM o melhor é você baixar uma engine da YOYOGames.
Dá uma olhada nesta pagina.
Tutorial YOYOGames
Você pode baixar e estudar qualquer um destes jogos.
Abraço...
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Mensagem por TriniBoi Sáb 16 Out 2010, 16:12

Romano mas nenhum desses tutos diz como atirar.
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Mensagem por Carlos L. Sáb 16 Out 2010, 16:18

TriniBoi escreveu:Carlos, como assim centraliza?

Para centralizar uma sprite é so você abrir ela e clicar aonde a seta esta apontando.

Como fazer minha nave atirar? Imagemow

E com o código que eu postei acima a bala seria criada no meio da nave e para ela não ser criada em cima do objeto nave era só você mudar o depth da nave.
Caso você não saiba mudar o depth abra o objeto da nave e lá embaixo de visible você localizará o depth mude para um valor negativo como -9999 assim ele ficara na frente de todos os objetos, exeto na colisão com sólidos.


Fiz um engine.


DOWNLOAD


Última edição por Carlos L. em Sáb 16 Out 2010, 16:33, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Romano Sáb 16 Out 2010, 16:32

TriniBoi escreveu:Romano mas nenhum desses tutos diz como atirar.
Você tem que baixar o jogo de nave que tem la, e depois vai até os objetos e veja o objeto do avião, abra ele e no evento da tecla "space" tem todas as informações sobre quais as funções chamadas para se fazer o tiro.
Mas não espere que este formato resolva seu problema, você tem que tentar entender e depois fazer um que se encaixe ao seu jogo beleza?
Não existe um comando pronto para atirar, tem que fazer todos os passos, entender um pouco de lógica, pois é realmente difícil no começo, o negocio é estudar...
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Como fazer minha nave atirar? Empty Re: Como fazer minha nave atirar?

Mensagem por TriniBoi Sáb 16 Out 2010, 20:26

GALERA FECHA O TÓPICO, DESISTI.
( estou criando outro jogo ).
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Mensagem por Natan Kawan Araujo Freire Sáb 16 Out 2010, 20:38

tem um tutu meu aqui no forum de como fazer jogo de nave

aqui o meu tutu
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