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Erro na plataforma móvel que eu não consigo resolver

3 participantes

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Erro na plataforma móvel que eu não consigo resolver Empty Erro na plataforma móvel que eu não consigo resolver

Mensagem por Joton Qua 13 Out 2010, 17:57

Esse é o meu primeiro pedido de ajuda no fórum, como não achei um outro tutorial sobre plataforma móvel usei a do "GUGA GAMES", só que tenho um problema está dando erro, veja na imagem abaixo:

Erro na plataforma móvel que eu não consigo resolver Movel

Como faço pra resolver isso? Tô aprendendo agora a mexer em códigos GML e minha cabeça já até tá doendo de tanto ver letras e números, agradeço a todos que me ajudarem o/
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Mensagem por vinians Qua 13 Out 2010, 17:59

Ta faltando colocar o ";" na linha 63. Coloque no final da linha antes do "//"
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Mensagem por Joton Qua 13 Out 2010, 18:11

Cara não deu certo ainda , aqui tá o código todo:

Código:
if (place_free(x,y+1)) //Checa se 1 pixel abaixo está vazio, ou seja, não tem chão.
{gravity=0.45; noar=true;
//Coloca valor na gravidade e define a variável noar para true, ou seja, o personagem não está no chão.
} else
 //Se a expressão place_free for falsa, ou seja, tenha chão embaixo:
 {gravity=0; noar=false; //Gravidade se torna zero e a variável noar se torna false, ou seja, o personagem está no chão.
 }

//Definiões de pulo
if (keyboard_check_pressed(ord("X"))) && ! (place_free(x,y+1)) //Checa se a tecla de direção cima foi pressionada e se NÃO tem um pixel livre abaixo.
{
vspeed=-11; noar=true; //Se for verdade, velocidade vertical se torna 5 negativo e a variávell noar se torna true, ou seja, o personagem NÃO está no chão.
}

if (vspeed>12) //Checa se a velocidadevertical do personagem possui um valor maior que 12.
vspeed=12; //Se tiver, o valor se torna 12. Isso serve para que o personagem não ultrapasse grandes velocidades verticais, podendo causar bugs no jogo.

if (keyboard_check(vk_left)) && ! (keyboard_check(vk_right)) && (place_free(x-3,y)) //Checa se a tecla de direção esquerda está sendo pressionada, se a tecla direita NÃO está sendo pressionada e se tem 3 pixels de espaço à esquerda.
{x-=3; lado=0; andando=true; parado=false; //Caso a expressão acima seja verdadeira, o personagem se move 3 pixels a esquerda, virá para a esquerda de acordo com a variável lado, a variável andando se torna true para indicar que o personagem está andando e a variável parado se torna false, ou seja, o personagem NÃO está parado.
}

if (keyboard_check(vk_right)) && ! (keyboard_check(vk_left)) && (place_free(x+3,y)) //Mesmo de cima, só que dessa vez, checamos se a tecla de direção direita está sendo pressionada, se a tecla de direção esquerda NÃO está sendo pressionada e se tem 3 pixels à direita livre.
{x+=3; lado=1; andando=true; parado=false; //A mesma coisa do evento anterior. A única coisa que muda é que aqui o personagem se move 3 pixels a direita e a variável lado se torna 1, ou seja, ele vira pra direita.
}

if ! (keyboard_check(vk_left)) && ! (keyboard_check(vk_right)) //Checa se a tecla direita e a tecla esquerda não estão sendo precionadas.
{andando=false; parado=true; //Caso seja verdade, a variável andando se torna false, ou seja, o personagem NÃO está andando. E a variável parado se torna true, ou seja, o personagem está parado.
}

//Sprites
if (noar==false) //Checa se o personagem está no ar.

{
if (andando=true) && (lado==1) //Checa se o personagem está andando e se ele está virado para a direita.
{
sprite_index=spr_personagem_andando_dir; //Se sim, a sprite dele se torna a sprite do personagem andando para a direita.
}
if (andando=true) && (lado==0) //Checa se o personagem está andando e se ele está virado para a esquerda.
{
sprite_index=spr_personagem_andando_esq; //Se sim, o sprite dele se torna a sprite do personagem andando para a esquerda.
}
if (andando==false) && (parado==true) && (lado==1) //Se o personagem não está andando, se o personagem está parado e está virado para a direita:
{
sprite_index=spr_personagem_parado_dir; //Se sim, a sprite dele se torna a sprite do personagem parado para a direita.
}
if (andando==false) && (parado==true) && (lado==0) //Se o personagem não está andando, está parado e está virado para a esquerda:
{
sprite_index=spr_personagem_parado_esq; //Se sim, a sprite dele se torna o sprite do personagem parado para a esquerda.
}
}
else //Caso o personagem NÃO esteja com os pés no chão:
{
if (vspeed>0) || (vspeed<0) && (lado==1) //Se ele está pulando ou caindo e está virado para a direita:
{
sprite_index=spr_personagem_pulando_dir; //O sprite do personagem se torna o sprite dele pulando para a direita.
}
if (vspeed>0) || (vspeed<0) && (lado==0) //Se o personagem está pulando ou caindo e está virado para a esquerda:
{
sprite_index=spr_personagem_pulando_esq; //O sprite do personagem se torna o sprute dele pulando para a esquerda.
}
}
if place_meeting(x,y 1,obj_movimento)//se estiver encostando no obj_movimento
{friction=0.0 hspeed= obj_movimento.hspeed; //vai parar de escorregar e sua velocidade horizontal vai ser igual a do obj_movimento

// Direita
if keyboard_check(vk_right) // Se direcional à direira for pressionado
{
x =5//vai 5 pixels pra direita
}

//Esquerda
if keyboard_check(vk_left) // Se direcional à esquerda for pressionado
{
x-=5//vai 5 pixels pra esquerda
}
}

peguei os codigos de plataforma desse link:
http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f9/gug_tutorial-plataforma-que-se-movimenta-t10906.htm?highlight=plataforma+movel
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Mensagem por Denis Lemos Qua 13 Out 2010, 18:24

Não é porque falta o sinal de "+"(positivo) depois do "Y" ???

Tem que deixar assim:
Código:
if place_meeting(x,y+1,obj_movimento)
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Mensagem por Joton Qua 13 Out 2010, 18:40

Valeww Denis Lemos flw foi corrigido esse problema, mas parece que o tutorial do guga games tem alguns problemas ou é a enginer que tô montando, pois se o personagem pular e bater no canto da plataforma móvel o jogo trava e quando tá em cima o personagem é arremessado longe, deve ser algum BUG LOUCO não confused :--':
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