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Jogo de Plataforma no estilo Hocus Pocus

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Hiroshi Ymamoto
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Mensagem por DragonWarrior Ter 12 Out 2010, 15:40

Olá, talvez eu não tenha sido muito claro no título do meu tópico porque eu não sabia o que escrever para o título ficar mais explicativo, mas eu vou tentar me explicar, como devem ter visto no meu tópico de apresentação eu sou um novato em game maker versão 8, suponho eu que seja a versão mais nova do game maker, já pedi ajuda até por pm para que alguém que me recomendasse um link daqui do fórum mesmo que me ajudasse a entender a como fazer um jogo de plataforma no estilo de um jogo muito antigo criado pela apogue chamado HOCUS POCUS na qual o personagem principal soltava raios pelo dedo quando apertávamos a tecla ALT e atirava uma sucessão múltipla de raios quando pegava um item X lá (mas só atirava múltiplamente depois de ter tomado essa poção e só quando se segurava a tecla ALT); a questão é que na verdade estou querendo fazer um jogo aonde eu tenha um char ou chars diversificados que pulem para a direita, para a esquerda e andem para a esquerda e para a direita e que também ataquem para estas duas direções, já vi acho que uns 4 tutoriais diferentes, todos muito bons, mas para mim não ficou claro, então resolvi escrever este tópico solicitando ajuda de alguém que consiga me explicar de forma simples como fazer esse tipo de sistema, para o meu jogo com inimigos e tudo mais o que compõem um bom jogo de plataforma. É porque o meu real objetivo em criar um jogo de plataforma é para eu conheçer um pouco do GML do Game Maker e também outras manhas básicas para eu não ficar tão perdido com um programa tão diversificado em mãos. Desde já obrigado a todos e até mais, abraços.
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Mensagem por Hiroshi Ymamoto Ter 12 Out 2010, 15:55

Olha amigo, creio que vc nao va encontrar, e mesmo que exista ningeum irá lhe passar, uma engine COMPLETISSIMA de um jogo de plataforma.
Se vc é iniciante em GM, concerteza deve comesar de um jogo simples, como pac-man para depois q estiver acostumado com o GML (linguagem de programação do GM) ai sim comesar e estudar engines mais avansadas.
Mais se mesmoassim, quzier se aventurar.
Tente usar a barra de pesquisa do fórum, tente pesuqisar pelas palavras chave: plataforma, mario, aventura, engine, plataforma engine, engine de plataforma, mario engine e etc...
Concerteza vai achar alguma coisa que lhe interessa.
Há tmb um site MUITO bom repleto de engines, mais de 2.000 enginesno site e tutoriais que se chama www.64digits.com
Basta ir na aba examples vai aparecer TODOS os exemplso de jogos de game maker que vc possa imaginar, nave, plataforma, sonic, arcade, puzzle, programas e até engines de jogos prontos.
Espero que tenha ajudado...
Hiroshi Ymamoto
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Mensagem por simogf Ter 12 Out 2010, 16:54

Aconselho a ver as engines da Kyuuby ou os tutoriais do redragon mas como a nossa amiga Hiroshi e melhor começar num pacman ou num arkanoid ou outros jogos mais simples e depois vai para os de plataforma,rpg,etc yes
É como diz o ditado "de vagar se vai ao longe"
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Mensagem por DragonWarrior Ter 12 Out 2010, 20:20

Então eu vou no de vocês, quero fazer um joguinho simples estilo pacman, para depois irem avançando. Agradeço a quem me fornecer o tutorial de como criar um jogo no estilo pacman, agradeço a todos pelos conselhos. Abraços.
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Mensagem por Convidad Ter 12 Out 2010, 23:06

Não é que seja necessário recriar o pac-man, especificamente. Com alguns exemplos ou qualquer jogo que tenha um mecanismo simples, você vai evoluindo à medida que estuda cada método. Se valer de incentivo, você vai conseguir recriar muitos jogos da Apogee (senão todos) com facilidade incrível. Em suma, vá por partes.

E boa sorte!
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Mensagem por Gabreel Ter 12 Out 2010, 23:11

Se eu não me engano, na pasta examples, na mesma pasta do GM tem um pacman que é muito bem feito, feito pelo MArk Overm{mmasnansamnas} Da uma estudada nessa engine...
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Mensagem por Kyuubi Qua 13 Out 2010, 06:38

oh amigo sua ideia de remake é muito boa e se vc fazer o game eu quero jogar.mas pra vc fazer isso vc vai ter que caçar em um monte de sites se vc não achar aqui,mas eu vou ver o que eu posso fazer por vc !!!
ate mais Happy
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Mensagem por DragonWarrior Qua 13 Out 2010, 18:41

Puxa muito obrigado a todos, vou dar uma olhadinha no joguinho da pacman e depois vou fazendo meus próprios joguinhos, mas que outros tipos de jogos podem ser feitos no mesmo estilo do pac-man? hmmmm... ...tenho a seguinte idéia, criar um jogo com cenário igual ao do mário com o pac-man com duas perninhas andando comendo tudo e andando em alguns tubos aonde "eu" vou permitir a passagem, tendo por ataque os golpes de pular e comer os monstrinhos que vão aparecendo conforme você for avançando no jogo, assim faço uma somatória de mário com pac-man, o que acham? desde já obrigado e até mais.

Edit:

Achei muito bacana o exemplo de pacman que tinha no game maker 8 porém o problema é que eu não vou dar conta de aprender todos aqueles eventos que foram feitos porque na verdade eu quero aprender a como fazer aqueles eventos e não ficar copiando e colando cada um deles para um novo projeto, como eu vou aprendendo devagarzinho o exemplo de pacman que tenho no GM? observando cada evento que foi colocado ou como? porque pra mim ficou bem difícil e desanimador, tanta coisa pra fazer um joguinho tão simples como aquele? então se eu fizer um jogo no estilo prince of persia do DOS eu vou levar o que um ano? dois? nossa, é isso que eu odeio ficar fazendo para se criar um jogo ¬¬.
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Mensagem por Convidad Qua 13 Out 2010, 23:10

Pra fazer outros jogos vai depender da sua experiência, quanto mais você estive acostumado com o Game Maker e quanto mais técnicas você aprender, mais rápido será fazer um jogo.

Porém, mesmo um jogo simples como o Prince of Persia pode demorar alguns meses se você estiver fazendo sozinho.

Tente ir seguindo os tutoriais, quanto tiver dúvidas, entre aqui no tópico e pergunte, alguém sempre vai tentar te ajudar. E boa sorte!
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Mensagem por DragonWarrior Qui 14 Out 2010, 19:02

Ok Very Happy o meu problema é que eu só tenhom medo de não conseguir aprender e memorizar aquele tanto de script e evento que é mostrado nos exemplos porque é muito complicado, realmente... .
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Mensagem por Convidad Sex 15 Out 2010, 00:22

Quanto você já tiver feito alguns exemplos pra pegar a lógica da coisa, você vai ver o quanto é fácil. Não é necessário memorizar tudo (nem tem como!), basta ter o help à mão e consultá-lo quando for necessário.

De cabeça eu sei somente as funções principais, de forma que seu pegar pra progamar um jogo sem o help fica mais complicado. Tenha o help a mão e a maioria dos problemas acabam!
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Mensagem por DragonWarrior Sex 15 Out 2010, 18:40

Esse help que você fala por acaso seria aquele que sempre aparece na primeira vez que se instala o game maker?
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Mensagem por Convidad Sex 15 Out 2010, 23:16

É aquele help quando você clica no botão de interrogação "?". Ele vai abrir um monte de tópicos explicando super bem todas as funções do GML, que é a linguagem de script do Game Maker.
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Mensagem por vinians Sáb 16 Out 2010, 00:26

E ae amigão, blz?
Se você quer aprender REALMENTE Game Maker ou qualquer outra linguagem ou maker que possua alguma linguagem de script, é melhor conhecer as partes que são comuns a todas as linguagens. Vou citar pra você algumas partes que você pode pesquisar sobre:

  • Aprenda sobre Variáveis
  • Os Tipos que podem ser colocados DENTRO das Variáveis
  • Como tomar Decisões baseadas em no Conteúdo dessas Variáveis
  • Como REPETIR um trecho de programa
  • Como mostrar coisas na tela: Dialogos, Textos, Sprites, Gráficos
  • Como fazer barulho: Sons, Músicas, Efeitos
  • Aprenda sobre Vetores, Trigonometria e Geometria
  • Aprenda sobre Funçoes (chamadas Scrips no Game Maker)
  • Aprenda como criar e ler arquivos
  • Aprenda criar pequenos códigos que quando juntos fazem grandes coisas
  • Entenda a extrutura do Game Maker (Objetos, Sprites, Instâncias, Recursos, Scripts)
  • Pergunte no forum

Basicamente é isso, e te garanto que será muito bom programador rapidamente. A linguagem nesse caso nem é tão importante, o método é mais importante.
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Mensagem por DragonWarrior Sáb 16 Out 2010, 19:46

Puxa muito obrigado, depois dessas explicações eu só não faço um jogo se eu não quiser porque explicado está Very Happy Happy obrigado a todos Happy.
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