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[resolvido] Separar arquivos
4 participantes
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[resolvido] Separar arquivos
Tem como separar os arquivos do jogo?Tipo assim,o jogo vai ficando lento para carregar quanto mais coisas ele tem,podia dar para separar uma pasta pata sprites,sons e etc seria muito util alguem sabe se isso possivel?(Não dentro do GM(óbvio)).
Phillipe- Data de inscrição : 15/07/2008
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Re: [resolvido] Separar arquivos
Carregar sprites:
sprite_replace(nome_sprite,"nome_sprite.gif",image_number,1,0,0,0,0,0)
Carregar sons:
sound_replace(nome_som,"nome_som.wav",tipo,1)
em tipo você coloca:
0-som normal
1-som de fundo
2-som 3D
3-usa as configurações do media player do computador
pode ser qualquer tipo de som que o gm leia, mid, mp3, wav etc
Carregar backgrounds (fundos):
background_replace(nome_back,"nome_back.bmp",transp,1,1)
em transp você coloca 1 se for um back transparente e 0 para sem transparencia
sprite_replace(nome_sprite,"nome_sprite.gif",image_number,1,0,0,0,0,0)
Carregar sons:
sound_replace(nome_som,"nome_som.wav",tipo,1)
em tipo você coloca:
0-som normal
1-som de fundo
2-som 3D
3-usa as configurações do media player do computador
pode ser qualquer tipo de som que o gm leia, mid, mp3, wav etc
Carregar backgrounds (fundos):
background_replace(nome_back,"nome_back.bmp",transp,1,1)
em transp você coloca 1 se for um back transparente e 0 para sem transparencia
Convidad- Convidado
Re: [resolvido] Separar arquivos
mas nao presisar se com o replace certo?
pq dai vc presisaria ja ter criado akele objeto...
se vc usar
sound_add
background_add
sprite_add
tbm da certo!
pq dai vc presisaria ja ter criado akele objeto...
se vc usar
sound_add
background_add
sprite_add
tbm da certo!
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: [resolvido] Separar arquivos
Mas onde eu vou colocar esse código?Em um objeto não é?Se for não tem diferença. =\
Phillipe- Data de inscrição : 15/07/2008
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Re: [resolvido] Separar arquivos
tipo vc poe ele num objeto claro onde mais colocaria? XD
mas dai vc poe na hora de carregar saka?
mas dai vc poe na hora de carregar saka?
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: [resolvido] Separar arquivos
Mas aí tá...vai que eu coloco o add_sound em um objeto no inicio do jogo ou pode ser no código de alguma room,se eu coloca o add_sound eu posso tirar o son de dentro do proprio gamemaker???E numa parte do add_sound esta pedindo o filename,e de dentro do gamemaker ou fora???fora não é?
Phillipe- Data de inscrição : 15/07/2008
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Re: [resolvido] Separar arquivos
é de fora, vc pode deletar o negosiu do gm tbm... so nao lembro o comando!
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: [resolvido] Separar arquivos
comando?
Phillipe- Data de inscrição : 15/07/2008
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Re: [resolvido] Separar arquivos
Mas isso é deletar não era isso que eu queria. =\
Phillipe- Data de inscrição : 15/07/2008
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Re: [resolvido] Separar arquivos
agora entendi, tenta ser mais claro pô!!
para criar uma sprite no gm, voce usa:
nome=sprite_add("arquivo",qtd_imgs,1,transp,1,1,0,0)
em transp voce coloca de 1 (sem transparencia) ate o valor 0 (invisivel)
para limpar a memória e deixar o gm mais livre, use o code:
sprite_delete(nome)
onde a sprite que voce vai "deletar" é o nome que voce usou para criá-la, no caso nome
para criar uma sprite no gm, voce usa:
nome=sprite_add("arquivo",qtd_imgs,1,transp,1,1,0,0)
em transp voce coloca de 1 (sem transparencia) ate o valor 0 (invisivel)
para limpar a memória e deixar o gm mais livre, use o code:
sprite_delete(nome)
onde a sprite que voce vai "deletar" é o nome que voce usou para criá-la, no caso nome
Convidad- Convidado
Re: [resolvido] Separar arquivos
Aff...acho que isso não tem jeito...só dá para executar tudo que está dentro do gamemaker,ou seja,quando voce vai lá no ícone do son após abrir o GM e adiciona um son.Assim nõ dá!Toda musiquinha que eu coloco já sobrecarrega na hora de carregar o jogo,aff.
Phillipe- Data de inscrição : 15/07/2008
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Re: [resolvido] Separar arquivos
cara verifica se vc nao pois para ficar carregando.... eu ja fiz isso.. xD!!
tipo se vc por no step:
sprite_add(.......)
ele vai ficar carregando direto!! ai vai lagar tudo!
poe no evento alarm ou no create.... eu gosto de por no room_start... xD
tipo se vc por no step:
sprite_add(.......)
ele vai ficar carregando direto!! ai vai lagar tudo!
poe no evento alarm ou no create.... eu gosto de por no room_start... xD
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: [resolvido] Separar arquivos
Talegal,para esclarecer mais de uma vez por todas.Nada melhor que um exemplo.Suponhamos que eu tenha um arquivo de música que está no desktop,e quero executá-lo como Midia Player,como você faria janx??Diga oque faria passo por passo detalhe por detalhe,aí sim.
Phillipe- Data de inscrição : 15/07/2008
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Re: [resolvido] Separar arquivos
blz... intao ele ta no desktop. intao fika mais complicado so que é so um exemplo.
vc vai ter que saber o diretorio COMPLETO da musica ou sprite tal..
dai vc poe o codigo:
musica1 = sound_add('C:\Documents and Settings\All Users\Desktop\NOME DA MUSICA.EXTENÇAO',3,1)
pq eu puis o musica1 =
na frente?? para deixar a musica numa variavel. assim quando vc for tocar a musica
vc poe
play_sound(musica1)
sacou???
preste atençao que vc deve mudar o diretorio conforme o local da musica!
se tiver na pasta do jogo em uma subpasta vc faz:
digamos que a musica ta numa subpasta na pasta do jogo, o nome da subpasta é musicas
musica1 = sound_add('musicas\NOME DA MUSICA.EXTENÇAO',3,1)
lembre se de por o diretorio e o nome da musica tudo entre aspas como eu fiz!
vc vai ter que saber o diretorio COMPLETO da musica ou sprite tal..
dai vc poe o codigo:
musica1 = sound_add('C:\Documents and Settings\All Users\Desktop\NOME DA MUSICA.EXTENÇAO',3,1)
pq eu puis o musica1 =
na frente?? para deixar a musica numa variavel. assim quando vc for tocar a musica
vc poe
play_sound(musica1)
sacou???
preste atençao que vc deve mudar o diretorio conforme o local da musica!
se tiver na pasta do jogo em uma subpasta vc faz:
digamos que a musica ta numa subpasta na pasta do jogo, o nome da subpasta é musicas
musica1 = sound_add('musicas\NOME DA MUSICA.EXTENÇAO',3,1)
lembre se de por o diretorio e o nome da musica tudo entre aspas como eu fiz!
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: [resolvido] Separar arquivos
janx escreveu:musica1 = sound_add('musicas\NOME DA MUSICA.EXTENÇAO',3,1)
E esse EXTENÇAO??Oque se define no lugar dele?
Phillipe- Data de inscrição : 15/07/2008
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Re: [resolvido] Separar arquivos
nao a extenssao di se ele e mp3,wav e etc naum precisa definir o local e so colocar na pasta do jogo flw
Re: [resolvido] Separar arquivos
AH!Consegui!Muito bom,funcionou direitinho,muito obrigado por tudo,todos vocês!
Phillipe- Data de inscrição : 15/07/2008
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Re: [resolvido] Separar arquivos
Post duplo ><.(Desculpa)
Tenho outra perguntinha,só que dessa vez é o sprite,essa função aqui: sprite_add(fname,imgnumb,precise,transparent,smooth,preload,xorig,yorig)
Tem como explicar todas as abreviações(imgnumb,smooth,etc),umas eu sei e outras eu não tenho certeza,mas é melhor explicar tudo se der assim mesmo.
Tenho outra perguntinha,só que dessa vez é o sprite,essa função aqui: sprite_add(fname,imgnumb,precise,transparent,smooth,preload,xorig,yorig)
Tem como explicar todas as abreviações(imgnumb,smooth,etc),umas eu sei e outras eu não tenho certeza,mas é melhor explicar tudo se der assim mesmo.
Phillipe- Data de inscrição : 15/07/2008
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