Entrar
Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por elapor aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
Variaveis da GML
+7
Vampire
dumetal
Igor KinGamer
PedroX
Gusba
Janx
Tiago Lima
11 participantes
Página 1 de 1
Variaveis da GML
Alguem poderia colocar a função das variaveis padrão da GML?
Ex.:id, image_alpha, direction, friction etc.
_________________________________________________________
Ajudem o meu site eo meu fórum!
http://seucelular.net e http://seucelular.forumeiros.net
Ex.:id, image_alpha, direction, friction etc.
_________________________________________________________
Ajudem o meu site eo meu fórum!
http://seucelular.net e http://seucelular.forumeiros.net
Última edição por tblima123 em Qua 08 Out 2008, 19:22, editado 1 vez(es)
Re: Variaveis da GML
id é o 'numero' do objeto. cada objeto tem seu numero. mesmo que sejam objetos iguais.
image_alpha = tranparencia do objeto. 1 = 100% visivel 0 = 0% visivel.
direction = direçao... nao sei como explicar essa xD!!
friction = fricçao... por exemplo vc poe um objeto com fricçao de 0.1 ai ele ta numa velocidade de 5, dai ele vai diminuindo a velocidade ateh xegar a 0 (de acordo com a fricçao que vc poe..)
se quiser outra fala ai =D
image_alpha = tranparencia do objeto. 1 = 100% visivel 0 = 0% visivel.
direction = direçao... nao sei como explicar essa xD!!
friction = fricçao... por exemplo vc poe um objeto com fricçao de 0.1 ai ele ta numa velocidade de 5, dai ele vai diminuindo a velocidade ateh xegar a 0 (de acordo com a fricçao que vc poe..)
se quiser outra fala ai =D
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Variaveis da GML
direction é a direção em q um objeto vai se LOCOMOVER, se nao me engano em graus, para mudar a direção da sprite é image_angle
Re: Variaveis da GML
Ele disse por exemplo! ele quer mais codigos eu acho!tblima123 escreveu:
Ex.:id, image_alpha, direction, friction etc.
Mas ai seria muitos!
tblima fale sobre oq vc precisa mais...
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Variaveis da GML
room = Se refere a alguma room, como "if room=roo_Fase1 then I'll_win_the_game(true, o.O)"
room_width = Largura da room.
room_height = Altura da room.
gravity = Gravidade.
gravity_direction = Direção da gravidade.
speed = Velocidade (aplicada para direção do objeto).
hspeed = Velocidade horizontal.
vspeed = Velocidade vertical.
x = Coordenada do plano cartesiano (eixo horizontal) [by: Dumetal]
y = Coordenada do plano cartesiano (eixo vertical) [by: Dumetal]
xprevious = "x" do step anterior. Ex.: Quando bate na parede "x=xprevious"
yprevious = "y" do step anterior. Ex.: Quando bate no teto "y=xprevious"
xstart = "x" inicial. Ex.: Quando morre, a vida reenche e "x=xstart"
ystart = "y" inicial. Ex.: Quando morre, a vida reenche e "y=ystart"
visible = Visível (true ou false)
solid = Sólido (também /\)
score = Pontos
health = Vida (como barrinha de vida)
lives = Vidas (chances, quantidade de barrinhas de vida (+ ou - isso))
sprite_index = O objeto ganha um sprite definido.
image_speed = Velocidade com que correm os frames do sprite utilizado.
image_xscale = Largura da imagem (largura original x quantidade escolhida, 1 para deixar normal).
image_yscale = Altura da imagem (altura original x quantidade escolhida, 1 para deixar normal)
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
if there_is_an_error then call_me
if you_want_i_post_something then i_can_post_it
maybe_ill_create_a_topic_about_this(true, what_do_you_think_?)
room_width = Largura da room.
room_height = Altura da room.
gravity = Gravidade.
gravity_direction = Direção da gravidade.
speed = Velocidade (aplicada para direção do objeto).
hspeed = Velocidade horizontal.
vspeed = Velocidade vertical.
x = Coordenada do plano cartesiano (eixo horizontal) [by: Dumetal]
y = Coordenada do plano cartesiano (eixo vertical) [by: Dumetal]
xprevious = "x" do step anterior. Ex.: Quando bate na parede "x=xprevious"
yprevious = "y" do step anterior. Ex.: Quando bate no teto "y=xprevious"
xstart = "x" inicial. Ex.: Quando morre, a vida reenche e "x=xstart"
ystart = "y" inicial. Ex.: Quando morre, a vida reenche e "y=ystart"
visible = Visível (true ou false)
solid = Sólido (também /\)
score = Pontos
health = Vida (como barrinha de vida)
lives = Vidas (chances, quantidade de barrinhas de vida (+ ou - isso))
sprite_index = O objeto ganha um sprite definido.
image_speed = Velocidade com que correm os frames do sprite utilizado.
image_xscale = Largura da imagem (largura original x quantidade escolhida, 1 para deixar normal).
image_yscale = Altura da imagem (altura original x quantidade escolhida, 1 para deixar normal)
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
if there_is_an_error then call_me
if you_want_i_post_something then i_can_post_it
maybe_ill_create_a_topic_about_this(true, what_do_you_think_?)
Última edição por Igor KinGamer em Seg 06 Out 2008, 22:09, editado 5 vez(es)
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Número de Mensagens : 890
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Variaveis da GML
Igor KinGamer escreveu:
x = Não sei o.O
y = Não sei
X = Coordenada do Plano Cartesiano (Eixo Horizontal)
Y = Coordenada do Plano Cartesiano (Eixo Vertical)
Re: Variaveis da GML
dumetal escreveu:Igor KinGamer escreveu:
x = Não sei o.O
y = Não sei
X = Coordenada do Plano Cartesiano (Eixo Horizontal)
Y = Coordenada do Plano Cartesiano (Eixo Vertical)
Tava sendo sarcático o.O
Mas assim é melhor
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Número de Mensagens : 890
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Variaveis da GML
pessoal, eu vi vcs falando sobre a variável ID e alguém disse que cada objeto tem uma ID diferente mesmo que sejam objetos iguais...
então, é possível eu destruir o objeto (instance_destroy) usando o ID do objeto??
por exemplo, se eu colocoar dentro de outro objeto para destruir o objeto de ID tal, isso é possível??
alguém poderia me dar uma exemplo de uso da variável ID?
então, é possível eu destruir o objeto (instance_destroy) usando o ID do objeto??
por exemplo, se eu colocoar dentro de outro objeto para destruir o objeto de ID tal, isso é possível??
alguém poderia me dar uma exemplo de uso da variável ID?
Vampire- Data de inscrição : 14/07/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 68
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Variaveis da GML
Vampire escreveu:pessoal, eu vi vcs falando sobre a variável ID e alguém disse que cada objeto tem uma ID diferente mesmo que sejam objetos iguais...
então, é possível eu destruir o objeto (instance_destroy) usando o ID do objeto??
por exemplo, se eu colocoar dentro de outro objeto para destruir o objeto de ID tal, isso é possível??
alguém poderia me dar uma exemplo de uso da variável ID?
Bom Vampire aqui no forum tem um tutorial sobre id e istancias que o brendam fez da uma olhada:
https://gmbr.forumeiros.com/tutoriais-f9/id-identificando-as-instancias-t316.htm
Fabião- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 06/07/2008
Reputação : 3
Número de Mensagens : 255
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Variaveis da GML
po véio, brigadão.. isso vai me ajudar muito.
Vampire- Data de inscrição : 14/07/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 68
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Variaveis da GML
Vampire escreveu:po véio, brigadão.. isso vai me ajudar muito.
que bom q resolveu sua duvidas!
as vezes e so da uma procuradinha no forum e vc pode encontrar exatamente
o q procurava ou sua duvida, existem muitos tutoriais no forum.
as vezes a sua duvida ja foi de outros....
Fabião- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 06/07/2008
Reputação : 3
Número de Mensagens : 255
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Variaveis da GML
A ideia éra fazer uma referencia das variaveis para futuras pesquisas nossas, e tambem aprender novas( já teve coisas deu me bater fazer e quando e tarde descubro que tinha uma variavel que facilitava), e as que eu sei, creio que vocês já sabem (em falar nisso até já postaram).
Pra os mais novos que eu no ramo estas são as variaveis da GML, divididas em global (são variaveis que alteram o modo jogo em geral) e as local ( que se referem apenas a um objeto em especifico)
global: argument
global: argument0
global: argument1
global: argument10
global: argument11
global: argument12
global: argument13
global: argument14
global: argument15
global: argument2
global: argument3
global: argument4
global: argument5
global: argument6
global: argument7
global: argument8
global: argument9
global: argument_relative
global: background_alpha
global: background_blend
global: background_color
global: background_foreground
global: background_height
global: background_hspeed
global: background_htiled
global: background_index
global: background_showcolor
global: background_visible
global: background_vspeed
global: background_vtiled
global: background_width
global: background_x
global: background_xscale
global: background_y
global: background_yscale
global: caption_health
global: caption_lives
global: caption_score
global: current_day
global: current_hour
global: current_minute
global: current_month
global: current_second
global: current_time
global: current_weekday
global: current_year
global: cursor_sprite
global: error_last
global: error_occurred
global: event_action
global: event_number
global: event_object
global: event_type
global: fps
global: game_id
global: health
global: instance_count
global: instance_id
global: keyboard_key
global: keyboard_lastchar
global: keyboard_lastkey
global: keyboard_string
global: lives
global: mouse_button
global: mouse_lastbutton
global: mouse_x
global: mouse_y
global: program_directory
global: room
global: room_caption
global: room_first
global: room_height
global: room_last
global: room_persistent
global: room_speed
global: room_width
global: score
global: secure_mode
global: show_health
global: show_lives
global: show_score
global: temp_directory
global: transition_kind
global: transition_steps
global: view_angle
global: view_current
global: view_enabled
global: view_hborder
global: view_hport
global: view_hspeed
global: view_hview
global: view_object
global: view_vborder
global: view_visible
global: view_vspeed
global: view_wport
global: view_wview
global: view_xport
global: view_xview
global: view_yport
global: view_yview
global: working_directory
local: alarm
local: bbox_bottom
local: bbox_left
local: bbox_right
local: bbox_top
local: depth
local: direction
local: friction
local: gravity
local: gravity_direction
local: hspeed
local: id
local: image_alpha
local: image_angle
local: image_blend
local: image_index
local: image_number
local: image_single
local: image_speed
local: image_xscale
local: image_yscale
local: mask_index
local: object_index
local: path_endaction
local: path_index
local: path_orientation
local: path_position
local: path_positionprevious
local: path_scale
local: path_speed
local: persistent
local: solid
local: speed
local: sprite_height
local: sprite_index
local: sprite_width
local: sprite_xoffset
local: sprite_yoffset
local: timeline_index
local: timeline_position
local: timeline_speed
local: visible
local: vspeed
local: x
local: xprevious
local: xstart
local: y
local: yprevious
local: ystart
Eu sei que muita gente já conhece elas, mas eu acho que ainda tem quem não saiba nem o que é uma variavel.
.
Pra os mais novos que eu no ramo estas são as variaveis da GML, divididas em global (são variaveis que alteram o modo jogo em geral) e as local ( que se referem apenas a um objeto em especifico)
global: argument
global: argument0
global: argument1
global: argument10
global: argument11
global: argument12
global: argument13
global: argument14
global: argument15
global: argument2
global: argument3
global: argument4
global: argument5
global: argument6
global: argument7
global: argument8
global: argument9
global: argument_relative
global: background_alpha
global: background_blend
global: background_color
global: background_foreground
global: background_height
global: background_hspeed
global: background_htiled
global: background_index
global: background_showcolor
global: background_visible
global: background_vspeed
global: background_vtiled
global: background_width
global: background_x
global: background_xscale
global: background_y
global: background_yscale
global: caption_health
global: caption_lives
global: caption_score
global: current_day
global: current_hour
global: current_minute
global: current_month
global: current_second
global: current_time
global: current_weekday
global: current_year
global: cursor_sprite
global: error_last
global: error_occurred
global: event_action
global: event_number
global: event_object
global: event_type
global: fps
global: game_id
global: health
global: instance_count
global: instance_id
global: keyboard_key
global: keyboard_lastchar
global: keyboard_lastkey
global: keyboard_string
global: lives
global: mouse_button
global: mouse_lastbutton
global: mouse_x
global: mouse_y
global: program_directory
global: room
global: room_caption
global: room_first
global: room_height
global: room_last
global: room_persistent
global: room_speed
global: room_width
global: score
global: secure_mode
global: show_health
global: show_lives
global: show_score
global: temp_directory
global: transition_kind
global: transition_steps
global: view_angle
global: view_current
global: view_enabled
global: view_hborder
global: view_hport
global: view_hspeed
global: view_hview
global: view_object
global: view_vborder
global: view_visible
global: view_vspeed
global: view_wport
global: view_wview
global: view_xport
global: view_xview
global: view_yport
global: view_yview
global: working_directory
local: alarm
local: bbox_bottom
local: bbox_left
local: bbox_right
local: bbox_top
local: depth
local: direction
local: friction
local: gravity
local: gravity_direction
local: hspeed
local: id
local: image_alpha
local: image_angle
local: image_blend
local: image_index
local: image_number
local: image_single
local: image_speed
local: image_xscale
local: image_yscale
local: mask_index
local: object_index
local: path_endaction
local: path_index
local: path_orientation
local: path_position
local: path_positionprevious
local: path_scale
local: path_speed
local: persistent
local: solid
local: speed
local: sprite_height
local: sprite_index
local: sprite_width
local: sprite_xoffset
local: sprite_yoffset
local: timeline_index
local: timeline_position
local: timeline_speed
local: visible
local: vspeed
local: x
local: xprevious
local: xstart
local: y
local: yprevious
local: ystart
Eu sei que muita gente já conhece elas, mas eu acho que ainda tem quem não saiba nem o que é uma variavel.
.
pedr0k11- Data de inscrição : 03/10/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 70
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Variaveis da GML
voce tambem pode fazer um variavel por exemplo varuavek de score
cria um objeto e no evento create coloca:
global.pontos=score
(pontos e o nome da sua variavel)
ai no evento pode ser ao apertar enter coloque esse codigo
global.pontos-=1
(isso vai diminuir seu score em um ponto)
ai pode ser ao apertar espaço colque esse codigo
global.pontos+=1
(vai dar um ponto de score)
nesse exemplo isso serviria caso vc quises fazer dois scores diferentes no caso poderia se dois contadores ai pra dois objetos nao usarem o mesmo numero de score vc criaria duas globais
cria um objeto e no evento create coloca:
global.pontos=score
(pontos e o nome da sua variavel)
ai no evento pode ser ao apertar enter coloque esse codigo
global.pontos-=1
(isso vai diminuir seu score em um ponto)
ai pode ser ao apertar espaço colque esse codigo
global.pontos+=1
(vai dar um ponto de score)
nesse exemplo isso serviria caso vc quises fazer dois scores diferentes no caso poderia se dois contadores ai pra dois objetos nao usarem o mesmo numero de score vc criaria duas globais
Re: Variaveis da GML
Vampire escreveu:pessoal, eu vi vcs falando sobre a variável ID e alguém disse que cada objeto tem uma ID diferente mesmo que sejam objetos iguais...
então, é possível eu destruir o objeto (instance_destroy) usando o ID do objeto??
por exemplo, se eu colocoar dentro de outro objeto para destruir o objeto de ID tal, isso é possível??
não só é, como eu considero a maneira mais facil de lidar com atributos diferentes para instancias do mesmo objeto
exemplo:
quando você usa instance_create, a função te retorna a id da instancia que está sendo criada
então:
- Código:
tiro = instance_create(x, y, obj_projetil); //cria a instancia de obj_projetil e armazena sua id na variavel tiro
tiro.direction = 180; //seta a direção do tiro para 180º (esquerda)
tiro.speed = 20; //seta a velocidade do tiro para 20
mais simples impossível
[]'s
Serrazine- Data de inscrição : 28/10/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 68
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» [resolvido] controlar variáveis através de outras variáveis ou transportar
» q sao variaveis?
» Variaveis
» Variaveis?
» Problemas com variaveis
» q sao variaveis?
» Variaveis
» Variaveis?
» Problemas com variaveis
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|