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[Resolvido]ajuda com inimigo
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CRP-Max
GuiEdu
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[Resolvido]ajuda com inimigo
Gente, meu problema é o seguinte: criei um obj_inimigo; qndo ele colide com o tiro ele congela por determinado tempo e a variável inimigo_normal passa a ser false, então criei um alarm[0]; enquanto inimigo_normal for = false o sprite tem que ser spr_inimigo_parado e qndo voltar a ser true, sprite = inimigo1_normal.Entendem???
Aí eu fiz assim:
O que tá errado?Tem outro jeito de fazer isso, já tentei assim tbm
me ajudem pf
Aí eu fiz assim:
- Código:
while (inimigo_normal = false)
{
sprite_index = inimigo_parado
}
O que tá errado?Tem outro jeito de fazer isso, já tentei assim tbm
- Código:
if inimigo_normal = false {sprite_index = inimigo_parado} else {sprite_index = inimigo1_normal}
me ajudem pf
Última edição por GuiEdu em Qua 06 Out 2010, 23:35, editado 2 vez(es)
GuiEdu- Data de inscrição : 04/06/2010
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Re: [Resolvido]ajuda com inimigo
Na primeira situação você criou um laço, enquanto a variável inimigo_normal for false ela vai ser executada eternamente.
Na segunda, tem um erro no sprite: veja em vermelho.
Por esse motivo o sprite some...
Espero ter ajudado.
Na segunda, tem um erro no sprite: veja em vermelho.
if inimigo_normal = false {sprite_index = inimigo_parado} else {sprite_index = inimigo1_normal}
Por esse motivo o sprite some...
Espero ter ajudado.
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Re: [Resolvido]ajuda com inimigo
o nome inimigo1_normal é um sprite e inimigo_normal é a variável crida no create do obj inimigo_1, sacou? se eu colocar nomes iguais vai dar problema...
Minha maior dúvida msm é pq num dá com o while, pois a lógica está correta:
- Código:
enquanto inimigo_normal = false { imagem = inimigo parado} //não está em gml, claro, é só a lógica da situação
GuiEdu- Data de inscrição : 04/06/2010
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Re: [Resolvido]ajuda com inimigo
Olha cara, a segunda era pra funcionar...
as variáveis foram declaradas direito?
o sprite ta com o nome certo?
tenta..
if(inimigo_normal=true){sprite_index=inimigo1_normal;}else{sprite_index=inimigo_parado;}
é tipo tirar a prova real x;
as variáveis foram declaradas direito?
o sprite ta com o nome certo?
tenta..
if(inimigo_normal=true){sprite_index=inimigo1_normal;}else{sprite_index=inimigo_parado;}
é tipo tirar a prova real x;
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
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Re: [Resolvido]ajuda com inimigo
while (inimigo_normal = false)
{
sprite_index = inimigo_parado
}
O while vai repetir até que a expressão "inimigo_normal = false" seja falsa, ou seja, até que inimigo_normal receba o valor true.
Mas como o código é apenas
sprite_index = inimigo_parado
e em momento algum a variavel inimigo_normal é alterada, o loop nunca acaba e o jogo trava.
Use um if no lugar de while. Não tem porque usar while nesse caso.
{
sprite_index = inimigo_parado
}
O while vai repetir até que a expressão "inimigo_normal = false" seja falsa, ou seja, até que inimigo_normal receba o valor true.
Mas como o código é apenas
sprite_index = inimigo_parado
e em momento algum a variavel inimigo_normal é alterada, o loop nunca acaba e o jogo trava.
Use um if no lugar de while. Não tem porque usar while nesse caso.
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: [Resolvido]ajuda com inimigo
Bem, não tava dando com if pq o sprite sumia, daí eu criei outro obj e usei instance_change.
Agora surgiu outra dúvida: por exemplo, o inimigo tem que tomar 4 tiros para morrer; só que se ele já tomou 2, ao mudar para inimigo_parado esse valor tem que ser mantido.Como fazer? Tem um esquema que se faz usando PARENT num tem, como eu faria nesse caso, para que a vida seja controlada por esse obj (obj_parent), por exemplo?
Agora surgiu outra dúvida: por exemplo, o inimigo tem que tomar 4 tiros para morrer; só que se ele já tomou 2, ao mudar para inimigo_parado esse valor tem que ser mantido.Como fazer? Tem um esquema que se faz usando PARENT num tem, como eu faria nesse caso, para que a vida seja controlada por esse obj (obj_parent), por exemplo?
GuiEdu- Data de inscrição : 04/06/2010
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Re: [Resolvido]ajuda com inimigo
Use uma variavel global para a vida. A variavel global não será "destruida" junto do objeto. Lembre-se de NÃO setar ele no create do objeto, senão ele ficará "recuperando" vida. Inicie só quando o personagem nasce pela primeira vez ou ganha vida.
colisão com o tiro:
verificar se morreu:
- Código:
global.vida = 4;
colisão com o tiro:
- Código:
global.vida -= 1;
verificar se morreu:
- Código:
if global.vida <= 0
{
//morreu
}
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: [Resolvido]ajuda com inimigo
Eu tinha tentado com global, mas acontece que qndo um inimigo moprre, todos os outros morrem tbm, pois tem mais de um desse inimigo na room.Janx escreveu:Use uma variavel global para a vida. A variavel global não será "destruida" junto do objeto. Lembre-se de NÃO setar ele no create do objeto, senão ele ficará "recuperando" vida. Inicie só quando o personagem nasce pela primeira vez ou ganha vida.
- Código:
global.vida = 4;
colisão com o tiro:
- Código:
global.vida -= 1;
verificar se morreu:
- Código:
if global.vida <= 0
{
//morreu
}
Só se eu estiver criando errado se puder explicar mais detalhadamente, agradeço
GuiEdu- Data de inscrição : 04/06/2010
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Re: [Resolvido]ajuda com inimigo
Ahh, você está fazendo isso para o inimigo... O melhor jeito seria não usar o instance change. =/
Com ele você perde todas as variaveis do outro objeto.
Com ele você perde todas as variaveis do outro objeto.
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: [Resolvido]ajuda com inimigo
Tenta usar a função Sleep para fazer o tempo que ficarra comgelado.
Espero ter ajudado!
Espero ter ajudado!
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Re: [Resolvido]ajuda com inimigo
Tenta fazer assim (n sei se ta certo num so bom em GML):
if global.vida <= 0
instance_destroy()
Acho que assim vai morrer so o que colidiu com o tiro (num sei se ta certo)
if global.vida <= 0
instance_destroy()
Acho que assim vai morrer so o que colidiu com o tiro (num sei se ta certo)
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Re: [Resolvido]ajuda com inimigo
Gente, aconteceu um milagre shauhsauhuahsua
O inimigo parou de sumir do nada o.O"
como estava "resetando" a configuração das variáveis eu fiz um unico inimigo e usei if, e deu certo, axo que eu estava na nóia e__e" kkkkk
vlw janx pela ajuda, vlw SG vlw TGNF RESOLVIDO
Podem trancar, por favor.
O inimigo parou de sumir do nada o.O"
como estava "resetando" a configuração das variáveis eu fiz um unico inimigo e usei if, e deu certo, axo que eu estava na nóia e__e" kkkkk
vlw janx pela ajuda, vlw SG vlw TGNF RESOLVIDO
Podem trancar, por favor.
GuiEdu- Data de inscrição : 04/06/2010
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